Jump to content

A censura chegou ao Geocaching


pterogeo

Recommended Posts

Hoje assisti ao 1º acto de censura no Geocaching, nomeadamente a uma nota que coloquei na cache "GC1T394

Território dos Felinos".

 

Coloquei posteriormente outra nota a referir a censura, a qual também foi apagada.

 

Isto é uma prática comum? Só me aconteceu desta vez, parece-me que o owner não gostou do comentário que eu fiz à cache.

 

Isto de colocar caches literalmente no "pátio interior de casa" tem que se lhe diga.

 

Local : pátio de estacionamento no interior de um beco onde cabem com sorte 10 carros

Interesse : uma casota de cão/gatos

Vista : varandas e mugglers à janela

 

... e depois não querem que se façam comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment

O owner é soberano sobre a sua cache, assim como os conteúdos da página. Não será censura, será uma forma de agir. Pode não agradar a alguns, certamente.

 

Em vez da nota, que tal enviar um mail para o owner?

 

O owner também pode apagar um found?

Link to comment

Hugo, não sei se o owner terá essa liberdade toda só por ser soberano na sua cache quando vai de encontro ao registo do nosso found ou dnf!

 

Em tempo fiz um DNF numa cache de Aveiro, que, por acaso não tinha qualquer critica a não ser a descrição da minha cachada (falhada). Não transmitia spoiler, dicas ou outra qualquer informação. Passados uns 4 meses apagou-me o DNF. Pensei na minha boa fé que se terá enganado e volto a inserir, e ele volta a apagar. Enviei um mail a questionar a razão e a resposta foi tão somente:

"se ler com atençao faco referencia para no log apenas se fazer referencia ao parque nao ao motivo do dnf em quanto o dnf nao estiver correcto apagarei."

 

Achei um abuso e vai daí toca a fazer queixinhas... mandei um mail ao Michael da GS e pronto, situação reposta, colocando o meu DNF em block. Se a GS teve esta atitude é porque a soberania não pode ser misturada com censura! Claro que o owner da cache não dado por satisfeito, arquivou e publicou uma exactamente igual (mesmas coordenadas, mesmo tema).

 

Apesar de se levantarem aí umas vozes que deve-se sempre agradecer uma cache, mesmo que seja má, porque o owner perdeu tempo e dinheiro, e coiso e tal, eu acho que se deve ser sincero acima e tudo. Eu agradeço que o façam nas minhas, pois só assim é possivel melhorar!

 

edit: no caso concreto, e sendo uma nota e não um registo de found ou not found... bom... já não digo nada...

Edited by the_Ateam
Link to comment

Boa noite,

 

Em primeiro lugar gostava de salientar que está explícito na página da referida cache que tipo de cache se trata, do seu local e qual a intenção da mesma. Ninguém no seu perfeito juízo está a ser obrigado a fazê-la!

 

Em segundo lugar eu tolero críticas, sejam positivas, sejam negativas (ver pelos DNF que nunca foram apagados). Como foi referido no site, a cache não faz intenções de ser das maravilhosas caches de vistas a que todos estão habituados. Agora antes de se armarem em vítimas, venho só alertar que não concordo com certas e determinadas bocas que foram colocadas em notas, daí terem sido removidas.

 

Se os geocachers começam a ficar mal habituados, não sou eu que vou conseguir mudar as atitudes das pessoas, mas ao menos respeitem os outros, quer façam obras de arte ou apenas meros rabiscos em papel.

 

Obrigado

 

Chemical_boy

Link to comment

Boa tarde

 

Eu tive oportunidade de ver as notas que foram apagadas, o quanto me pareceram um tanto abusivas na maneira que falavam do assunto. O owner tem razão, na página da cache está lá bem explicito de que cache se trata, agora se fazem uma cache sem ler o texto nela escrita o assunto é outro. Penso que todos têm direito de dar a sua opinião mas é importante saber da-la, tendo em conta que o geocaching existe devido ao apoio de todos inclusive de caches menos boas. Quanto ao apagar das notas eu faria o mesmo numa das minhas caches tendo em conta o que foi dito nas mesmas notas. Penso que as caches não têm de ter apenas motivo de "fotografia bonita" acho que cada um tem o direito de ter ideias. Acho que o que aqui foi dito está exagerado.

Link to comment

............ Acho que o que aqui foi dito está exagerado.

 

O que está exagerado é o que tu dizes aqui. Pena tenho eu que não consigo reaver a minha nota para a colocar aqui.

 

Porque não coloca o owner da cache aqui as notas tal como foi dito mais em cima?

 

Se os dois logs apagados eram tão ofensivos porque é que não são colocados aqui?

 

Passo a descrever.

 

Eu coloquei este log depois de um outro anterior ao meu ter sido apagado. Depois deste log apagado voltei a colocar outra nota, a qual também foi apagada.

 

Passo a transcrever as duas notas:

 

1º Log apagado

" Hoje fiz uma tentativa para fazer esta cache, mas foi infrutífera (mugglers, sardinhas, alimentação do cão, etc...).

Eu pensava que já tinha visto tudo, as esta cache ultrapassou tudo:

- a vista do local é espectacular (para as varandas e casota do cão)

- o aspecto cultural é de arrasar

 

Não consigo perceber o objectivo. será o de nos levar a um pátio, que nem sequer é o das cantigas?

 

Não sei se vou voltar, penso que só depois de me esquecer desta experiência estilo 5ª dimensão do GC.

 

Quando explicar o que é o Geocaching e os seus pressupostos a possíveis "entrantes" uma coisa é certa, não posso mostrar esta cache.

 

Saudações"

 

2º Log apagado

"Parece-me que a censura chegou ao Geocaching!

Principalmente no Território dos Felinos

Agora já se apagam log notes?"

 

_________________________________________________

 

Desafio agora o owner da cache a publicar o 1º log apagado que deu sequência a estes dois.

 

Se for preciso faço o Found da cache só para recolocar o meu log inicial !!!!!!!!!!!!!!

 

É triste saber o que muitos pensam mas nada dizem, apesar de tudo é mais uma para "encher chouriços".

 

Saudações

Edited by pterogeo
Link to comment

............ Acho que o que aqui foi dito está exagerado.

