Jump to content

CAMPANHA - Brasil 100 Earthcaches!


camoura

Recommended Posts

Pessoal,

 

De acordo com o próprio site do Earthcache ( www.earthcache.com ):

 

"Visitar um Eartcache é uma ótima maneira de aprender sobre o nosso maravilhoso mundo. Ele te leva a muitos lugares que você normalmente não visitaria, e te ensina porque esses lugares são especiais e únicos.

Earthcaches também ensinam a você e sua família importantes habilidades como navegação e leitura de mapas. Existe melhor maneira de aprender do que se divertir nesse maravilhoso paneta que nós chamamos Terra?"

 

Então!

 

No Brasil temos apenas 6 earthcaches!

 

Como pode???

Nosso país é gigante e riquíssimo em recursos naturais e lugares maravilhosos!

Não podemos continuar a não dar valor ao que temos!

 

Temos que ajudar a divulgar e incentivar a visita e esses lugares especiais! ( como fazemos com o geocaching! )

Afinal são ínumeras possibilidades pelo Brasil a fora.

 

Se criassemos earthcaches em 10% desses locais especiais, teríamos mais earthcaches do que qualquer outro lugar do planeta.

 

Portanto posto aqui um desafio: 100 Earthcaches até 31 de Dezembro de 2011!

 

Será que é pensar grande demais? Acho que não! Temos que ser otimistas, sonhar com alguma coisa e agir com todas as forças para que nossos sonhos se concretizem!

 

Pensem nisso e vamos lá!

 

*** Lembro que apesar do site earthcache.com estar em inglês, a criação é feita no site www.geocaching.com mesmo. Se precisarem de ajuda com dúvidas sobre como fazer um earthcache e na tradução para o inglês, tanto para o texto do cache como na comunicação com o revisor, me mandem um email. Estou a disposição para colabarar a qualquer hora.

 

Abraço,

 

Carlos Moura - CAMOURA

Link to comment

Fala Galera!!!

 

Meta um tanto ousada, mas vamos buscar...

 

Neste Domingo fomos até um local que desde que começamos com o Geocache, queriamos muito colocar um Earth, mas a chuva atrapalhou e não nos deu chance. Em breve colocaremos a idéia em pratica.

 

Um dos pontos que mais me atraem nos Earthes (essa palavra existe???) É a facilidade de colocá-los longe de casa, visto que praticamente não requerem manutenção.

 

Porém ainda tenho algumas dúvidas quanto a escolha dos locais e as perguntas. Vamos colocá-las na roda...

 

Por exemplo,

 

Eu estou na Pedra Grande em Atibaia, local que adoramos por sinal, e quero colocar um Earth lá e ai me vem as seguintes dúvidas à cabeça...

 

-O que eu vou perguntar para que a pessoa possa descobrir tendo que estar lá???. Poderia perguntar sobre a idade ou a origem da formação geológica, mas para tanto seria necessário uma pesquisa na Internet, e não no ,local, já que lá não haverá nenhuma informação sobre o assunto.

 

-Poderia apenas pedir uma foto da pessoa no local com o GPS e a altitude que o GPS estaria mostrando, mas aí não haveria aprendizado nenhum... Será que eu posso juntar as duas coisas??? a pesquisa em outros meios e a visita ao local???

 

Outro exemplo,

 

Numa Serra ou reserva biológica/florestal, seria válido relacionar os Earthes com a fauna/flora do planeta??? Poderia perguntar por exemplo sobre os animais em extinção existentes na reserva ou sobre as características da mata nativa??? Afinal a fauna e a flora fazem parte de nosso planeta. Isto é possível ou será que só vale falar de Geociências???

 

Bem por enquanto vamos ficando por aqui, mas conforme forem surgindo mais dúvidas ou soluções, vamos compartilhando

 

Abração à todos

 

The "Pensativos" Gehringers :unsure:

Link to comment

Bem, uma pergunta eu ja me auto respondo...

 

1. EarthCache sites must provide Earth Science lessons. They take people to sites that can help explain the formation of landscapes or to sites of interesting phenomena such as folds, faults, intrusions. EarthCaches can also help reveal scientists' understanding our Earth (such as fossil sites etc.) Please note that sites with a major focus on biological, ecological, or archeological features, will not be published

 

Apenas foco no aprendizado em geociências... nada de biologia, arqueologia ou ecologia.

 

Apesar de entender não concordo!!! :angry:

 

Isto dificulta um pouco as coisas, mas vamos em frente com a idéia.

Link to comment

Oloco, tá difícil aqui...

 

Quanto mais eu tento entender, mais parece que eu não entendo nada!!!

 

Acho que seria legal se conseguissemos postar um passo a passo aqui, explicando melhor as guidelines e dando dicas para facilitar a vida dos próximos aventureiros no mundo earthcachistico, tanto na escolha dos locais, como das perguntas...

 

Vamos ver se eu consigo exemplificar quais estão sendo minhas duas maiores duvidas:

 

1- O principal requisito para um Earthcahe, é que o lugar escolhido para ele, seja de relevante importância para a Geociência. Deve fornecer informações importantes para os cachers que os visitem. Lugares de interesse biológico, ecológico e até arqueológico/paleontológico não contam..

