Jump to content

Ainda mexe?


jasafara

Recommended Posts

E então com o campeonato ao rubro (Benfica vs Porto /gocaching@pt vs geopt), os ultras a radicalizarem-se e os adeptos apreciadores de bom futebol (geocaching) a assistirem na bancada :ph34r: qual é na vossa opinião o espaço que sobra para este fórum, visto grande parte dos que aqui vinham terem agora encontrado outro campo para jogar :)

 

Na minha opinião ficará reservado para uns posts institucionais, que estarão sempre repetidos noutro lado, pelo que mais vale deixar de vir aqui...

Link to comment

E então com o campeonato ao rubro (Benfica vs Porto /gocaching@pt vs geopt), os ultras a radicalizarem-se e os adeptos apreciadores de bom futebol (geocaching) a assistirem na bancada :ph34r: qual é na vossa opinião o espaço que sobra para este fórum, visto grande parte dos que aqui vinham terem agora encontrado outro campo para jogar :)

 

Na minha opinião ficará reservado para uns posts institucionais, que estarão sempre repetidos noutro lado, pelo que mais vale deixar de vir aqui...

 

Ah, foi um post de despedida? Então vá, abraço, conduz com cuidado! :)

 

Eu vou ficar por aqui. Já por aqui andava antes mesmo existir. Sempre que houver algo que considero importante, utilizarei.

 

Para mim, nada muda. Ainda acredito na complementaridade.

Link to comment

 

Ah, foi um post de despedida? Então vá, abraço, conduz com cuidado! :ph34r:

 

Eu vou ficar por aqui. Já por aqui andava antes mesmo existir. Sempre que houver algo que considero importante, utilizarei.

 

Para mim, nada muda. Ainda acredito na complementaridade.

 

Mal seria se o revisor oficial abandonasse o forum oficial :)

Mas aqui falta o 'sangue, suor e lágrimas' que a concorrência oferece...

Por outro lado tem uma vantagem! Estou a colocar um post ás 17:18 hora perfeitamente aceitável e vez de estar a dormir que era o que deveria estar a fazer pela hora de Portugal Continental :)

Link to comment

Mal seria se o revisor oficial abandonasse o forum oficial :ph34r:

Mas aqui falta o 'sangue, suor e lágrimas' que a concorrência oferece...

Por outro lado tem uma vantagem! Estou a colocar um post ás 17:18 hora perfeitamente aceitável e vez de estar a dormir que era o que deveria estar a fazer pela hora de Portugal Continental :)

 

O post não foi feito pela conta de revisor.

 

A hora é configurável. Eu estou a colocar este às 2h35.

Link to comment

Eu diria que este é o Fórum que tem mais razão de existir, e creio que chamar-lhe 3ª via é um pouco depreciativo.

 

É o Fórum mais antigo, apesar da secção portuguesa apenas existir desde 2005.

 

Creio que este Fórum tem características mais institucionais porque os seus utilizadores assim o determinaram.

 

Um Fórum será sempre aquilo que os seus utilizadores o fizerem, e este não é excepção.

 

Tenho a convicção que este Fórum durará tantos anos quantos o jogo durar.

Link to comment

Eu tenho assistido tudo da bancada e não tenho tecido opiniões sobre o assunto.

Por mim o facto de haver 2, ou 3, ou 4 fóruns, não me choca nem me aborrece.

Tenho-os a todos abertos e depois de os ver todos continuo com tempo livre, por isso ainda podia haver mais 1 ou 2(não abusemos) :ph34r:

 

Resumindo, apesar da minha presença neste fórum ter sido tardia, por cá continuarei, tal como nos outros.

Link to comment

Eu diria que este é o Fórum que tem mais razão de existir, e creio que chamar-lhe 3ª via é um pouco depreciativo.

 

É o Fórum mais antigo, apesar da secção portuguesa apenas existir desde 2005.

 

Creio que este Fórum tem características mais institucionais porque os seus utilizadores assim o determinaram.

 

Um Fórum será sempre aquilo que os seus utilizadores o fizerem, e este não é excepção.

 

Tenho a convicção que este Fórum durará tantos anos quantos o jogo durar.