 

O que está exagerado é o que tu dizes aqui. Pena tenho eu que não consigo reaver a minha nota para a colocar aqui.

 

Porque não coloca o owner da cache aqui as notas tal como foi dito mais em cima?

 

Primeiro ponto, penso que não me conhece de lado nenhum para me tratar por "tu" acho que manter as formalidades nunca fez mal a ninguém.

Segundo ponto se para vós o comentário não é um pouco ofensivo é a vossa opinião tal como dei a minha, e também pensava que o geocaching era uma maneira de nos divertirmos mas parece que é uma maneira de se arranjar confusão atrás de um computador, acho que as opiniões podem ser expressas de diversas maneiras.

Link to comment

Primeiro ponto, penso que não me conhece de lado nenhum para me tratar por "tu" acho que manter as formalidades nunca fez mal a ninguém.

Segundo ponto se para vós o comentário não é um pouco ofensivo é a vossa opinião tal como dei a minha, e também pensava que o geocaching era uma maneira de nos divertirmos mas parece que é uma maneira de se arranjar confusão atrás de um computador, acho que as opiniões podem ser expressas de diversas maneiras.

Edited by ruimiguelp
Link to comment

Sinceramente, não há motivo para apagar.

Se fossem na rua e dissessem o mesmo, e vos censurassem, caía o carmo e a trindade. 'Ai a PIDE, ai este Governo, blablablabla...'

Como têm o poder de apagar, fazem-no só porque a vossa orelha torce um pouco.

Que vergonha! O log não é dos mais bonitos, daí até ser motivo para apagar, vai um grande gap.

Link to comment

Sinceramente, não há motivo para apagar.

Se fossem na rua e dissessem o mesmo, e vos censurassem, caía o carmo e a trindade. 'Ai a PIDE, ai este Governo, blablablabla...'

Como têm o poder de apagar, fazem-no só porque a vossa orelha torce um pouco.

Que vergonha! O log não é dos mais bonitos, daí até ser motivo para apagar, vai um grande gap.

 

Os meus logs vêm na sequência de um outro que foi apagado (o qual não tenho cópia). O owner certamente que pode transcrevê-lo para aqui e repor a "sua verdade" (tenho que manter a formalidade para não ofender ninguém, parece-me que o "you" afecta mentes mais sensíveis).

 

Parece-me que isto qualquer dia é o Geocaching estilo Hugo Chavez, China ou algo do género. Que eu saiba não fui ofensivo, somente expressei uma opinião que é tão válida como qualquer outra.

 

Não existem rankings para as melhores caches? para caches exemplares ? para os turistas? etc....

Porque não referenciar o oposto? Se as minhas caches foram uma treta, DIGAM-NO.

Isto de ser tudo "About the Numbers" é justificativo para tudo?

 

"Any intelligent fool can make things bigger, more complex, and more violent. It takes a touch of genius -- and a lot of courage -- to move in the opposite direction."

 

Vamos mas é cachar e deixemo-nos de tretas!

Link to comment

As voltas que o mundo dá. Quando comecei a participar nuns outros fóruns de Geocaching em PT, defendi por diversas ocasiões que a honestidade era soberana e que quando não gostasse de uma cache não só tinha o direito como o dever de o dizer, algo que sempre fiz explicando exactamente as razões, de forma estruturada. Ena o que eu fui dizer. Uma série de criaturas, que felizmente já não andam por lá (pelos fóruns) muito cilindraram-me, mais ou menos com as tretas que alguém já aqui referiu: que o owner teve o trabalho e o investimento, logo, deve ser respeitado.

 

Ora bem. O que se passa é que o nosso código ético tem uma lacuna: ao mesmo tempo que nos dizem que é má educação falar mal, também nos dizem que se deve ser honesto. Em que ficamos? Se o que temos a dizer é mau, devemos ser honestos ou delicadinhos? Para mim, sem dúvidas, a primeira. Porque me revejo nessa interpretação da ética. Ser frontal e honesto é de longe melhor que seguir uma convenção sem sentido, baseada na hopcrisia.

 

De qualquer modo, tanto me chatearam devido aos meus comentários negativos - quando o que tinha para dizer era negativo - que desisti. Não vale a pena. Agora, se não gosto, boto uma frase neutral e está a andar. E pelo caminho vou-me rindo para dentro do rídiculo de outros logs, cheios de adjectivos como "excelente", "maravilhoso", "encantador", empregues para descrever caches completamente fatelas.

 

Não sabia que a Grounspeak podia intervir nestes casos. Sempre me ensinaram, e eu dei como facto, que o owner é soberano.

 

Rui Miguel pá, a malta aqui trata-se por "tu". Se não gostas, olha... temos pena. Não leias, tapa os olhos. De resto, será essa a tendência linguística, a abolição dos modos formal/informal. É algo que já se vê muito pouco em termos linguisticos, e ainda bem... a vida já é suficientemente complicada para ainda se estar a arranjar mais coisas em que se pensar sem razão alguma.

 

Já agora, numa das minhas caches, tenho o seguinte "disclaimer": "If you have a problem walking around in places with plenty of garbage and waste, presenting a decadent aspect, don't try this cache. If you do try this cache, you do it at your own risk. I created this one because I do find some interest in the place, dispite all that. You were warned. Now, in order to submit a valid log you cannot complain about any of these aspects (garbage, ugliness and so on)."

 

E já apaguei um log à conta disso. Mas as condições estão expostas à partida.

Link to comment

Mas torgut, não será isso um bocado contraditório ?? Se por um lado estás de acordo que se deve ser honesto e não usar panos quentes nos logs, por outro tens um telhado de vidro onde não permites que se fale menos bem de um local. Quase parece uma ALR!

 

Eu não concordo com qualquer tipo de censura a menos que se entre no ramo da má educação, do insulto, etc. Se eu acho que determinada cache é uma bosta posso escreve-lo desde que não diga que a cache é uma bosta porque o owner também o é! Não acho que se deva apagar found ou DNFs simplestemente porque não há capacidade de encaixe ou até porque o log é mentira ou afins. Sempre que isso me acontecer farei tudo que estiver ao meu alcance para repor o log!

