Jump to content

Crescimento estatístico do Geocaching em Portugal


prodrive

Recommended Posts

Foram divulgadas ontem pelo geocacher francês sTeamTraen as novas estatísticas de crescimento do Geocaching no Mundo.

 

Poderão consultá-las aqui.

 

Com um crescimento de 507,5% (passou de 1047 caches activas em 30 de Maio de 2007 para 6361 em 7 de Abril de 2010), Portugal ocupa um honroso 8º lugar, atrás da:

 

1º South Korea - 1462,1%

2º Latvia - 1012,9%

3º Lithuania - 805,0%

4º Romania - 668,4%

5º Northern Territory Of Australia - 584,9%

6º Bulgaria - 576,4%

7º France - 560,0%

 

Em termos de caches por kilómetro quadrado, Portugal está em 37º lugar com uma média 69,1 caches por km2.

 

É em termos de caches por habitante que Portugal apresenta a sua performance mais modesta, ocupando o 83º lugar, com 60 caches por cada 100.000 habitantes.

 

Em termos absolutos de quantidade de caches, portugal ocupa o 55º lugar.

 

(Os Estados Unidos, o Canadá e a Australia estão nesta estatística divididos por regiões).

 

E se quantidade não é obrigatoriamente sinónimo de qualidade, pelo que tenho conhecido no estrangeiro, não nos podemos propriamente queixar ;)

Edited by prodrive
Link to comment

Gustavo, tens aqui uma informação muito interessante, podemos ser pequenos mas em termos relativos estamos bem situados, e eu até nem sou daqueles que vai pela quantidade, mas gosto de ver que nem tudo vai mal neste pequeno pais à beira mar plantado.

Link to comment

Os números do cresscimento global da actividade são, naturalmente, estrondosos. No entanto, é curioso ver como estes cresceu na nossa vizinhança. Comparar a situação de caches hoje e há 2, 3 anos atrás é uma diferença impressionante. Há ainda mais espaço para crescer, não duvido.

 

Curioso ver este crescimento nos países da Europa de Leste e noutros países "emergentes".

Link to comment
Gustavo, tens aqui uma informação muito interessante, podemos ser pequenos mas em termos relativos estamos bem situados, e eu até nem sou daqueles que vai pela quantidade, mas gosto de ver que nem tudo vai mal neste pequeno pais à beira mar plantado.

Gosto muito desta estatística que é uma ferramenta bastante útil para quem se interessa por esta questão da evolução e crescimento do Geocaching no Mundo. O mérito é todo do geocacher francês sTeamTraen que a gerou.

 

Considero que o panorama em Portugal é bastante animador e aliado ao número crescente de caches há um número crescente, quase exponencial, de novos praticantes que vão renovando e substituindo os mais antigos que de alguma forma se desencantaram com a actividade. Há uma garantia de continuidade e desenvolvimento.

 

Registo com muita satisfação que entre os novos praticantes, aparece muita gente de valor com bons princípios e que denotam muito respeito pela actividade.

 

Obviamente que aparece também muita gente apenas preocupada em aumentar a sua conta pessoal sem qualquer respeito pelo trabalho dos outros ou apenas com a curiosidade para experimentar um gadget novo, mas isso sempre existiu, e proporcionalmente não me parece que haja mais agora.

 

E eu que pensava que nós já tinhamos caches a mais...

Não sei qual será exactamente a dose certa, e se alguma vez conseguiremos chegar aos critérios ideais para a medir. Reconheço que a maioria dos centros populacionais têm uma concentração muito maior de caches que os pontos de interesse existentes. Uns mais que outros.

 

Verifico (embora sem surpresa) que as caches com mais visitas são as caches que implicam um menor esforço, e que estão mais acessíveis.

 

As caches mais exigentes e que implicam mais sacrifício não têm tido um aumento de visitas na mesma proporção, nem de perto nem de longe, do crescimento do número de praticantes.

 

Basicamente os visitantes dessas caches mais exigentes são quase sempre os mesmos, no fundo aqueles que sentem verdadeiramente paixão pela actividade e que não viram a cara a nenhum desafio.

 

Os números do crescimento global da actividade são, naturalmente, estrondosos. No entanto, é curioso ver como estes cresceu na nossa vizinhança. Comparar a situação de caches hoje e há 2, 3 anos atrás é uma diferença impressionante. Há ainda mais espaço para crescer, não duvido.

 

Curioso ver este crescimento nos países da Europa de Leste e noutros países "emergentes".

De facto os números que mais me surpreenderam foram as da Europa Ocidental (Portugal, Espanha e França) e obviamente dos países emergentes: Letónia, Lituânia, Roménia e Bulgária.

 

Por outro lado é impressionante o rácio per capita de caches nos Estados Unidos, Canadá e Australia.

Link to comment
Os números do crescimento global da actividade são, naturalmente, estrondosos. No entanto, é curioso ver como estes cresceu na nossa vizinhança. Comparar a situação de caches hoje e há 2, 3 anos atrás é uma diferença impressionante. Há ainda mais espaço para crescer, não duvido.

 

Curioso ver este crescimento nos países da Europa de Leste e noutros países "emergentes".

De facto os números que mais me surpreenderam foram as da Europa Ocidental (Portugal, Espanha e França) e obviamente dos países emergentes: Letónia, Lituânia, Roménia e Bulgária.

 

Por outro lado é impressionante o rácio per capita de caches nos Estados Unidos, Canadá e Australia.

 

Mas de Portugal, Espanha e França já era esperado este aumento. Os GPS já estão em todo o lado, particularmente quando começaram a aparecer com os telefones, etc. Daí, a banalização do equipamento entre nós. A mim surpreende-me ver noutros países de segunda linha onde, por diversas razões, não é tão acessível encontrar e ter um GPS (Ver o caso do Brasil, se bem que tem números ainda reduzidos face à dimensão do país e dos habitantes).

 

Quanto ao rácio per capita nesses colossos... sim, é impressionante!!

Edited by SUp3rFM & Cruella
Link to comment

Em termos de caches por kilómetro quadrado, Portugal está em 37º lugar com uma média 69,1 caches por km2.

E eu que pensava que não cabiam 60 caches num Km2 :P

Agora a sério: Deve ser é por 1000 km2.

Exacto!! Obrigado pela correcção: 69,1 caches por cada 1000 Km2.

 

Já estava a antecipar os resultados do próximo ano :D

Link to comment

O ratio entre população e caches surpreendeu-me numa série de casos, sendo a situação em Portugal das mais bizarras, umas vez que tinha a ideia que seria exactamente o oposto. Não deixa de me fazer confusão ver que a Espanha tem apenas um pouco de mais caches mas 6x mais habitantes e se estamos no 83. lugar esperaria ver a Espanha para ai em último lugar :-)

 

Depois, claro que incluir coisas como Prince Edward Island vai causar subversão nos dados, já sem falar da existência dos não sei quantos estados dos EUA. Nessa coisada do ratio de caches por população, por exemplo, o primeiro país a sério surge surge na posição 28, o que faz com que Portugal em termos efectivos passe logo para a posição 55. Em segundo (o que não me surpreende pelo que vi na minha recente visita, a Dinamarca)... ah e com isto Portugal passa para a posição 44. Depois, é só eliminar mais 36 falsas posições e tarammmmmmmmmmm Portugal está na posição 8 do ranking.

 

De notar que a Rep. Checa se encontra, creio, na 4. posição. Abençoada segunda pátria que arranjei. Gosto do crescimento da Roménia e Bulgária, uma vez que arrastarei por lá os meus cotos em Outubro.

Edited by Torgut
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...