Jump to content

Caches no estrangeiro, publicação e manutenção


kidloco

Recommended Posts

Tenho reparado que possivelmente a Groundspeak não aplica à letra as directivas quanto à questão de se assegurar uma manutenção digna desse nome aquando de aprovação de novas caches em paises em que este jogo ainda está nos seus primórdios, ora como surgiu a eventual possibilidade de aumentar a contagem de apenas 14 caixinhas num certo pais asiático gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto, isto será mesmo assim ou se quem as coloca conta uma história da carochinha sobre um Manuel qualquer, responsável pela manutenção, que não existe ou se existe nem é geocacher e se calhar nada fará?

Edited by kidloco
Link to comment

Tenho reparado que possivelmente a Groundspeak não aplica à letra as directivas quanto à questão de se assegurar uma manutenção digna desse nome aquando de aprovação de novas caches em paises em que este jogo ainda está nos seus primórdios, ora como surgiu a eventual possibilidade de aumentar a contagem de apenas 14 caixinhas num certo pais asiático gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto, isto será mesmo assim ou se quem as coloca conta uma história da carochinha sobre um Manuel qualquer, responsável pela manutenção, que não existe ou se existe nem é geocacher e se calhar nada fará?

 

respondo por nós, que apenas temos caches publicadas em Portugal e Bósnia e em todas as caches temos planos de manutenção reais... Acredito que contando a história da carochinha seja aprovada uma cache, mas não me parece correcto que se proceda deste modo... sem alguém para fazer manutenção, as caches acabam por ficar abandonadas e tornam-se simplesmente lixo!

Link to comment

A sabedoria popular diz-nos o seguinte "mais facilmente se apanha um mentiroso que um coxo".

 

Se o objectivo for o enganar o revisor voluntário, estou certo que alguns o conseguem fazer, e com bastante mestria. No entanto, ao primeiro sinal de que a cache necessita de manutenção e esse tal Manuel não existe, a cache estará condenada a desaparecer do geocaching.com. O problema surge depois. Um container deixado num qualquer lugar tem exactamente o mesmo valor de um pacote de cigarros, uma garrafa vazia, etc, que encontramos por aí.

 

Cada revisor voluntário deve avaliar (e avalia) a existência do plano de manutenção. É um procedimento normal. Como exemplo, o conjunto de revisores para África tem esta informação, sobre o assunto. (É invejável a informação que lá tem para quem quer colocar uma cache!)

 

EDIT:

 

A Groundspeak ou outro qualquer revisor voluntário não aprova, nem reprova nada. Publica ou não a cache, apenas.

Edited by SUp3rFM
Link to comment

... ou se quem as coloca conta uma história da carochinha sobre um Manuel qualquer, responsável pela manutenção, que não existe ou se existe nem é geocacher e se calhar nada fará?

Lembro-me ainda no tempo do Garri de um tipo estrangeiro que escondeu de uma assentada, meia dúzia de caches de férias nos Açores.

 

Se não estou em erro, alegou que tinha uma prima chamada Diana que iria assegurar a sua manutenção. Ao fim de algum tempo, não muito (um par de meses), uma das caches necessitou de intervenção, e o raça da prima não deu sinal de vida...

 

As caches foram todas arquivadas de uma assentada.

 

Moral da história: nenhuma!

Link to comment
Lembro-me ainda no tempo do Garri de um tipo estrangeiro que escondeu de uma assentada, meia dúzia de caches de férias nos Açores.

 

Se não estou em erro, alegou que tinha uma prima chamada Diana que iria assegurar a sua manutenção. Ao fim de algum tempo, não muito (um par de meses), uma das caches necessitou de intervenção, e o raça da prima não deu sinal de vida...

 

As caches foram todas arquivadas de uma assentada.

 

Moral da história: nenhuma!

Isto faz lembrar algo que tenho visto muito ultimamente... Novos geocachers que entram na febre do geocaching e põe-se para aí a esconder caches a torto e a direito, por tudo quanto é sítio... Passado pouco tempo metade já desapareceram...

 

Eu sou geocacher registado há quase 1 ano e ainda só coloquei uma cache (com uma segunda prevista para daqui a 2 semanas se a chuva não me trocar as voltas...), que pelos logs parece continuar de boa saúde, mesmo assim, faço tenções de lá passar mais pelo verão para fazer a devida manutenção...

Já passei por alguns sítios que achei que mereciam ter uma cache... mas como ficavam bastante fora de mão e sabia que não podia assegurar a devida manutenção nem sequer pus a hipótese de lá deixar um "tupperware"...

 

Acho que, como em quase tudo na vida, também aqui, deveria imperar o que muita gente (cada vez mais) carece: bom senso!

Link to comment

É esse o espírito!! :rolleyes:

 

Ao longo dos últimos anos a praticar Geocaching, inúmeros foram os impulsos que tive para colocar caches em sítios mais ou menos interessantes por onde fui passando. Felizmente que resisti a essa tentação, porque a maioria dos locais não voltei a passar lá, e jamais lhe conseguiria fazer uma manutenção minimamente aceitável.

 

Há outros sítios por onde passo mais frequentemente e onde poderia dar mais assistência, que também já tive a tentação de esconder caches, mas depois de lá estar com o container na mão cheguei à conclusão que seria apenas mais uma para a contagem e que não iria proporcionar nada de entusiasmante aos visitantes. Deixei o espaço livre para quem tenha uma opinião diferente da minha.

 

Não é que as caches que escondi sejam alguma coisa de interessante, mas essas seriam seguramente pior... pelo menos para mim.

Link to comment

Resumindo as opiniões até agora, da parte da Groundspeak, as directivas aplicam-se de forma igual independentemente do pais em causa, sem garantia de manutenção nada feito, isto pelo menos em termos oficiais. Mas como em tudo e como para muitos a ansia de colocar mais uma cache é grande, há sempre forma de contornar o sistema e digo isto porque depois de passar os olhos por listagens de caches em alguns paises vejo que os proprietários são na sua maioria não residentes e manutenção é coisa que nunca fizeram, as caches são pura e simplesmente arquivadas quando surge o primeiro problema.

 

Agora ponho outra questão, o geocaching além de para nós ser um jogo, é um negócio e um em expansão neste momento, até que ponto o cumprimento de objectivos comerciais poderá levar a um fechar de olhos no caso que estamos a discutir?

Link to comment

Agora ponho outra questão, o geocaching além de para nós ser um jogo, é um negócio e um em expansão neste momento, até que ponto o cumprimento de objectivos comerciais poderá levar a um fechar de olhos no caso que estamos a discutir?

 

A sua pergunta tem a sua resposta.

 

Resumindo as opiniões até agora, da parte da Groundspeak, as directivas aplicam-se de forma igual independentemente do pais em causa, sem garantia de manutenção nada feito, isto pelo menos em termos oficiais.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...