Link to comment

Mas torgut, não será isso um bocado contraditório ?? Se por um lado estás de acordo que se deve ser honesto e não usar panos quentes nos logs, por outro tens um telhado de vidro onde não permites que se fale menos bem de um local. Quase parece uma ALR!

 

Eu não concordo com qualquer tipo de censura a menos que se entre no ramo da má educação, do insulto, etc. Se eu acho que determinada cache é uma bosta posso escreve-lo desde que não diga que a cache é uma bosta porque o owner também o é! Não acho que se deva apagar found ou DNFs simplestemente porque não há capacidade de encaixe ou até porque o log é mentira ou afins. Sempre que isso me acontecer farei tudo que estiver ao meu alcance para repor o log!

 

Reconheco que possa parecer um pouco contraditório à primeira vista. Mas não. Repara. É o mesmo que ter um clube de sexo para sado-masoquismo. A partir do momento em que se define isso, parece-me normal que não se queira lá gentes "normais" a queixarem-se de uns açoites.

 

Uma coisa é falar-se mal de uma cache porque não se gostou. Por isto ou por aquilo. Porque a zona está cheia de muggles e não existe uma hint e o sinal de GPS é lastimável; porque a zona está cheia de dejectos; porque o local não tem interesse algum para ninguém.

 

Agora, no caso da minha cache, eu sou o primeiro a dizer que é sobre uma zona degradada e suja, miserável e mal-tratada. A partir daí, vir escrever isso no log é fazer "chover sobre o molhado". Pois se eu já apresentei a cache como tendo essas características, qual é a ideia? Como estou farto, fartinho, das lamentações crónicas nos logs de caches localizadas em locais abandonados, decidi que não tinha que me sujeitar a isso. Eu adoro locais abandonados. São cheios de magia, de histórias para contar. E a sua beleza reside precisamente no abandono. Já não posso com 80% dos logs nestes sítios dizerem exactamente a mesma coisa: "É uma pena estar ao abandono". Como se o local tivesse alguma piada se não estivesse assim. Seria mais uma quinta como qualquer outra, mais uma capela entre milhentas, mais uma instalação militar com guardas à entrada. E então, qual seria o interesse?

 

Mas voltando a esta minha cache, podem-me escrever que a cache é horrível porque alguém andou a usar o local como casa de banho pública; que o ponto onde está é completamente idiota porque está cheio de pescadores de olho em estranhos. E por ai fora. A imaginação é o único limite. Mas de facto, se eu digo à partida que a cache está num local cheio de lixo, virem criticar a cache porque está num local cheio de lixo é completamente idiota, e de facto não estou disposto a ter logs desse tipo.

 

Aliás, ando tão farto de logs de treta, com frases de 2 ou 3 palavras, que ando a pensar exigir logs "decentes" nas minhas caches. Logs que digam alguma coisa. Boa ou má, experiências ou pensamentos. Uma das melhores caches que fiz até hoje, o log anterior ao meu, continha apenas uma palavra: "Pivete!!". Impressionante pobreza de espírito, de quem apenas encontra isto para dizer, por menos que se goste de uma cache. Mas já estou a entrar um pouco em off-topic.

Edited by Torgut
Link to comment

Eu não costumo escrever pequenos textos mas sou "um dos que acham que se devem agradecer as caches que se fazem".

 

Antes de mais, acho que toda a forma de estúpidez tem limites e a paciencia também... Defendo que se querem fazer caches de m... para aumentarem os números pelo menos tenham em conta isso nos logs. Nunca disse que não se devia criticar... aliás: " o outro dos testamentos" escreve bastante para ver se algumas pessoas percebem o Português tomando em conta que só lêem o que querem e entendem o que querem.

 

Eu não fiz a cache dos gatos... porque acho que é uma má cache... e para não andar a logar porcarias pelo menos passei-a para o caixote das cache a fazer apenas quando estiver mal disposto.

 

Não concordo com a funcionalidade de apagar logs... Já tive logs de porcaria e nunca apaguei nenhum. Apagar logs (que não sejam claramente ofensivos ou falsos) é uma forma de pequenez... independentemente das criticas que neles estejam.

Se acham a cache à partida má.. não a façam. Se o owner não aguenta a "pressão" epá... há outras actividades nas quais as pessoas são menos criticas. Felizmente há diversidade para tudo. Agora, tem que aguentar as criticas... e eu sou dos que dizem que devemos agradecer...

 

Quanto a formalidades: a partir de agora... Professor Doutor Cirugião Dentista Papaléguas por favor. (e Doutor por extenso que não quero cá cunfias)

Link to comment

Pronto, com essa do sadomasoquismo I rest my case! :o Eu também gostava de obrigar a malta a escrever mais do que um smile ou de que um TFTC, ou até mesmo "Bela cache". É quase sempre a mesma coisa. A verdade é que parece que isso não pode ser bem assim, mas se alguém criar um banner do tipo "Nos logs, escreva mais que 1000 caracteres", eu alinho. O problema é que há por ai malta que já tem templates prontos para o Copy/Paste! Porém, dessa forma, estamos a fazer censura também, digo eu.

 

Eduardo (ou Doutor Cirurgião), eu compreendo o teu ponto de vista em querer agradecer todas as caches, porém há caches que é dificil agradecer, ou porque estão numa rotunda e não se tira grande prazer, ou porque nota-se que aquilo foi um container que estava perdido no carro e apenas adicionada uma folha em branco com a palavra manuscrita "LogBook". Ao agradecer o (pouco) trabalho na sua colocação estou a ser compreensivo e, no meu ponto de vista, a incentivar à continuação de diarreia de PVC por esses postes de iluminação fora. Faze-las ou não vai de cada um, claro, e não é porque eu lá vou pelos números que não poderei deixar a minha opinião, mesmo que os gatos não estejam lá e apenas os seus pratinhos cheios de moscas! (e não leves tão a peito "o outro dos testamentos"

Link to comment

Eu também gostava de obrigar a malta a escrever mais do que um smile ou de que um TFTC, ou até mesmo "Bela cache". É quase sempre a mesma coisa. A verdade é que parece que isso não pode ser bem assim, mas se alguém criar um banner do tipo "Nos logs, escreva mais que 1000 caracteres", eu alinho. O problema é que há por ai malta que já tem templates prontos para o Copy/Paste! Porém, dessa forma, estamos a fazer censura também, digo eu.

