Jump to content

A minha rua


jasafara

Recommended Posts

Este tópico foi colocado simultaneamente aqui e em http://forum.geocaching-pt.net.

 

Tem três objectivos:

 

1) Avaliar a representatividade dos dois grandes foruns de geocaching que conheço em Portugal. Gosto dos dois e tenho pena de ter de me dividir pelos dois.

2) Convidar-vos a visitar a minha 1ª cache GC1ZHAP - A minha rua, que deverá ser publicada em breve. Isto óbviamente depois de lerem cuidadosamente a parte final da descrição e se reverem ou não na população geocacher a quem a cache é dirigida.

3) E o principal é...

 

A cache chama-se "A minha rua" e no início da descrição não engano ninguém

 

<<Ok. Podia disfarçar e ter chamado a esta cache por exemplo "########".

Mas embora aproveite para vos dar a conhecer melhor este grande actor Português, a grande motivação para que ela tenha sido aqui colocada é passar a ser a mais perto da minha casa...

 

De facto quando vierem fazer a cache, eu poderei estar-vos a ver pela janela.

A maior parte do tempo também poderão ver por aqui estacionado o UMM que serve de foto ao meu perfil.>>

 

Também indico

 

<<Esta é a minha primeira cache, pelo que peço a vossa compreensão... É muito fácil de encontrar. Tentem ser discretos, pois alem dos meus, terão os olhos de dezenas de vizinhos postos em vós.>>

 

Na sequência do pedido de publishing e consequente pedido de retenção da publicação até tirar melhor as coordenadas, o SUp3rFM enviou-me uma simpática nota que concerteza não se importará que torne pública

 

<<...No entanto, e apesar de ser apenas uma sugestão, será uma geocache que valerá a pena? Pelo que vejo, será numa rua normal, lógico que sendo a sua tem algum significado, mas na descrição indica que haverá muita gente a ver. Ora, se há essa possibilidade, inclusive com possíveis problemas de sinal e precisão das coordenadas, a hint colocada só atrairá mais atenção sobre os geocachers e dificilmente contribuirá para a longevidade da cache.

 

Percebo perfeitamente a necessidade de cada geocacher colocar uma cache à porta de casa. Tal acontece com a esmagadora maioria. No entanto, estes são apenas conselhos que visam contribuir para uma melhor cache e evitar aborrecimentos.>>

 

Embora esteja verdadeiramente agradado com esta nota, pelo que revela de preocupação em aconselhar um owner maçarico, de analisar com atenção as caches que lhe são submetidas (e já rejeitou e com razão uma cache anterior que tinha submetido para revisão e que não se encaixava das guidelines) e de responder rápidamente aos publishing feitos (submissão depois das 0h, nota pouco passava das 12h), irei manter esta cache, aproveitando a ocasião para polemizar um pouco sobre o tema. Assim abri este tópico e acrescentei á descrição da cache o seguinte "Manifesto".

 

<<

LER COM ATENÇÃO

 

A quem não se destina esta cache:

 

1) A quem faz poucas caches e procura criteriosamente aquelas que ou revelam 'maravilhas naturais', ou recantos desconhecidos mas cheios de beleza e/ou história.

 

2) A estrangeiros. Razão para não estar traduzida para inglês. Aos estrangeiros (a esses sim) acho que só se deve mostrar o melhor deste nosso Portugal.

 

3) A quem gosta de caches difíceis. Esta é muito fácil.

 

A quem se destina a cache:

 

1) Ao reduzido grupo de geocachers (http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=207649) que coleccionam ou apenas não deixam escapar a oportunidade de um FTF. Para esses (eu incluído (http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LU...44-3a65adca839b) o importante é que a cache esteja próxima de forma a não durar mais de 30m... Será que o Monho também se interessará por esta? Ou dará oportunidade a outro membro da comunidade...

 

2) Ao grande (acho) número de geocachers (http://www.cacherstats.com/Portugal1.html) entre os quais também me incluo (embora ainda com um ranking muito humilde) que também correm para as estatísticas. Estes inevitavelmente não terão a pretensão de só encontrarem caches espectaculares.

