Jump to content

Logar um cache como "found"


JPreto

Recommended Posts

Boas!

 

Ontem vi uma situação no cache Represa do Jaguari que não respeita uma das regras fundamentais do Geocaching, aqui descrita na Groundspeak:

 

2.2. Logging your Find

 

To get your smiley, it is as important to log your find physically by signing the log book as it is to create your digital log. In the physical log, it is acceptable to use your user name, team name, stamp, or sticker which includes your user name. If the geocache does not have a physical logbook (Virtual, Benchmark, Webcam, EarthCache) you must physically visit the listed coordinates and meet any other requirements stated in the geocache description.

 

If you digitally log a geocache without meeting these requirements (also known as couch logging), your log can be deleted by either the geocache owner or Geocaching HQ without notice.

 

Fiz o seguinte comentário:

FOUND: When I reached GZ and couldn´t find the cache I started reading the old logs. The last log was from "ankhesenamon" and "camoura" which logged a "Found" and at the same time said that the "cache was lost because it rolled down the hill". I looked around and the cache was actually there, in the middle of the hill, around 3m away from GZ. So I went down there and picked it up, opened it, logged it, took my usual photo and placed it back in the supposed GZ (under the wooden log).

 

The shock for me was that neither "ankhesenamon" nor "camoura" had physically logged this logbook as you can see by the picture. I wouldn´t expect that someone so experienced and veteran in GeoCaching, one of the first to geocachers in Brazil would set this example for the young ones like me, logging a "Found" without opening the cache and writing in the logbook.

 

Isto porque o log anterior tinha sido este:

FOUND: Encontramos. Porem o cache havia rolado morro abaixo. O owner ja esta prividenciando a recuperação - TFTC - Carla e Carlos

 

Além da owner me ter pedido para retirar o meu post através de uma mensagem privada, o que não considero justo dado que não estou a dizer nenhuma mentira, parece que abri a caixa de pandora pelos comentários colocados no logbook virtual pela owner e pela pessoa que tinha feito o log anterior. O logbook não é local para trocas de opiniões, os foruns sim, por isso abro este tópico. Apenas estou a tentar que o geocaching seja justo e igual para todos, como a própria Groundspeak apela.

 

Por favor as vossas opiniões, dado que situações semelhantes a esta já foram por mim comentadas mais do que uma vez com moderadores e alguns jogadores e nunca ninguém tomou uma posição em relação a isto. Serei eu o único a ficar triste ao ver isto?

 

Termino apenas com uma citação da própria ankhesenamon: "Geocaching é uma diversão, é uma maneira de fazer amigos, conhecer lugares novo e não uma guerra!" e acrescento... uma diversão com regras, bem descritas pela Groundspeak ou apenas algumas são para respeitar, as que nos interessam???? :blink:

Link to comment

De novo, parece estar a haver uma tempestade num copo de água... quase um dedal.

 

Se um geocacher tem a autorização de um owner para logar Found numa cache sua, após expostas as razões pelas quais o log físico não tenha sido possível, temos de aceitar que é uma questão que apenas diz respeito a ambos.

O resto da comunidade geocacher, terá naturalmente todo o direito a pensar aquilo que bem entender, pensar... mas de modo nenhum o de fazer juízos de valor e de caráter públicos sobre a idoneidade de outros.

 

A regras dizem aquilo que dizem e todos devemos interpretá-las de acordo com a nossa consciência, sem ajuizar o modo como os demais as interpretam e sem provocar desacatos e mal-estar de cada vez que alguém age de modo diverso do nosso.

 

Afinal apenas jogamos um jogo, não a nossa vida nem a nossa personalidade.

 

Por vezes a razão inicial que teriamos, deitamo-la totalmente a perder com a má explicitação dos nossos argumentos... e este é sem dúvida mais um desses casos.

Edited by ruidealmeida
Link to comment

Por vezes a razão inicial que teriamos, deitamo-la totalmente a perder com a má explicitação dos nossos argumentos... e este é sem dúvida mais um desses casos.

 

Nunca achei que uma pessoa perdesse ou ganhasse razão... o meu objectivo não é ter razão, apenas gosto que todos possam jogar pelas mesmas regras!

 

Para mim este é um caso em que o jogador deve dizer: "needs maintenance" o cache rolou pelo morro e eu não consigo ir buscar. Assunto encerrado!

 

Agora logar Found... para que? Ter mais um smile... Há coisas mais importantes do que ter smiles!!!!

Link to comment
Isso quando ainda há algum resíduo da cache... rs.

 

Bom ponto de vista... Um cache é normalmente composto por 3 partes:

 

X - tampa

Y - recipiente

Z - logbook

 

Eu apenas considero um FOUND se:

 

1) Encontro o container (X+Y) com logbook (Z), esta a situação mais comum.

 

2) Encontro o container (X+Y) sem logbook (Z) mas tenho a certeza que é o container correcto, por exemplo através de fotos de outros geocachers ou do owner. Se tiver cologo um logbook novo.

 

3) Encontro o recipiente (Y) e o logbook (Z). Aviso o owner que o cache não tem tampa e necessita manutenção.

 

4) Encontro o Logbook (Z) no local indicado mas sem container (X+Y). Se tiver um container reponho o cache avisando o owner que coloquei um recipiente provisório.

 

Já existiram casos em que encontrei apenas a tampa (X) do cache ou o suposto recipiente (Y) sem tampa e nunca loguei FOUND.

 

Mas isso sou eu... pode ser bastante criticável também logar FOUND na situação 4) mas é assim que eu faço.

 

Obrigado pela tua opinião, fez-me pensar no tema!

Edited by JPreto
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...