Jump to content

Eventos 10 anos de Geocaching!


SUp3rFM

Recommended Posts

Como tiveram conhecimento, comemoram-se os 10 anos do fim da "disponibilidade selectiva", no fim de semana de 1 e 2 de Maio. A iniciativa tomou forma e todos estão convidados a organizar um evento comemorativo. Este post pretende ajudá-los nessa organização.

 

10Years_50.png

 

A página oficial está aqui: http://www.geocaching.com/lostandfound/default.aspx

 

Qualquer geocacher pode organizar um evento comemorativo. Deve verificar se já não existe um evento para a mesma área, consultem este post sobre eventos em cadeia.

 

Guidelines adicionais para este tipo de eventos:

  • O evento só pode decorrer a 1 ou 2 de Maio;
  • O nome do evento deverá ser "10 Years! localização, Portugal;
  • No evento deverão comparecer mais de 10 pessoas - Não confundir com 10 contas de utilizador no geocaching.com;
  • Não serão permitidas flash-mobs para este evento.
  • Será necessário tirar uma fotografia ou fazer um vídeo no evento. Devem aparecer, pelo menos, 10 pessoas nessa fotografia/video e um cartaz com as coordenadas e o nome do local;
  • Seja criativo! A foto e video devem ser festivas e originais, tendo em conta que são para ser mostradas a pessoas de todas as idades.

Bastará enviar um evento para revisão - lembre-se que o evento tem que ser publicado 14 dias antes da data da realização do mesmo. Posteriormente, estes eventos serão transformados (hint: Ver imagem neste post <_<)

 

Fica a ideia. Qualquer questão, coloquem aqui para que outros possam também ter as suas dúvidas esclarecidas.

 

Obrigado!

 

EDIT (20/04/2010): Tomem em atenção as mudanças anunciadas em http://www.geocaching.com/lostandfound/default.aspx. A principal indica que eventos realizados a 30 de Abril ou 3 de Maio, com os requisitos acima indicados, poderão eventualmente ser englobados nesta iniciativa. (Obrigado ao Acasim pela nota)

Edited by SUp3rFM
Link to comment

Até agora, eis os eventos publicados para Portugal:

 

1 May 10 10 Years! Ilha Terceira, Portugal by chico.costa (GC26687)

Arquipélago dos Açores

 

1 May 10 10 Years! Lisboa - Portugal by Fraldinhas (GC23425)

Lisboa

 

2 May 10 10 Years! Porto - Portugal by the_Ateam (GC26C4T)

Porto

 

2 May 10 10 Years! Lisboa - Portugal by prodrive (GC26BDF)

Lisboa

 

2 May 10 10 Years! Guimarães, Portugal by razalas (GC258GV)

Braga

 

Certamente que vão haver mais na calha. :D

Link to comment

Estão neste momento publicados 12 eventos deste tipo em Portugal (corrijam-me se estiver errado). Acho que é a primeira vez que temos um tão grande número de eventos (mais uma vez, a minha adesão e cobertura de eventos não tem sido propriamente grande, portanto, estão à vontade para me corrigir) num tão curto espaço de tempo, em Portugal. O que não deixa de ser interessante.

 

Não vai deixar de ser giro perceber qual vai ser o comportamento em relação a estes eventos, nomeadamente em termos de capacidade de atracção de número de pessoas e qualidade dos eventos. Ou seja, se vão ser sobretudo locais ou conseguir ter um âmbito mais alargado. O número de pessoas que vai estar presente (e compará-lo com um grande evento nacional como a Geo Churrascada) e quem vai estar presente (vai só atrair as pessoas que vão a todas ou conseguir ir buscar novos geocachers / gente "desaparecida"). A qualidade em termos de participação - nomeadamente em termos de convívio (que é a razão por detrás da criação de eventos). A qualidade dos eventos.

 

Acho que esse fim-de-semana, se se quiser, pode permitir tirar ilacções muito interessantes, para fortalecer a criação de eventos nos tempos mais próximos.