 

3) Para quem já tem as caches de Lisboa todas feitas (http://geostats.geocaching-pt.net/map/?gui...6c-88f53da449f2) e desespera por uma que permita alimentar o vício/desporto/hobby sem ter de mudar de Concelho e/ou Distrito. O Prodrive será sempre bem-vindo.

 

4) Para quem gosta de fazer cachadas nocturnas. Claro que mesmo de noite é mais giro fazer uma cache com vista para uma Catedral, mas o que é mesmo bom é ficar num sítio bem iluminado, seguro (espero que ninguém seja assaltado a fazer esta cache...) e com bons acessos a pé, de carro ou de bicicleta (será verdade que os geocachers não andam de transportes públicos?).

 

5) A quem não perde muito tempo a ler as descrições. Claro que é muito agradável uma página bem construída em HTML com imagens e com uma história bem contada, mas isso não deve ser o mais importante para quem carrega os pontos para o GPS e lá vai á descoberta.

 

6) Sim claro que o geocaching se destina a indicar monumentos bonitos que merecem sem visitados. Olha aqui está um bom tema para um tópico: Qual a percentagem dos geocachers que aproveita a boa intenção do owner e visita o monumento mostrado? Pois têm uns horários esquisitos (abertos das 9h-17h) e estamos com pressa que ainda temos de fazer mais umas tantas. Mas fica a intenção "Em breve vou cá voltar", "Pena estar fechado",etc, etc. Aqui não tem de ter complexos de culpa por não ligarem ao que os owners vos sugerem. Podem fazer uma cache simples e descomplexada que só mostra "a minha rua".

 

7) A quem quer conhecer melhor Lisboa. Nestes poucos meses que levo de geocaching já viajei mais por Lisboa do que nos meus 30 anos anteriores. Além dos lugares especiais, fiquei também a conhecer lugares normais, onde vivem as pessoas, fiquei a conhecer melhor as ruas de Lisboa. Assim quantos de vós conhecem Pedralvas além dos que eventualmente aqui moram? Ora aqui têm uma oportunidade. Esta não será uma cache muito boa, mas quando cá voltarem para fazer uma melhor já sabem o caminho...

 

8) Os que estão fartos de caixas de rolos de fotografias como eu. Uma coisa prometo. Não sei se colocarei muitas caches. Não sei se terei imaginação para colocar sempre containers diferentes. Mas uma coisa prometo, nunca utilizarei esse container (pode ser parecido mas não serão rolos de fotografia pretos...). Eu sei que são resistentes, pequenos e óptimos para colocar em todos os sítios. Também sei que depois de desaparecer um, dois, três containers deve começar a chatear e não se tem paciência para caixas mais elaboradas. Também já li bastantes vezes a opinião do Torgut sobre containers 'originais' (outro bom tema para um tópico) mas eu pessoalmente (e acredito que bastantes geocachers) apreciam um container diferente...

 

9) A quem acha que ninguém é obrigado a ir a todas, que desde que uma cache seja honesta e não leve ao engano (como julgo que esta não leva) e não esteja a menos de 161m de um spot que mereça realmente ter uma cache anda não colocada, quanto mais caches houver melhor.

 

10) Por último, ao concerteza pequeno número de geocachers/owners que colocou uma cache "na sua rua" [:)]

 

P.S Com todos estes considerandos não pretendo óbviamente menorizar as grandes caches que todos nós gostamos de fazer e que ficam na memória. Esta cache nunca será objecto de logs empolgados como eu e muitos outros escrevemos quando encontramos uma daquelas caches que nos fazem agradeçer o tempo que dedicamos a este hobby/desporto/... >>

 

Serve assim este tópico para saber a vossa opinião teórica sobre esta questão.

Se e quando fizerem a 'A minha rua", poderão também obviamente dar as vossas opiniões nas logs...