 

Eduardo (ou Doutor Cirurgião), eu compreendo o teu ponto de vista em querer agradecer todas as caches, porém há caches que é dificil agradecer, ou porque estão numa rotunda e não se tira grande prazer, ou porque nota-se que aquilo foi um container que estava perdido no carro e apenas adicionada uma folha em branco com a palavra manuscrita "LogBook".

 

1) Se estamos a fazer censura? Eh pá... o 25 de Abril já foi ha 35 anos. É capaz de estar na altura de reconstruirmos o significado adequado da palavra "censura". Já se vai na segunda, ou mesmo terceira geração depois da Revolução dos Cravos, mas algumas pessoas continuam a usar esse termo de forma desadequada, para classificar todas as situações em que a sua palavra é cortada contra a sua vontade, de forma compulsiva. Não, isso não é censura. Os paizinhos dizerem à criança que não podem usar termos obscenos, não é censura; um patrão dizer ao seu empregado que se voltar a chatear os clientes com conversas de treta é despedido, não é censura; um jogador de futebol ver cartão vermelho se reclamar em excesso de uma decisão do árbitro, não é censura.

 

Pelo que aprendi, "censura" é o controle dos "media", das artes, enfim, de qualquer veículo de transmissão de informação para as massas, por parte do Estado, com o intento de manipular intencionalmente a opinião pública. Na minha perspectiva, a única coisa que se poderia assemelhar a censura nesta coisa do Geocaching seria se a Groundspeak eliminasse logs e posts nos fóruns que lhe fossem desfavoráveis. E mesmo assim.............

 

2) Eu acho que o Papaléguas disse foi que para não ter que agradecer caches de treta simplesmente nem vai lá.

 

3) Apagar logs é bom. Eu apaguei, ao longo destes 5 anos, precisamente: 3 logs escritos em línguas maradas (alemão, holandês, francês); uns 5 logs repetidos; 1 log na tal cache que referia precisamente o que eu disse à partida que não podia constar do log. Ah! Tive uma outra situação! Recebi um log com tantos erros de Português que fazia impressão. Escrevi à pessoa a dizer que era inadmissível um texto com X erros em Y linhas (dei-me ao trabalho de contar) e que ela devia reformular o texto. Nunca recebi resposta, apaguei.

Link to comment

Diz a wikipédia (não é grande coisa, mas é o mais rápido de consultar) que a palavra censura deriva de Censor, cargo do tempo dos Romanos que controlava a liberdade de expressão da imprensa! Já lá vai o tempo em que era dado a reuniões da JCP e que se debatia o 25 de abril. Não, não sou desse tempo, e não conheço na primeira pessoa o que realmente pode ser chamado de censura e certamente os meus avós terão uma opinião diferente. Para mim, o simples facto de me dizerem que não posso escrever assim ou assado já é um acto de bloqueio à minha opinião.

 

O que se passou na situação aqui descrita foi um acto de bloqueio, em que um owner como "soberano" não gostou de uma nota e a apagou. Eu não concordo com o facto de se apagar apenas porque não se gosta, porque não se concorda, porque se tem uma visão diferente, ou porque está escrito num dialecto marado ou porque o individuo do outro lado é disléxico e escreveu um monte de erros e asneiras.

Bem, acho que já me estou a repetir! Venham mais opiniões...

Link to comment

Retirado dum post meu noutro Forum, mas também se encaixa neste tópico:

 

Nunca compreendi porque é que um owner apaga um log de uma cache sua, por mais injusto que lhe possa parecer. O log é SEMPRE a visão (ainda que distorcida) de quem o escreve e não obrigatoriamente a realidade da cache. Nunca deixei de visitar uma cache ou um local por influência dos logs, e muitas vezes os aspectos negativos destacados são para mim o maior aliciante. Tenho exactamente a mesma perspectiva do Torgut em relação aos locais abandonados. A maioria tem uma sensação repulsiva em relação à decadência desses espaços, que eu adoro explorar e tentar absorver as suas histórias, vivências, odores, sensações.

 

Por alguma razão a Groundspeak criou uma caixinha de log com capacidade para vários milhares de caracteres, para podermos expressar a nossa visão PESSOAL sobre cada uma das caçadas, por muito diferentes que elas possam ser da maioria dos Geocachers.

 

É esta atitude dictatorial de apagar um log que eu condeno.

 

É contra os meus princípios esse acto censório e nunca apaguei nenhum log, nem mesmo quando me fazem um pedido de arquivamento absurdo ou fazem um log intencional de found numa cache em que afirmam no próprio log não terem encontrado, e compreendo perfeitamente a frustração de ver um log apagado, daí a minha solidariedade.

Link to comment

Diz a wikipédia (não é grande coisa, mas é o mais rápido de consultar) que a palavra censura deriva de Censor, cargo do tempo dos Romanos que controlava a liberdade de expressão da imprensa! Já lá vai o tempo em que era dado a reuniões da JCP e que se debatia o 25 de abril. Não, não sou desse tempo, e não conheço na primeira pessoa o que realmente pode ser chamado de censura e certamente os meus avós terão uma opinião diferente. Para mim, o simples facto de me dizerem que não posso escrever assim ou assado já é um acto de bloqueio à minha opinião.

 

O que se passou na situação aqui descrita foi um acto de bloqueio, em que um owner como "soberano" não gostou de uma nota e a apagou. Eu não concordo com o facto de se apagar apenas porque não se gosta, porque não se concorda, porque se tem uma visão diferente, ou porque está escrito num dialecto marado ou porque o individuo do outro lado é disléxico e escreveu um monte de erros e asneiras.

Bem, acho que já me estou a repetir! Venham mais opiniões...

 

Então parece que a minha ideia de "censura" está bastante próxima da definição apresentada na Wikipédia. Pois tu não és desses tempos, mas usaste a palavra por influência passada de geração em geração. Mas pronto, acho que percebeste o que eu estava a dizer e de qualquer modo é uma questão paralela.