Link to comment

Estão neste momento publicados 12 eventos deste tipo em Portugal (corrijam-me se estiver errado). Acho que é a primeira vez que temos um tão grande número de eventos (mais uma vez, a minha adesão e cobertura de eventos não tem sido propriamente grande, portanto, estão à vontade para me corrigir) num tão curto espaço de tempo, em Portugal. O que não deixa de ser interessante.

Correctíssimo! Se acrescentares a estes, os outros 15 Eventos temáticos que estão publicados, terás 27 Eventos, um número inédito em Portugal. A surpresa é ainda maior quando constatas que nenhum deles é no IKEA. No ano em que eu comecei a praticar Geocaching realizaram-se 16 Eventos (durante o ano inteiro). No ano anterior 3 e em 2004 apenas 1. Este ano já soma 50 Eventos publicados e ainda estamos em Abril.

 

Não vai deixar de ser giro perceber qual vai ser o comportamento em relação a estes eventos, nomeadamente em termos de capacidade de atracção de número de pessoas e qualidade dos eventos. Ou seja, se vão ser sobretudo locais ou conseguir ter um âmbito mais alargado. O número de pessoas que vai estar presente (e compará-lo com um grande evento nacional como a Geo Churrascada) e quem vai estar presente (vai só atrair as pessoas que vão a todas ou conseguir ir buscar novos geocachers / gente "desaparecida"). A qualidade em termos de participação - nomeadamente em termos de convívio (que é a razão por detrás da criação de eventos). A qualidade dos eventos.

Acho que esse fim-de-semana, se se quiser, pode permitir tirar ilacções muito interessantes, para fortalecer a criação de eventos nos tempos mais próximos.

Está descansado que vai haver gente para todos os Eventos em todos os locais. Uns mais que outros, obviamente, mas ninguém vai "conviver sozinho".

 

A quantidade de gente que cada um vai atraír, e o nível de satisfação de cada participante vai depender de inúmeros factores, entre os quais, a região geográfica, o programa das festas, as condições climatéricas, etc.. Não esperes que um Evento nos Açores, onde há uma concentração muito pequena de Geocachers tenha uma participação tão grande como em Lisboa ou no Porto.

 

Não me parece que o objectivo destes Eventos seja criar uma competição entre si, para ver quem angaria mais clientela. Que eu saiba, nenhum dos organizadores ganha à comissão por cabeça, pelo menos aqueles que são gratuitos, que são basicamente a maioria.

 

Tal como nos primórdios do Geocaching em Portugal, o espírito dos Eventos mantém-se inalterado: pretexto para se reúnir um grupo de pessoas com um hobbie comum, o Geocaching.

 

Tal como em 2003, só faz falta quem está presente. Há milhares de Geocachers portugueses que não vão participar em nenhum desses Eventos, e não será a sua ausência que vai ensombrar qualquer um dos Eventos.

 

Não sei que tipos de ilacções se vão tirar nesse fim-de-semana, mas uma coisa sou capaz de te garantir: vão continuar a haver Eventos no IKEA, em restaurantes, ao ar livre, em churrascadas, nos Açores, em Lisboa, no Porto, na Malveira, em Alcobaça, uns com muita gente, outros com menos, mas sempre com a garantia que o pessoal vai saír satisfeito. Mais do que grandes luxos e fogos de artifícios a magia destes Eventos é que a malta sai feliz só por poder conviver com outros com quem partilha o mesmo hobbie e com quem se identifica. Enquanto essa magia se mantiver, o Geocaching tem o futuro garantido :P

Link to comment

Não duvido que continuem a existir eventos (e muitos). E não duvido que o geocaching continue de boa saúde - acho que o crescimento exponencial da actividade (repartida por diversos prestadores de serviço) o prova. Afinal, bate em tendências sociais bastante fortes, que são responsáveis pelo seu sucesso.

 

No entanto, acho que o facto de nunca termos tido um tão grande número e dispersão de eventos num mesmo momento pode permitir chegar a conclusões bem interessantes - nem que seja o facto de que há gente para todo o lado. Mas acho que tirar apenas essa conclusão seria extremamente pobre.

