Jump to content

Escolher o 1º GPS


Bernytavares

Recommended Posts

Boas! ;)

 

Já a muito tempo que ambiciono começar a minha jornada Geocaching e o único motivo pelo qual ainda não começei é precisamente a escolha do GPS. Agora finalmente ganhei iniciativa para explorar o assunto!

 

Já procurei nas lojas tradicionais (worten, vobis, etc) mas só encontro GPS de carro e algo caros. O que pretendia inicialmente era um GPS pedestre modestozinho, mais para experimentar, que não encontro em lado nenhum. Já para não falar das listas de marcas de GPS que encontro que a mim pouco me dizem. :rolleyes:

 

Por isso, e penso que como eu existirão vários iniciantes com as mesmas dúvidas, gostaria de pedir ajuda sobre este tema: Onde posso encontrar GPSs deste tipo? Que GPS devo escolher? Para que seja barato mas ainda prático? :huh:

 

Espero pelos vossos conselhos!

Obrigado!

 

:(

Link to comment

Olá,

uma coisa importante é definires quanto pretendes gastar.

Depois de acordo com esses valores já podes tomar uma decisão melhor.

 

A partir de cerca de 90€ já encontras um GPS com o qual podes fazer geocaching, e pode ir até aos 500€.

 

Começa no mais básico sem mapas e onde tens que carregar tudo à unha, depois a seguir há ligação ao pc, depois começam a ter mapas, cores, melhor sensibilidade do receptor, bússola que funciona, altímetro, comportar as paginas das caches, a incluir maquina fotográfica... Muitas opções, variando com o €€€.

 

Por exemplo, com um telemóvel ou PDA com GPS também podes fazer. Há vários programas para os vários tipos de sistema operativo.

 

Onde comprar é facil, tens uma loja dedicada em Portugal, a geocacherzone, a pixmania também tem, o que não faltam é lojas com GPS à venda.

Link to comment

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Só a menção das lojas em Portugal já me ajudou imenso!

 

Por enquanto pretendo só um GPS que funcione e sirva para o básico :unsure: barato, sem mais extras

Estive a ver o site e pela descrição parece-me que o ideal para mim seria o intitulado "amarelinho": ;)

 

http://www.geocacherzone.pt/2010/index.php...emid=1〈=p (ou mais barato no pixmania)

 

É realmente possivel introduzir coordenadas nesta geringonça? :D É uma boa opção? Servia bem o prepósito ou será que pela diferença compensaria mais comprar um destes:

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/2486185/art/...adas-gps60.html ?

 

Mais uma vez muito obrigado! Espero poder começar minha jornada em breve <_<

Link to comment

Boas,

 

O Filipe/Geo-Cricket já disse quase tudo mas acrescenta aí a Gps , comprei lá o meu e são bastante eficientes e rápidos quando há problemas com o material. Também trazem cartografia actualizada que dá um jeitão para dentro e fora de estrada, dependendo do que adquirires. Dá uma vista de olhos, não perdes nada...

Link to comment

Olá acho que tenho a tua solução...

estou precisamente a ver se consigo vender o meu "amarelinho" em muito bom estado...

Pois tenciono comprar um melhor, e para tal tenho que arranjar dinheiro :):D

Por isso se estiver interessado avise-me. :D

Abraço amigo, e bem vindo a esta grande familia de geocachers :)

Link to comment

Obrigado pela ajuda de todos! :D

 

Vou-me guiar pelo conselho do Team Geo-Cricket e comprar um GPS barato mas que já dê pa ligar ao pc! Porque, pela quantidade de amarelinhos que encontro à venda em segunda mão, parece que as pessoas realmente começam rápidamente a ambicionar um melhorzinho. :D

 

O que tenciono comprar agora é o GARMIN GPS 60 (http://www.pixmania.com/pt/pt/2486185/art/garmin/gps-caminhadas-gps60.html) através do pixmania, que foi o mais barato que encontrei, mas ainda não consegui porque aparentemente está fora de stock. Disseram-me para tentar de novo dia 3 que vão ter uma reposição. :)

 

Entretanto tentei experimentei um cache em Belém com um iPhone emprestado com um programa de geocaching instalado, e digamos que não foi própriamente o instrumento mais preciso de todos. Basicamente o telémovel estava convencido que estavamos estáticos a cerca de 500 metros para sul, exepto as vezes que decidia que estavamos uns 300metros para norte. Talvez fosse porcausa das árvores do jardim. :ph34r:

 

Mais uma vez obrigado a todos! Abraço

Link to comment

GARMIN ETREX VENTURE HC vs GARMIN ETREX LEGEND HCX

 

Olá mais uma vez companheiros! :D

 

Como tenho tido bastantes dificuldades em obter o GARMIN GPS60 e já que quero investir num GPS que ainda me dê para bastante tempo, decidi despender um pouco mais dinheiro e cheguei a estes dois!