 

De resto, aplicaste o termo ao meu vago projecto de exigir logs completos, e é sobre isso que agora falava e não sobre o que se passou, sobre aquela nota apagada. Mas noto aqui uma serie de discordâncias específicas que tenho que rebater...

 

1) Apagar porque está escrito num dialecto marado. Esta é por demais evidente por um rol de questões de enfiada. Primeiro, revela uma enorme falta de respeito, ofensiva mesmo, por parte de quem escreve; aliás, por mais que me esforce não consigo compreender o que vai na ideia de quem assim actua; ir fazer Geocaching à Grécia e escrever um log em Português é surreal; está-se assim desde logo livre de dizer as maiores barbaridades ao owner, por exemplo, "não encontrei a cache mas apeteceu-me logar um found porque até curti o local, apesar do owner ser um idiota que não sabe esconder um container e um imbecil que não escreve uma versão da cache em holandês"; claro que isto apesar de possível não é de esperar, mas de qualquer modo, privar o owner e todos os restantes Geocachers das impressões de um found é totalmente inaceitável. Isto é tanto mais inadmissível quando nos países de ondes estes cavalheiros são oriundos encontrar uma cache acessível a estrangeiros é como procurar agulha num palheiro; portanto, não satisfeitos com as suas pretensões linguisticas hegemónicas, que se vêem livre de instituir lá de onde vêm, ainda procuram estender o chauvinismo linguistico quando viajam. Mas a sério.... não consigo entender... na cabeça de um holandês que vem a Portugal e escreve aquilo é suposto o quê? Que o owner veja um log do qual não percebe patavina e embrulhe, ou que o owner vá tirar um curso de holandês rápido ou que contrate um tradutor?

 

2) Se uma pessoa escreve um log cheio de erros, não vou apagar sem mais, claro. Mas o que está exposto num espaço da minha responsabilidade é isso mesmo, em última instância é da minha responsabilidade. E nem pensar que é admissível propagar os incriveis pontapés na língua que aquele log continha. Ao pedir para reformular, fi-lo em termos decentes e será de esperar a decência do outro lado, de aceitar o "request", seja porque admite que é justo e válido, seja porque sabe que o owner tem esse direito. Mas não. Silêncio completo. Portanto, tem que ser apagado, por duas razões empilhadas: a má mensagem em si, e a atitude subsequente de quem o escreveu.

 

Sim, há logs que podem e devem ser apagados. Sugerir que o owner não tivesse a possibilidade de usar tal "feature" é errado e daria muito maus resultados.

Link to comment

Acho que sim, que há logs que devem ser apagados e bendita seja a feature. Aquelas "Notas" idiotas que não trazem nada de nada sobre a cache. Ainda há muito boa gente que pensa que as páginas das caches são foruns e fazem diálogos entre si entre notas e notinhas. Ou então a demonstração pseudo-heróica de conseguir crackar o Geochecker! Isso eu acho que deve ser apagado, é lixo, não interessa a quem procura. Mas, há notas e notas...

 

Agora founds e DNF's, mesmo que não os entenda, não os apago, apesar de concordar que a página é da responsabilidade do owner e que é a ele que cabe a sua gestão! Isto no que diz respeito à linguagem. E o conteúdo? Um simples smile para definir um found, um "Boas, TFTC", também não dá vontade de apagar? Não o faço por respeito, mesmo que ao fazer este tipo de logs não me respeitem, mais do que palavreado em xinoca.

Link to comment

:o Eu não levo a peito... mas gosto de ironizar por vezes. (eu sei que escrevo demais)

 

Eu gostava que ficasse bem claro que não defendo que todas as caches são boas. Epá.. aqui é como nas mulheres (ou homens) cada um gosta do que gosta. Repara... eu gosto mesmo de enigmas... Gosto tanto que tenho todos os do Lunáti.co resolvidos há meses e ainda não fui às caches dele... as caches neste caso são para mim um acessório. Se lá chegar e encontrar um container mal amanhadao... epá a cache foi uma m... mas o enigma foi um espectáculo. Vale o agradecimento.

 

Sabes que ás vezes temos que ser cordiais porque boa ou má o facto é que a cache foi colocada. A minha primeira cache foi assim... sabia lá eu se a malta ia gostar ou não?

 

Agora, que é agradável ver comentários agradáveis é... os menos agradáveis ... epá desde que não ofendam ninguém aguente-se. Aguentamos tantos no dia a dia.

Eu tenho poucas caches feitas apesar de ser um elemento mais antigo (não o mais... obviamente) porque cacho quando quero e onde quero com quem quero e me apetece. E há mais coisas para além disto que gosto de fazer embora todos os dias dê uma olhada por aqui.

 

A questão de apagar logs nada tem a ver com censura: Se forem ofensivos, contiverem spoilers e por aí fora... o owner é soberano. Se não existir nenhuma destas situações penso que um mail resolve... apesar de por vezes ser pior a emenda que o soneto. Mas isso são casos particulares penso eu... a generalidade do pessoal não age assim.

 

Sobre o geocheker... eu não ponho... dá muito trabalho. Além disso só não tem as coordenadas quem não quer porque há as hints, os amigos, os helpdesk e tudo o resto.

 

Eu tenho logs de "found it" ... é quando por alguma razão não gosto do comentário do owner ou não gosto da cache... não me ponho com dissertações sobre qualidade e blá blá... simplesmente "found it" não vale mais palavras. e não ofende ninguém. E isto quando me enganam porque geralmente eu escolho as caches antes de lá ir :)

 

Sobre censura: Perdoem a minha visão que ainda sou novo e não estava cá na altura do regime, mas a censura tornou uma geração inteira criativa. Para poder comunicar e defender o seu ponto de vista. Hoje não existe censura... existe alambazamento de liberdades e uma ténue visão dos limites. Não defendo nem nunca defendi regimes ou a censura ou o diabo a quatro, mas não podemos de facto dizer tudo o que queremos...não porque seja proibido, mas porque as regras da urbanidade e educação não nos permitem.

