Jump to content

Zonas de Protecção Total - Parque Natural da Arrábida


SUp3rFM

Recommended Posts

Estamos todo de acordo que os geocachers são dos grupos que mais fazem por mostrar e preservar o que temos de bom, como é o caso dos Parques Naturais. Sabemos respeitar a Natureza, fazemos por isso e partilhamos aquilo que merece ser partilhado. Estamos certos que existem excepções, mas não são, quer em significância quer em número, relevantes para este balanço.

 

A legislação sobre estas áreas (em particular sobre as ZPT - Zonas de Protecção Total) parece ter vindo a ser cada mais exercida pelas entidades competentes, nomeadamente pela GNR - GIPS e pelo ICN-B. Esta mensagem é precisamente no seguimento do que foi registado por alguns geocachers na cache GC29C4F - O Calvário [Arrábida]. Os proprietários das caches GC29C4F, GC29TX2 e GC2851Y tomaram por sua iniciativa uma atitude difícil, mas responsável, ao arquivar caches que efectivamente se encontravam dentro dessas zonas.

 

Na altura da publicação dessas caches, não havia qualquer informação clara sobre estas zonas e de como estavam delimitadas. Para além destes factores, haver alguém na Serra a controlar estes acessos ou áreas eram hipóteses muito remotas. Foram publicadas de forma responsável e assumida. Todos lamentamos este tipo de situações e tudo fazemos para que não se repitam.

 

A informação oficial sobre o Parque Natural da Arrábida está em http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Arrabida/Homepage+Areas+Protegidas.htm . Para além da legislação disponível no site, há uma planta que nos dá a informação geográfica de como o PN está dividido - http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/8B0FDD8D-A725-47C1-9E19-D4C542EFCE7D/0/PlantaSintese.pdf . Mais uma vez, estamos a debruçar-nos sobre as ZPT.

Criámos um mapa destas zonas em formato .kmz para abrirem no Google Earth disponível em: http://db.tt/xwjq6UtF Estão ainda disponíveis no Google Maps para poderem consultar e partilhar mais facilmente: http://g.co/maps/upcyx

 

A actualização das zonas no OpenStreetMaps deve ficar visível dentro de pouco tempo. É mais uma ajuda para identificar estas áreas.

 

Nota pessoal: Não deixa de ser tragicamente curioso que, no caso do Parque Natural da Arrábida, as áreas ocupadas pelas ZPT sejam em menor dimensão que as reservadas à indústria de extracção de pedra e areia...

 

No seguimento destes factos e informações, é necessário tomar algumas medidas, sendo que devem contar com a equipa de revisores para vos ajudar a escolher a opção com menor impacto. Pedimos a colaboração dos proprietários das caches que se encontram/encontravam nestas áreas.

 

Obrigado a todos pelo contributo,

 

btreviewer - http://www.geocaching.com/profile/?u=btreviewer

SerafimSaudade - http://www.geocaching.com/profile/?u=serafimsaudade

SUp3rFM - http://www.geocaching.com/profile/?u=sup3rfm

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...