Edited by jasafara
Link to comment

Bem e agora vou-me deitar mas parece-me que o primeiro objectivo deste tópico estará já atingido. A esta hora geocaching-pt.net (2 replys (tirando as minhas)/ 28 views) vs geocaching.com (0/0). Vamos ver se no médio prazo a tendência se mantêm, mas para já parece conclusivo...

Link to comment

Viva,

 

Creio que está patente que a minha observação na "Reviewer Note" é, apenas e só, uma sugestão, sem qualquer carácter negativo.

 

Quanto à cache, tendo coordenadas precisas e respeitando os princípios básicos do tipo de cache indicado, nada a apontar. Será publicada. :)

 

Boa sorte!

Link to comment

(Parece esquizofrenia, mas não é. Quer dizer, não há nada clinicamente que o prove... Até agora!)

 

Como primeira cache, digo que é arriscado. Digo isso porque, parece ser, à partida, uma cache urbana na cara da vizinhança. Pessoalmente, não gostamos muito desse tipo de cache expostas, particularmente se o sinal for fraco, impreciso e se não houver dica clara. Vamos certamente ser observados e, pior ainda, perigar a cache com as nossas movimentações.

 

No entanto, podes ter essa cache? Podes! Avança com isso se é essa a tua vontade. No entanto, vais ter que ter alguma capacidade de encaixe para alguns logs, paciência para repor a cache, etc.

 

Sim, também temos uma aqui à porta. :)

 

Boa sorte!

Link to comment

Viva,

 

Creio que está patente que a minha observação na "Reviewer Note" é, apenas e só, uma sugestão, sem qualquer carácter negativo.

 

Quanto à cache, tendo coordenadas precisas e respeitando os princípios básicos do tipo de cache indicado, nada a apontar. Será publicada. :)

 

Boa sorte!

 

Completamente claro que a intenção foi a melhor e eu assim a entendi. :D

Link to comment

(Parece esquizofrenia, mas não é. Quer dizer, não há nada clinicamente que o prove... Até agora!)

 

Como primeira cache, digo que é arriscado. Digo isso porque, parece ser, à partida, uma cache urbana na cara da vizinhança. Pessoalmente, não gostamos muito desse tipo de cache expostas, particularmente se o sinal for fraco, impreciso e se não houver dica clara. Vamos certamente ser observados e, pior ainda, perigar a cache com as nossas movimentações.

 

No entanto, podes ter essa cache? Podes! Avança com isso se é essa a tua vontade. No entanto, vais ter que ter alguma capacidade de encaixe para alguns logs, paciência para repor a cache, etc.

 

Sim, também temos uma aqui à porta. :D

 

Boa sorte!

 

A ideia é realmente ser uma cache exposta mas que não 'se veja'. Vamos ver se não estou a ser muito teórico. Mas já está há 3 dias no sítio e ainda não desapareceu :D Como primeira cache estou a ter todos os cuidados, assim possivelmente só a voltarei aa submeter para o fim de semana. Claro que estou preparado para ter de encaixar logs e desaparecimentos (já tenho duas suplentes mas espero que não sejam precisas tão depressa :) ).

Link to comment

Ainda vivemos num país livre e ainda existem triângulos com 160 metros de lado onde colocar caches. Podes fazer o que te der na bolha.

 

A representatividade de cada um dos forums não se mede pelo número de posts nem pelo número de respostas. Defendo desde o início que um forum não predará o outro, não é o objectivo. O objectivo é chegar ao máximo possível de geocachers, tendo em conta a sua integração com os restantes forums locais alojados na Groundspeak. Nada mais.

Link to comment

Não sei bem onde é a "tua rua", potencialmente poderá ser num local agradável, mas vou supor que é apenas mais um bairro nos subúrbios de Lisboa. Poderão haver mil e um factores que me levem a gostar da cache, mas quase de certeza que não irá a acontecer. Será mais uma, será mais um exemplo da banalidade e da descida frenética do interesse das caches. Dificilmente irás receber logs sinceros de alguém que tenha gostado da cache, logs minimalistas e sem sal serão o prato do dia, mas uma coisa é certa, todos ficarão agradados por somar mais uma. Ficou aqui mais uma opinião, mas a decisão será sempre tua, desde que cumpra as guidelines será publicada, e visitada. Já agora, um último conselho, para "minimizar o estrago" :) , tenta que o esconderijo seja inequívoco e limpo.

