Jump to content

Turn-By-Turn navigation em Nokia Symbian GRÁTIS


btrodrigues

Recommended Posts

Já há algum tempo que tinha vindo a discutir com os colegas geocachers quanto às alternativas existentes em termos de ferramentas de mapping e routing para telemóveis, nomeadamente em Nokias usando a plataforma Symbian.

 

A TomTom tinha sido um player de referência desde o início, aos quais se juntou há relativamente pouco tempo a própria Nokia, a Ndrive e a Garmin. Com a entrada da Google para o meio (o Google Maps for mobile é brilhante), pouco ou nada mudou, uma vez que não havia ferramenta que fizesse turn-by-turn de forma decente (com prompts de voz e graficamente apelativa).

 

Até que a Google lançou uma aplicação de turn-by-turn para Android. E depois para iPhone. Mandando abaixo os modelos de negócio dos restantes players. Ninguém no seu perfeito juízo iria pagar 70 euros (no mínimo) por ano - creio que estes eram os valores - para ter uma aplicação de turn-by-turn no telemóvel, a não ser que tivesse uma boa razão para tal. O telemóvel deixava de ser uma plataforma viável para ter uma aplicação destas.

 

Até hoje.

 

Aparentemente, a Nokia "libertou" o Ovi Maps e agora é totalmente gratuito. Tenho visto por aqui alguns posts a perguntar que telemóvel comprar. Pois bem, entram mais alguns dados na equação. O Ovi Maps permite (com o SmartGPX - http://www.smartcaching.de - ao lado a passar um GPX para o formato nativo de POI) fazer navegação por estrada até às adoradas tupperwares.

 

Tudo isto sem cometer ilegalidades e sem gastar um tostão em software.

 

Enjoy: http://maps.nokia.com/explore-services/ovi-maps

Link to comment

Hoje confirmei que a Nokia já não me pediu os 2€/dia que me havia pedido anteriormente. :-)

 

Quando recebi este Nokia 6210 Navigator, instalei os mapas da PI no cartão (para reduzir o tráfego ao não ter que receber os mapas em tempo real) e, curioso como sou destas coisas, experimentei a solução durante dois ou três dias. Era 2€/dia ou 60€/ano.

Depois, satisfeita a curiosidade, deixei de usar porque sou utilizador de longa data do CoPilot.

 

Agora, com a disponibilização da solução Nokia de forma gratuita, fica resolvido, de forma legal, o problema que tinha de não ter mapas actuais para navegação automóvel (o CoPilot deixou de fazer versões compatíveis com os 'velhinhos' PDAs PocketPC com sistema operativo anterior ao Windows Mobile 5).

 

Off topic: Apesar de ser beneficiário, confesso que me custa perceber a atitude da Nokia ao rebentar com o negócio das outras empresas. É como se o talho lá do meu bairro começasse a oferecer, de graça, as hortaliças que acompanham bem com a carne que vende e, assim, deitasse abaixo o negócio das frutas e hortaliças que está ali mesmo ao lado.

Edited by MAntunes
Link to comment

Acabei de instalar o SmartGPX e o addon que permite ter as caches instaladas, visíveis e utilizáveis no telemóvel (para se usarem no Nokia Maps no Navigator do SmartGPX e no Google Maps).

 

O que vais precisar, além do GPSr ligado ao ou incorporado no telemóvel:

 

- ficheiro gpx com as caches (Que se obtêm sendo Premium Member da GS e obtendo as pocket queries)

 

- Software SmartGPX obtido no SmartCaching

 

- Addon para o SmartGPX de modo a exportar as caches para a BD de marcos (landmarks): http://www.smartcaching.de/smartgpxaddon.html

 

Instalado o SamrtGPX (Que julgo já o teres) obtens o addon e, guardas no disco. Depois submete-o para o site de assinatura da Symbian para que esse addon seja assinado com o IMEI do teu telemóvel. Instruções aqui http://www.smartcaching.de/smartgpxaddon.html#signing

 

Após o processo de assinatura do addon, instalas no teu telemóvel e tudo começa a funcionar! Partindo do princípio que já tens as caches (obtidas no pocket query em formato .gpx) é só exportá-las para a BD de marcos (landmark DB: http://www.smartcaching.de/smartgpxaddon.html) e a partir deste momento elas, as caixinhas, podem ser usadas:

 

- no próprio SmartGPX (que é um leitor de ficheiros de caches e permite praticamente tudo, até ver fotos, fazer logs, ler ultimos 5 logs, etc...)

 

- no Nokia (Ovi) Maps (seleccionando o Favoritos, lá estão as caches disponíveis para se escolher, ver no mapa, definir trajecto/navegação até elas.

Exemplo de um printscreen que acabei de fazer com uma cache que tenho no Nokia (Ovi) Maps:

v6ub94.jpg

 

- no Google Maps (prefiro o Nokia Maps porque permitiu-me carregar toda a Peninsula Ibérica no cartão e assim reduzo o trafego de estar a aceder a mapas online ;-) )

 

- no Navigator do SmarGPX (é um típico programa de 'setinha' para a aproximação final à cache.

 

E prontos, em termos gerais é isto. Experimenta lá e se tiveres dúvidas específicas em algum ponto, tentarei ajudar.

Link to comment

No meu dispositivo (Symbian) faço o seguinte para aceder aos Google Maps e ver os landmarks (caches) no mapa e navegar até eles;

 

<Menu>

<Maps>

<Google Maps>

(está-se no Google Maps online no telemóvel/dispositivo)

 

Depois, para escolher um landmark (cache);

 

<Options>

<Favorites>

(acede-se ao écran dos landmarks e escolhe-se um)

De seguida, define-se como destino, escolhendo-o usando a opção get directions e escolhe-se um ponto de partida (que pode ser um outro landmark - infelizmente não permite definir a localização actual como ponto de partida... ou não consegui encontrar isso).

 

Quanto à segunda questão, não, o Google Maps é por definição um mapa online e, ao comum dos utilizadores não é possível aceder-lhes offline.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...