 

Não pretendi de todo ser depreciativo.

 

Acho que faz todo o sentido este fórum ser utilizado com fins institucionais, mas é óbvio que os utilizadores que mais o dinamizavam, estão agora (e muito bem) noutro lado.

 

Já há uns meses referiste "Tal como no Geocaching, no fim de tudo espermido, o que te fica na memória é a qualidade e não a quantidade".

Mas se se puder conciliar qualidade com quantidade, é ouro sobre azul :ph34r:

Link to comment

O post não foi feito pela conta de revisor.

 

Não tenho dúvidas que separas claramente as funções de revisor e de geocacher. Mas como revisor tens 'obrigação' de vir aqui. Depois os posts serão colocados no papel que achares melhor...

 

Faz todo o sentido que aqui sejam colocados posts institucionais. Quanto a outros veremos :ph34r:

 

A hora é configurável. Eu estou a colocar este às 2h35.

 

E como é que isso se faz?

Link to comment

Ide cachar... gastai o latim nos logs.

clap! clap!

 

Não sei de que guerras falam... tal coisa passa-me ao lado... E futebol também não ligo puto...

 

Quanto a foruns não sei quantos mais existem, mas eu apenas participo neste... é o oficial e o login é o mm do site do geocaching... já são tantos logins para tantos sites diferentes (não relacionados com geocaching) que quantos menos melhor... e não vejo necessidade de criar mais nenhum para o geocaching...

 

Este forum é o único em que participo e em que irei continuar a participar de futuro...

 

Aqui ninguém é obrigado a participar e quem quiser fazer malas e partir para outro lado, tb é livre de o fazer... não vou ficar nem mais triste nem mais feliz... (se calhar até fico feliz, se houver menos movimento por aqui mais fácil será de seguir os tópicos em discussão)

 

Para novelas já me chegam as da "vida real" a que não me posso esquivar... dispenso qualquer outra...

Link to comment

Ide cachar... gastai o latim nos logs.

clap! clap!

 

Não sei de que guerras falam... tal coisa passa-me ao lado... E futebol também não ligo puto...

 

Quanto a foruns não sei quantos mais existem, mas eu apenas participo neste... é o oficial e o login é o mm do site do geocaching... já são tantos logins para tantos sites diferentes (não relacionados com geocaching) que quantos menos melhor... e não vejo necessidade de criar mais nenhum para o geocaching...

 

Este forum é o único em que participo e em que irei continuar a participar de futuro...

 

Aqui ninguém é obrigado a participar e quem quiser fazer malas e partir para outro lado, tb é livre de o fazer... não vou ficar nem mais triste nem mais feliz... (se calhar até fico feliz, se houver menos movimento por aqui mais fácil será de seguir os tópicos em discussão)

 

Para novelas já me chegam as da "vida real" a que não me posso esquivar... dispenso qualquer outra...

 

Desde que me mandaram ir cachar já fiz 16 caches, incluindo dois eventos (um dos quais Mega) :o

Como o meu latim está enferrujado fiz as logs em Português :D

 

Se gostas de pouco movimento este fórum é óptimo (desculpa lá este tópico que está a aumentar o movimento :wacko: ). Agora estás a perder coisas muito boas que estão a acontecer nos outros foruns (deixando de lado as novelas...), nomeadamente produzidas por alguns dos frequentadores e defensores deste.

 

De resto. Viva este Fórum clap! clap!

Link to comment
Agora estás a perder coisas muito boas que estão a acontecer nos outros foruns (deixando de lado as novelas...), nomeadamente produzidas por alguns dos frequentadores e defensores deste.

Tais como? (se a resposta for "tens de ir lá para ver", posso desde já adiantar que esse tipo de 'teasers' não funciona comigo...)

Link to comment

Boas,

 

Este forum ainda mexe e, na minha opinião, ainda tem muita margem de crescimento.

 

Desde o início do mesmo que penso que este forum devia internacionalizar-se em torno da língua portuguesa, fazendo o esforço de congregar em volta dele os geocachers dos países de língua oficial portuguesa.