Link to comment

Já que sou bem-vindo, lá estarei :D

 

É um discurso recorrente, mas isso de caches boas e más é muito variável e depende de inúmeros factores que envolvam a caçada, como por exemplo a companhia, o valor sentimental de cada lugar, o perfil, as expectativas e motivação de quem procura, etc. etc.

 

O primeiro Found de cada um é sempre um motivo de excitação e de celebração, seja uma cache no cume dos Himalaias ou... na minha rua.

 

Quanto mais caches vais visitando, menos valor vais dando ao "acto de encontrar a cache" e acabas por te concentrar mais nos locais e nas experiências que te proporcionam. Se o local não tem muito para dar, não esperes receber muito dos logs que dela advenham. Faço esta ressalva, apenas porque já percebi pelo empenho que empregas na escrita dos teus logs, que eles são parte importante do teu Geocaching :D .

 

Estive no fim de semana em Paris e encontrei 30 e tal caches que ficavam na rua de alguém, e acredita que foi uma jornada 5 estrelas, apesar de haver umas ruas mais giras que as outras :) .

 

Não me parece correcto à partida estares a excluír os Geocachers estrangeiros. Se a cache não serve para eles, também não serve para nós, portugueses. Umas palavras em inglês, nem que seja apenas na hint, não custam nada.

 

Curiosamente algumas das melhores caches que encontrei no estrangeiro, não são propriamente caches de turistas, mas a linguagem universal das coordenadas publicadas não me impediu de as procurar.

 

Desejo boa sorte e longa vida para a tua cache. Se as coordenadas estiverem decentes, o container servir o propósito, e lhe fizeres manutenção quando necessário, tudo o resto é folclore.

Link to comment

Bem e agora vou-me deitar mas parece-me que o primeiro objectivo deste tópico estará já atingido. A esta hora geocaching-pt.net (2 replys (tirando as minhas)/ 28 views) vs geocaching.com (0/0). Vamos ver se no médio prazo a tendência se mantêm, mas para já parece conclusivo...

Tal como no Geocaching, no fim de tudo espermido, o que te fica na memória é a qualidade e não a quantidade :)

Link to comment

 

Não me parece correcto à partida estares a excluír os Geocachers estrangeiros. Se a cache não serve para eles, também não serve para nós, portugueses. Umas palavras em inglês, nem que seja apenas na hint, não custam nada.

 

Como disse óbviamente quanto procuro uma cache, terei mais prazer em encontrar uma espectacular, do que uma do tipo "A minha rua". Por maioria de razão quando se está no Estrangeiro (embora eu ainda não tenha feito geocaching fora de portas, já viajei bastante) tem-se por norma pouco tempo e por isso procura-se ver o melhor (que verdade se diga, nem sempre é o mais turístico...). Assim se para um geocacher da região da Lisboa, muitas das razões que tem como justificativo para visitar a cache, possam ser válidas, não me parece interessar convidar um estrangeiro a vir conhecer Pedralvas, quando existem tantos sítios mais relevantes e caracteristicos em Lisboa. O argumento é esse e não que os Portugueses merecem menos... De qualquer forma é valido que pelo menos a hint poderá estar também em inglês. De qualquer forma os estrangeiros em Portugal estão bem servidos, pois o nosso hábito de falar outras linguas facilita-lhes a vida.

Link to comment

O Geocaching é um jogo à escala global que não conhece fronteiras. Quando publicas uma cache no site www.geocaching.com estás a fazer um convite a visitá-la, a todos os utilizadores do site, sejam eles do mesmo continente, país, região, distrito, cidade, bairro ou rua.

