Jump to content

Toninho

+Premium Members
  • Posts

    38
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Toninho

  1. Olá amigos,

     

    Tenho uma dúvida relacionada à distância entre a coordenada do primeiro estágio de uma Multi-cache até o waypoint final, onde estará o cache com o logbook.

     

    Sei que para Mistery/Puzzle caches a distância máxima é de 2 milhas (3,2km aprox.).

     

    Mas para Multi-caches não tenho certeza se essa distância deve ser respeitada. Já li o Help Center e alguns tópicos no Forum, mas não consegui esclarecer a dúvida.

     

    Há uma distância máxima do primeiro estágio de uma Multi-cache até o Waypoint final?

     

    Obrigado!!

     

    Toninho

  2. Nas últimas semanas fiz uma pesquisa pela internet nos sites de órgãos do município de São Paulo, de Governos Estaduais e no Governo Federal que administram e mantêm os Parques Públicos e não encontrei nenhuma referência sobre Geocaching, como era de se esperar.

     

    Portanto, acredito que possamos dar início à pagina de Políticas Regionais para o Brasil com os itens referentes aos Equipamentos Elétricos e Equipamentos de Regras.

     

    Quanto à colocação de caches em "Rotundas" (Rotatórias aqui no Brasil), o código de Transito Brasileiro não cita o acesso de pedestres à esses locais e garante que o pedestre pode circular nos passeios e passagens, podendo realizar a travessia de vias mesmo quando não haja faixa de pedestres, como pode ser visto nos artigos abaixo transcritos.

     

    "Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. "

    "Art. 69. Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros dele, observadas as seguintes disposições:

     

    I - onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo;"

     

    Não há nenhuma referência sobre o impedimento de circulação de pedestres em Rotatórias.

     

    Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

     

     

     

     

  3. Valerá a pena iniciar o esforço no sentido de contactar tudo e todos, se o volume de geocaches é tão reduzido, o número de casos particulares de denúncia/proibição de colocação de geocaches é nulo e a área geográfica do Brasil e o número de entidades é tão grande?

     

    De fato temos centenas de Parques e me parece que essa tarefa de contactar os órgão públicos seja prematura nesse momento, pela quantidade de caches que temos.

     

    Mas, existem muitas coisas que se aplicam a Portugal mas aqui no Brasil não fazem o menor sentido. Um exemplo: A recomendação de não esconder caches em muros de pedra. Em Portugal faz todo sentido, pois existem muros de pedras colocados à mão, sem cimento, que tem séculos de existência. Nada mais certo que não utilizar esse tipo de muro como esconderijo para um cache. Mas aqui no Brasil não temos esse tipo de construção, pois nosso país é muito mais jovem.

     

    Meu ponto é que as Políticas Regionais de Portugal não se aplicam ao Brasil.

     

    Se a página de Politicas Regionais para Brasil está em branco, então, devemos começar a escreve-la.

     

    Talvez os únicos itens das Políticas Regionais de Portugal que se apliquem sejam o item 4.c Equipamentos Elétricos e 4.d Equipamentos de Rega.

     

    Esses poderiam ser o inicio da construção da página das Políticas Regionais para o Brasil, além, é claro, da introdução Geral.

     

    Abraços à todos!!!

  4. Rui, agradeço sua prestatividade, mas eu particularmente, não tenho nenhum problema em ler inglês.

     

    Mas, como está descrito na sua tradução pessoal, " À medida que os revisores da comunidade tomam conhecimento das políticas de colocação de caches para uma determinada localização, eles podem adicioná-las a esta página."

    Por que não podemos ter uma página de referência para as particularidades do Brasil?

     

    Por que temos que seguir as referências de Portugal?

     

    O que eu quero e justamente dar elementos para que os Revisores possam tomar conhecimento das políticas de colocação de caches e possam desenvolver melhor seu trabalho de Revisão.

  5. ...para criar as Políticas para o Brasil.

     

    Penso que este tópico se baseia em pressupostos não corretos.

     

    A Groundspeak limita-se a respeitar toda e qualquer legislação local, regional e nacional pré-existentes, podendo ou não, fazer eco delas nas suas páginas. Não cria, nem pede que a comunidade crie qualquer regras aplicáveis descricionariamente a cada território onde se pratique o jogo.