 

Esforços nesse sentido estão espalhados neste tópico e até se sugeriu a mudança do ícone para o da CPLP de modo a melhor traduzir essa intenção.

 

Não sei se passado este tempo todo, esta ideia terá agora melhor aceitação.

 

Penso que a internacionalização em volta da língua portuguesa seria o melhor 'espaço' para este forum.

Link to comment

Boas,

 

Este forum ainda mexe e, na minha opinião, ainda tem muita margem de crescimento.

 

Desde o início do mesmo que penso que este forum devia internacionalizar-se em torno da língua portuguesa, fazendo o esforço de congregar em volta dele os geocachers dos países de língua oficial portuguesa.

 

Esforços nesse sentido estão espalhados neste tópico e até se sugeriu a mudança do ícone para o da CPLP de modo a melhor traduzir essa intenção.

 

Não sei se passado este tempo todo, esta ideia terá agora melhor aceitação.

 

Penso que a internacionalização em volta da língua portuguesa seria o melhor 'espaço' para este forum.

 

A questão de ter o ícone de uma organização política, estão fora de questão. Não faz grande sentido. A dada altura, escrevi o seguinte:

 

Pessoalmente, não me agrada a ideia.

 

Este espaço foi criado para Portugal, não sendo um espaço fechado. Pelo contrário, entra qualquer um que esteja registado.

 

Tudo começou aqui. Um fórum para Portugal, sobre Portugal.

 

Tal como referi acima, qualquer um pode entrar. A organização dos fóruns da Groundspeak tende a ser regional, seja por países ou regiões.. Vejam como estão organizados.

 

> Groundspeak Forums > Geocaching Groups by Country > Portugal

 

Se os geocachers desses países estiverem dispostos, avançem com pedidos semelhantes.

 

A título de exemplo, é frequente ver posts de mexicanos no fórum espanhol. Falam todos a mesma língua. :-)

 

Por outro lado, e como se tem visto, a família de fóruns por países tem crescido. O último foi o fórum do Brasil. Estou certo que, a seu tempo, os geocachers que tem o Português como sua língua encontrarão o local certo para as suas questões.

Link to comment

Para mim este fórum continua exactamente no mesmo lugar. Uso o fórum de sempre com frequência diária, e de vez em quando lembro-me de vir espreitar aqui. Se houver algo de interesse a correr, participo, senão... não. Não uso o terceiro fórum porque já seria dispersão de mais para a minha gestão de tempo e de atenção. Para além de não considerar o Geocaching uma área tão rica que possa alimentar esta multiplicidade de forma fértil.

Link to comment

Para mim este fórum continua exactamente no mesmo lugar. Uso o fórum de sempre com frequência diária, e de vez em quando lembro-me de vir espreitar aqui. Se houver algo de interesse a correr, participo, senão... não. Não uso o terceiro fórum porque já seria dispersão de mais para a minha gestão de tempo e de atenção. Para além de não considerar o Geocaching uma área tão rica que possa alimentar esta multiplicidade de forma fértil.

 

Ahhhhhhhhhh... então é por isso!?

Link to comment
Agora estás a perder coisas muito boas que estão a acontecer nos outros foruns (deixando de lado as novelas...), nomeadamente produzidas por alguns dos frequentadores e defensores deste.

Tais como? (se a resposta for "tens de ir lá para ver", posso desde já adiantar que esse tipo de 'teasers' não funciona comigo...)

Estás mesmo a perder coisas muito boas! E sim "tens de ir lá para ver" :unsure:

Pronto este post foi só para te fazer um pouco de companhia :unsure:

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :) . Os rankings FTF e os MILESTONES ainda conseguem um post de vez em quando. De resto está moribundo.

Link to comment

Estás mesmo a perder coisas muito boas! E sim "tens de ir lá para ver" :unsure:

Pronto este post foi só para te fazer um pouco de companhia :unsure:

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :) . Os rankings FTF e os MILESTONES ainda conseguem um post de vez em quando. De resto está moribundo.

 

Ainda não percebi o que tens contra este espaço...

Se não tivesse sido alcançado era porque eramos tão pequenos que nem tínhamos uma secção própria, assim como está, faz-te uma comichão desgraçada...

