Jump to content

Parceria com a Cascais Natura


Lopesco

Recommended Posts

Boas!

 

No passado mês de Setembro, fui convidado pela agência ambiental e sem fins lucrativos, Cascais Natura a participar no Fórum da Biodiversidade e fazer uma pequena apresentação do que era o Geocaching. Durante o período de preparação da apresentação, fui tendo alguns contactos com um dos responsáveis dessa agência, o Arq. Luís Capão que, desde cedo, se demonstrou muito interessado no potencial do geocaching como ferramenta de divulgação, sensibilização de problemas ambientais. Assim, contactou-me para agendarmos uma reunião para discutir uma possível parceria entre a Cascais Natura e a comunidade geocachiana. Como iriam ser aprofundados alguns detalhes "legais", convidei o Hugo Silva para me acompanhar.

Essa reunião foi ontem e acho que muitos bons resultados se esperam.

O Luís, juntamente com a sua equipa, a Irene (Eng Bióloga) e a Sara (Eng Florestal) demonstraram-se muito empolgados com tudo o que se pode fazer nos parques naturais de cascais/Sintra em prol do geocaching e de uma correcta divulgação destas nossas áreas.

Querem criar caches, multis, eventos (com geocoins alusivas a esses eventos), CITOS temáticos, etc...

Se juntarmos o Know-how dos seus técnicos (que se ofereceram logo), à nossa vontade de ter boas caches, ficamos todos a ganhar.

Espera-se, para breve, muito boas notícias!

 

Agora, a parte menos boa(?)...

Algumas das caches que temos escondidas nestes locais, podem, talvez, estar colocadas em sítios sensíveis, e, por não sabermos, resolvemos as esconder ali... Assim, esta agência irá fazer um inventário das caches que podem, de alguma forma, colocar a biodiversidade do local, em risco. Após termos essa lista, tentarei ir com eles aos locais para melhor verificarmos se, de alguma fora, é prejudicial a sua localização. Se se confirmar que não deveriam ali estar, irei contactar os owners a convidar a alterar/remover/arquivar a dita cache.

Acho que, ficamos todos a ganhar com isto, e convido a comunidade a dar uma mãozinha no que puderem.

 

Contem coisas!

Link to comment

Especialmente se formos pessimistas ao ponto de acreditar que esse "mas" é mais incómodo do que tudo o resto. Vamos com calma.

 

Pelo que vi, do entusiasmo e da vontade, creio que temos muito a ganhar.

 

Dou só um exemplo: Quantos de nós já tentaram organizar um CITO e das entidades oficiais, responsáveis pelos espaços que nos propomos limpar temos uma resposta "Ok, depois a gente passa por lá", ou nem isso?

 

Posso dizer que não foi isso que ouvimos agora. Sinceramente, espero que esta relação seja exemplar para muitos outros locais. Há muito para ganhar, mesmo que exista um "mas". :o

Link to comment

Especialmente se formos pessimistas

 

Não é defeito... é feitio!

 

Qual é o "mas"?!?

 

A possível remoção de uma cache que está a contribuir para a destruição de algo?

 

Não me parece que isso seja mau...

 

Basta que seja desactivada ou arquivada uma cache para que para mim já não valha a pena. Um exemplo mais próximo de mim: uma cache "proibida" em ZPT no Gerês é para mim das melhores caches de Portugal... se um dia existir alguma parceria entre Geocaching e PNPG ela desaparecerá. Sim, para mim é muito mau!

 

Desculpem, é apenas a minha opinião, em Cascais, ou no Geres, ou na Estrela ou no Grand Canyon. Prefiro o geocaching selvagem ao geocaching assistido! É apenas falta de fé em instituições e não apenas pessimismo.

 

Certamente vocês terão opinião diferente e acreditam que este é o caminho a seguir. Um aplauso! (não estou a ser irónico)

Link to comment

Parece-me uma situação com mais vantagens que desvantagens.

Corrigir caches que estão "menos bem" (para não dizer "mal") e ter a organização que gere o local do nosso lado parece-me ser positivo.

Afinal, por muito que custe: We also assume that your cache placement complies with all applicable laws.

Link to comment

É sempre bom ver que há entidades externas que tentam criar laços com o Geocaching. O geocaching é muito mais que um passatempo. Está a tornar-se cada vez maior e o seu crescimento não deve ser mantido à margem da Lei, muito menos negligenciável. É possível melhorar, e muito. Ainda assim, é esperar para ver o que tem para nos mostrar. Tanto pode trazer de bom, como o contrário.

Link to comment

Desconheço os contornos das resoluções da reunião, mas se daí surgir um benefício para o Geocaching e para a preservação dos ecosistemas da serra de Sintra, não vejo qualquer carga negativa.

 

Não estou a ver nenhuma cache em Sintra que possa estar em risco. Basicamente estão em caminhos e em locais bastante trilhados por escuteiros e caminhantes. Talvez uma ou outra mais fora de trilho possa ser corrigida, mas assim à primeira, não vejo nenhuma cache em risco de ser arquivada por este acordo.

Link to comment

A Cascais Natura não tem vontade nenhuma em arquivar nada. Querem, se calhar até mais que nós, que se passeie nas serras. Mas que o façamos de forma consciente. Eu AGRADEÇO que me digam se alguma das minhas caches esteja a prejudicar, seja o meio ambiente, seja alguém me particular.

Infelizmente, só eu e o Hugo estivemos presentes e não puderam presenciar o entusiasmo, as ideias, que eles iam tendo, no que se podia melhorar os passeios, com caches temáticas, CITOs apoiados, Geocoins alusivas a eventos, etc...

 

Acreditem que algo de muito bom irá surgir...

Link to comment

Dou só um exemplo: Quantos de nós já tentaram organizar um CITO e das entidades oficiais, responsáveis pelos espaços que nos propomos limpar temos uma resposta "Ok, depois a gente passa por lá", ou nem isso?

Há tempos houve um CITO na Praia de Árvore em Vila do Conde que, infelizmente, devido a outros compromissos, não pude comparecer. Mas, a avaliar pelos relatos e fotos, parece ter sido um sucesso e ter tido os apoios devidos das entidades competentes...

 

Acho que deviam existir mais iniciativas destas... (já pensei em organizar um CITO, mas como não tenho qualquer experiência em algo do género, tenho-me retraído de avançar com isso)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...