Jump to content

caches perigosas


umjoao

Recommended Posts

Sou mesmo muito novato nisto, ao ponto de ainda nem ter publicado a minha primeira descoberta, mas tenho uma dúvida. Já pensei em vários locais bem ermos que conheço que acho que seriam muito bem apreciados e respeitados por esta comunidade. Mas existe um (dos mais belos) que é de acesso mesmo muito difícil e até perigoso.

O que pergunto é como proceder? Que tipo de avisos devo colocar ou se devo mesmo criar uma cache que pode pôr em perigo um geocacher?

Link to comment

Segundo o que se lê no Geocaching.com, o geocacher que procura a cache assume os riscos na busca da cache. No entanto, creio que como proprietários de caches não queremos ter numa das nossas caches uma situação desconfortável ou até mesmo perigosa para os companheiros que as procuram.

 

Nesse sentido, acho que o melhor é dar toda a informação possível a quem a procura, aconselhar e indicar como evitar os perigos na busca da cache. Assim, o geocacher que a procura vai bem consciente daquilo que pode enfrentar minimizando os perigos.

 

Não quero com isto dizer que todas as caches devem ser fáceis ou à mão de semear. Podem estar em locais ermos e muito complicados de atingir, naturalmente. O objectivo do geocaching é a diversão, acima de tudo.

Link to comment

Segundo o que se lê no Geocaching.com, o geocacher que procura a cache assume os riscos na busca da cache. No entanto, creio que como proprietários de caches não queremos ter numa das nossas caches uma situação desconfortável ou até mesmo perigosa para os companheiros que as procuram.

 

Nesse sentido, acho que o melhor é dar toda a informação possível a quem a procura, aconselhar e indicar como evitar os perigos na busca da cache. Assim, o geocacher que a procura vai bem consciente daquilo que pode enfrentar minimizando os perigos.

 

Não quero com isto dizer que todas as caches devem ser fáceis ou à mão de semear. Podem estar em locais ermos e muito complicados de atingir, naturalmente. O objectivo do geocaching é a diversão, acima de tudo.

 

Depois de dar uma visita ao forum Tuga apercebi-me que não podemos escolher quem tenta encontrar as nossas caches logo tavez seja melhor deixar este sitio de lado. Não vá acontecer alguma tragédia que estrague o espirito saudavel do Geocaching.

Link to comment

A escolha é sempre sua, como é natural. No entanto, há sempre alguém que consiga chegar aos locais mais perigosos com maior ou menor dificuldade, esteja ou não em segurança. Daí que da nossa parte, de quem esconde, possa haver a preocupação de consciencializar quem busca das dificuldades que possa encontrar. Acho que é o melhor contributo que podemos dar. <_<

Link to comment

Bem vindo João, ainda bem que tens ideias de sítios que queres partilhar.

Se me permites o conselho, procura mais umas caches, e pesquisa um pouco sobre o que existe. No fundo irás ganhar alguma rodagem e de certeza que vais ver que já existem caches em sítios de dificuldade equivalente ao que falas, há espaço para tudo. Como owner, penso que o melhor será alertar para as potenciais dificuldades na página.

Link to comment

Boas dicas!

 

Penso que estou mesmo muito verdinho para começar a colocar este tipo de caches.

Fiz este post antes de visitar o forum com mais atenção pois mal comecei a conhecer esta comunidade lembrei-me logo de sítios que eu acho maravilhosos e que merecem ser apreciados por quem os saiba respeitar.

Para já baixei o meu grau de envolvência para criar apenas uma cache básica aqui na minha vizinhança, e nos entretantos vou tentar fazer novas descobertas para amadurecer melhor o meu geocachianismo!

 

Mais uma vez, obrigado pelas boas dicas.

Link to comment

Parecem-me sensatos os conselhos de procurares umas caches do mesmo nível de dificuldade e de terreno, antes de esconderes uma cache que possa envolver alguns riscos para os visitantes.

 

Não porque não possas fazer um trabalho exemplar ao escondê-la, apesar da pouca experiência, mas apenas porque acho que depois de passares por uma experiência semelhante te sintas mais sensibilizado para alertar na página da cache, dos perigos e dos riscos que o visitante corre ao fazê-lo, e eventualmente divulgares algumas dicas e ajudas para que a cache possa ser procurada salvaguardando a segurança e a integridade física de quem a procura.

 

Mas acima de tudo, dir-te-ia que esses desafios físicos ou psicológicos são mais do que bem-vindos ao Geocaching B)

Link to comment
Mas acima de tudo, dir-te-ia que esses desafios físicos ou psicológicos são mais do que bem-vindos ao Geocaching B)

 

Um dos meus sonhos é um dia colocar uma cache de nível 5 de terreno... Mas que seja mesmo nível 5... não é como muitas de nível 4 e 5 que por aí andam que nem 3 são...

 

Uma cache de nível 5 tem de obrigar a uma caminhada de mais de um dia, em autonomia, trepar paredes, andar de gatas, etc... por sítios que não seja possível lá chegar de outra forma... tal como sugerem as guidelines...

Link to comment

Partilho a opinião que as caches em Portugal estão de forma geral sobre-avaliadas. Apesar de já ter encontrado 14 caches de terreno 5, e 19 de terreno 4,5, pouquíssimas foram aquelas que o desafio foi merecedor da dificuldade de terreno atribuída. Admito que algumas delas seriam bastante mais complicadas se não tivesse tido algum apoio logístico, nomeadamente as de escalada, mas creio que quanto mais difíceis são as provas superadas maiores são os horizontes e menores as limitações.

 

No ano passado encontrei uma cache em Itália de terreno 2, depois de ter feito vários kilómetros sempre a subir uma montanha, e pensei para os meus botões que essa cache em Portugal teria no mínimo 4 estrelas de terreno, mas quando cheguei ao topo olhei para a imensidão dos Alpes e de todas as dificuldades que ali se poderiam encontrar, admiti: se calhar terreno 2 nesta cache até que poderá ser exagerado.

 

É tudo uma questão de perspectiva B)

Link to comment

Esse rating system, ou o seu uso indevido tem proporcionado alguns dos maiores inflacionamentos que tenho encontrado, e dou-te alguns exemplos.

 

Basta por exemplo que respondas afirmativamente à primeira questão: Is specialized equipment required?

Yes

Specialized equipment includes: Boats, 4WD vehicles, rock climbing gear, SCUBA, etc.

 

para que a cache obtenha automaticamente a avaliação de 5 estrelas de terreno.

 

Para isso basta apenas que a cache se encontre numa ilha a 100 metros da costa. Enfias-te num kayak dás 40 remadelas (um esforço semelhante a andares 500 metros a pé, et voilá, encontraste uma cache de terreno 5.

 

O mesmo se aplica numa escalada a mais de 5 metros de altura. Tens que usar uma corda de segurança (specialized equipment required) e lá estás tu outra vez a conquistar o Everest :unsure: .

 

Tal como te disse, é tudo uma questão de perspectiva B)

Edited by prodrive
Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...