 

Podes sempre não vir aqui, já te ocorreu?

Eu venho todos os dias, várias vezes...

Link to comment

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :(

 

Calma. O post completo está a ser escrito. Tanto para este fórum, como para o do Brasil. Estou há 2 horas com uma série de coisas por fazer e não consegui terminar nem uma.

 

Aliás, essa acusação de falta de interesse da minha parte, levo-a como ofensa. Não creio que conheces a minha história por este fórum, o espaço Português na raíz dos fóruns da GS.

 

Bom, agora vou terminar o que estou a fazer.

Link to comment

Estás mesmo a perder coisas muito boas! E sim "tens de ir lá para ver" :D

Pronto este post foi só para te fazer um pouco de companhia :D

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :( . Os rankings FTF e os MILESTONES ainda conseguem um post de vez em quando. De resto está moribundo.

 

Ainda não percebi o que tens contra este espaço...

Se não tivesse sido alcançado era porque eramos tão pequenos que nem tínhamos uma secção própria, assim como está, faz-te uma comichão desgraçada...

 

Podes sempre não vir aqui, já te ocorreu?

Eu venho todos os dias, várias vezes...

Claro que não tenho nada. Antes pelo contrário. Eu próprio cá venho ou não? Mas era óbvio que até há algum tempo além do cáracter institucional que tinha e tem, era suportado e muito por alguns utilizadores que se mudaram agora prioritariamente para o 3º e último espaço a abrir.

Assim estas minhas observações são apenas brincadeiras. Agora é obvio que não faz sentido estar a colocar os mesmos posts em dois fóruns diferentes. Assim eu próprio que tive muito gosto em determinada alturas postar aqui muito mais activamente agora já não o faço.

 

Agora por exemplo acho que as mudanças do site Geocaching.com deveriam ter sido aqui publicadas e pelo que vejo não o foram. mas foram-no nos outros dois fóruns...

 

De quelquer forma peço desculpa a quem me interpretou mal e julgou que estava a menosprezar o fórim. Isso não teria o mínimo sentido. O que pretendo dizer é que quem aprecia o Geocaching também pela troca de impressões que se vai tendo nos fóruns, não pode parar só por aqui (e por isso a minha brincadeira com o bgravato que refere que só vem a este...)

Link to comment

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :(

 

Calma. O post completo está a ser escrito. Tanto para este fórum, como para o do Brasil. Estou há 2 horas com uma série de coisas por fazer e não consegui terminar nem uma.

 

Aliás, essa acusação de falta de interesse da minha parte, levo-a como ofensa. Não creio que conheces a minha história por este fórum, o espaço Português na raíz dos fóruns da GS.

 

Bom, agora vou terminar o que estou a fazer.

 

Como acabei de refeir, peço desculpa a todos e especialmente a ti.

 

No entanto o que se diz não se pode desdizer apenas esclarecer. Assim espero não te ter ofendido ainda mais quando acabo de referir.

 

"Agora por exemplo acho que as mudanças do site Geocaching.com deveriam ter sido aqui publicadas e pelo que vejo não o foram. mas foram-no nos outros dois fóruns..."

 

O que foi colocado foi a informação oficial mas colocada de forma 'oficiosa'. É óbvio que tens mais que fazer e não sei há quanto tempo se tinha conhecimento das mudanças.

 

Como sempre esperarei ler aqui a noticial 'oficial'.

 

E por mim dou por fim o que nunca foi mais de uma brincadeira, que devia ter compreendido poderia ser mal interpretada por quem mais viveu e vive este fórum. Mais uma vez peço desculpa a todos os que se sentiram directa ou indirectamente atingidos.

Link to comment

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :(

 

Bom sinal. Parece que este fórum terá então uma espécie de filtro contra tristes notícias, o que no mundo em que vivemos não deixa de ser algo agradável.

Link to comment

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :(

 

Bom sinal. Parece que este fórum terá então uma espécie de filtro contra tristes notícias, o que no mundo em que vivemos não deixa de ser algo agradável.