 

Não deverás (nem conseguirás) ser tu a escolher os visitantes que queres ter, por muito idílico que isso te possa parecer :)

 

Eu, quando selecciono uma cache para visitar em qualquer cidade do Mundo, à partida tenho noção exacta das diferenças que poderei encontrar numa cache do centro ou dos subúrbios. O fenómeno é igual em praticamente todo o lado. Tem a ver com o crescimento e desenvolvimento natural das grandes cidades.

 

A opção de visitar os subúrbios é sempre minha e não do owner :D

Edited by prodrive
Link to comment

Relativamente à questão dos foruns... Eu apenas frequento este. Eu por norma tenho um bocado de preguiça de criar registos... Já são tantos sites e tantos foruns e de tanta coisa (é o que dá ter muitos interesses :)), por isso, quanto menos tiver que me registar melhor... O geocaching-pt não registei por preguiça e porque já tinha este... que funcionava com o login do geocaching...

 

Além disso, gosto deste precisamente por ser pouco movimentado... e vai dando para seguir as discussões... Foruns em que aparecem 20 tópicos novos por dia... sinceramente não tenho pachorra nem tempo para estar a filtrar tudo... E acabo por não seguir nada depois...

 

Quanto à cache não vou fazer comentários.

Link to comment

O Geocaching é um jogo à escala global que não conhece fronteiras. Quando publicas uma cache no site www.geocaching.com estás a fazer um convite a visitá-la, a todos os utilizadores do site, sejam eles do mesmo continente, país, região, distrito, cidade, bairro ou rua.

 

Não deverás (nem conseguirás) ser tu a escolher os visitantes que queres ter, por muito idílico que isso te possa parecer <_<

 

Eu, quando selecciono uma cache para visitar em qualquer cidade do Mundo, à partida tenho noção exacta das diferenças que poderei encontrar numa cache do centro ou dos subúrbios. O fenómeno é igual em praticamente todo o lado. Tem a ver com o crescimento e desenvolvimento natural das grandes cidades.

 

A opção de visitar os subúrbios é sempre minha e não do owner :D

 

Certo. Mas assim como eu quando for fazer caches para cidades grandes do Estrangeiro, irei procurar preferencialmente caches no centro ou em sítios que normalmente já visitaria sem o Geocaching, e preferencialmente descritas numa língua que conheça, não estou a ver um estrangeiro (a menos que venha em trabalho para aqui ao pé ou para casa de algúém que seja meu vizinho) estar a escolher dentro das múltiplas caches existentes em Lisboa, esta "A minha rua" no simpático bairro de Pedralvas em Benfica.

Edited by jasafara
Link to comment

Não sei bem onde é a "tua rua", potencialmente poderá ser num local agradável, mas vou supor que é apenas mais um bairro nos subúrbios de Lisboa. Poderão haver mil e um factores que me levem a gostar da cache, mas quase de certeza que não irá a acontecer. Será mais uma, será mais um exemplo da banalidade e da descida frenética do interesse das caches. Dificilmente irás receber logs sinceros de alguém que tenha gostado da cache, logs minimalistas e sem sal serão o prato do dia, mas uma coisa é certa, todos ficarão agradados por somar mais uma. Ficou aqui mais uma opinião, mas a decisão será sempre tua, desde que cumpra as guidelines será publicada, e visitada. Já agora, um último conselho, para "minimizar o estrago" :rolleyes: , tenta que o esconderijo seja inequívoco e limpo.

Bairro de Pedralvas em Benfica. Há muitos anos um local de bucólicas quintas e campos verdejantes, onde poderia ter colocado uma daquelas caches camprestes de que todos gostamos. Agora é uma zona residencial agradável. Claro que a zona tem sitios muito mais interessantes com História e estórias. Estão em carteira para futuros projectos (se entretanto alguém não o apanhar). A propósito a minha 1ªcache estava para ser precisamente no sítio onde o Webxxi se antecipou e colocou uma dele (http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=73315f75-26b6-4343-b483-400069cff4e2) <_<

É o que dá ficar muito tempo a pensar antes de publicar... Aqui "Na minha rua" pelo menos não devo ter o mesmo problema :D

Quanto ao conselho agradeço. Sim é inequívoco e limpo...

