Jump to content

Fotos spoiler nos logs.


RuideAlmeida

Recommended Posts

Há uns meses, em outro forum, deixei reparos acerca do hábito que alguns geocachers gostam de ter, ao colocar fotografias dos contentores nos logs que publicam.

Sendo uma questão irrelevante no caso de contentores normais (os vulgares tupperwares, ou tubos de rolos fotográficos 35mm), há no entanto casos em que os owners investiram especialmente nesse aspeto, tentando melhorar a experiência de descobrir as suas caches, adicionando algum efeito-surpresa... que naturalmente fica frustado, pela simples visualização dos logs anteriores, que contenham essas fotos. Normalmente os owners descriminam na página da cache, se são ou não aceites fotografias do contentor... e esse pedido deve ser respeitado pelos outros jogadores, mais não seja, por uma questão de etiqueta geocacher.

 

Recentemente, foi-me pedido que aconselhasse sobre o que é mais indicado para um owner fazer, numa situação destas, razão pela qual volto ao assunto agora.

 

Até à Release Note de 11/08/2011, apenas era possível a um owner, apagar todo o log em que aparecesse uma fotografia spoiler; mas a partir dessa altura, passou a ser possível editar e apagar apenas a(s) foto(s), deixando o log inalterado... no seu texto.

 

Facilmente se percebe, que esta alteração tentou solucionar uma situação que tantas vezes provoca polémica entre os geocachers... a meu ver, sem qualquer necessidade, especialmente quando apenas basta usar de bom-senso. Afinal os owners oferecem o seu tempo e habilidade em prol dos outros... não custa nada respeitá-los e já agora, ajudar toda a comunidade.

 

Release Note 11/08/2011

Edited by ruidealmeida
Link to comment

Já tinha lido muito sobre isto, é uma das grandes discussões sobre o GeoCaching e realmente considero que não há uma resposta que seja válida para todos os casos.

 

Considero que o cache sim, é propriedade e responsabilidade do owner e o conteúdo dos logs também... sem dúvida que a "experiência" de encontrar um cache especial é muito mais divertida do que o normal tubo PET ou a embalagem de filme.

 

Está bastante claro no site o aviso de "Os logs podem conter spoilers" então é opção de quem quer procurar o cache de ter somente as coordenadas (nível dificuldade por vezes alto), ler a dica (baixa normalmente o nível de dificuldade), ver os logs (ainda baixa mais a dificuldade) e por ultimo ver as fotos (mais fácil não existe). E esta eleição de dificuldade deve pertencer a quem procura e não a quem esconde uma vez que quem esconde já tomou a decisão que tipo de informação pretende revelar na descrição e na dica, tudo o resto, no meu ponto de vista, é opção tanto de quem já encontrou como de quem quer ainda encontrar.

 

Vejamos o meu caso, eu uso um etrex 20 e com PQ faço actualização 2x por semana dos caches no Brasil que ainda não encontrei são neste momento perto de 1000, este o meu modo de fazer GC:

 

1)Vou ao local GZ e olho em volta para os locais onde seria possível/provável o cache estar escondido.

2)Se não encontro passados 5-10 min olho para a dica.

3)Passados 5-10 min olho para os logs... (frustrante esta parte quando vejo que existem já 3 DNF e um NM)

4)Se nada disto funciona e já procurei quase 30 min ligo o telemóvel (Android com C:Geo)e vejo as fotos.

 

Ouve casos que só com as fotos descobri o cache, no etrex 20 não coloco fotos.

 

Este o meu ponto de vista... mais liberdade para quem faz o log e quem não quer ver spoilers não veja, olhe apenas para a descrição e a dica!!!!

 

Ou agora a culpa da curiosidade alheia é de quem posta os logs!!! :P

Link to comment

Já para não falar de casos como este...

 

http://www.notaboutthenumbers.com/2011/11/13/geocache-spoilers-banned-no-more/

 

Há coisas bem mais graves, como fazer "log" de caches que foram escondidos na sua presença ou os tão populares "Throwdowns" bem típicos de estrangeiros que visitam o Brasil.

 

Meus amigos, mais GeoCaching e menos piquinhices com o log que não pode ter a palavra X ou a foto que não pode mostrar Y!!!! B)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...