 

Duvida 1- Está lá André Gehringer dirigindo seu carrinho pela estrada quando encontra uma verdadeira escultura de pedra, imaginem que naturalmente esta formação rochosa adquiriu a forma de um berimbau, por exemplo...

 

Eu olho para ela e digo este é um bom lugar para um EC!!! Pego as coordenadas e.... .... .... e agora???

 

Eu sou leigo, não sei se aquilo é formado de basalto, cobalto, asfalto, peridoto, antídoto, muito menos se se formou no período mesozóico, paleozóico ou gasozóico... Então como poderia eu ensinar alguma coisa para alguém???

 

Neste caso, eu posso apenas indicar o local para alguém por ser um lugar bonito e curioso, ou eu primeiro vou ter que estudar a história da formação para colocar como curiosidade na descrição do cache???

 

2- Com relação às perguntas: Devem ser do nível que um estudante de 14 anos possa responder, isto quer dizer que devem obrigatoriamente ser relacionadas ao tema??? Mais uma vez utilizando o exemplo anterior, eu deveria perguntar sobre a data e a origem da formação, ou eu poderia perguntar quantas ranhuras tem no cabo e quantas outras pedras existem próximas ao berimbau??? Vale lembrar que podemos soliciatr fotos do cacher no local como complemento do log, mas não como único requisito para fazê-lo...

 

Bem, vou parando por aqui, para não me alongar demais. Aguardo respostas!!!

 

André Gehringer

Link to comment

Oloco, tá difícil aqui...

 

Quanto mais eu tento entender, mais parece que eu não entendo nada!!!

 

Acho que seria legal se conseguissemos postar um passo a passo aqui, explicando melhor as guidelines e dando dicas para facilitar a vida dos próximos aventureiros no mundo earthcachistico, tanto na escolha dos locais, como das perguntas...

 

Vamos ver se eu consigo exemplificar quais estão sendo minhas duas maiores duvidas:

 

1- O principal requisito para um Earthcahe, é que o lugar escolhido para ele, seja de relevante importância para a Geociência. Deve fornecer informações importantes para os cachers que os visitem. Lugares de interesse biológico, ecológico e até arqueológico/paleontológico não contam..

 

Duvida 1- Está lá André Gehringer dirigindo seu carrinho pela estrada quando encontra uma verdadeira escultura de pedra, imaginem que naturalmente esta formação rochosa adquiriu a forma de um berimbau, por exemplo...

 

Eu olho para ela e digo este é um bom lugar para um EC!!! Pego as coordenadas e.... .... .... e agora???

 

Eu sou leigo, não sei se aquilo é formado de basalto, cobalto, asfalto, peridoto, antídoto, muito menos se se formou no período mesozóico, paleozóico ou gasozóico... Então como poderia eu ensinar alguma coisa para alguém???

 

Neste caso, eu posso apenas indicar o local para alguém por ser um lugar bonito e curioso, ou eu primeiro vou ter que estudar a história da formação para colocar como curiosidade na descrição do cache???

 

>> Olá André,

>>no começo parece difícil mas depois que vamos entendendo ( fica mais difícil ainda! hehe ) brincadeira!

>>O objetivo do earthcaching é mostrar detalhes interessantes da natureza geografica e geológica do planeta, incentivar a visita a lugares onde existam essas características interessantes e ensinar sobre o assunto.

>>E não só para quem vai caçar o cache mas também para quem os cria.

>>Nós temos, depois de escolher o local, que aprender sobre ele suas características, história, etc, para depois preparar o material que será publicado ( que transmita conhento específico ) e formular perguntas para o log.

>>Deve haver perguntas que façam com que se observe o local e que seja adquirido mais conhecimento para respondê-las, incentivando sempre a educação, e também perguntas que confirmem a visita, como por exemplo: Quantas rachaduras >>horizontais tem o cabo do berimbau? ou: Com que se parece o berimbau olhando-o das coordenadas do GZ ( não vai parecer como um berimbau! )

 

2- Com relação às perguntas: Devem ser do nível que um estudante de 14 anos possa responder, isto quer dizer que devem obrigatoriamente ser relacionadas ao tema??? Mais uma vez utilizando o exemplo anterior, eu deveria perguntar sobre a data e a origem da formação, ou eu poderia perguntar quantas ranhuras tem no cabo e quantas outras pedras existem próximas ao berimbau??? Vale lembrar que podemos soliciatr fotos do cacher no local como complemento do log, mas não como único requisito para fazê-lo...

>>> As perguntas devem ser relacionadas ao tema. Como disse acima, podem também ser formuladas perguntas para confirmar a visita, perguntando sobre detalhes que só podem ser vistos se estivermos no local.

>>>Outro tipo de pargunta válido e que além de ensinar, confirma a presença é relativa a fenomenos que acontecem sazonalmente ou periódicamente que afetam o ambiente, como por exemplo: Tire 2 fotos que mostrem o nível da água com intervalo >>>de 6 horas para mostrar a diferença causada pela maré.

>>>

>>>Earthcaching é bem legal por que nos faz aprenteder sobre nosso planeta, além de tudo que o geocaching proporciona.

>>>

>>>Abraço,

>>>

>>>Carlos

 

Bem, vou parando por aqui, para não me alongar demais. Aguardo respostas!!!

 

André Gehringer

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...