Jump to content

GPS Perdido - Preciso doutro... sem opções


Torgut

Recommended Posts

Pois como já referi noutro post, hoje saiu-me a fava: deixei o GPS esquecido junto a uma cache e quando dei por isso, já lá não estava. Resultado, sinto-me nú, neste mundo sem um GPS para practicar Geocaching. O meu fiel Magellan eXplorist acompanhou-me nos últimos três anos. Juntos encontrámos cerca de 2 mil caches em dez países. E hoje, a casa está vazia sem ele, na sua caminha, ali na gaveta defronte dos meus olhos.

 

Mas a vida não pára e forcei-me a pensar num seu substituto. Apenas para me horrorizar com o vazio de opções. A última vez que passei por isto, em 2006, a coisa não foi fácil, mas agora, o cenário parece ainda mais negro. Eu não sou pessoa para me interessar por aspectos técnicos, pelo menos sem que estes me tragam um benefício imediato. E é por isso que quando não estou para comprar uma coisa, não me interesso por ai além pelos mercados. A última vez que tinha olhado havia uma luta feroz entre Garmin e Magellan, que, entre as duas, detinham quase o monopólio do mercado de GPF's de outdoors. Hoje, ao me embrenhar na investigação que se impõe, fico com a impressão que a Garmin ficou quase sozinha. A Magellan parece-me ter andado a dar tiros nos pés nestes últimos anos (não me surpreende, pois apesar de genericamente satisfeito com o GPS que hoje perdi, os pormenores que indicavam o desmazelo e incompetência do fabricante eram assustadores). Resultado... as opções são... Garmin. Mas... será uma opção?

 

Sinceramente, estou num estado de algum desespero. Levo o Geocaching a sério. Não vivo para o Geocaching, mas este é o meu grande hobby. Logo, quando adquiro um GPS, exigo a mim próprio sentir-me realizado com a compra, sobretudo se é forçada, para substituir um "ente querido". E neste momento, depois de ver tudo o que existe, não consigo imaginar-me a fazer Geocaching com nada do que pode ser comprado.

 

A primeira surpresa desagradável é a impossibilidade total de comprar um eXplorist em segunda mão no eBay. É surpreendente a não existência para além de um eXplorist 400, caro e a vir dos EUA no universo de utilizadores vendedores do eBay. Mas é assim mesmo.

 

A segunda surpresa desagradável, já a referi: a queda da Magellan. Ler as críticas dos utilizadores de Magellan Triton (seja o modelo que for) é deprimente. Assustam qualquer um. Juntar-se a isso as dificuldades de comunicação (aliás, impossibilidade) com uma plataforma vital como o GSAK, e está o caldo definitivamente entornado.

 

A terceira surpresa desagradável: a única via possível chamar-se Garmin, e isso também não é muito encorajador. Eu, na minha particularidade, não lido bem com a fealdade, e os produtos Garmin são por regra feios, em duas vertentes: o hardware e, sobretudo, o software. É bom saber que com os Colorado, Oregon e Dakota, foi trazida estética aos produtos. Mas com a estética vieram problemas que os feiosos não tinham. Uns, são caros para caramba. Outros, deixam muitas dúvidas quanto à sua legibilidade sob luz solar. E, coincidência terrível, eu até quero um GPS para usar no exterior, ao que se junta outra malfadada sina: ando por um país cheio de sol. Por isso, Oregon e Dakota, cuidado com eles. Por fim, de entre os muito pecadilhos do software do meu eXplorist 500, sobressaia uma qualidade que a Garmin nunca abraçou: a gestão de waypoints. E generalizo porque no que toca a Garmin, a termo "gestão" não consta do vocabulário do fabricante. Waypoints são para serem metidos todos ao molho num enorme saco. Bem diferente dos folders e ficheiros com que podia organizar o meu eXplorist. Nele, tinha um folder chamado Portugal, onde tinha caches, tinha pontos de interesse, e outras coisas; tinha um folder chamado Europa, com ficheiros chamdos Estocolmo, Malta, Polónia... etc... onde tinha arquivadas as caches que tinham vindo com os PQ gerados aquando das minhas visitas; tinha um folder chamado Rep. Checa, com sub-divisões idênticas às que fiz em Portugal. E assim vivia feliz. Simplesmente não me consigo imaginar ter um Garmin na mão com aquele caos de Waypoints, cuja única divisão possível pode ser feita com recurso a icones criados com conceitos gráficos que no meu mundo profissional deixaram de ser usados há mais de 10 anos.

 

E por tudo isto, não tenho uma solução. Será que vou deixar de fazer Geocaching porque o mercado de unidades de mão caiu num fosso negro? Ah! Alguma boa alma tem uma sugestão que me possa ter escapado e que finte todos os problemas indicados nestas linhas?

Link to comment

Aqui? O 500 já foi vendido mas será que o 600 ainda está à venda? Tem aí um nr. de telefone.

 

Aqui, têm informação sobre dois 500 e um 600 novos. Não dizem que não têm mas que se deve contactá-los. Quem sabe...

 

Boa sorte.

 

A esperança renasce! Não conhecia esse site! No MIAU, nada, no eBay nada. Vou já ver. Update mais tarde.

 

EDIT: ui aqueles preços. 250 Eur por um 500. Pensar que por esse preço arranjo um Dakota 200 acabadinho de sair.

 

UPDATE: mandei mails a todos. Mas aquilo são anúncios muito antigos. Um é pelo menos do verão do ano passado, e outro já tem pelo menos dois anos, a olhar pela sequência das datas de questões ao vendedor.

 

SUPERUPDATE: Graças ao Mantunes parece que encontrei a solução. Um desses eXplorist, o 400, está ainda há venda e já acordei o negócio. Devo ir a Évora busca-lo na 5ª Feira, por um preço muito agradável!

Edited by Torgut
Link to comment

Logo vi!

 

Com esse mau feitio só podias ter um megellan :rolleyes::D

 

Eduardo

 

Era para ir hoje buscá-lo a Évora mas deixei para amanhã. E assim como assim, o meu cunhado comprou-me nos EUA um Garmin Dakota 20. Agora das quatro uma:

 

1) Fico com dois GPS, o que às vezes dá jeito.

 

2) Depois de testes vendo o eXplorist 400

 

3) Depois de testes tento vender o Dakota 20 porque prefiro mesmo o eXplorist

 

4) Depois de testes tento vender o Dakota 20 para mudar para um Oregon 550

Link to comment

Testa lá o dakota e depois diz qualquer coisa... podemos ter assunto :(

 

Ai sorte, sortinha... o gajo berrou... não arranca, não passa do screen de abertura e depois desliga-se. Talvez ficheiros corruptos.

 

Pronto. Arranjado... um bocado complicado... eram mesmo files corruptos.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...