Jump to content

Carta Aberta


RuideAlmeida

Recommended Posts

Caros amigos (é assim que vos consideramos a todos, sem excepção)

 

Sempre tentámos ter um cuidado especial na manutenção das nossas caches, estando atentos aos DNFs ou simplesmente fazendo-lhes visitas frequentes e verificando in loco a necessidade de substituir logbooks, recolocar material de escrita ou objectos para troca. Normalmente nenhuma das nossas 32 caches esteve desactivada mais do que umas poucas semanas em média.

 

No final de Julho, precisamente quando entrámos no nosso período de férias, começaram a chover DNFs e notas afirmando irregularidades ou simples desaparecimentos em caches nossas. Esconderijos intactos, mas sem nada lá dentro... ou sacos de plástico apenas com calhaus... trackables perdidos (espero que não para sempre).

Acedendo aos listings fui desactivando aquelas que tinha mais ou menos a certeza de que teriam mesmo desaparecido até poder verificar caso a caso no regresso das férias. Alguns de vós fizeram o favor de nos enviar emails após terem confirmado pessoalmente os desaparecimentos... Obrigado!

 

No início desta semana após o final das férias e o regresso ao trabalho, encetei uma verificação de todas as caches e a realidade ultrapassou enormemente o que imaginávamos.

De 32 caches, já verifiquei 24, das quais 22 desapareceram.

Falta-me verificar 8, mas tenho fortes suspeitas (por DNFs ou notas) que mais 5 também terão desaparecido.

Até agora apenas ainda não encontrei desaparecidas a Piscina do Humberto e a Urca que tem um found de hoje mesmo.

 

Esta situação parece ter ocorrido no breve espaço de uma semana no final de Julho e início de Agosto; razão pela qual me parece pouco provável ser acto de muggles ou simples acaso, mas... Podem imaginar o quanto é desanimador.

Neste momento estamos a recolocá-las todas e já podem visitar de novo 21 delas; a breve trecho ficarão de novo todas disponíveis... não sei por quanto tempo!?

 

Se esta carta aberta acaso tiver algum destinatário específico, as linhas que se seguem são para ele.

 

Em conversas casuais, já se avançaram hipóteses para explicar esta situação, caso ela seja algo mais do que simples coincidência azarada. Inimizades e antipatias pessoais, logs críticos levados demasiado a peito, disputas estéreis, etc.

Nos nossos logs, que são normalmente escritos por mim, tentamos usar uma linguagem franca e construtiva... se algo na cache deixou a desejar, dizemo-lo numa perspectiva de constante evolução da qualidade do jogo... mas nunca usámos de qualquer termo ou discurso ofensivo.

Somos ainda relativamente novos no jogo, tendo em conta que já existe há 9 anos e nunca foi nossa intenção jogar geocaching para fazer inimizades ou ferir susceptibilidades de quem quer que fosse... veteranos ou novatos.

Em ocasiões como esta, ficamos a pensar se estaremos no jogo certo para nós e se não estará na altura de "pendurar as botas"... por enquanto não vamos iludir as nossas responsabilidades nas caches de que somos owners... o resto...

 

Se por qualquer acção ou omissão, algum de vós se sentiu ofendido por nós ou por algo que fizemos (mas não pelo que foi dito que dissemos ou fizemos)... as nossas mais SINCERAS DESCULPAS!

Link to comment

Rui

 

Não tens que pedir desculpa a ninguém. Será a "comunidade", responsabilizando-se por um energúmeno (ou dois), que terá que pedir desculpas a ti. E agradecer o esforço incrível de recolocar em tempo recorde as caches como estás a fazer. Tomara muitos (eu próprio, que tenho algumas caches por recolocar) terem esse espírito, neste momento.

 

Quem quer que seja que o tenha feito, para te prejudicar, está a prejudicar muito mais para além disso. Está a prejudicar todos os outros geocachers que se viram privados de uma das dezenas de caches colocadas e planeadas para o seu fim de semana. Está a prejudicar a confiança e o bom ambiente que era familiar no seio de todos quanto praticamos geocaching (pelo menos há uns anos atrás era). Está a denegrir a actividade que ele(s) próprio(s) está(ão) afiliado(s). Está(ão)-se a prejudicar a si próprio(s).