Link to comment

Cada um poderá tirar as suas conclusões e acho isso mais do que legítimo. Não me tinha ocorrido olhar para este fim-de-semana comemorativo do 10º aniversário do Geocaching de forma tão profunda e analítica. Acho salutar que haja tanta oferta de Eventos de Norte a Sul do país e ilhas. Espero que corram todos pelo melhor e que tanto os organizadores como participantes dêem o seu tempo e esforço por bem empregues :P .

Link to comment

 

Não me parece que o objectivo destes Eventos seja criar uma competição entre si, para ver quem angaria mais clientela. Que eu saiba, nenhum dos organizadores ganha à comissão por cabeça, pelo menos aqueles que são gratuitos, que são basicamente a maioria.

 

Não é que ache ou deixe de achar mal, mas parece-me que neste caso dos 10 anos há situações em que se está a criar um powertrail de eventos com as pessoas a correr de um para o outro com o objectivo não de apenas conviver e divertir-se, mas também de acumular um máximo de presenças.

 

 

Mais do que grandes luxos e fogos de artifícios a magia destes Eventos é que a malta sai feliz só por poder conviver com outros com quem partilha o mesmo hobbie e com quem se identifica. Enquanto essa magia se mantiver, o Geocaching tem o futuro garantido :)

 

Acho que ninguém aqui entrou para o GC por causa dos eventos, e não será por ai que o futuro do Geocaching está assegurado, aliás, eu vejo este jogo como uma moda, enquanto estiver a dar e mantiver aquele espirito de novidade estará em crescendo, mas é tudo uma questão de tendências e estão sempre a aparecer novidades nesse campo.

Link to comment

Não é que ache ou deixe de achar mal, mas parece-me que neste caso dos 10 anos há situações em que se está a criar um powertrail de eventos com as pessoas a correr de um para o outro com o objectivo não de apenas conviver e divertir-se, mas também de acumular um máximo de presenças.

Lá está, cada um é livre de tirar as conclusões que quiser e isso é legítimo, contudo, estive a olhar para os Eventos publicados e não fiquei de todo com essa impressão.

 

Os Eventos de Domingo (2 de Maio) são até ao momento 4: Lisboa; Alcobaça; Porto e Guimarães. Dadas as distâncias geográficas não vislumbro qualquer intenção de criar nenhum powertrail de Eventos.

 

Dos 8 Eventos de Sábado (1 de Maio), 6 deles voltam a ter uma distância considerável entre si: Ilha Terceira (Açores); Ilha de S. Miguel (Açores); Seixal; Malveira; São Torcato (Braga) e Barca d'Alva.

 

Sobra um no Porto às 14.30 horas e outro em Espinho às 22.00 horas. Mesmo ignorando a enorme discrepância de horários, dá-me ideia que considerar dois Eventos, um powertrail de Eventos, é no mínimo... forçado.

 

Acho que ninguém aqui entrou para o GC por causa dos eventos, e não será por ai que o futuro do Geocaching está assegurado

Concordo, mas creio que a quantidade de Eventos existentes e sobretudo a adesão que têm tido é sintomático da saúde e da dinâmica que a actividade atravessa.

 

aliás, eu vejo este jogo como uma moda, enquanto estiver a dar e mantiver aquele espirito de novidade estará em crescendo, mas é tudo uma questão de tendências e estão sempre a aparecer novidades nesse campo.

Há inúmeros factores que têm contribuído para esta "moda", entre os quais destacaria a democratização do acesso aos receptores de GPS. Atendendo a que apenas 15 a 20% da população portuguesa tiveram acesso a GPS's de navegação por estrada (que já possibilitam o acesso, ainda que bastante limitado ao Geocaching), diria que ainda há uma margem de crescimento exponencial.

 

É natural que apenas uma pequena percentagem daqueles que experimentaram o Geocaching se mantenham com uma actividade mais ou menos activa, mas isso não é fenómeno da "moda" actual. Aconteceu com tipos que começaram em 2001, 2002, 2003, 2004, etc., etc. etc..

