Jump to content

Caches inactivas / Manutenção / Arquivar


SUp3rFM

Recommended Posts

Caros,

 

Para além da tarefa de analisar e publicar as caches que submetem, tenho também a tarefa de olhar pelas caches publicadas. O objectivo é tentar mantê-las de acordo com as guidelines e, principalmente, ver se estão de acordo com aquelas alíneas que todos concordaram quando resolveram publicar no Geocaching.com.

 

Por isso, para além de publicar as caches, tenho-me empenhado a passar os olhos por algumas boas centenas (~700) de geocaches que apresentam alguns sinais:

 

- Caches inactivas;

- Caches com pedidos de arquivamento;

- Falta de manutenção (diversos logs a solicitar manutenção);

 

Eis o que tenho feito:

 

Juntar numa lista todas as caches que apresentam sinais de "negligência" por parte dos owners. Tipicamente, a lista é composta por caches inactivas. Houve necessidade de desactivar algumas, dada a ausência do owner para o fazer. Essa lista atingiu as 216 caches.

 

O passo seguinte foi enviar um mail formal (quase que uma minuta) para todos esses owners solicitando uma resposta e um plano de acção concreto, num prazo máximo de duas semanas.

 

Tem sido com agrado que durante esse dia (iniciei a 30 de Junho) e até agora, a lista encurtou para 147. Registaram-se adopções, caches reactivadas e alguns arquivamentos. O número actual da lista só não é menor porque não estou a retirar caches cujos owners apresentaram um plano na página da mesma. Sobre esses casos, farei um followup mais tarde.

 

Pode-se dizer que é quase que um recomeço na análise deste tipo de casos. Para vocês a situação não é clara, mas se pudessem facilmente percebiam que o Garri tinha mesmo MUITO que fazer. E por uma questão de prioridades, este tipo de situações foi ficando menos privilegiado.

 

Como sabem, como jogador, utilizei diversas vezes o tipo de log "Needs to be Archived". Raras vezes teve resultados, e mais raro ainda foi a imediatez da resposta por parte do Reviewer. Deixem-me tentar explicar o que uma nota dessas desencadeia.

 

O "Needs to be Archived" é uma chamada de atenção. Apenas e só. Não é um juízo de valor, não é uma sentença de morte. É um recurso disponível. É uma nota que faz chamar a atenção do Owner e do Reviewer. Logo, o caso é analisado. O Owner é contactado para ter oportunidade de corrigir a situação - caso seja necessário. Só perante a resposta ou a falta da mesma, uma decisão é tomada. Quase nunca de forma imediata, salvo excepções no limite (exemplo, uma cache num local claramente proibido, etc).

 

Significa que uma nota de pedido de arquivamento chega. No entanto, podem logar as que quiserem. Eu vou tentar acompanhar todas as situações. Se me esquecer de alguma, contactem-me. Não fiquem à espera que seja eu a ir atrás de todas as situações. Não consigo, lamento.

 

Voltando a este levantamento inicial, da minha parte, significa que a 15 de Julho conto ter as respostas dos owners. Na ausência das mesmas ou de um plano coerente, não terei receio em fazer o que se deve fazer. Tentarei ser o mais imparcial possível. Sei que a situação provocará algum desconforto mas não podemos ter caches listadas com tantos meses à espera de uma manutenção ou simplesmente desactivada porque o owner conta lá passar daqui a 6 meses.

 

Sempre que colocarem uma cache, tenham logo em mente o Plano B. Uma solução para a cache que vai desparecer daqui a 3 meses. Não esperem que dobre as regras só porque me conhecem... Como certamente compreenderão.

 

Até lá, espero ter todas as respostas e ver mais casos de caches recuperadas meses (ou até um ano!!) depois de estarem inactivas. :(

 

Até lá,

 

Abraço e boas caches

 

Hugo Silva

SUp3rFM

Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

 

P.S. Algumas caches tem sido publicadas numa questão de horas. Não fiquem mal habituados! :blink:

Link to comment

Eu estou disponível para fazer manutenção de caches na zona de Aveiro (até um raio de 50km mais coisa menos coisa), com ou sem adopção.

 

Tenho preferência por caches no meio da serra e afins... as caches urbanas a mim não me dizem muito...

 

Se tiveres algumas nessa situação perto de mim, não me importo de lá ir...

 

Vou com alguma frequência para perto de Tábua, por isso, também posso ajudar na manutenção de caches nessa zona (devo lá ir dia 18 deste mês).

 

Não faço questão de adoptar as caches. Não me importo de ir lá só fazer a manutenção e o owner continuar o mesmo (desde que o owner não se importe claro).

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...