 

./B

Link to comment

Vamos acreditar que não passa de uma triste coincidência e que foi uma espécie de vaga ou tufão que passou mesmo no meio das tuas caches. Desde já os meus parabéns pela recolocação... de facto tempo record para 21 :unsure:

 

Também eu quando me desaparece assim meia dúzia fico azedo e começo a pensar que... bah... às vezes algumas visitas e logs bem aprumados fazem esquecer isso tudo!

Link to comment

Quero acreditar que tudo não passou de uma terrível coincidência.

 

Felizmente não tenho assim tantas caches escondidas, e estão bastante distantes umas das outras (não seria muito prático ír ao Algarve, Trás-Os-Montes, Sarajevo e terminar no Alaska só para ter o gostinho maquiavélico de as ver vandalizadas...), mas volta e meia lá desaparece uma cache que fica perdida no meio do nada. Continuo a acreditar que não passa de um descuido ou de um terrível azar.

 

Em nome da comunidade agradeço a sua recolocação e a persistência na causa. Aplaudo a rápida manutenção que serve de exemplo de tenacidade para todos nós!

 

Esperemos que os azares terminem aqui.

Link to comment

Eu também quero acreditar nisso mas obviamente não consigo. :blink:

 

Só tenho uma palavra: Abominável.

Ainda não encaixei bem isto, embora soubesse de há muito que mais tarde ou mais cedo algo assim pudesse acontecer!

 

Uma coisa é certa: Invejo-te a persistência e a capacidade de absorção perante algo assim. É notável e absolutamente louvável, e só por isso já mereces os nossos sinceros parabéns. Essa é a atitude certa, embora confesse que não teria a mesma capacidade de reacção se confrontado com algo que se pode facilmente apelidar de terrorismo geocachiano.

Link to comment

Isto não me parece coisa de geocacher novo para ser sincero, mas sim de alguém que já deve andar bem embrenhado no geocaching e por alguma razão lá se sentiu ameaçado de alguma coisa que o Rui possa ter feito!

 

A não ser que o Rui tenha feito uma dessas reportagens e seja essa a razão de lhe terem desaparecido tantas caches. :D

 

Como cada vez vejo mais nos fóruns "Just my 2 cents" :(

Link to comment

Isto não me parece coisa de geocacher novo para ser sincero

 

Não tava a falar em "novos". O meu problema é com a divulgação discriminada de algo cujo equilibrio é sempre precário. Disse e continuarei a dizer que atingir o mercado generalista com peças sobre Geocaching fará muito mal e pouco bem ao jogo. Certas mentes atrofiadas tendem e confundir isto com elitismo ou com o egoismo de manter, para os que já cá estão, o jogo.

 

Meter 100 pessoas num restaurante para 50, não é ir contra o elitismo, é ser irresponsável; abrir os Parques Naturais para todo o tipo de actividades, não é ir contra o elitismo, é destrui-los. O que há é que ponderar, sobre os limites do equilibrio. O Geocaching é como um ecossistema. Demasiados "jogadores" são... demasiados... nota-se nos muros destruidos, nos canteiros pisoteados, nas marcas evidentes deixadas pela multidão que se desloca aos locais de cache. E, note-se bem, nem estou a considerar que isso sucede porque o pessoal se comporta mal. Acontece porque tem de acontecer se 200 pessoas forem a um local em dois meses. Mas isto já é um pouco paralelo.

 

O que eu estava a falar era do foco da divulgação, nem tanto da sua dimensão. Como as coisas eram há uns anos, os novos Geocachers eram "recrutados" pelos que já existiam, que naturalmente lhes providenciavam um enquadramento práctico ou teórico... ou eram pessoas dadas à pesquisa de assuntos, detentoras de um GPS, que acabavam por dar com o Geocaching no decorrer das suas procuras. Peguem-se em 1000 pessoas assim forjadas, e 1000 pessoas aderentes a partir de reportagens na SIC ou na Visão, diga-se honestamente em que grupo se prevê que venham a surgir mais individuos problemáticos, por exemplo (e apenas por exemplo), com a falta de ética para se ir às caches de alguém, ou a todas, de forma geral.