Quantos ao logs estou preparado para o pior mas espero que alguém goste de alguma coisa. Por exemplo um motivo de interesse para os apreciadores pode ser o de ser uma cache com um UMM normalmente estacionado ao pé :rolleyes: O container também é um bocadinho diferente...

Link to comment

...

2) Convidar-vos a visitar a minha 1ª cache GC1ZHAP - A minha rua' date=' que deverá ser publicada em breve. Isto óbviamente depois de lerem cuidadosamente a parte final da descrição e se reverem ou não na população geocacher a quem a cache é dirigida.

3) E o principal é...']

 

A cache chama-se "A minha rua" e no início da descrição não engano ninguém

 

<<Ok. Podia disfarçar e ter chamado a esta cache por exemplo "########".

quote]

 

Agora que já foi publicada http://www.geocaching.com/seek/cache_detai...0e-dab4d635ac74 e que a primeira razão para a visita já não existe (o Monho hoje esteve de folga a todas as caches publicadas na zona de Lisboa, senão até tinha ficado traumatizado de não ter pelo menos tentado o FTF :))), restam nove para retomar o convite.

E já agora "########" é "Costinha" :o.

Link to comment

3) Para quem já tem as caches de Lisboa todas feitas (http://geostats.geocaching-pt.net/map/?gui...6c-88f53da449f2) e desespera por uma que permita alimentar o vício/desporto/hobby sem ter de mudar de Concelho e/ou Distrito. O Prodrive será sempre bem-vindo.

 

... restam nove para retomar o convite.

Provavelmente hoje se conseguir adiantar o trabalho todo a horas decentes :(

 

Ainda não consegui ver ninguém á janela :D Só ontem o wolfraider é que lá foi a uma hora que eventualmente eu estaria em casa... Todos os visitantes lhe auguram vida curta :D talvez não.... Já lá está há 8 dias (6 sem visitas e dois com visitas). Se todos forem cuidadosos pode ser que tenha vida longa. Por mim foi um atractivo que a cache estivesse completamente á vista (e necessário para que eu a veja da janela :)) mas (espero) invisível para muggles. Vamos ver...

Aproveito para agradecer a foto do UMM, o ângulo está espectacular :D

Link to comment

Gostaria de compartilhar convosco a note que coloquei hoje na cache http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LU...24-f431095f02b1 na sequência dela ontem ter "desaparecido". Embora eu já suspeitasse que teria sido a forte ventania que ocorreu que teria provocado isso http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LU...50-289216cc711f isso não impediu que tivesse provado o amargo sabor pelo que tantos owners já terão passado com o desaparecimento das suas caches. Afinal há "muggles" e "muggles", como haverá "geocachers'' e "geocachers". A maioria são bem formados, outros assim-assim e outros (espero que pouco...) têm claras deficiências de carácter. Pelo meu lado, fiquei contente por morar n'"A minha rua" :D.

Ao muggle que foi protagonista desta história os meus aplausos (falta o :clap: do Geocaching@pt...)

Edited by jasafara
Link to comment

Só tenho a dizer que tenho uma cache do género.

À porta de casa.

O próprio listing foi feito pra ser feio e informa que a cache não tem jeito nenhum, o que é o que a maioria dos geocachers escrevem nos logs, mas apesar de tudo, de 13 caches que tenho com logs, esta é a que tem mais...

 

Será por ser fácil de encontrar??

Edited by Maxado
Link to comment

Só tenho a dizer que tenho uma cache do género.

À porta de casa.

O próprio listing foi feito pra ser feio e informa que a cache não tem jeito nenhum, o que é o que a maioria dos geocachers escrevem nos logs, mas apesar de tudo, de 13 caches que tenho com logs, esta é a que tem mais...

 

Será por ser fácil de encontrar??

Ou isso ou porque o pessoal gosta mesmo da tua rua ;)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...