 

O geocaching é um bem comum... é mais ou menos como um condominio... imagina que um dos teus vizinhos resolve fazer um buraco no relvado para lá colocar uma bandeira nazi? Tem esse direito... não quer dizer que esteja correcto... percebes?

 

Se fizeres uma má cache ... tens que aguentar maus logs... se queres bons logs melhora a cache. Nunca aceites é má educação.... nesse caso está lá o botão de apagar.

 

Já agora: Professor Doutor Cirugião Dentista por favor B)

 

Eduardo

Link to comment

Ahh esqueci-me de dizer uma coisa...

 

Quase todos os meus containers agora são micros... e vou publicar uma cache com um container micro que te obriga a ver algumas coisas interessantes mas no ponto final... nada de especial.

 

Eu coloco containers micros porque quando colocava maiores pura e simplesmente desaparecia o conteúdo. Não me dou ao trabalho sequer de imprimir o stash note. É uma folha agrafada, um lápis, um afia e uma micro. Agora... se vais a uma cache micro minha e depois te metes com conversa fiada de que era micro e tal, e que és contra... eu não te apago o log, mas fico a saber quais são as tuas reais capacidades. Se lá está a dizer que é micro, tu não gostas de micros mas fazes a cache... ohhh long john!

 

Algumas estão mais camufladas porque tenho mais gosto no tema (a matrix por exemplo) mas o resto é isso mesmo... uma micro, assinas, olhas à volta e bazas. QUal o interesse da cache? ISsso é contigo... se é minha, deve ser enigma... se resolveste o enigma tens aí o interesse da cache... se te deram as coordenadas... epá vai mas é beber um moscatel e comer uma torta porque não retiras um grama de satisfação de nenhuma delas. Aliás... fica em casa e nem penses mais nisso.

 

Acho que vou inverter essa minha tendência com as 23 cache overdose, mas os containers estã a var tanto trabalho que secalhar só no fim de agosto é que estão publicadas :o

 

Percebes a cenaa das micros? No alentejo não tenho micros.... tira daí as tuas conclusões :)

Edited by papaleguas
Link to comment

Eu concordo com todos vós, e ja coloquei alguns LOGs um pouco abusados no sentida da critica..

estou neste jogo pela diversão.

tal como em tudo na minha vida, sou sempre o mais sincero possivel..

se nao gosto de uma cache, demonstro o meu desgosto online, com o meu log, de forma a que o owner saiba o que as pessoas pensam realmente em vez de apenas agradecer, sem haver nada para agradecer.

todos nós deveriamos saber aceitar criticas, sejam positivas ou negativas.

eu proprio tenho caches de que nao gosto tanto e tenho consciencia que podem suscitar algumas criticas mais negativas. como tal, so tenho de as encarar e melhorar de modo a que fique um pouco melhor.

o não saber aceitar criticas é um problema comum na nossa sociedade, e penso que isso ja faz parte da pessoa em si, e nao propriamente do facto de ser uma cache que nao se gostou.

 

as caches que ate agora disse que nao gostei foram: Tania SMS(cache igual a esta referido dos gatos), bairro dos alfinetes e a memories of blue.

nestas caches disse o que me ia na alma.. o kelux aceitou muito bem, a do bairro dos alfinetes foi arquivada.. nao devido ao meu log, mas por um conjunto de factores, embora soubesse aceitar muito bem as criticas negativas, a tania SMS nao me respondeu, mas enviou uma resposta ao bruno santos que nem vos digo nada... se colocasse aqui a resposta dela, seria risada geral... mas enfim...

tive outras caches em que nao gostei de as ter feito, e coloco sempre a minha critica.

é por isso que somos livres.. as pessoas aceitam, se quiserem...

se nao souberem aceitar... azar o delas.. quem perde é a cache, e o geocaching em si, com caches pobres...

 

aqui fica os meus 2cent para esta discussao.

um abraço a todos

Peter

Link to comment

 

[1] Eu gostava que ficasse bem claro que não defendo que todas as caches são boas. Epá.. aqui é como nas mulheres (ou homens) cada um gosta do que gosta.

 

[2] Sabes que ás vezes temos que ser cordiais porque boa ou má o facto é que a cache foi colocada. A minha primeira cache foi assim... sabia lá eu se a malta ia gostar ou não?

 

[3] Sobre o geocheker... eu não ponho... dá muito trabalho. Além disso só não tem as coordenadas quem não quer porque há as hints, os amigos, os helpdesk e tudo o resto.

 

[4] Sobre censura: Perdoem a minha visão que ainda sou novo e não estava cá na altura do regime, mas a censura tornou uma geração inteira criativa. Para poder comunicar e defender o seu ponto de vista. Hoje não existe censura... existe alambazamento de liberdades e uma ténue visão dos limites. Não defendo nem nunca defendi regimes ou a censura ou o diabo a quatro, mas não podemos de facto dizer tudo o que queremos...não porque seja proibido, mas porque as regras da urbanidade e educação não nos permitem.

 

[5] O geocaching é um bem comum... é mais ou menos como um condominio... imagina que um dos teus vizinhos resolve fazer um buraco no relvado para lá colocar uma bandeira nazi? Tem esse direito... não quer dizer que esteja correcto... percebes?

 

 

1) Sim, dizes bem, é como as mulheres (ou homens, dependendo dos casos); mas eu sei diferenciar entre uma mulher que me interessa e uma mulher universalmente considerada bonita à luz dos valores estéticos da nossa sociedade nos dias que correm. Nas caches a mesma coisa.

 

2) Não, não temos que ser cordiais. Temos, isso sim, de ser honestos e sinceros. Isso é um valor muito mais precioso que a mera cordialidade.

