Jump to content
Sign in to follow this  
Followers 1
JPreto

Verdadeiro exemplo porque nunca deve colocar um cache de substituição...

Recommended Posts

Existe um tópico sobre o feito do Espanhol que após 12 anos, 1 mês e 3 dias descobriu o cache mais antigo da europa que nunca tinha sido descoberto (o FTF mais antigo de sempre):

 

http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=325436

 

Mas acho que ainda mais impressionante do que a descoberta foi o facto de ele ter sido o primeiro a realmente encontrar o cache original:

 

Puppet Theatre stash on the Mont Blanc

 

Em Julho de 2014 um geocacher disse que, depois de falar com o dono do cache, ele poderia colocar um cache de substituição no local caso não encontrasse o cache original. Como o geocacher não encontrou o cache, uma boa desculpa serviu para colocar um novo recipiente:

 

[EN] "I think Philipp killed the original box but we replaced it with permission."

[PT] "Acho que o Philipp matou o recipiente original mas colocámos um novo com autorização."

 

A parte divertida é que um total de pelo menos 4 geocachers tentaram encontrar o cache mas nunca conseguiram e registaram sempre DNFs. Porque é que não colocaram um cache de substituição e disseram o mesmo:

 

"Colocámos um cache de substituição com autorização do dono e encontrámos o cache!!!!"

 

O que esperam de uma situação destas:

 

"Parabéns?!?!? Parabéns em encontrar um cache que acabaste de colocar?!?!?!?"

 

A Groundspeak é muito clara neste tema e possui um artigo no Help Center sobre este tema:

 

A throwdown is when a geocacher places a new geocache container when the previous geocache is missing or cannot be found. Throwdowns are placed so the geocacher can log a find on a geocache that they couldn't find and suspect is missing. Geocaches should never be replaced without the permission of the geocache owner as this frequently leads to multiple containers at the location and disputes about whether you found the "real" container and are entitled to log a find.

 

Our policy is that geocache owners are responsible for maintenance, so as soon as they are aware of throwdowns, the physical geocache should be checked and if it is still there, the throwdown geocache should be removed. If this is not done, there will be no way for geocachers to be sure they are finding the correct geocache container. If subsequent find logs indicate multiple or inconsistent containers, it can often be a sign that a maintenance visit by the geocache owner has not taken place. In these cases, it is reasonable for the geocache owner to allow finds of the throwdown to be logged online as found because the finder generally cannot determine whether they found a throwdown instead of the original container. The original geocacher who placed the throwdown does not have a strong claim to log the geocache online as found.

 

Apenas traduzo o que está a negrito:

 

A colocação de um geocache de substituição é efectuada para poder registar um encontrei num cache que não conseguiram encontrar ou suspeitam que desapareceu.

 

A nossa politica é que os donos dos geocaches são responsáveis pela manutenção, por isso, assim que tenham conhecimento da colocação do cache de substituição, o geocache físico deve ser verificado e confirmado se ainda lá está, o cache de substituição deverá ser retirado.

 

O geocacher original que colocou o cache de substituição não tem grande poder para afirmar online que encontrou o cache.

 

A minha interpretação de tudo isto é bastante clara, a Groundspeak espera que quando o um cache de substituição é colocado o dono "vá ao local, verifique e remova o cache de substituição" e que o jogador, em relação à colocação de caches de substituição é "Por favor nunca faças isso!!!"

 

Este é apenas mais um excelente exemplo porque:

 

1) Nunca colocar um cache de substituição, mesmo que se tenha autorização do dono porque não sabes o local exacto do cache, e pode estar a colocá-lo no local incorrecto;

 

2) Mesmo que algumas pessoas não o consigam encontrar não significa que ele não está no local, apenas o dono do cache pode confirmar isso;

 

3) Ser honesto e respeitar os outros jogadores que gostam de encontrar os caches originais colocados pelos donos originais porque, acima de tudo, eles são os únicos donos do cache.

 

Sei que muitos de vocês não concordam com a minha opinião mas para mim colocar é cache de substituição nunca é bom! Se realmente acham que o local é excelente e o dono não faz manutenção no cache esperem que este seja arquivado e coloquem um vosso no mesmo local e aí podem tomar conta dele e serem os donos do cache!

Share this post


Link to post

Não posso concordar com o título deste tópico, principalmente porque contraria as próprias regras.

 

Há que separar duas situações distintas... e acima de tudo, evitar misturá-las na abordagem a situações concretas.