 

http://www.pixmania.com/pt/pt/666567/art/g...html#tech-specs

http://www.pixmania.com/pt/pt/792102/art/g...aritimo-e.html#

 

Têm ambos o mesmo preço e a ficha técnica não me consegue realmente transmitir as diferenças ou ajudar a decidir, as únicas diferenças que me saltaram a vista foi o Venture não ter cabo USB (mas suponho que possa usar um qualquer normal que tenha cá em casa correcto?) nem dar com Cartões Micro SD. Isto é muito importante? A que me aconselham? ;)

 

Fico a espera dos vossos conselhos!

Obrigado! :)

Link to comment

GARMIN ETREX LEGEND HCX

É o que eu tenho e dou-me muito bem com ele.

Comprei também na mesma loja em que andas à procura :) e tudo correu pelo melhor, tenho carregado o mapa topolusitania (free) e todas as caches nacionais (na forma de POI personalizado).

 

.... nem dar com Cartões Micro SD. Isto é muito importante? .

 

Sim, acho o cartão de memória uma componente importante, para mais que são ao mesmo preço e a slot para cartão, caso uses ou não, pode sempre fazer falta.

No meu caso, todos os POIS e o mapa estão carregados no SD, além que não me preocupo com a gravação dos tracks, porque fica com muita memória para encher.

Link to comment

Boas malta!

Já tenho o meu primeiro GPS e já fiz 2 caches! :laughing:

Comprei o legend como sugeriram! E estou a gostar muito! Obrigado!

 

SoniaWild, pelo que vi no CD Mapsource da Garmin que veio com o meu gps diz que só corre com "Windows 2000 or newer" e o programa GSAK vi na net que "only runs on Windows operating systems". :laughing:

Eu de momento não conheço mais nenhum... Aliás nem nestes sei mexer muito bem ainda sequer ahah

 

Por falar nisso...

 

Alguém sabe dizer onde fazer downloads de mapas de portugal? :)

Estou farto de pesquisar exaustivamente em formatos gpx, mps, gdb, mas tudo o que consegui encontrar foi este site http://geostats.geocaching-pt.net/ mas dão me tudo num formato img que não consigo usar ou abrir (mesmo com o programa apropriado).

 

Também alguem sabe onde posso arranjar pocket queries dos caches em portugal? Mesmo que não estejam actualizados? :mellow:

 

Eu sei que a maneira mais facil seria através do premium member, mas não tendo fundos para isso, além disso penso que só utilizaria para isto...

 

Obrigado gente, espero por ajuda!

Link to comment

Sinceramente o etrex H é a base das bases e rapidamente te vais fartar de andar a introduzir coordenadas à mão. É muito mais prático ligar um cabo e passar 300 caches de uma só vez e com um clique.

 

E que dispositivo te permite fazer isto?

 

A melhor ferramenta de gestão de caches que conheço: GSAK (Geocaching Swiss Army Knife)

Link to comment

Sinceramente o etrex H é a base das bases e rapidamente te vais fartar de andar a introduzir coordenadas à mão. É muito mais prático ligar um cabo e passar 300 caches de uma só vez e com um clique.

 

E que dispositivo te permite fazer isto?

 

A melhor ferramenta de gestão de caches que conheço: GSAK (Geocaching Swiss Army Knife)

 

Sim. Já conheco o software embora ainda esteja a tentar aprender a usar.

E tentando não fazer hijack à thread, o etrex H nao permite fazer isso? Se não, quais modelos permitem sendo assim?

Link to comment

Bom dia,

comprei um etrex legend HCx e estava a tentar instalar o TopoLusitania. Como dizia no site, saquei primeiro o MapSetToolKit e segui os passos, mas depois pede-me o overview map ou então para checar a box. O que acontece é que não está lá a box e não sei o que fazer para criar um overview map.

Então tentei instalar só a imagem. Mas como é que se vê se o TopoLusitania ficou instalado ou não? É que os mapas continuam na mesma :unsure:

Se me pudesses esclarecer de uma maneira ou de outra agradecia

Link to comment

Bom dia,

comprei um etrex legend HCx e estava a tentar instalar o TopoLusitania. Como dizia no site, saquei primeiro o MapSetToolKit e segui os passos, mas depois pede-me o overview map ou então para checar a box. O que acontece é que não está lá a box e não sei o que fazer para criar um overview map.