 

3) O helpdesk é das instituições mais deploráveis do Geocaching português; e especifico "português" que por malta que fui encontrando noutros países dá-me a ideia que lá não há porcarias destas. Uma vez em Dublin andava de volta de uma cache que não encontrava... mas encontrei outro geocacher, que também não encontrava a cache... e que tinha o número de telefone do owner. Ligou, por ser uma situação especial, visto que eu tinha 10 m mais e depois tinha que correr para o aeroporto, que estava a 3 km. Pois o owner, delicadamente, mandou-nos a todos bugiar, ou seja, contrinuar a procurar. Assim é que é! Isto de não encontrar uma cache e depois de um telefonema já estar encontrada é uma bela subversão do que é o Geocaching... mudaremos o nome para Phonecaching? Se calhar era melhor. Para além de ser batota e não servir a ninguém, tem um factor altamente pernicioso: dar argumentos ao owner de uma cache mal parida para dizer "ah e tal, mas toda a gente encontra". Aconteceu comigo na cache do Museu do Ar, que é uma multi com mais buracos que um passador. Ora ao escrever isso no log foi mesmo a resposta que apanhei. Mas sou paciente, para replicar fui-me pôr a contar as ocorrências dos logs. E a coisa era mais ou menos assim: de 25 founds, uns 15 tinham sido com helpdesk, e uns 5 eram de pessoas que iam com as que usaram o helpdesk. Pois... assim toda a gente encontra. O geochecker é uma ferramenta preciosa e de facto devia ser usada por todos os owners.

 

4) Achas que actualmente não existe censura? Existe. Simplesmente através de canais muito mais discretos e elaborados do que o simples gabinete de censura do antigamente. Mas isto é um mero off-topic, ao qual contudo não resisti comentar.

 

4) Por acaso até seria ilegal. Mau exemplo hein?

 

Tenta lá criticar alguma cache dos b. Aí é que vais ver o que é ferver orelhas.

 

Aliás... nem lhe perguntes nada senão corres o risco de seres isultado até á tua bisavó. Isto se não levares logo ccom um atestado de estupidez directo.

 

E quem são os b ?

 

 

 

Peter... palavras sensatas, excelente post.

Link to comment

ya.. quem são os b. ?? :o

 

eu não tenho medo de ninguem. muito menos de geocachers simpaticos :)

certamente que nao irei deixar de comentar e expressar a minha opinião, seja de quem for a cache..

as contra-criticas que fizerem??? ca estrei para lidar com elas... mas normalmente nao ando muito pelos foruns, nem nestas guerrinhas, ja para evitar estas confusoes.. nao estendo muito o braço a confusoes.. no site tuga de geocaching-pt.net, houve umas criticas a uma das minhas caches, de andar a fazer caches FTF com o Garri.. disseram-me que deveria responder... mas eu pergunto.. para que? para gerar mais confusoes??

atão e agora com o Sup3rFM? ninguem pode fazer caches ou mesmo FTF com ele? tarefa ingrata a de reviewer..

 

quanto ao jogo, eu faço geocaching, tal como faço serviço voluntário de ambulancia na cruz vermelha...

sempre disse, e sempre hei-de dizer o mesmo: "ando cá enquanto me deixarem fazer o que gosto.. seja ajudar os outros, seja fazer geocaching". no dia em que tenha ameças, como ja vi sobre a Eusebio Falsa, ou no dia em que ponham a minha posição em perigo, faço como uma sabia pessoa que nao revelo o nome...

faço as caches e não logo online. assim evito problemas.. assim faço pelo gosto de cachar, e não pelas confusoes.. deixo para os outros essas mesquinhisses. e faço como alguem que aqui anda... escolho as caches B)

 

tenho publicadas perto de 30caches (sairam hoje mais 15 B), e estas sao todas "normais").

felizmente tenho tido a sorte de a maioria das pessoa gostar, ou pelo menos demonstrar que gosta das caches.

é esse o motivo que me faz continuar.. na minha ultima criação: "Help Desk", tive logs de pessoas que muito respeito, logs que me fazem continuar, inovar, e elevar os padroes do geocaching para algo fora do comum.. como alguem disse num dos logs "Think Outside the box".

 

no dia em que tenha o azar de ter caches menos boas, arquivo-as se assim entender, ou altero-as, ou dou para adopção se alguem quiser.

 

criticas, irei sempre fazer, desde que não vá contra nada o que esteja dito no texto da cache... como tambem ja foi aqui referenciado.

eu por norma leio os textos das caches, para evitar dizer o que não devo, mas mesmo assim, ja me aconteceu fazer caches sem sequer olhar para o texto.. mas penso que isso acontece a todos nós, nem que seja num raid nocturno de geocaching so para o numero :(

 

Para terminar.. outra opinião: penso que o legado que o Garri deixou é dificil de seguir, mas ja tive oportunidade de ver que o Sup3rFM irá elevar os padroes do geocaching portugues um pouco mais. e ainda bem.. pode ser que assim, algumas das coisas que por ai tenho visto (e so tenho 330caches Found) tenham tendencia a desaparecer..

 

boas cachadas a todos.

Peter

Link to comment

 

[1] ya.. quem são os b. ?? :o

 

[2] tarefa ingrata a de reviewer..

 

[3] tenho publicadas perto de 30caches (sairam hoje mais 15 :), e estas sao todas "normais").

felizmente tenho tido a sorte de a maioria das pessoa gostar, ou pelo menos demonstrar que gosta das caches.

 

[4] é esse o motivo que me faz continuar.. na minha ultima criação: "Help Desk", tive logs de pessoas que muito respeito, logs que me fazem continuar, inovar, e elevar os padroes do geocaching para algo fora do comum.. como alguem disse num dos logs "Think Outside the box".

 

[5] Para terminar.. outra opinião: penso que o legado que o Garri deixou é dificil de seguir, mas ja tive oportunidade de ver que o Sup3rFM irá elevar os padroes do geocaching portugues um pouco mais. e ainda bem.. pode ser que assim, algumas das coisas que por ai tenho visto (e so tenho 330caches Found) tenham tendencia a desaparecer..

 

 

1) Tenho cá uma ideia de quem sejam... aqueles que tiveram um TB meu nas mãos cerca de meio ano.

 

2) Bruxo!

 

3) Sorte? Não me parece que seja sorte.

 

4) Que cache é essa? A única "Helpdesk" que conheço é no Manelov. Mas o nome até me arrepia.

 

5) Não sei como é que um reviewer pode elevar padrões. Quem baixa ou eleva padrões são os meninos da Groundspeak com as suas espertas guidelines. A única coisa que posso ver melhorar é o arquivar de caches abandonadas.

Link to comment

 

[1] ya.. quem são os b. ?? :o

 

[2] tarefa ingrata a de reviewer..

