Jump to content

Escolher o 1º GPS

Bernytavares

Recommended Posts

Posted

Boas! ;)

Já a muito tempo que ambiciono começar a minha jornada Geocaching e o único motivo pelo qual ainda não começei é precisamente a escolha do GPS. Agora finalmente ganhei iniciativa para explorar o assunto!

Já procurei nas lojas tradicionais (worten, vobis, etc) mas só encontro GPS de carro e algo caros. O que pretendia inicialmente era um GPS pedestre modestozinho, mais para experimentar, que não encontro em lado nenhum. Já para não falar das listas de marcas de GPS que encontro que a mim pouco me dizem. :rolleyes:

Por isso, e penso que como eu existirão vários iniciantes com as mesmas dúvidas, gostaria de pedir ajuda sobre este tema: Onde posso encontrar GPSs deste tipo? Que GPS devo escolher? Para que seja barato mas ainda prático? :huh:

Espero pelos vossos conselhos!

Obrigado!

:(

Posted

Olá,

uma coisa importante é definires quanto pretendes gastar.

Depois de acordo com esses valores já podes tomar uma decisão melhor.

A partir de cerca de 90€ já encontras um GPS com o qual podes fazer geocaching, e pode ir até aos 500€.

Começa no mais básico sem mapas e onde tens que carregar tudo à unha, depois a seguir há ligação ao pc, depois começam a ter mapas, cores, melhor sensibilidade do receptor, bússola que funciona, altímetro, comportar as paginas das caches, a incluir maquina fotográfica... Muitas opções, variando com o €€€.

Por exemplo, com um telemóvel ou PDA com GPS também podes fazer. Há vários programas para os vários tipos de sistema operativo.

Onde comprar é facil, tens uma loja dedicada em Portugal, a geocacherzone, a pixmania também tem, o que não faltam é lojas com GPS à venda.

Posted

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Só a menção das lojas em Portugal já me ajudou imenso!

Por enquanto pretendo só um GPS que funcione e sirva para o básico :unsure: barato, sem mais extras

Estive a ver o site e pela descrição parece-me que o ideal para mim seria o intitulado "amarelinho": ;)

http://www.geocacherzone.pt/2010/index.php...emid=1〈=p (ou mais barato no pixmania)

É realmente possivel introduzir coordenadas nesta geringonça? :D É uma boa opção? Servia bem o prepósito ou será que pela diferença compensaria mais comprar um destes:

http://www.pixmania.com/pt/pt/2486185/art/...adas-gps60.html ?

Mais uma vez muito obrigado! Espero poder começar minha jornada em breve <_<

Posted

Sinceramente o etrex H é a base das bases e rapidamente te vais fartar de andar a introduzir coordenadas à mão. É muito mais prático ligar um cabo e passar 300 caches de uma só vez e com um clique.

Posted

Boas,

O Filipe/Geo-Cricket já disse quase tudo mas acrescenta aí a Gps , comprei lá o meu e são bastante eficientes e rápidos quando há problemas com o material. Também trazem cartografia actualizada que dá um jeitão para dentro e fora de estrada, dependendo do que adquirires. Dá uma vista de olhos, não perdes nada...

Posted

Olá acho que tenho a tua solução...

estou precisamente a ver se consigo vender o meu "amarelinho" em muito bom estado...

Pois tenciono comprar um melhor, e para tal tenho que arranjar dinheiro :):D

Por isso se estiver interessado avise-me. :D

Abraço amigo, e bem vindo a esta grande familia de geocachers :)

Posted

Obrigado pela ajuda de todos! :D

Vou-me guiar pelo conselho do Team Geo-Cricket e comprar um GPS barato mas que já dê pa ligar ao pc! Porque, pela quantidade de amarelinhos que encontro à venda em segunda mão, parece que as pessoas realmente começam rápidamente a ambicionar um melhorzinho. :D

O que tenciono comprar agora é o GARMIN GPS 60 (http://www.pixmania.com/pt/pt/2486185/art/garmin/gps-caminhadas-gps60.html) através do pixmania, que foi o mais barato que encontrei, mas ainda não consegui porque aparentemente está fora de stock. Disseram-me para tentar de novo dia 3 que vão ter uma reposição. :)

Entretanto tentei experimentei um cache em Belém com um iPhone emprestado com um programa de geocaching instalado, e digamos que não foi própriamente o instrumento mais preciso de todos. Basicamente o telémovel estava convencido que estavamos estáticos a cerca de 500 metros para sul, exepto as vezes que decidia que estavamos uns 300metros para norte. Talvez fosse porcausa das árvores do jardim. :ph34r:

Mais uma vez obrigado a todos! Abraço

Posted

GARMIN ETREX VENTURE HC vs GARMIN ETREX LEGEND HCX

Olá mais uma vez companheiros! :D

Como tenho tido bastantes dificuldades em obter o GARMIN GPS60 e já que quero investir num GPS que ainda me dê para bastante tempo, decidi despender um pouco mais dinheiro e cheguei a estes dois!

http://www.pixmania.com/pt/pt/666567/art/g...html#tech-specs

http://www.pixmania.com/pt/pt/792102/art/g...aritimo-e.html#

Têm ambos o mesmo preço e a ficha técnica não me consegue realmente transmitir as diferenças ou ajudar a decidir, as únicas diferenças que me saltaram a vista foi o Venture não ter cabo USB (mas suponho que possa usar um qualquer normal que tenha cá em casa correcto?) nem dar com Cartões Micro SD. Isto é muito importante? A que me aconselham? ;)

Fico a espera dos vossos conselhos!

Obrigado! :)

Posted

GARMIN ETREX LEGEND HCX

É o que eu tenho e dou-me muito bem com ele.

Comprei também na mesma loja em que andas à procura :) e tudo correu pelo melhor, tenho carregado o mapa topolusitania (free) e todas as caches nacionais (na forma de POI personalizado).

.... nem dar com Cartões Micro SD. Isto é muito importante? .

Sim, acho o cartão de memória uma componente importante, para mais que são ao mesmo preço e a slot para cartão, caso uses ou não, pode sempre fazer falta.

No meu caso, todos os POIS e o mapa estão carregados no SD, além que não me preocupo com a gravação dos tracks, porque fica com muita memória para encher.

Posted

Olá a todos,

também ando a procura de GPS, garmin de preferência.

A minha duvida consiste em saber mais sobre compatibilidades entre a marca garmin e o sistema operativo Mac OS da Apple, alguém me pode esclarecer algo sobre o assunto.

Obrigada :P

Posted

Boas malta!

Já tenho o meu primeiro GPS e já fiz 2 caches! :laughing:

Comprei o legend como sugeriram! E estou a gostar muito! Obrigado!

SoniaWild, pelo que vi no CD Mapsource da Garmin que veio com o meu gps diz que só corre com "Windows 2000 or newer" e o programa GSAK vi na net que "only runs on Windows operating systems". :laughing:

Eu de momento não conheço mais nenhum... Aliás nem nestes sei mexer muito bem ainda sequer ahah

Por falar nisso...

Alguém sabe dizer onde fazer downloads de mapas de portugal? :)

Estou farto de pesquisar exaustivamente em formatos gpx, mps, gdb, mas tudo o que consegui encontrar foi este site http://geostats.geocaching-pt.net/ mas dão me tudo num formato img que não consigo usar ou abrir (mesmo com o programa apropriado).

Também alguem sabe onde posso arranjar pocket queries dos caches em portugal? Mesmo que não estejam actualizados? :mellow:

Eu sei que a maneira mais facil seria através do premium member, mas não tendo fundos para isso, além disso penso que só utilizaria para isto...

Obrigado gente, espero por ajuda!

Posted

Sinceramente o etrex H é a base das bases e rapidamente te vais fartar de andar a introduzir coordenadas à mão. É muito mais prático ligar um cabo e passar 300 caches de uma só vez e com um clique.

E que dispositivo te permite fazer isto?

Posted

A melhor ferramenta de gestão de caches que conheço: GSAK (Geocaching Swiss Army Knife)

Posted

A melhor ferramenta de gestão de caches que conheço: GSAK (Geocaching Swiss Army Knife)

Sim. Já conheco o software embora ainda esteja a tentar aprender a usar.

E tentando não fazer hijack à thread, o etrex H nao permite fazer isso? Se não, quais modelos permitem sendo assim?

Posted

Bom dia,

comprei um etrex legend HCx e estava a tentar instalar o TopoLusitania. Como dizia no site, saquei primeiro o MapSetToolKit e segui os passos, mas depois pede-me o overview map ou então para checar a box. O que acontece é que não está lá a box e não sei o que fazer para criar um overview map.

Então tentei instalar só a imagem. Mas como é que se vê se o TopoLusitania ficou instalado ou não? É que os mapas continuam na mesma :unsure:

Se me pudesses esclarecer de uma maneira ou de outra agradecia

Posted

Bom dia,

comprei um etrex legend HCx e estava a tentar instalar o TopoLusitania. Como dizia no site, saquei primeiro o MapSetToolKit e segui os passos, mas depois pede-me o overview map ou então para checar a box. O que acontece é que não está lá a box e não sei o que fazer para criar um overview map.

