Jump to content

Caches cartas militares /escuteiros


pefsilva

Recommended Posts

Boas tardes a todos

 

Preciso da vossa ajuda para o seguinte:

 

Sou dirigente de um grupo de escuteiros e neste fim de semana prolongado de carnaval vou fazer com os jovens do qual sou responsável uma caminhada de 4 dias em que os jovens vão partir a procura destes pequenos tesouros.

Devido a experiencia em orientação que este grupo têm vão tentar descobrir as caches sem gps só recorrendo a bússola , cartas militares e muita experiencia em interpretação de sinais no terreno (bons pisteiros).

 

Embora tenha efectuado uma longa pesquisa na procura de informação gostava que me informassem especificamente de alguns cuidados e “artimanhas “ que estes jovens devem ter na procura destas caches.

 

Por ultimo gostava de saber se já alguém experimentou procurar uma cache apenas utilizando as carta topográficas militares e uma bússola ?

 

Já agora o que vós parece é possível ?

Link to comment

Normalmente com os GPSr o que tentamos fazer é chegar aos últimos 10 metros e depois tem que ser o olho e "onde é que eu esconderia". Muitas vezes é o monte de pedras descarado e remexido num canto. Pode também ser uma obra prima da bricolage que já tivemos na mão sem desconfiar.

 

Truques e artimanhas, bem há a Hint nas páginas das caches para ajudar e por vezes os logs feitos por quem encontrou a cache antes também podem ajudar.

Nunca se sabe quando está aquele comentário "porra, piquei-me todo mas consegui", que vai com certeza chamar a nossa atenção para o monte de silvas bem aguçadas e que seria o último local a procurar...

 

Também ter em atenção o nível de terreno assinalado. Se for particularmente elevado e não se dever à caminhada necessária é porque poderá requerer alguma acrobacia...

 

O nível de dificuldade também pode ajudar. Se for maior que uns 2 poderá requerer algo mais que procurar o monte de pedras suspeito. E se chegar ou passar de 4 provavelmente estaremos perante alguma proeza de bricolage para a qual estamos a olhar e nem desconfiamos...

 

Por fim, o tamanho assinalado também ajuda.

Se for "desconhecido" ou "outro" aliado a um nível alto de dificuldade, teremos possivelmente uma agulha num palheiro.

Uma "micro" no campo constitui quase um sacrilégio mas que as há, há.

Se for "small" conseguirá estar debaixo de qualquer pedra sem dar muito nas vistas.

"Regular" será já uma coisa mais fácil de encontrar. O monte de pedras será muito mais suspeito como é obvio.

Se for "large" então nem se fala. Ao fim de 2 minutos já apareceu e toda a gente está de boca aberta.

 

Por fim, há o tão amplamente divulgado "helpdesk" que consiste em telefonar a alguém que já fez a cache a pedir alguma pista sobre o esconderijo ou uma descrição pormenorizada de como está escondida. Penso que esta opção não acrescenta nada de especial à procura, mas isso sou eu.

 

Boa sorte nas procuras.

 

Já agora, para que lado é a caminhada, só por curiosidade?

Link to comment

Eu tb fui Escuta durante muitos anos no 626 CNE.

Certamente que ja viste a opcao "Other Conversions" bem ao pe das coordenadas.

Tens la as geograficas e as UTM todas igualmente precisas.

Nunca experimentei usar as nossas cartas topograficas (q tanto usei com bussola e escalimetro), mas com mais ou menos contas, deve dar para uma razoavel aproximacao. Ja nao me lembro se as cartas usam o WGS84 ou se é um datum "nacional".

Como sabes em zonas de poucas referencias no terreno é preciso saber interpretar bem o terreno/curvas de nivel, linhas de agua, etc para nos posicionarmos no ponto marcado na carta.

Fiz mais de 100 sem GPS mesmo em mata, e por vezes usei imagens Google Earth.

Como ja referiram, se te aproximares o suficiente, dp é seguir o faro, ir alargando o circulo de busca, ter a mente aberta para involucros bem camuflados,... e por vezes paciencia.

Boa sorte, em especial com o tempo.

Forte canhota

Link to comment

Nunca experimentei usar as nossas cartas topograficas (q tanto usei com bussola e escalimetro), mas com mais ou menos contas, deve dar para uma razoavel aproximacao. Ja nao me lembro se as cartas usam o WGS84 ou se é um datum "nacional".

 

As que eu tenho acho que usam o Datum Lisboa 1973 (DLx) e projecção Transverse Mercator.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...