Jump to content

Desvios de de coordenadas!


Faruck

Recommended Posts

Boas,

È com alguma desilusão que faço aqui este comentario/opinião, isto porque ainda ontem fui fazer umas caches para a zona de Ligares e perdi horas e horas na procura de caches que tinham desvios de coordenadas no minimo de 15 mts, inclusive uma delas ( http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=87c07ef8-e372-4059-89d6-427b204535a7) com 167 mts de desvio, o que é um absurdo, com os meios que hoje dispomos penso que não a razão para que isso aconteça, tanto da parte de quem coloca a cache como da parte do revisor.

O mais grave na, minha opinião, é as chamadas de atenção e os Needs Maintenance feitos pelos geocacher a reportar o problema e nada é feito para ser corregido.

Eu não sei se os revisores teem conhecimento destes problemas,o que é certo é que nos dias de hoje gasta-se muito dinheiro em combustivel para se continuar no geocaching e andar um dia á procura de caches por intuição é obra, para isso não é nessesario gps.

Outra opiniao que eu gostaria de deixar aqui é que não deveria ser possivel a um membro com apenas uma cache encontrada ser autorizado a colocar novas caches, pois não demonstram qualquer experiençia no que estão a fazer.

Faruck

Link to comment

As questões que levanta são pertinentes, mas todas de relativamente fácil solução.

A já velha discussão sobre se deverá haver uma quantidade mínima de caches encontradas até que seja permitido a um geocacher esconder a sua primeira, por exemplo.

Um novo geocacher pode ter encontrado bastantes caches na companhia de amigos, sem que ainda se tivesse registado no site. No dia em que sente finalmente o desejo de esconder a sua cache, regista-se. Podemos argumentar que lhe falta experiência?

Por outro lado, se prepararmos bem as nossas cachadas, fazendo cuidadosamente um trabalho de escolha criterioso, facilmente podemos deduzir que indo procurar caches de geocachers aparentemente pouco experientes, aumentaremos as probabilidades de trazer um DNF no regresso.

Essa mesma criteriosa escolha das caches a procurar, baseada nos logs anteriores, também nos poderá economizar esforço, tempo... e combustível.

Já não parece sensato responsabilizar o owner por uma decisão que foi unicamente nossa.

O que atrás referi também se pode aplicar a eventuais desvios de coordenadas, mas convêm sempre ter em conta que esse desvio é perfeitamente aceitável, derivado de fatores tão díspares como o estado do tempo, o modelo de GPS usado, etc.

 

Na cache que refere, sem dúvida que deve ser logado um Needs Maintenance.

Edited by Kelux
Link to comment

... acrescentaria a estes pontos alguns comentários

 

- as notas "needs maintenance" não geram alertas para os revisores, mas apenas para os owners. nos casos extremos como esse de 167 metros de desvio, sugiro um log do tipo "needs archived". a cache em princípio não será arquivada, mas os revisores tomarão as medidas necessárias (desactivando a cache e entrando em contacto com o owner, por exemplo) para que a situação seja resolvida.

 

- o mesmo se aplica a caches em flagrante desrespeito pelas guidelines. são encorajados a denunciá-lo, anexando fotografias que poderão auxiliar na tomada de uma decisão. caso não o desejem fazer em público com receio de alguma reacção mas encalorada, poderão fazê-lo por email para um (ou mais) revisores.

 

- caso detectem uma cache com coordenadas erradas, em vez de fazer um desabafo inflamado no log, porque não ajudar e retirar uma coordenada certa com o vosso GPS e publicá-la no log? com esse gesto, ajudarão os restantes geocachers que irão à procura da cache e ajudarão o owner, caso este deseje ajustar a coordenada.

 

- ninguém nasce ensinado. é preciso ter alguma paciência para quem se inicia e não faz ainda as coisas bem. contactem os owners, ofereçam ajuda, ofereçam encorajamento, façam sugestões e críticas construtivas. estamos aqui para nos divertirmos e não para ter mais chatices...

Link to comment

Boas.

Eu sou novo aqui no fórum e no geocaching. Mas em relação ao uso do aparelho de recepção do sinal GPS, já tenho alguma experiencia. Tenho uma opinião formada sobre o desvio das coordenadas, mas também preferi consultar um colega com mais experiencia no uso do GPS que é cartógrafo, ele também partilha da opinião que por vezes não depende do próprio aparelho mas sim da constelação de satélites na altura da leitura da coordenada pelo aparelho. Eu tenho andado a fazer um levantamento com base em coordenadas e por vezes no espaço de minutos, um marco limitador de um terreno poderá ter uma coordenada com um desvio de 3 a 5 metros que para o geocaching não são muito relevante, mas como diz o Faruck 167mt são mt.

Link to comment

Quando se esconde uma cache, é útil usar uma função que nos GPSr Gamin se chama ponto médio. Esta função faz com que o GPSr recolha um número elevado de hipóteses para a coordenada, num tempo que pode ser de um a dois minutos, até determinar que o grau de erro é negligenciável ou inexistente: é então mostrada a encorajadora mensagem "100% de confiança".

 

Também é útil quando se procura uma cache num local de pouco sinal GPS: para-se um pouco, obtém-se o ponto médio e faz-se uma projecção para as coordenadas finais. É claro que só resulta se as coordenadas da cache estiverem correctas.

Edited by luis_pt
Link to comment

Olá a todos..

 

Estou neste vicio à relativamente pouco tempo, apesar disso já escondi 5 caches e tenho intenção de esconder mais por esta zona.

Coordenadas erradas já me aconteceu, mais propriamente aqui: http://coord.info/GC43HVH

A razão de tal erro foi o o péssimo tempo que se fazia sentir no dia que fui rectificar um pormenor no esconderijo da cache. Estava muita chuva e vento e o ninho da cache é entre casas o que faz com que tenha pouco espaço de céu aberto! Usando um GPS fracote, nada de topo de gama, deu erro nesse dia... :(

Quando escondo cache coloco o gps mesmo junto à cache o mais descoberto possível e espero alguns minutos, não estou a exagerar mas já cheguei a esperar largos minutos para que as coordenadas do gps fossem fixas e de bom sinal. Normalmente não dá erro!

 

Quanto a membros novatos que se registam e começam logo a esconder caches...não há muito a fazer pois o membro em questão poderá ser alguém que já descobrir muitas caches com amigos. Mas para isso também era possível ter uma opinião dos ditos amigos registados no site. E sendo assim, depois de confirmada a real situação de um geocacher não registado dar permissão para colocar caches.

 

Relativamente ao assunto sobre pedidos de manutenção penso que os moderadores deveriam ser mais rigorosos em arquivar caches...na minha zona há imensas com pedidos de manutenção. Hoje mesmo fui a uma cache que está com o logbook completamente destruído. Para terem a noção, há pedaços de logbook pelo chão em redor do ninho!!

 

cumprimentos

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...