Então tentei instalar só a imagem. Mas como é que se vê se o TopoLusitania ficou instalado ou não? É que os mapas continuam na mesma :unsure:

Se me pudesses esclarecer de uma maneira ou de outra agradecia

Boas

Sabes que o TopoLusitania está instalado se: logo no arranque e depois de aparecer o ecrã de inicio a dizer garmin, aparece por baixo

@www.topolusitaia.com

topolusitania vrs xxxxx

Tenho o Topolusitania a trabalhar num Garmin igual ao que compraste e bastou copiar a imagem para a pasta Garmin do GPS e pronto ficou a funcionar...

Posted

Boas

Sabes que o TopoLusitania está instalado se: logo no arranque e depois de aparecer o ecrã de inicio a dizer garmin, aparece por baixo

@www.topolusitaia.com

topolusitania vrs xxxxx

Tenho o Topolusitania a trabalhar num Garmin igual ao que compraste e bastou copiar a imagem para a pasta Garmin do GPS e pronto ficou a funcionar...

Obrigado,

de facto não aparece isso. Eu também copiei a imagem para a pasta segundo as instruções no site do Topo:

Versão GMAPSUP2.IMG

TopoLusitania vxxx - versão Gmapsup2.img

Ficheiro gmapsup2.img para ser usado directamente no cartão do GPS.

Coloque-o na pasta Garmin do cartão SD ou microSD do seu GPS.

Coloque o TopoLusitania no cartão do GPS. Nunca na memória interna do GPS. Se houver um "crash", removendo o cartão, resolvemos o problema, (no terreno é dificil encontrar um PC por perto)

Se o GPS não aceitar o nome gmapsup2.img, mude-o para gmapsupp.img.

Já experimentei mudar o nome mas continua a não dar.

Será necessário instalar mais alguma coisa? :D

Posted

Já experimentei mudar o nome mas continua a não dar.

Será necessário instalar mais alguma coisa? :D

Verifica uma coisa:

Menu Principal (2 vezes no botão do lado esquerdo) --> Definições --> Mapa --> Definições Mapa - Informaç. (é o que tem o simbolo "i" dentro de um circulo)

E verifica se tens no espaço branco o mapa topolusitania com o visto

Posted

Verifica uma coisa:

Menu Principal (2 vezes no botão do lado esquerdo) --> Definições --> Mapa --> Definições Mapa - Informaç. (é o que tem o simbolo "i" dentro de um circulo)

E verifica se tens no espaço branco o mapa topolusitania com o visto

Obrigado

não está lá nada :D

e resolvi apagar tudo e ir sacar novamente e continua a não estar lá nada. Não percebo. Se houvesse algum problema com o cartão não dava sequer para ligar ao computador, certo?

Poderá haver alguma incompatibilidade a ligar isto com o Windows 7? Ou por ser um netbook que têm algumas limitações? Não me faz muito sentido mas já estou por tudo.

Quando vejo o ficheiro no computador aparece como "Ficheiro de Imagem do Disco" e tem 92MB. Está certo?

Há algum sítio onde possa ir onde percebam disto mesmo tendo comprado o GPS noutro sítio?

Eu sei que são muitas perguntas mas não percebo porque é que não consigo fazer isto se toda a gente diz que é tão simples

Posted

de onde és...se fores da zona centro...(Tomar... Entroncamento... Abrantes etc ) é uma questão de se combinar e fazemos isso num instante...ou manda um mail que te explico melhor...

Posted

Boas Pessoal!

Ja faço geocaching a algum tempo, mas até agora tem sido sem GPS, com GPS so quando ia com amigos... e estar sempre a contar com eles é um bocado chato!!!

Eu estou disposto a gastar no maximo até 200€ gostava que me aconselhassem uns dispositivos para ver e comparar.

Eu li e vi os topicos mas mesmo assim acho que nao ha problema em por um post e pedir a vossa ajuda :D

Aguardo Resposta ;)

GeoBat17

Posted

Olá acho que tenho a tua solução...

estou precisamente a ver se consigo vender o meu "amarelinho" em muito bom estado...

Pois tenciono comprar um melhor, e para tal tenho que arranjar dinheiro :):D

Por isso se estiver interessado avise-me. :D

Abraço amigo, e bem vindo a esta grande familia de geocachers :)

Quanto e que vendes o teu?