Jump to content

Iniciação no Geocaching


fferreira

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Faz tempo que pretendo iniciar-me nesta aventura do geocaching. Ainda não entrei neste mundo porque encontro algumas dificuldades, nomeadamente, e a principal, que é a escolha do aparelho.

 

Bem sei que já houve muita escrita sobre isso mas, devem compreender que para um novato, é muito dificil escolher. Já visitei os sites dos fabricantes. Mas é sempre muito dificil a escolha. Até porque a questão do preço não só faz pender a decisão de comprar um topo de gama ou um equipamento muito básico que não sei se depois de uns meses de utilização, achar que mais valia investir num equipamento melhor.

 

Daí que peço a experiência de todos vocês e lançava-vos um desafio. Será que alguém consegue fazer uma checklist para que os novatos possam decidir qual o aparelho a comprar. Não seria necessário esmiuçar as caracteristicas de todos os aparelhos.

Mas por exemplo, tenho imensa dificuldade em perceber quais os aparelhos que possibilitam o carregamento de dados externos.

 

Independentemente da marca que possam preferir, gostaria que se tornasse claro quais as melhores opções de escolha, face às necessidades de um utilizador novato.

O que acham desafio?

Cumprimentos. Fernando Ferreira

Link to comment

Olá, sê bem vindo.

Fazes bem perguntar, também me vi às aranhas aquando da compra do meu 1º GPSr.

Por cerca de 90€ já consegues comprar um GPSr básico, que te permite procurar e encontrar caches.

O meu conselho passará por primeiro decidires quanto estás disposto a gastar.

 

Se achas que será uma actividade para continuar, aconselho-te a comprar qualquer coisa mais evoluída. Em pouco tempo terás um monte de caches encontradas e vais querer deixar de andar com um monte de papeis atrás, e aí, se compraste um GPSr muito básico vais-te ver a braços com um aparelho praticamente novo, pelo qual não te vão dar o € que gastaste e vais estar a comprar um equipamento que te permita aceder ás páginas completas das caches e fazer algumas caches tecnologicamente mais avançadas (Wherigo).

 

E se definires o orçamento que pretendes gastar, já tens um patamar onde começar a comparar e pedir opiniões sobre aparelhos em concreto.

E não hesites em colocar questões e pedir várias opiniões. Muitos é que sabem muito.

Link to comment

Olá obrigado pela resposta.

 

É claro que considero importante que não querendo um GPS topo de gama, mas que desse para registar as caches, que fosse buscar informações das caches existentes (Não sei se isso é possível ou se é necessário fazer o carregamento das caches previamente para o aparelho.)

Não queria gastar mais do que 150 Euros.

Aguardo mais sugestões.

Mais uma vez obrigado.

Fernando

Link to comment

Olá obrigado pela resposta.

 

É claro que considero importante que não querendo um GPS topo de gama, mas que desse para registar as caches, que fosse buscar informações das caches existentes (Não sei se isso é possível ou se é necessário fazer o carregamento das caches previamente para o aparelho.)

Não queria gastar mais do que 150 Euros.

Aguardo mais sugestões.

Mais uma vez obrigado.

Fernando

 

Então a coisa funciona do seguinte modo, e vou basear-me na Garmin que é o que tenho e conheço.

A gama "antiga" funciona com os eTrex e os 60 que não permitem aceder ás paginas das caches.

Os etrex estao divididos em 3 modelos (por ordem crescente): Venture, Legend e Vista.

Depois, cada um dos 3 modelos ainda está dividido (por ordem crescente) em C, Cx e Hcx.

As diferenças dos modelos estão na Cartografia, Altímetro barométrico e bússula electronica.

As divisões dos modelos têm a ver com o receptor de GPS. Os Hcx (e CSx a seguir) já têm o SifrIII.

 

Também há a gama "60" cujo topo de gama, e basicamente tido como um dos mais robustos e resistentes Garmin da antiga geração (e até de todos) o 60CSx.

 

Como já disse, nenhum destes modelos comporta as páginas das caches e para fazer "paperless geocaching" seria preciso complementa-los com um PDA com algum programa (há varios) que permita descarregar os ficheiros da Groundspeak com essa informação.

 

Depois há ainda as novas gerações, começando nos Colorados (descontinuados), Dakota e Oregon.

Todos estes já comportam as páginas das caches, e os modelos mais completos têm até câmara fotográfica e mais mil e uma aplicações.

Claro que para encontrar um animal destes, usado, a cerca de 150€ será preciso uma grande ginástica (para não dizer sorte).

 

Por cá temos 2 lojas mais próximas do geocaching, que são geridas por geocachers que poderão dar alguns conselhos.:

http://www.geocacherzone.pt/2010/index.php

http://loja.socurtir.com/

 

Podem sempre procurar preços mais baratos, na Pixmania e por aí fora.

 

Ao vosso dispor têm também os dois fóruns da comunidade portuguesa, onde encontrarão facilmente mais opiniões e bastantes artigos relacionados com novos aparelhos, comparações e por aí fora:

http://forum.geocaching-pt.net/index.php

http://www.geopt.org/

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...