     

    Por último, convêm recordar que o facto de alguma política local, regional ou nacional não se encontrarem listadas nas páginas da Groundspeak e do geocaching, não significa que não sejam respeitadas, pelos revisores... e que por acréscimo, não devam ser respeitadas pelos geocachers.

     

    Rui,

    O que me motivou a criar esse post foi o fato de receber um link que faz referência às Políticas Regionais de Portugal quando algum revisor coloca uma nota durante um processo de revisão do cache.

    No link que recebemos tem vários detalhes que são exclusivos de Portugal, que não tem a menor aplicação para o Brasil, pois são referentes à parques em Portugal.

     

    Outras limitações que se encontram ali não tem o menor sentido, como proibição de colocar caches em "Rotundas". No Brasil não há nenhum impedimento que qualquer pessoa acesse a área central de uma Rotatória, mesmo que não haja faixa de pedestres para isso.

     

    Nas guidelines citadas por você está claramente expresso que antes de colocar os caches devem ser lidas as "Guidelines" e as "Regional Geocaching Policies".

     

    Por que não criarmos essa Políticas para o Brasil?

     

    Tenho certeza que isso iria colaborar para que o Geocaching cresça ainda mais no Brasil

  6. Olá amigos!!!

     

    Apenas para deixar registrado. Neste mês meu primeiro Cache está completando 10 anos de Vida!!!

     

    Pedra Grande, está no Parque da Cantareira, em São Paulo.

     

    Como na época não tinham muitos caches em São Paulo (apenas poucas dezenas) resolvi esconder um cache antes mesmo de achar o primeiro.

     

    E parece que deu certo. biggrin.gif

     

    Me lembro até hoje da alegria quando recebi o primeiro log de "find", menos de uma semana depois de publicado.

     

    De lá para cá já escondi diversos "tradicionais", alguns "Mistery", Multi e Letter box. Pretendo criar um Earthcache e um Wherigo nos próximos meses.

     

    Meu objetivo agora e chegar em 100 caches publicados. Atualmente estou com 74 caches ativos.

     

    Se precisarem de ajuda para esconder o primeiro podem entrar em contato por e-mail, ou por aqui mesmo.

     

    Abraços!!!!

     

     

  7. Não seria interessante adotar a política existente de algum país, como Portugal - um exemplo - a fim de adaptar a realidade brasileira, conforme a discussão neste tópico?

     

    Sim, essa é a ideia.

     

    As Políticas Regionais de Portugal já são utilizadas para revisão dos caches no Brasil, pois nossos Revisores são de lá. Então, nada mais lógico que partir delas para criar as Políticas para o Brasil.

     

    Mas para isso temos que ter a ajuda de nossos amigos Revisores.

  8. Bom dia pessoal! Primeiramente obrigado por me aceitarem no grupo. Só muito recentemente descobri a existência do Geocaching e nessa semana comecei a praticar com a companhia dos meus dois filhos (6 e 3 anos). Foi muito emocionante para eles participarem de uma "caça ao tesouro" onde temos que trocar objetos e guardar segredo das localizações. A imaginação deles fica a mil por hora e eu também me divirto muito. Quero participar mais ativamente dessa comunidade sempre que possível. Mais uma vez obrigado!

     

    Olá amigo, seja muito benvindo!!!

    Em que cidade você mora?

    Fique de olho nos Eventos que acontecem por ai. Participar de Eventos é uma ótima maneira de se integrar na comunidade Geocaching

     

    Se precisar de qualquer ajuda é só perguntar.

     

    Abraços!!!

     

    Toninho

  9. De fato JPreto. Infelizmente temos muitos caches de owners inativos aqui no Brasil.

    Colocaram os caches, mas desanimaram e não estão mais dando manutenção.

    Eu ja tentei fazer contato com alguns, me oferecendo até para adotar os caches, mas a maioria nem responde.

    Com o tempo acredito que os Revisores acabarão por arquivar esses caches.

    Alguns que você citou já estão desabilitados.

  10. Olá amigos!!!

     

    Como vocês devem saber a Groundspeak possui um Guia com Politicas Regionais e diretrizes para orientar criação de novos Caches.