 

[3] tenho publicadas perto de 30caches (sairam hoje mais 15 :), e estas sao todas "normais").

felizmente tenho tido a sorte de a maioria das pessoa gostar, ou pelo menos demonstrar que gosta das caches.

 

[4] é esse o motivo que me faz continuar.. na minha ultima criação: "Help Desk", tive logs de pessoas que muito respeito, logs que me fazem continuar, inovar, e elevar os padroes do geocaching para algo fora do comum.. como alguem disse num dos logs "Think Outside the box".

 

[5] Para terminar.. outra opinião: penso que o legado que o Garri deixou é dificil de seguir, mas ja tive oportunidade de ver que o Sup3rFM irá elevar os padroes do geocaching portugues um pouco mais. e ainda bem.. pode ser que assim, algumas das coisas que por ai tenho visto (e so tenho 330caches Found) tenham tendencia a desaparecer..

 

 

1) Tenho cá uma ideia de quem sejam... aqueles que tiveram um TB meu nas mãos cerca de meio ano.

 

2) Bruxo!

 

3) Sorte? Não me parece que seja sorte.

 

4) Que cache é essa? A única "Helpdesk" que conheço é no Manelov. Mas o nome até me arrepia.

 

5) Não sei como é que um reviewer pode elevar padrões. Quem baixa ou eleva padrões são os meninos da Groundspeak com as suas espertas guidelines. A única coisa que posso ver melhorar é o arquivar de caches abandonadas.

 

1) continuo sem saber quem é o B. B)

 

4) procura por uma misterio de nome "Help Desk" e descobres logo do que falo :=)

 

5) Só por isso que disseste, ja esta a elevar padroes... coisas pequenas como eu ja vi nestas minhas ultimas caches, que podem ser melhoradas.. estou a referir aos atributos correctamente colocados, ao oprtugues, ao que se diz, a questões religiosas, politicas e outras coisas que se possa dizer na publicação de uma cache. tudo isto, eu penso que o Hugo pode melhor, dai a minha referencia ao elevar padroes..

 

abraços

peter

Link to comment

 

1) Sim, dizes bem, é como as mulheres (ou homens, dependendo dos casos); mas eu sei diferenciar entre uma mulher que me interessa e uma mulher universalmente considerada bonita à luz dos valores estéticos da nossa sociedade nos dias que correm. Nas caches a mesma coisa.

 

2) Não, não temos que ser cordiais. Temos, isso sim, de ser honestos e sinceros. Isso é um valor muito mais precioso que a mera cordialidade.

 

3) O helpdesk ....

 

4) Achas que actualmente não existe censura? Existe. Simplesmente através de canais muito mais discretos e elaborados do que o simples gabinete de censura do antigamente. Mas isto é um mero off-topic, ao qual contudo não resisti comentar.

 

4) Por acaso até seria ilegal. Mau exemplo hein?....

 

 

1) Voltamos aos valores universalmente aceites pela sociedade... aqui não concordo contigo (penso que poderei utilizar a segunda pessoa, obviamente de forma respeitosa :P ) mas respeito a tua resposta... e eu nunca disse que não há más caches (quantas queres?)

 

2) Era mais por aí que eu queria dizer... tens razão. Mas a honestidade deve sempre andar de mão dada com a educação e as minhas intervenções têm a ver com a falta da segunda parte. Eu posso dizer que a tua cache está má, não gostei, mas não te vou insultar por causa disso... e sim já fui insultado... eu e um grande grupo :)

 

3) Se lês o fórum... eu tenho um caso engraçado com a Matrix. É uma cache claramente dificil e duas das equipas que a fizeram foram lá nos dois dias (sábado e domingo), mas detectaram um erro de construção na coordenada final... ligaram para mim e como não sou Irlandês, corrigi o valor da equação. Mas à noite como não tinha net não consegui desactivar a cache... o resto fica à tua imaginação

Epá deixemos de m... há pessoal que não resolve os mistérios, não conta gaitas e está-se a c... para esta conversa. Perguntas tu: então porque jogam? Porque é aqui que conseguem demonstrar algum valor, mais não seja enganando os números. E se querem assim que façam.

 

Olha sobre qualidade: as minhas enigma o interesse está no enigma. São todas micros (e nas vilas que são muito giras) se lá fores directo são uma m... e a Matrix? a minhamelhor cache cujo ponto final é o menos interessante?

Pondo isto em pratos limpos... Aceito a tua opinião e a de todos, o que não posso aceitar é que um grupo de pessoas que vão directamente com os seus helpdesk ao ponto final sem fazerem as caches venham para os fórums mandar bocas sobre qualidade... Fiz-me entender agora?

A m... é a mesma de: "ah foi fácil de resolver... " quando eu sei que não foi resolvido. Eu já falei com owners com enigmas que nem eles sabiam a solução e andamos aqui a discutir o quê?

 

4)Claro que existe censura... acho que nenhum ser humano que consiga articular duas palavras acha que vive numa sociedade livre.... ou pelo menos totalmente livre. Há quem lhe chame regulação.

 

5) o exemplo que dei foi um absurdo e é ilegal por duas razões: não podes usar simbolos que incitem ao ódio nem ir contra o condominio... mas serviu para ilustrar a ideia.

 

NOTA: a helpdesk é uma cache séria.

 

Ainda bem que não sabes nada sobre b. :D

Link to comment

Ainda bem que não sabes nada sobre b. :P

 

Tenho cá uma ideia de quem sejam... aqueles que tiveram um TB meu nas mãos cerca de meio ano.

 

 

b de blue e t de tracks

 

Papaleguas, tas a ver que o Vsergios sabe quem é que me imobilizou um TB durante meio ano?

Link to comment

b de blue e t de tracks

 

tal como eu disse... nao tenho medo de geocachers simpaticos.. e aqui posso continuar a referir os simpaticos :P ja os conheci pessoalmente, mas nao terei qualquer problema em criticar alguma das suas caches se assim o entender.. tambem ainda so fiz algumas deles e estavam todos dentro do normal e algumas delas muito bem esgalhadas :)

 

obrigado pelo post :D

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...