 

Também tem em Čeština, o que suponho que seja igualmente triste :D É verdade que há coisas que não soam bem depois de traduzidas. Mas no entanto com o "infeliz crescimento no numero de geocachers" numa tradução livre do que julgo ser a tua opinião já sobejamente explicada (e fazendo desde já a observação para não ser mal interpretado outra vez, que estou a brincar :D ) haverá com certezas alguns que não se sentem há vontade nem com o "inglês técnico" do nosso primeiro, e por preferirão que pelo menos algumas partes estejam em Português (e já não é nada mau não ser Português do Brasil, pois pelo menos no Geocaching os falantes de cá são mais em número...). Ainda por cima é uma questão de escolha. Só muda quer quer, pelo que não consigo compreender como é uma triste notícia...

 

E para a semana vou ao Algarve, pelo que possa ser que finalmente faça uma cache made in "Torgut" :D

Edited by jasafara
Link to comment

Jasafara, no hard feelings.

 

Por mim, em quantos mais locais espalharem as notícias, melhor. Nestes fóruns, nos globais, as novidades do Geocaching estão no fórum dedicado ao Geocaching.com, em http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php...howtopic=251299 (Por acaso, comentei o tópico referido às 9h30, ainda o geocaching.com não tinha voltado)

 

Neste fórum, o Português, não é hábito comentar-se, de forma oficial, as release notes. Às vezes, sem regularidade, comenta-se uma ou outra funcionalidade corrigida, que é novidade, etc. No entanto, estas releases trouxeram a novidade da versão em Português, ainda em desenvolvimento. Planeio escrever algo sobre isso.

 

Nos outros fóruns, do que conheço do MightyReek, ele tinha por hábito divulgar as release notes no geocaching@pt. Sugeri que o fizesse, de forma igual, no geopt.org. Ele acedeu, porque é um dos tipos mais porreiros e altruístas que conheço.

 

Quanto ao resto, continuarei a utilizar este e outros fóruns. Só depende do tempo que tenho... e da minha vontade em empregá-lo na utilização do mesmo. :(

Link to comment

Jasafara, no hard feelings.

 

Por mim, em quantos mais locais espalharem as notícias, melhor. Nestes fóruns, nos globais, as novidades do Geocaching estão no fórum dedicado ao Geocaching.com, em http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php...howtopic=251299 (Por acaso, comentei o tópico referido às 9h30, ainda o geocaching.com não tinha voltado)

 

Neste fórum, o Português, não é hábito comentar-se, de forma oficial, as release notes. Às vezes, sem regularidade, comenta-se uma ou outra funcionalidade corrigida, que é novidade, etc. No entanto, estas releases trouxeram a novidade da versão em Português, ainda em desenvolvimento. Planeio escrever algo sobre isso.

 

Nos outros fóruns, do que conheço do MightyReek, ele tinha por hábito divulgar as release notes no geocaching@pt. Sugeri que o fizesse, de forma igual, no geopt.org. Ele acedeu, porque é um dos tipos mais porreiros e altruístas que conheço.

 

Quanto ao resto, continuarei a utilizar este e outros fóruns. Só depende do tempo que tenho... e da minha vontade em empregá-lo na utilização do mesmo. :D

 

Ok. Já percebi quem é o "influente membro do geocaching nacional " :D

 

Também compreendo que para dar a notícia de que o geocaching.com vai passar (já passou) a ter partes em Português, obriga a traduzir a própria release notes (afinal a notícia é importante fundamentalmente para quem não sabe inglês) o que deve dar uma trabalheira :D

 

E com estas trocas de posts isto tem "mexido" :(

Link to comment

Nem o SUp3rFM vem aqui dizer que já se pode ter algumas páginas do Geocaching.com em Português :(

 

Bom sinal. Parece que este fórum terá então uma espécie de filtro contra tristes notícias, o que no mundo em que vivemos não deixa de ser algo agradável.

 

Mas no entanto com o "infeliz crescimento no numero de geocachers" numa tradução livre do que julgo ser a tua opinião já sobejamente explicada (e fazendo desde já a observação para não ser mal interpretado outra vez, que estou a brincar :D ) haverá com certezas alguns que não se sentem há vontade nem com o "inglês técnico" do nosso primeiro, e por preferirão que pelo menos algumas partes estejam em Português (e já não é nada mau não ser Português do Brasil, pois pelo menos no Geocaching os falantes de cá são mais em número...). Ainda por cima é uma questão de escolha. Só muda quer quer, pelo que não consigo compreender como é uma triste notícia...