 

Um throwdown é substituir uma cache que não se encontra, apenas para poder reclamar o Found, sem que tenha havido um contato prévio com o owner da cache, nesse sentido.

 

"A throwdown is when a geocacher places a new geocache container when the previous geocache is missing or cannot be found."

 

Quando planeando uma cachada, existirem dúvidas sobre se uma determinada cache esteja realmente no local, contatamos o owner e ele nos solicita (ou autoriza) a sua eventual substituição, não é considerado throwdown.

 

"Geocaches should never be replaced without the permission of the geocache owner..."

 

Ou seja, uma cache pode ser substituída, com a permissão do owner, mas nunca sem ela.

 

Naturalmente que continua a ser responsabilidade do owner, zelar para que não haja duplicação de contentores no local, verificando-o pessoalmente, sempre que possível.

 

O mérito de um Found reclamado por quem substitui uma cache, já pode ser questionável... tanto quanto o de um owner que reclame Found em caches próprias. Ainda que neste caso, possa abrir-se uma exceção, já que é bem frequente, o próprio owner ter dificuldade em encontrar a sua cache, pela natural alteração do esconderijo, após vários Founds. :lol:

 

Já os geocachers seguintes (que não tenham feito a substituição), que reclamem o Found, não me parece sensato serem censurados ou penalizados por isso.

Edited by Kelux

Share this post


Link to post

Quando planeando uma cachada, existirem dúvidas sobre se uma determinada cache esteja realmente no local, contatamos o owner e ele nos solicita (ou autoriza) a sua eventual substituição, não é considerado throwdown.

 

Que bom!!! Por isso antes de fazer uma cachada devo contactar os donos dos caches que irei tentar encontrar e perguntar: "Olha, se não encontrar o teu cache posso colocar um cache novo para poder registar um encontrei?" Como não me lembrei disso antes!!!!

 

Sabes, geocaching para mim é muito mais do que encontrar caches e ter mais um found... aliás, já há algum tempo atrás coloquei o numero dos meus DNFs no meu perfil, porque me orgulho muito deles!!!! Não encontrar um cache é um excelente motivo para colocar um DNF em vez de colocar um cache de substituição e registar mais um encontrei.

 

A sério, ajudar o dono do cache é positivo, não digo o contrário, mas apenas se já soubermos onde está o cache, isto é, se já o tivermos encontrado antes, no local original, e o dono pedir ajuda.

 

Se eu nunca tiver encontrado o cache e for ao local e não encontrar o cache, mesmo que o dono seja meu amigo eu não irei colocar um cache porque simplesmente posso estar a colocar o cache num local errado e possibilitar a duplicação de caches no local.

Share this post


Link to post

Como atrás referi, há que separar as duas situações... e acima de tudo, evitar misturá-las na abordagem a casos concretos.

 

Ou seja, aparentemente estamos de acordo que não há qualquer mal em que um geocacher recoloque uma cache que já tenha encontrado, após concordância do owner... sendo que, nesse caso não existe o throwdown. Nunca sugeri que tal seja feito apenas para reclamar um Found. Ou sugeri?

 

Aliás, o facto de recolocarmos uma cache (e na maioria das vezes isso é feito em caches consideradas boas, em termos qualitativos) é algo mais positivo para a comunidade, do que para o owner. E para mim, o geocaching é um jogo de comunidade, essencialmente. Os owners investem o seu tempo, a sua criatividade e os seus recursos em prol dos outros. Raramente obtêm-se qualquer proveito.

 

Agora que estou a viver na Amazónia, muitos amigos disponibilizam-se para recolocar logbooks e por vezes contentores nas nossas caches europeias, enviando-me emails ou escrevendo Notes nas páginas das caches, onde expressam essa disponibilidade. Obviamente, algumas delas já há muito teriam sido arquivadas, se dependessem apenas de mim... a 7000km de distância. Para mim, essa é a essência do geocaching. Preservar o que tem qualidade, quer seja o meio-ambiente, a amizade conquistada, ou uma boa cache.

 

Quando comecei a jogar em 2007, nos nossos perfis, apareciam os Founds, os DNFs e os Hides... não sei por que razão deixaram de aparecer, pela minha parte considero os DNFs extremamente importantes e úteis, especialmente do ponto de vista dos owners.

 

Na nossa conta, vão 215... e alguns deles, mais gratificantes do que muitos Founds. :lol:

Edited by Kelux

Share this post


Link to post

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 1

×