 

Quando alguns tristes - e sinceramente nem me lembro de nomes, senão não teria problemas em os referir - me acusaram no passado de querer manter o Geocaching só para os que cá estavam dentro, faltou-lhes a acuidade visual para enxergar que só eu já trouxe para o jogo cerca de 20 membros, entre os quais se contam alguns dos mais respeitados e activos da nossa "comunidade": Sup3rFM, Insano, Sal & Kitiara, para citar apenas alguns nomes.

 

P.S. - E sim, o Rui e as reportagens andam juntos LOL... tavas a brincar mas acertaste.

Edited by Torgut
Link to comment

respeitado, o Insano?? :P:):)

 

 

pronto, pronto, foi um offtopic parvo! :)

 

Hey, eu disse "respeitados e activos". Pera... devia ter sido "e/ou" activos. Mas também... respeitado... respeitado... eu digo-te o que é preciso para se ser respeitado nesta "comunidade":

 

1) Não ter opiniões ou pelo menos guardá-las para si;

 

2) Manter sempre um sorriso cínico, palmadinhas nas costas naqueles que depois se envenena entre amigos e palavras de louvor às caches que se deita abaixo num círculo restrito;

 

3) Dar mais parabéns e abraços do que fazer Geocaching, seja procurando-as seja criando-as.

 

4) Ser um embaixador do carneirismo seguindo o rebanho diligentemente.

 

Por isso, prefiro o Insano não respeitado do que o Zé das Couves muitissimo respeitado.

Link to comment

Não te preocupes, que ele gosta mais de mim que chocolates... vocês os 2 não sabem... mas têm muitas coisas em comum... muahahah.

 

Rui,

 

Como já te disse... é só dizer... que o cleaner dá aí uma volta aí abaixo.

 

Adolfo meu velho... :P

 

Curiosamente, as cenas mais "tristes" ou "negras" do geocaching lusitano foram sempre perpretadas por "mais experiente", ao qual por ex... eu não não fujo às minhas "tricas"... porque não bons nem maus geocachers... há boas e más pessoas... Sinceramente, isto parece uma acção deliberada... por alguém que ficou amuado com algo...

 

Sim, é como tu dizes, a palmada nas costas é uma hipocrisia que abunda no geocaching nacional... e depois... ao contrário de alguns "arruaceiros" (que curiosamente até interviram quase todos neste tópico) que dizem o que tem a dizer na cara... e depois sim, vão para os copos... há quem prefira ser cool... e andar fazer lançamento do plástico ao rio...

 

Mas, mais uma vez, Rui... two can play this game... tu diz... que arranja-se já aí uma swat team...

Link to comment

Eu por acaso ainda não fui para esse lado com o intuito de fazer muitas caches pelo que não conheço assim tantas caches do Rui, mas experimentei o amrgo gosto de ter uma cache a desparecer a cada colocação em sitios onde seria improvável que desaparecesse. E desisti ao fim de 6 desaparecimentos.

 

Desisti simplesmente porque nunca ira terminar e porque sei quem as tirou e porque quem as tirou até é um elemento conhecido na comunidade.

 

Gabo-te a paciência; com sinceridade de refazer duas dezenas de containers e voltares à carga. Esse é um exemplo para todos nós. Eu não tive assim tanta.

 

Infelizmente o que o Torgut diz tem todo o sentido numa comunidade que a mim já me pareceu mais "familiar". E vou um pouco mais longe... a banalização do Gps contribui de sobremaneira para tudo isto e a baixa de preços dos equipamentos, os morangos com açucar, etc. Mas a culpa foi nossa...

 

Nós não temos uma obrigação especifica de gostar de toda a gente... eu não gosto de alguns elementos mais "conhecidos" mas não é por isso que vou às suas caches vandalizar. Este é um ponto que entra na selvajaria infantil e que demontra um desenvolvimento afectivo insuficiente e claramente destorcido.

 

Espero que as reposições durem mais tempo que as originais e que este episódio seja apenas uma passagem infeliz.

 

Eduardo

Link to comment

Boas.

 

Sou muito recente nestas andanças, e tive efectivamente conhecimento desta actividade através de uma qualquer reportagem na TV.