 

Eu explico, por partes.

 

Primeiro, sim, é mais uma passo no sentido da vulgarização (em todas as nuances do termo) do Geocaching.

 

Segundo, e mais grave, é mais um passo na já periclitante capacidade dos gajos que criam caches em incluir uma versão nessa espécie de esperanto moderno que é a língua inglesa, ensinada nas escolas de todo o mundo (só não sabe inglês quem quiser ser burro nas escolas, claro, excluindo o pessoal mais velho, muito mais velho, mais velho que eu, que é do tempo em que se ensinava francês). Quando fores, por exemplo, à Finlândia, e mamares com as caches todas em finlandês, logo perceberás na pele porque é que é uma triste notícia. Se é determinante para que de hoje para amanhã deixe de haver versões abertas ao mundo inteiro de caches nos diversos países? Não. Não de hoje para amanhã. É um passo importante nesse sentido? Sim, é.

 

Terceiro, vantagens? Beats me. Ah espera. Não estou a contar com os USD adicionais que a Groundspeak pensa angariar por esse mundo fora, sobretudo em países tristemente chauvinistas cujos povos pensam ser a sua língua o centro do mundo, e onde os membros locais poderão multiplicar-se, multiplicando as contas premium, logo, a fortuna imensa que a companhia está a fazer a cada dia que passa. Pronto, essa é a vantagem do costume, de resto comum a quase tudo o que de novo acontece por aqui. É pena é não ser para nós.

 

Ou seja, em vez de impôr a obrigatoriedade de uma versão internacional em todas as caches, que é o que deveria ser feito para bem do jogo pelo jogo, aberto, sem fronteiras, internacional, o sentido é o inverso. É o encorojamento de algo tristemente já bem presente... dos Geocaching's nacionais, estanques, fechados aos nacionais ou a quem fale as línguas do arco da velha que há por esse mundo fora. Eu, na Alemanha, já desisti. Ainda agora estive em Berlim e nem olhei para as caches que lá existem. O Geocaching na Alemanha é apenas para os alemães. Lá, já se chegou ao apogeu, ao topo da colina para onde esta estrada na qual a Groundspeak investiu em mais um troço nos conduzirá.

 

P.S. - Esqueci-me de dizer uma coisa: é por causa desta "tradução-mania" que povinhos como o espanhol e o francês são gozados por esse Mundo fora. Porque "tradução-mania" conduz à perda de contacto com toda e qualquer língua estrangeira, nomeadamente a língua franca dos últimos 30 anos, e a uma incapacidade quase estrutural de aprender línguas. Deve ser esse o objectivo cá para o burgo. Como se o contacto com o inglês fosse uma espécie de peçonha. Como se não fosse bom para o indíviduo, em abstracto, manter-se em contacto com essa língua que aprendeu na escola e que lhe permitirá, potencialmente, comunicar com outros seres humanos nos quatro cantos do mundo.

Edited by Torgut
Link to comment

...

Ou seja, em vez de impôr a obrigatoriedade de uma versão internacional em todas as caches, que é o que deveria ser feito para bem do jogo pelo jogo, aberto, sem fronteiras, internacional, o sentido é o inverso.

 

Compreendo o teu ponto de vista e até sou capaz de concordar com quem como tu defende que todas as caches deverão ter uma descrição mínima em inglês. As minhas duas caches não o tem (mas vão passar a ter) porque acho que não são caches para 'viajantes' (e é de propósito que não utilizo o depreciativo 'turista'). Embora ache que nem todas as caches tem de ser grandes caches e mostrar lugares que valem a pena ser visitados, acho que as caches para estrangeiros o devem ser. Assim embora eu goste muito da "A minha rua" não convido um viajante com concerteza pouco tempo para ver as coisas que merecem ser vistas a cá vir. Nem quando se vai ao estrangeiro se está com disponibilidade para resolver um enigma como a de "Marrocos". De qualquer forma irei colocar uma pequena descrição em inglês em cada uma. Se alguma vez colocar uma num spot realmente bom então aí terei a preocupação de fazer uma descrição bilingue.