     

    Sobre o Guia

     

    Para encontrarmos a página referente ao Brasil, devemos clicar em Americas>South America>Brazil

     

    Mas ao chegarmos naquela pagina encontramos uma página em BRANCO

     

    Quando submetemos nossos caches para revisão, muitas vezes recebemos uma orientação do revisor, sobre alterações a serem feitas e solicitando alguma informação adicional. Isso é ótimo, pois os Revisores nos auxiliam a deixar nossos caches melhores e adequados aos Guidelines da Groundspeak.

     

    Vocês já devem ter reparado que ao final das mensagens podemos encontrar alguns links, que nos direcional para o Help Center da Groundspeak e também para o "Guia de Políticas Regionais" de Portugal, onde estão os Revisores.

     

    Ao abrirmos à página referente ao Guia de Políticas Regionais de Portugal verificamos que muitas coisas não tem a menor aplicação para o Brasil, pois, são referentes às particularidades das regiões e parques de Portugal.

     

    O que gostaria de propor neste Post é que pudêssemos registrar aqui nossas sugestões e informações para que os Revisores possam criar o "GUIA DE POLÍTICAS REGIONAIS DO BRASIL".

     

    Afinal, o Brasil é um país continental, com centenas de Parques Estaduais, Federais e Municipais e cada um pode ter uma particularidade.

     

    Como praticantes de Geocaching no Brasil temos a obrigação de colaborar com os Revisores para que eles possam ter todas as informações para que o processo de Revisão dos Caches seja mais eficiente.

     

    Gostaria de contar com a colaboração de todos.

     

    Gostaria de contar também com a colaboração dos Revisores, para que eles possam nos orientar sobre quais informações são necessárias para criar nosso Guia de Políticas Regionais para o Brasil

     

    Abraços,

     

    Toninho

  11. Opa!!! Agora sim!!

     

    Ótima ideia de realizar o Evento no dia Internacional do Geocaching.

     

    Mas fique atento. O Evento deve ser registrado com no mínimo 14 dias de antecedência, então, é bom enviar logo para revisão.

     

    Vale lembrar que quem participar do Evento vai ganhar também um Souvenir cool.gif

  12. Olá amigos!!!!

    Muito boa iniciativa

    Sou de São Paulo mas quero ajudar a aumentar o número de caches no Brasil e também o número de jogadores.

    Então, se eu puder ajudar de alguma forma é só avisar.

    Estive em Joinville no ano passado e pensei em esconder um cache por lá, mas não consegui.

    Quem sabe da próxima vez que passar por lá já possa encontrar algum cache novo

    Abraços!!!!

    1. Do you use lists? Why or why not?
    2. How do you currently use lists? Why do you put caches on lists? Are there list related tasks that are tough to do?
    3. How would you like to use lists? Is there functionality that is missing that would improve your experience? (Feel free to think outside current offerings. ie: collaborate on it with a friend, download to your GPS, etc)

     

    1. Yes. I use Lists becouse it is an easy way to put many caches together

     

    2. I create Lists of caches that I want to find to finish some task I impose for myself, like DNF´s yet; Caches to complete D/T Matrix, Puzzles to solve.

     

    3. I would like to have a some Tools to help to find some caches. For Example: Based in my stats find caches in a country or state to fulfill my D/T Matrix. Other example: Find caches to hunt with a friend, based on both profiles find caches in a State the we both did not find yet.

     

    These List result should be shown in a Map.

     

    I look forward to see the new Tools in the Site.

     

    Greetings from São Paulo - Brazil!!!

  13. Olá amigos Sulriograndenses!!!

     

    Eu sou de São Paulo, mas tenho alguns clientes no Rio Grande do Sul e viajo com certa frequência para o sul.

     

    Tenho até 2 caches escondidos em Pelotas. Um no centro e outro na Praia do Laranjal.

     

    O de Pelotas parece que sumiu e está desabilitado temporariamente, pretendo reativa-lo no máximo em 2 meses. Mas a do Laranjal está lá esperando mais visitas.

     

    Vou ficar atento aos Eventos programados ai no Rio Grande, quem sabe não consigo comparecer em algum.