Então tentei instalar só a imagem. Mas como é que se vê se o TopoLusitania ficou instalado ou não? É que os mapas continuam na mesma :unsure:

Se me pudesses esclarecer de uma maneira ou de outra agradecia

 

Boas

 

Sabes que o TopoLusitania está instalado se: logo no arranque e depois de aparecer o ecrã de inicio a dizer garmin, aparece por baixo

 

@www.topolusitaia.com

topolusitania vrs xxxxx

 

Tenho o Topolusitania a trabalhar num Garmin igual ao que compraste e bastou copiar a imagem para a pasta Garmin do GPS e pronto ficou a funcionar...

Link to comment

 

Boas

 

Sabes que o TopoLusitania está instalado se: logo no arranque e depois de aparecer o ecrã de inicio a dizer garmin, aparece por baixo

 

@www.topolusitaia.com

topolusitania vrs xxxxx

 

Tenho o Topolusitania a trabalhar num Garmin igual ao que compraste e bastou copiar a imagem para a pasta Garmin do GPS e pronto ficou a funcionar...

 

Obrigado,

de facto não aparece isso. Eu também copiei a imagem para a pasta segundo as instruções no site do Topo:

Versão GMAPSUP2.IMG

TopoLusitania vxxx - versão Gmapsup2.img

Ficheiro gmapsup2.img para ser usado directamente no cartão do GPS.

Coloque-o na pasta Garmin do cartão SD ou microSD do seu GPS.

Coloque o TopoLusitania no cartão do GPS. Nunca na memória interna do GPS. Se houver um "crash", removendo o cartão, resolvemos o problema, (no terreno é dificil encontrar um PC por perto)

Se o GPS não aceitar o nome gmapsup2.img, mude-o para gmapsupp.img.

 

Já experimentei mudar o nome mas continua a não dar.

Será necessário instalar mais alguma coisa? :D

Link to comment

 

Já experimentei mudar o nome mas continua a não dar.

Será necessário instalar mais alguma coisa? :D

 

Verifica uma coisa:

Menu Principal (2 vezes no botão do lado esquerdo) --> Definições --> Mapa --> Definições Mapa - Informaç. (é o que tem o simbolo "i" dentro de um circulo)

 

E verifica se tens no espaço branco o mapa topolusitania com o visto

Link to comment

Verifica uma coisa:

Menu Principal (2 vezes no botão do lado esquerdo) --> Definições --> Mapa --> Definições Mapa - Informaç. (é o que tem o simbolo "i" dentro de um circulo)

 

E verifica se tens no espaço branco o mapa topolusitania com o visto

 

Obrigado

não está lá nada :D

e resolvi apagar tudo e ir sacar novamente e continua a não estar lá nada. Não percebo. Se houvesse algum problema com o cartão não dava sequer para ligar ao computador, certo?

Poderá haver alguma incompatibilidade a ligar isto com o Windows 7? Ou por ser um netbook que têm algumas limitações? Não me faz muito sentido mas já estou por tudo.

Quando vejo o ficheiro no computador aparece como "Ficheiro de Imagem do Disco" e tem 92MB. Está certo?

Há algum sítio onde possa ir onde percebam disto mesmo tendo comprado o GPS noutro sítio?

Eu sei que são muitas perguntas mas não percebo porque é que não consigo fazer isto se toda a gente diz que é tão simples

Link to comment

Boas Pessoal!

Ja faço geocaching a algum tempo, mas até agora tem sido sem GPS, com GPS so quando ia com amigos... e estar sempre a contar com eles é um bocado chato!!!

 

Eu estou disposto a gastar no maximo até 200€ gostava que me aconselhassem uns dispositivos para ver e comparar.

 

Eu li e vi os topicos mas mesmo assim acho que nao ha problema em por um post e pedir a vossa ajuda :D

 

Aguardo Resposta ;)

GeoBat17

Link to comment

Olá acho que tenho a tua solução...

estou precisamente a ver se consigo vender o meu "amarelinho" em muito bom estado...

Pois tenciono comprar um melhor, e para tal tenho que arranjar dinheiro :):D

Por isso se estiver interessado avise-me. :D

Abraço amigo, e bem vindo a esta grande familia de geocachers :)

Quanto e que vendes o teu?

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...