Jump to content

FTF nun cache antes de ser publicado


JPreto

Recommended Posts

Bom dia a tod@s!

 

Ontem vi uma coisa que já tinha comentado antes no Forum Geral da Geocaching mas que apenas hoje vi acontecer no Brasil, um jogador para ter um FTF num país diferente (possivelmente por causa de algum cache desafio) pediu a um jogador local para colocar um cache, foi com ele colocar o cache e registou imediatamente um FTF.

 

http://coord.info/GC54B06

 

Este tema foi muito falado aqui (em inglês):

 

http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=320706

 

As conclusões gerais foram (poupo trabalho em ler todos os post já que eu li):

 

1) FTF é um jogo paralelo não oficial e não reconhecido pela Groundspeak;

 

2) A partir do momento em que o cache é colocado no local pode ser descoberto, independente de estar publicado ou não;

 

3) Qualquer jogador tem legitimidade para reclamar um FTF quando queira, existe até o caso curioso de um cache em que todas as pessoas podem reclamar FTF porque são o FTF numa determinada condição (Exemplo: Eu fui o FTF porque fui o primeiro que usava calças verdes, o outro o FTF porque foi o primeiro que foi com dois amigos, o outro o FTF porque foi o primeiro a descobrir num dia de chuva...etc...)

 

4) Apenas o dono do cache pode dizer regras específicas para este jogo paralelo, por exemplo pode definir que o FTF apenas pode ser registado depois de o cache ser publicado, e todos os registos que não cumpram podem ser apagados.

 

Apesar de não concordar com a atitude do jogador em causa por dois motivos:

 

1) porque ele foi com o dono do cache, viu onde o dono colocou o cache e registou um FOUND IT.

 

2) porque para mim o jogo começa quando o cache é publicado.

 

Ele não fez nada de mal, segundo as regras oficiais do jogo.

 

Mas estas minhas regras são aminha forma de jogar geocaching, cada um pode ter a sua, essa é a dele. Na realidade, segundo a Groundspeak, não há nenhuma regra que impeça o jogador de fazer o que fez.

Link to comment

Pessoalmente, o "culto do FTF" passa-me à margem, desde pouco tempo após ter começado a praticar geocaching... considero-o até mesmo, um dos males da atividade.

 

Como exemplo, recordo um episódio passado durante as buscas para uma clustercache na Holanda.

 

Sendo que apenas eu e o meu filho não eramos holandeses, passámos grande parte do dia na companhia dos nossos amigos de Amesterdão e Flevoland em amena cavaqueira e muito saudável geocaching... até à última cache, uma challenge que só poderia ser logada na sequência de todas as que anteriormente tinhamos ajudado a encontrar nesse dia, de 8 tipos diferentes.

De repente, dois dos holandeses desapareceram da nossa visão e só voltámos a encontrá-los um pouco mais tarde, enquanto chegávamos perto do GZ, já eles vinham de regresso e um deles ostentava um sorriso de troça. Ora bem, sem que o tivesse pedido, fui apresentado aos dois principais "galgos" de Amesterdão.

 

Claro que nada disto ensombrou um pouco que fosse o jantar em casa do Diafragma e a visita-guiada noturna pela maioria das puzzles da cidade, que lhe pertencem. Nesse mesmo dia, saboreei o pior e o melhor do geocaching. Por um lado, o cada um por si e a competição desmedida, pelo outro a amizade espontânea que este jogo proporciona.

É esse segundo, o geocaching com que me identifico, sem dúvida nenhuma.

 

Sendo que o FTF é apenas um conceito e nada mais, ao menos que seja reclamado em condições de igualdade para todos os geocachers.

É óbvio que quando a cache ainda não foi publicada, só o owner saberá onde ela está (ou eventuais familiares também geocachers), pelo que qualquer log nessas circunstâncias é considerado como beta-tester (outro conceito).

Pode perfeitamente suceder que alguém a encontre por acaso, como por exemplo sucede muitas vezes por muggles (que não raras vezes se tornam geocachers de aí adiante), mas neste caso concreto o log esclarece que o putativo FTFer se deslocou ao GZ na companhia do owner.

 

Por essa razão, loguei uma Note nessa cache usando o perfil de volunteer, acima de tudo com um objetivo pedagógico para o Júnior, que na minha opinião é usado e abusado por muitos geocachers estrangeiros.

Mas, também aqui, infelizmente os revisores ficam com opções limitadas no sentido de evitá-lo.

Link to comment

Por essa razão, loguei uma Note nessa cache usando o perfil de volunteer, acima de tudo com um objetivo pedagógico para o Júnior, que na minha opinião é usado e abusado por muitos geocachers estrangeiros.

Mas, também aqui, infelizmente os revisores ficam com opções limitadas no sentido de evitá-lo.

Excelente motivo, a sério! Este comentário não é irónico, é mesmo o que penso... que bom!

 

Podia dar mais exemplos de "boa conduta" e "ética" no geocaching e alertar também outros geocachers no incumprimento das regras, já que neste caso nem foi isso, foi apenas a sua opinião do que deve ser o geocaching, os jogadores não "quebraram" nenhuma regra do jogo.

 

No entanto, como você também sabe, existem outras formas de alertar os jogadores para atitudes que considera incorrectas para um geocacher, ainda que sejam legais, nomeadamente através de mensagem privada aos jogadores em causa.

 

O Júnior é muito boa pessoa, não sei se o conhece pessoalmente, eu sim conheço e já falei com ele algumas vezes. Ele é adulto e se "estrangeiros abusam dele", é porque ele deixa ou quer. É uma questão que acho não lhe compete a si ou a nenhum outro geocacher, apenas ao próprio Júnior, não?

Link to comment

É uma questão que acho não lhe compete a si ou a nenhum outro geocacher...

 

As minhas opiniões são da minha exclusiva competência, tal como as suas serão da sua. Os factos a que elas se referem, podem ou não comprovar umas ou outras, tão simples como isso.

Não existem opiniões certas e outras erradas, são apenas concordantes ou discordantes.

 

Claro que conheço pessoalmente o Júnior, e através de mensagens mesmo antes da nossa ida a Intervales e também já partilhei com ele esta opinião. É de resto, um fenómeno frequente em pessoas disponíveis como ele, sem dúvida é.

Edited by Kelux
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...