Link to comment

Eu acho que a quantidade de eventos, de convívios organizados, de encontros entre geocachers, é por si MUITO salutar. Basicamente, estamos a falar de pessoas que se juntam, sejam já conhecidos ou não. Não vejo nada de negativo nesta catadupa de eventos. Excepto o facto de não poder ir a todos e conhecer mais geocachers. Isso sim, preocupa-me. :)

Link to comment

Não é que ache ou deixe de achar mal, mas parece-me que neste caso dos 10 anos há situações em que se está a criar um powertrail de eventos com as pessoas a correr de um para o outro com o objectivo não de apenas conviver e divertir-se, mas também de acumular um máximo de presenças.

Lá está, cada um é livre de tirar as conclusões que quiser e isso é legítimo, contudo, estive a olhar para os Eventos publicados e não fiquei de todo com essa impressão.

 

Os Eventos de Domingo (2 de Maio) são até ao momento 4: Lisboa; Alcobaça; Porto e Guimarães. Dadas as distâncias geográficas não vislumbro qualquer intenção de criar nenhum powertrail de Eventos.

 

Dos 8 Eventos de Sábado (1 de Maio), 6 deles voltam a ter uma distância considerável entre si: Ilha Terceira (Açores); Ilha de S. Miguel (Açores); Seixal; Malveira; São Torcato (Braga) e Barca d'Alva.

 

Sobra um no Porto às 14.30 horas e outro em Espinho às 22.00 horas. Mesmo ignorando a enorme discrepância de horários, dá-me ideia que considerar dois Eventos, um powertrail de Eventos, é no mínimo... forçado.

/quote]

 

Apesar da quantidade, não creio haver "event stacking". Os únicos, os que o Prodrive aponta, estão afastados geograficamente (pouco mais que 15km) e por 9h30. Logicamente que podemos fazer um powertrail. Basta ocupar essas horas à procura de caixotinhos. :)

Link to comment

Sábado:

Vou a S.Torcato, almoço, vou à quinta Villa D'Allen, janto, Vou ao evento de Espinho!

Domingo:

Durmo de manhã (se não organizarem mais nenhum até lá), de tarde vou ao TT, à noite a Guimaraes...

 

Vou facturar 5 eventos. Mas há sempre quem se preocupe com isso quando só eu o devia fazer!!! Mais que os 5 eventos, vai ser a borga que isso vai permitir entre um grupo animado de AMIGOS. Será que todos sabem o que isso vale? Quantos founds equivale ?

 

bah!

Edited by the_Ateam
Link to comment

Com a publicação do Evento da Figueira da Foz, e findo o prazo de publicação deste tipo de Eventos fica completa a lista de 16 Eventos portugueses comemorativos da efeméride.

 

Aqui fica a lista completa:

 

1 de Maio

Ilha Terceira by chico.costa

Malveira by fraldinhas

Seixal by Bolacha

S. Torcato by KinderPT

Barca d'Alva by mtrevas & friends

Porto by Marú e Insano

Espinho by Coruja

S. Miguel Açores by Sonia / jorgebig

Azambuja-Cartaxo by GeoDuplaP&F

 

2 de Maio

Guimarães by razalas

Alcobaça by dakidali

Lisboa by prodrive

Porto by the_Ateam

Oeiras by Webxxi & Fraldinhas

Ponte de Sor by Nobody

Figueira da Foz by Paulo S.

 

Mundialmente foram criados 606 Eventos.

Edited by prodrive
Link to comment

Por acaso, a 3 de Maio celebram-se os 10 anos da colocação da 1ª cache. Foi por isso que submeti o evento. Isso e a possibilidade de encher o cartão das refeições... :D

É mais do que oportuno. Também no Reino Unido há uma série de Eventos marcados para 3 de Maio, o dia exacto em que se celebra o 10º aniversário do Geocaching.

 

Não sei se me escapou algum Evento, mas só ainda tenho uma carimbadela no cartão das refeições :)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...