 

Pelos vistos em Estocolmo estarei com mais sorte do que na Filândia ou em Berlim (e aqui não me admira tendo em conta o chauvinismo dos alemães). Vou lá daqui a duas semanas e todas as caches que vi tem tradução.

 

Já agora um aparte: o Inglês é a lingua franca agora, como já foram outras. Está assim há já umas dezenas de anos, mas o futuro não haverá necessidade de haver linguas francas. Em poucos anos as traduções automáticas serão muito mais perfeitas do que as actuais. E não só da forma escrita. Existem já protótipos de tradutores, colocados em centrais telefonicas para fazer a tradução em tempo real da voz. Vão evoluir e ser conjugados com aparelhos que já traduzem as ondas cerebrais em voz (para auxilio a deficiências de fala) de forma a que no futuro tu pensas na lingua que escolheres e o teu interlocutor ouve-te na lingua que quiser. Actualmente parece (e ainda é) Ficção Ciêntifica, mas existem muitos investimentos nesta área. É um admirável mundo novo, que gostando-se ou não se gostando é inevitável. (Como as mudanças no Geocaching [:laughing:]).

Link to comment

Para ir mexendo :D utilizo este tópico para informar que as STATS estão novamente activas.

Os colegas do Geocaching@pt chegaram a acordo com a Groundspeak. Ver aqui. Independentemente de 'guerras' que parecem ultrapassadas, é de louvar o esforço que houve para não se perder uma ferramenta muito interessante para quem gosta de números.

 

Como consequência foram também aqui reactivados os [RANKING] Finds

Edited by jasafara
Link to comment

Já agora um aparte: o Inglês é a lingua franca agora, como já foram outras. Está assim há já umas dezenas de anos, mas o futuro não haverá necessidade de haver linguas francas.

 

Isso era o que dizia o criador do Esperanto e depois foi o que se viu. O que parece evidente às vezes não é tão linear assim.

Link to comment

Para ir mexendo :) utilizo este tópico para informar que as STATS estão novamente activas.

Os colegas do Geocaching@pt chegaram a acordo com a Groundspeak. Ver aqui. Independentemente de 'guerras' que parecem ultrapassadas, é de louvar o esforço que houve para não se perder uma ferramenta muito interessante para quem gosta de números.

 

Como consequência foram também aqui reactivados os [RANKING] Finds

 

Boas notícias. Pena que por lá continuem a figurar dados adulterados por pelo menos um user, de forma evidente, descarada e por todos conhecida... mas que a gerência se recusa a eliminar de lá, das estatísticas.

Link to comment

EU frequento todos os fórums nacionais, mas faria sentido que este fosse o primeiro, o central e não uma via complementar.

 

Até porque pelo que me parece a exist~encia deste espaço só foi possivel após bastantes pedidos dos moderadores.

 

Eu venho por cá sempre que vou aos outros e a meu ver, neste é o que menos se discutem coisas paralelas (sem desvirtuar o trabalho feito nos outros)

 

Eduardo

Link to comment

EU frequento todos os fórums nacionais, mas faria sentido que este fosse o primeiro, o central e não uma via complementar.

 

Até porque pelo que me parece a exist~encia deste espaço só foi possivel após bastantes pedidos dos moderadores.

 

Eu venho por cá sempre que vou aos outros e a meu ver, neste é o que menos se discutem coisas paralelas (sem desvirtuar o trabalho feito nos outros)

 

Eduardo

Link to comment

Em vez de perguntar se ainda mexe, pergunto se não acham que este fórum como está dá uma péssima imagem a quem tenha o azar de se lembrar de vir aqui...

Como muito bem dizem os que me vão responder, este devia ser o portal de referência para blá,blá,blá...

Daqui a uns dias se não se anteciparem abro um tópico no verdadeiro portal de referência, mas se ver o que se pode fazer para que este que possivelmente é onde chegam os estrangeiros ou ou newbies não pareça um portal zombie.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...