     

    Abraços e Boas Caçadas!!!

  14. Cuidado com esse grupo do FB... muito cuidado!!!!! :P

     

    JPreto,

     

    Não entendi...

     

    Por que cuidado? As redes sociais são justamente para encontrarmos pessoas que tem os mesmos interesses que nós...:blink:

     

    Só que nem todos os geocachers estão no FB, por isso sugeri ao Cláudio que coloque aqui seus objetivos...

     

    Abraços!!!!

    OFF-TOPIC

    Porque se estava a falar de objectivos para 2015, mas como o próprio dono do tópico faz a pergunta eu irei responder.

     

    Simples, o Grupo do Facebook (Geocaching Brasil) não é aberto a todos, é um grupo controlado por 5 pessoas e sem aprovação delas ninguém entra no grupo, mais ainda, se os comentários não vão de acordo com a opinião dos adminsitradores a pessoa é expulsa do grupo. Por isso volto a dizer: cuidado, com um grupo cujas opiniões são controladas...

    OFF-TOPIC

     

    OK.

    Não senti, até agora, nenhuma forma de controle de opiniões. Mas, agradeço seu alerta.

    Abraços!!!

  15. Ainda sou novo para palpitar, mas seriedade eu sei o que é e concordo com isso!

     

    Cláudio, fico contente em ver que como novato está se interessando em participar do Fórum, um canal muito importante.

     

    Como novato você tem muito o que palpitar. Pelo seus posts no grupo do FB percebo que você pretende esconder diversos caches na sua região. Esse é justamente o propósito deste post. ;)

     

    Gostaria de ver seus planos para 2015 descritos aqui também. :rolleyes:

     

    Forte abraço!!!

     

    Toninho

     

    Cuidado com esse grupo do FB... muito cuidado!!!!! :P

     

    JPreto,

     

    Não entendi...

     

    Por que cuidado? As redes sociais são justamente para encontrarmos pessoas que tem os mesmos interesses que nós...:blink:

     

    Só que nem todos os geocachers estão no FB, por isso sugeri ao Cláudio que coloque aqui seus objetivos...

     

    Abraços!!!!

  16. Ainda sou novo para palpitar, mas seriedade eu sei o que é e concordo com isso!

     

    Cláudio, fico contente em ver que como novato está se interessando em participar do Fórum, um canal muito importante.

     

    Como novato você tem muito o que palpitar. Pelo seus posts no grupo do FB percebo que você pretende esconder diversos caches na sua região. Esse é justamente o propósito deste post. ;)

     

    Gostaria de ver seus planos para 2015 descritos aqui também. :rolleyes:

     

    Forte abraço!!!

     

    Toninho

  17. Olá pessoal, gostaria de saber quais os planos de cada um para incrementar o Geocaching no Brasil e melhorar suas estatísticas.

     

    Aqui vão meus objetivos.

     

    1 - Esconder mais caches, de vários tipos como Letterbox, Wherigo e Enigmas, incluindo alguns "Premium Members only"

     

    2 - Prencher mais algumas lacunas na minha matriz D/T.

     

    3 - Procurar os caches com mais Favoritos no Brasil.

     

    4 - Encontrar caches nos Estados do Sul e Sudeste que ainda não encontrei.

     

    Acho que está bom, senão vai parecer promessa de político, hehehe.

  18. Pois é, caro António, tendo em conta o sucedido com o TB Hotel do Ibirapuera, o ideal mesmo é que a cache esteja no exterior, já que não são aceites caches indoor (excetuando eventos e labcaches)... como conseguirias obter uma boa leitura de coordenadas, dentro de um edifício, por exemplo?!

     

    Como conversei com alguns de vós, precisamos ser mais criativos, de modo a ser possível ter esse TB Hotel em São Paulo.

     

    De qualquer modo, podes sempre tentar criar a página e colocar estas tuas dúvidas numa Reviewer Note... vai que cola! ;)

     

    Obrigado Rui,

     

    Quanto às coordenadas, teria que colocar a da entrada do lugar....

     

    Pensei nessa sua ideia, de criar a página e enviar as notas ao revisor, mas antes gostaria de ter uma impressão de nossos revisores.

     

     

×
×
  • Create New...