 

Na altura julguei curiosa a ideia de se poder juntar três das actividades que, para mim, mais prazer me dão:

 

- Andar na rua, preferencialmente e zonas "não urbanas";

- Utilização de tecnologia;

- e a ultima, poder voltar uns anos para traz e andar a fazer "caça ao tesouro".

 

A ideia teve que maturar bastante pois presumi, e aparentemente bem, que fosse uma actividade que precisasse de algum/bastante tempo de forma a se poder usufruir de todas as suas vantagens.

 

Evidentemente que quando passa uma reportagem nos média, aparecem logo uma série de pessoas com (e peço desculpas pela brejeirice) " tesão do mijo" que vão a correr ao carro buscar o GPS e procurar a cache mais perto.

 

Regra geral este pessoal, nesta ou noutra actividade qualquer, acaba por facilmente desistir não não sem antes deixar a sua marca.

 

Nas poucas semanas que tenho disto, e com apenas 10 ou 11 caches, já vi algumas coisas desagradáveis como muros destruídos, jardins com plantas partidas, etc.

E estou perfeitamente convencido que, pela forma como esses muros e esses jardins se encontravam que foi algo relacionado com esta actividade.

 

Indo ao encontro do que o Insano disse, não existem bons ou maus geocachers. O que existe, e muito, é muito má formação sócio-cultural e contra isso "batatas"...

 

Nós continuamos a ser o povo que cospe no chão e mandamos a beata do cigarro pela janela do carro. Fico triste, mas não admirado, por situações como a que sucedeu ao Rui aconteçam.

 

Peço desculpa pela minha pequena dissertação social, mas pareceu-me o sitio indicado.

Link to comment

Neste caso foi pessoal comigo e não com a comunidade pelo que na altura certa se saberão as coisas. Até onde sei isso só aconteceu comigo e naquela cache. um dia destes aparece por coincidência lá outra...

 

O que acho mesmo chato é vandalizarem coisas que para além de dar trabalho mantêm o jogo activo, sejam elas para os números ou não. Estes e outros actos têm de certa forma minado a sâ convivência de algumas pessoas (não temos que gostar de todos) por tricas e conversas de algibeira. Algumas destas acções são isoladas mas demonstram algo que já me preocupa nos miudos quanto mais nos adultos.

 

Mas biológicamente somos animais... alguns mais racionais que outros ;)

 

Gabo a paciência ao Rui.

Link to comment

Ddude's Team... obrigado pela boa participação. Essa passagem de não haver bons e maus e tal é que é um pouco académica, retórica, teórica. E isso das beatas para o chão... às vezes tem-se surpresas. Sabes qual foi o país da Europa onde eu vi mais beatas no chão, por todo o lado? Na Suécia. Pois é.....

 

Maloko... não insistas... o Papaléguas tem vocação de major Valentim Loureiro. Citar nomes não é com ele.

Link to comment

Agora que finalmente consegui fazer uma verificação geral das caches, posso actualizar a informação.

As caches desaparecidas foram 28 em 32.

Neste momento apenas estão por reactivar:

 

Crosswords pelo local ainda estar a ser intervencionado pela CMA, após as autárquicas deve haver novidades ;)

666 - The Evil One! por dificuldade em conseguir arranjar rapidamente um container igual ao anterior.

Anta Minimalista por o novo container estar a ser trabalhado.

 

Compreendam que reactivar uma cache implica uma série de custos e tempo disponível, por isso a todos peço apenas mais um pouco de paciência.

Edited by ruidealmeida
Link to comment

Ddude's Team... obrigado pela boa participação. Essa passagem de não haver bons e maus e tal é que é um pouco académica, retórica, teórica. E isso das beatas para o chão... às vezes tem-se surpresas. Sabes qual foi o país da Europa onde eu vi mais beatas no chão, por todo o lado? Na Suécia. Pois é.....

 

Maloko... não insistas... o Papaléguas tem vocação de major Valentim Loureiro. Citar nomes não é com ele.

 

Este Rapaz ... :laughing:

 

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :laughing:

 

Além disso... é uma cache. E a pessoa... um grão de areia :laughing:

 

É por isso que gosto de te ver escrever.

 

Rui... foi uma razia completa. Esperemos que tenha sido um devaneio...

