Jump to content

Earthcaches - Uma forma de criar caches longe de casa!


camoura

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Vocês conhecem o Earthcache?

Um Earthcache é um cache virtual especial que é criado em locais que tenham alguma característica geográfica interessante ( formação geologica, fóssil, etc ) e tenha como objetivo ensinar algo sobre as ciências da Terra.

Para logar "found" em um Earthcache você tem que responder a um questionário que contenha algumas perguntas sobre o local, suas características ou fatores que colaboraram para a formação desse local ( que para serem respondidas, seja necessário que o geocacher vá ao local ), além de outras formuladas especialmente para confirmar a sua presença.

Outro detalhe: O Earthcache é virtual, portanto, nenhum objeto ou marca deve ser colocado no local.

 

Como é um cache virtual, praticamente não precisa de manutenção local, permitindo que o criemos longe de casa!

Eu criei um em Vila Velha, Paraná, no começo do ano e ficou bem legal.

 

Os outros Earthcaches brasileiros foram criados por cachers de outros países!

 

Se alguem tiver alguma dúvida sobre como criar um Earthcache, entre em contato comigo!

 

Abraço,

 

Carlos Moura

Link to comment

Pouco antes da minha moto quebrar, eu já estava com um projeto EarthCache, mas ai tive de abandonar tudo... Agora com a moto novamente já estou planejando quando vou ao local novamente... Lembro que fui lá em uma excursão de escola quando tinha uns 13 anos... Logo volto lá para o Cache "Felídeo ???" :)

Link to comment

Quando o Sup3rFM colocou a primeira Earthcache em Pipa (http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=23d6ed0c-1cb9-4578-a366-fc9a6e25b426) e eu tinha planos para criar outra ali bem perto (faltava apenas alguma fundamentação científica), conseguimos encontrar uns documentos online sobre o património de interesse geológico do Brasil. Existe uma lista de pontos inventariados com documentação científica para inúmeros pontos ao longo de todo o território.

 

Se houver interessados, posso procurar essa informação, sendo que prefiro esta aproximação - colocarem-se boas earthcaches onde realmente há motivo para isso - que o colocarem-se earthcaches em pontos/fenómenos/manifestações comuns e/ou mal fundamentadas, retirando o interesse científico e cultural.

Link to comment

Amigos;

 

Primeiramente gostaria de partilhar minha frustração ao descobrir que só existem 5 Earthcaches para o Brasil inteiro, sendo tão inúmeros os locais possíveis!

 

Segundo, gostaria da opinião dos amigos, se alguém souber, se é possível confiar nas informações de coordenadas do Google Maps, pois em alguns pontos, tenho conhecimento para escrever, mas não tenho como ir (pelo menos em breve) ao ponto para anotar as coordenadas.

 

Caso não existam informações suficientes para publicar como um Earthcache, há alguma outra forma de informar um local de interesse para os demais usuários? Algo como um landmark ou Benchmark?

 

Obrigado e Abraços!

Link to comment

Olá Diogo.

Bem vindo ao Geocaching!

 

Realmente existem inúmeros locais interessantes para Earthcaches no Brasil.

 

Para criar um Earthcache, algumas regras devem ser seguidas. Você pode consultá-las em:

http://www.earthcache.org/

Uma delas, diz que, para submeter um earthcache, você deve ter visitado o local do cache nos últimos 2 meses, para verificar condições de acessibilidade e segurança, entre outros detalhes.

 

Você pode começar criando algum earthcache perto de onde vc mora, por exemplo.

 

*** As coordenadas encontradas no Google Earth são precisas. ***

 

Abraço,

 

Carlos Moura

 

Amigos;

 

Primeiramente gostaria de partilhar minha frustração ao descobrir que só existem 5 Earthcaches para o Brasil inteiro, sendo tão inúmeros os locais possíveis!

 

Segundo, gostaria da opinião dos amigos, se alguém souber, se é possível confiar nas informações de coordenadas do Google Maps, pois em alguns pontos, tenho conhecimento para escrever, mas não tenho como ir (pelo menos em breve) ao ponto para anotar as coordenadas.

 

Caso não existam informações suficientes para publicar como um Earthcache, há alguma outra forma de informar um local de interesse para os demais usuários? Algo como um landmark ou Benchmark?

 

Obrigado e Abraços!

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...