Jump to content

FTF equipas!

kafkamarPT

Recommended Posts

Posted

Este tópico é feito porque sugiu-me uma dúvida existencial sobre o geocaching.

Aconteceu numa das minhas caches colocadas à pouco tempo (ilha da madeira) em que sendo o owner da mesma. E por ter uns amigos comigo que gostariam de fazer o seu primeiro FTF. Quando recebi um mail informei-os (estavam ao meu lado). Claro que o bichinho de serem os primeiros fomentou a que os levasse ao local e ajudasse na procura.

No local existe umas equipas de FTF's que ficaram todas indignadas por não terem sido as primeiras a logar! E como fizeram sem serem vistos!

Foi explicado o sucedido e que estávamos a 5 minutos do local, claro que é óbvio que chegássemos primeiro. Quando eles afirmam que chegam 15minutos depois.

Agora pergunto qual o problema de como owner. Ter dito aos meus amigos que a cache estava a ser publicada no momento? Não fariam o mesmo?

E mais... gostava de questionar qual a legitimidade em fazer tanto bicho de sete cabeças quando sei que é uma equipa que tem vários elementos espalhados por diversos locais sendo um jogo em que a inscrição de usuário supostamente é individual, a visita ao local deveria ser feita pela pessoa, ou não ouvir falar existe uma cache ali porque tem. A quote do site bem o afirma que quando colocares uma cache pela cache, pensa duas vezes que é melhor colocar pelo local onde vais visitar!

Permitam que reformule a Quote... Ser um geocacher de FTF's é melhor pensar para que serve o propósito do jogo.

Posted

Este tópico é feito porque sugiu-me uma dúvida existencial sobre o geocaching.

Aconteceu numa das minhas caches colocadas à pouco tempo (ilha da madeira) em que sendo o owner da mesma. E por ter uns amigos comigo que gostariam de fazer o seu primeiro FTF. Quando recebi um mail informei-os (estavam ao meu lado). Claro que o bichinho de serem os primeiros fomentou a que os levasse ao local e ajudasse na procura.

No local existe umas equipas de FTF's que ficaram todas indignadas por não terem sido as primeiras a logar! E como fizeram sem serem vistos!

Foi explicado o sucedido e que estávamos a 5 minutos do local, claro que é óbvio que chegássemos primeiro. Quando eles afirmam que chegam 15minutos depois.

Agora pergunto qual o problema de como owner. Ter dito aos meus amigos que a cache estava a ser publicada no momento? Não fariam o mesmo?

E mais... gostava de questionar qual a legitimidade em fazer tanto bicho de sete cabeças quando sei que é uma equipa que tem vários elementos espalhados por diversos locais sendo um jogo em que a inscrição de usuário supostamente é individual, a visita ao local deveria ser feita pela pessoa, ou não ouvir falar existe uma cache ali porque tem. A quote do site bem o afirma que quando colocares uma cache pela cache, pensa duas vezes que é melhor colocar pelo local onde vais visitar!

Permitam que reformule a Quote... Ser um geocacher de FTF's é melhor pensar para que serve o propósito do jogo.

Respondendo por partes e de acordo com a minha opinião;

Não vejo nenhum problema aqui e sim faria o mesmo. A cache estava/acabava de ser publicada e esse é um meio de transmissão da informação tal como o são alguns meios automáticos a que alguns recorrem para saberem da publicação de caches e irem tentar o FTF.

Mas...

Claro que o bichinho de serem os primeiros fomentou a que os levasse ao local e ajudasse na procura.

Aqui já não faria o mesmo. Claramente ajudaste os teus amigos a serem os FTFs e por isso não deves ficar estranho que os outros se sintam prejudicados por não terem tido a mesma possibilidade de fazer o FTF.

gostava de questionar qual a legitimidade em fazer tanto bicho de sete cabeças quando sei que é uma equipa que tem vários elementos espalhados por diversos locais sendo um jogo em que a inscrição de usuário supostamente é individual, a visita ao local deveria ser feita pela pessoa, ou não ouvir falar existe uma cache ali porque tem.

Sim o geocaching nasceu como hobby individual para ser praticado com as familias e amigos. As contas são supostamente individuais mas o fenónemo de contas de equipas parece ser tolerado pela Groundspeak e penso que é uma opção que as pessoas podem ter. Há equipas familiares que se mantêm assim em conjunto há muitos anos, há equipas de amigos que resistem aos desgaste do tempo e há equipas que se desfazem e nascem contas individuais. Não vejo mal nestas opções. Até porque...

A quote do site bem o afirma que quando colocares uma cache pela cache, pensa duas vezes que é melhor colocar pelo local onde vais visitar!

É assim mesmo e por isso não deverias ter ajudado os teus amigos a conseguirem encontrar a cache para obterem o seu primeiro FTF. Se lhes quiseste dar esse bónus, também deves reconhecer o direito dos outros em sentirem-se prejudicados por não terem tido hipótese de o obterem.

Assim, sugiro que se foquem, todos, na última frase do post;

Ser um geocacher de FTF's é melhor pensar para que serve o propósito do jogo.

Bom Geogaching!