Link to comment

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :laughing:

 

Eh pá pois então não faz mais sentido nem sequer trazer o assunto? Agora essas meias acusações, essas sombras, essas afirmações cobertas por um véu.... bah!

Link to comment

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :lol:

 

Eh pá pois então não faz mais sentido nem sequer trazer o assunto? Agora essas meias acusações, essas sombras, essas afirmações cobertas por um véu.... bah!

 

Tenho de concordar com o Torgut aqui...

Link to comment

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :(

 

Eh pá pois então não faz mais sentido nem sequer trazer o assunto? Agora essas meias acusações, essas sombras, essas afirmações cobertas por um véu.... bah!

 

Tenho de concordar com o Torgut aqui...

 

Tens? E isso custa-te? Vê lá é se escorregas numa casca de banana hoje, que estou a ver que vou ter que andar mais três meses a cachar todos os dias, ao sol e à chuva, só por tua causa. :lol:

 

Pensam que não custa, pensam?

http://papacaches.wordpress.com/2008/12/12...ias-que-passam/

Link to comment

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :laughing:

 

Eh pá pois então não faz mais sentido nem sequer trazer o assunto? Agora essas meias acusações, essas sombras, essas afirmações cobertas por um véu.... bah!

 

Tenho de concordar com o Torgut aqui...

 

Tens? E isso custa-te? Vê lá é se escorregas numa casca de banana hoje, que estou a ver que vou ter que andar mais três meses a cachar todos os dias, ao sol e à chuva, só por tua causa. :)

 

Pensam que não custa, pensam?

http://papacaches.wordpress.com/2008/12/12...ias-que-passam/

 

OFFTOPIC

 

hehe

 

pois mas tb sinceramente apenas tenciono chegar aos 100 depois disso paro imediatamente... não acho nada isto saudável :laughing:

Link to comment

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer A ou B, mas incendiar não é a minha especialidade, especialmente depois de passar 11 anos nos bombeiros. Além disso acho que o que se precisa neste momento menos é disso. Ainda te espero para o moscatel :laughing:

 

Eh pá pois então não faz mais sentido nem sequer trazer o assunto? Agora essas meias acusações, essas sombras, essas afirmações cobertas por um véu.... bah!

 

Tenho de concordar com o Torgut aqui...

 

:laughing: Mas... leram onde foi escrito isto?

 

Eu não acusei ninguém nem sequer com meias acusações, respondi ao Rui e ilustrei com um exemplo meu no qual não me parece pertinente estar novamente a discutir quem retirou ou não retirou a cache... e nem sequer me queixo de me ter desaparecido a cache... pura e simplesmente deixei de meter lá mais containers :D

(já parecem aqueles debates políticos em que aproveitam cortes para a noticia do dia a seguir completamente despegados do contexto)

 

Eu sei que as minhas respostas são longas, mas convinha ler as partes apresentadas, no contexto... não é disso que te queixas muitas vezes Ricardo? :)

 

Já agora e offtopic... era interessante fazer um ranking desde 2002 de caches desaparecidas (percentagem) por mês... e depois por owner e por local (urbanas, mato, etc) Isso permitiria ter uma panorâmica das caches com mais longevidade e suas características. :D

 

Eduardo

Link to comment

Uma situação bem triste mas não há coincidências.

A coincidência foi demasiado selectiva.

Tive oportunidade de trocar impressões com o Rui porque fiquei com a ideia que estas coisas não acontecem por acaso. Foi obra para ter sido feita num só dia e isso não está ao alcance de novatos mas de alguém (ou vários) que já conhecia muito bem os locais que ia visitar, até porque algumas delas são bem difíceis de encontrar.

Não há nada que justifique tal atitude.

Os problemas e as diferenças resolvem-se olhos nos olhos.

Este foi um acto gratuito de cobardia e de muita falta de carácter, tão simples como isso.

Por esta afirmação também podem fazer desaparecer as minhas (poucas).

Não as recolocaria jamais.

Não teria metade da tua paciência e persistência para as recolocar.

Isto é um passatempo, uma forma de conhecer pessoas interessantes e passar bons momentos.

Há vida para além do geocaching...para os que a têm, obviamente.

Abraço

João/Strangedays

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...