Jump to content

Geocaching um jogo de trapaceiros?


JPreto

Recommended Posts

Este não é um título meu, mas o de um tópico colocado no Forum Espanhol por um revisor!!!!

 

http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=325512

 

Ele comenta que cada vez mais os jogadores, preocupados com as estatísticas só procuram meios alternativos para ter mais um "encontrei", alteram propositadamente as dificuldades dos caches (D/T) para completar a matriz ou mesmo criam contas vistuais para poderem registrar mais founds sem que seja nos próprios caches.

 

Ainda bem que é um revisor a escrever isto, porque se fosse um jogador normal seria acusado de ser cache cop!

Link to comment

Existindo já um tópico sobre o tema, não vejo interesse em criar um novo. As duplicações de tópicos nos fóruns são de evitar.

 

Pessoalmente a minha resposta é um claro NÃO.

 

Sendo o geocaching um jogo praticado por pessoas, não poderia ser diferente da sociedade no seu geral.

No geocaching não há mais batoteiros, justiceiros, paladinos ou ovelhas negras do que em qualquer outra atividade minimanente regulada... e à medida que o número de praticantes aumenta, assim como a facilidade de praticar a atividade (se antes era necessário equipamento específico e caro, hoje em dia, qualquer smartphone permite jogar), essa tendência vai acentuar-se decerto.

 

Estamos já muito longe daquele tempo em que os geocachers de uma comunidade local se conheciam a todos, em que o geocaching era quase interiorizado como uma atividade marginal, meio clandestina e em que os muggles eram seres inferiores. :)

Nessa época, era fácil "educar" os novos praticantes e apadrinhá-los nas "boas práticas", de modo a preservar a nossa visão do geocaching.

 

Hoje, existem quase 2.5 milhões de caches disponíveis no mundo... e muitos milhões de praticantes, incontáveis mesmo, já que basta jogar apenas com uma das apps para smartphone e jamais constará um login sequer na nossa página de perfil no site autoritativo.

Podemos dizer que o geocaching globalizou-se e democratizou-se... com tudo o que isso acarreta de positivo ou negativo.

 

Para mim é tudo uma questão de ponto de vista... o copo meio-cheio ou meio-vazio.

Se há quem olhando para uma árvore problemática extrapola esse problema para toda a floresta, eu prefiro dar o devido valor a todas as partes. No caso do geocaching, não tenho qualquer dúvida para acreditar que os batoteiros são uma minoria. O que não significa que feche os olhos a essa realidade, simplesmente relativizo-a.

Edited by ruidealmeida
Link to comment

Subscrevo por inteiro a mensagem do ruidealmeida.

Sublinho ainda a frase "No geocaching não há mais batoteiros, justiceiros, paladinos ou ovelhas negras do que em qualquer outra atividade minimanente regulada".

 

E assim é, efetivamente. A sociedade humana é um mosaico e um jogo de egos que se transportam para qualquer atividade por nós desenvolvida.

É assim, sempre foi e sempre será.

 

Mas há uma outra coisa que pode e deve ser referido: a Groundspeak, se tivesse realmente interesse em resolver e impedir que certos problemas se instalassem e alastrassem, já o tinha feito há muito. Não sei quais os motivos, mas perante tal inoperância e o crescente lucro que aufere todos os meses, sou no mínimo tentado a especular.

Claro que isto não isenta de culpa quem prevarica e prefere jogar à margem daquilo que a maioria entende ser o mais correto e saudável para a preservação e desenvolvimento desta atividade. No entanto, como tudo na vida, também é aconselhável, e até, em certam medida, exigível, que as mais "altas instâncias" criem formas de auto-regular o sistema. O que não me parece que seja o real interesse da Groundspeak.

Link to comment

Resposta simples: Com certeza NÃO!!!

 

Geocaching é apenas um jogo, um hobby. Para mim, é uma forma de conhecer novos lugares e me mostrar como as pessoas podem ser criativas, tanto para criar caches muito legais e desafiadores, como também para ficar inventando modos de ganhar mais "finds" apenas por questões egocêntricas.

 

Quem cria subterfúgios para aumentar seus números engana só a si mesmo...

 

Para mim não importa se o cara tem 10 ou 153.492 finds, quem liga para isso? Eu não...

 

Ou seja, os trapaceiros estão trapaceando a si mesmos.

Link to comment

Existindo já um tópico sobre o tema, não vejo interesse em criar um novo. As duplicações de tópicos nos fóruns são de evitar.

Obrigado uma vez mais pelo sábio conselho... Porque até acho que a maioria dos jogadores Brasileiros olham constantemente para o Forum Espanhol!!!! :lol:

 

Resposta simples: Com certeza NÃO!!!

[...]

Ou seja, os trapaceiros estão trapaceando a si mesmos.

 

Então, afinal é não ou é sim?!?!?!?!

 

Olha, aqui no Brasil conheço jogadores que registam finds sem encontrar realmente o cache, eles mesmos o dizem no registo, outros logam finds e apagam mais tarde, apenas para ficarem com o souvenir, e tenho mais exemplos deste tipo...

 

Volto a dizer: "O maior cego é o que não quer ver!"

Edited by JPreto
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...