Jump to content

Caches porque sim


juquinha

Recommended Posts

Ultimamente tenho visto aparecerem inumeras caches em locais completamente desinteressantes. Como os locais emblemáticos estão já ocupados verifico que qualquer traseira de suburbio manhoso serve de pretexto a uma cache. É pena pois se uma ou outra "no meu quintal " até tem piada, uma proliferação descontrolada leva-nos a percorrer os dormitórios de Lisboa à procura de caches em locais onde não quereríamos ir seguramente fazer turismo, nem gostaríamos que um turista viesse visitar. Algumas caches até estão muito bem elaboradas e acaba por ser um desperdicio de boas ideias.

Compreendo que as pessoas queiram ter as suas próprias caches e não havendo já muitos locais giros disponiveis se virem para qualquer pedacito de terreno com alguma historieta ou ruína por trás. Algumas das minhas caches possivelmente podem ser incluidas na critica.

Não é que não se possa a questão é vistá-las e depois ser suficentemente polido para não dizer que esta foi mesmo só para o número pois o prazer de ali ter ido foi nulo.

Mas não será que devíamos manter a qualidade dos locais e não somente ter muitas?

Tenho vários contentores especiais para caches que acho que seriam muito giras mas não encontro, e possivelmente não vou encontrar, local adequado para os colocar. Assim vou ver se não cedo também à tentação de colocar uma no jardim em frente de casa (pelo menos é um jardinzinho e já vi pior :unsure:)!

Da minha experiência e para que não pode espalhá-las longe, mais dificil que colocar a cache e mantê-la é arranjar um bom local.

Que acham?

Link to comment

Só posso concordar...

 

Mas cada vez mais compreendo a filosofia básica do jogo, que nos diz que o que interessa realmente é a cache em si... não é o local, nem a história que inventamos... é apenas e tão somente, a marmita... que pode estar numa lixeira ou no meio de um prado sem interesse particular.

 

Sei que é este o entendimento do nosso aprovador... mas vou continuar a tentar conciliar nas nossas caches, aqueles factores que mais gostamos. Um local interessante, eventualmente pouco conhecido, vista e interesse cutural.

Link to comment

Juquinha, compreendo o lamento e já li várias vezes a mesma coisas nestes fóruns globais. Efectivamente, o wow factor tende a desaparecer, ou melhor, torna-se menos frequente.

 

Se há uns anos atrás poucas eram as caches menos recompensadoras, qualquer caçada trazia sempre algo novo, actualmente creio que o panorama é diferente, tal como escreveste.

 

Hoje, o geocacher terá que preparar melhor a sua caçada ou, em alternativa, ter que estar preparado para ir a locais menos interessantes, deparar-se com caches mal escondidas, sem grande interesse.

 

Quando o critério de busca é lato ou inexistente, já sabemos que vamos apanhar de tudo. E isto é válido para quase tudo. :anicute:

Link to comment

Só agora é que se apercebem disso?

Com a proliferação de geocachers e subsequente aumento do número de caches isto é inevitável.

Há 2 anos atrás alguém gozou com a ideia de caches nos estacionamentos dos supermercados e toda a gente lhe caiu em cima. Já esteve mais longe.......portanto preparem-se e esqueçam-se de purismos. Só vai lá quem quer.

 

No fim de contas IT'S ALL ABOUT THE NUMBERS!

Link to comment

Claro que cada um tem a liberdade de fazer o que lhe apetecer desde que cumpra as regras.

Gosto de contentores giros e alguns só funcionam em locais banais (estou a pensar na Happy new year, por exemplo). Agora quando tudo é básico e o local é as traseiras do prédio na Damaia não há como agradecer muito nos logs e não deixar de dizer que não apreciámos a entourage!

Claro que os números também contam mas para isso fazemos a ronda das igrejas, capelas, e centros cívicos. O que me enerva mesmo são as caches nas pracetas dos suburbios :anicute:

Claro que esta discussão é antiga e não vai terminar nunca.

Cada novo geocacher quer logo colocar umas quantas. Eu cá por mim estou numa fase de arquivamento pois não tenho ideias para melhor! :anicute:

Link to comment

a tendência natural é essa mesma, proliferação de caches. e para elas proliferarem, assim à manada, tem que as haver boas e más. eu acho que é fácil de distinguir à partida, através da Listing, da página, ao que vamos (nem sempre, é certo), e se sabemos que é atrás do prédio da Damaia (nada contra a Damaia), ou atrás do prédio da Reboleira (uuuuiiii) ponderamos melhor e apanhamos o comboio daquela linha e vamos cachar por exemplo para Sintra ou mesmo para Lisboa (se entretanto não houveram uns gandulos a rapinarem-nos o GPS no comboio), ou então comer antes uma peça de fruta e guardar as energias para o Fim de Semana e fazer uns raids por esse pais fora, que é o que tenho feito.

 

PS: Arquiva as tuas caches e temos aqui um motim... You have been warned!

Link to comment

Compreendo bastante bem o teu descontentamento. É verdade que sempre existiram caches menos felizes, mas de facto estas últimas esticaram-se um bocado...

 

A coisa agudiza-se quando insistem nas sequelas, sejam elas sobre cinemas, pontes em Queluz ou colégios da Casa Pia. Se há um ou outro que pela sua história ou localização merecem algum destaque, a maioria são caches desprovidas de qualquer interesse ou prazer na busca.

 

Serve a consolação de volta e meia haver algum sal extra nessas caçadas menos estimulantes, seja pela companhia, por alguma pessoa que nos aborda, ou por alguma coincidência feliz que esse momento nos proporciona.

 

Tenho magníficas recordações de caçadas a caches manhosas, que ficarão para sempre na minha memória! (embora agora não me lembre de nenhuma :unsure: )

Link to comment

Este problema enfrentámos nós logo na 1ª cache que colocámos. O que pode haver de interesse numa terra (Ponte de Sôr) sem um único monumento?

No entanto, é muito dificil definir o que é uma boa cache. Aqui há tempos fomos desafiados para colocar uma cache num sitio que achámos completamente sem interesse. Resultado: o desafiante colocou lá ele uma cache (green trail). Curiosamente já houve quem dissesse que foi a melhor cache que já fez.

Link to comment

Mais do que o local, a paisagem ou até o desafio da descoberta, para mim o que é deveras importante é "o que se passa" durante a descoberta, com quem lá vou, as risadas e peripécias, o que fica "gravado" e que mais tarde nos permite dizer: "Ena pá lembraste daquela?? e a outra em que caiste na valeta??" e outras "alembraduras" do género... Podem até ser micros :D

Se podermos juntar o útil ao agradável... melhor! Um bom local, um contentor diferente... uma dificuldade acrescida dá-nos o prazer da conquista, do êxito: "Já cá canta!!!"

O que é importante é que cada um retire deste jogo (é mesmo só um jogo!!!) aquilo que lhe dê mais gozo...

E isto é válido para quem procura "as marmitas" e para quem as coloca.

Mas, mais uma vez, é mesmo só uma opinião de "maçarico"

Link to comment

Compreendo bastante bem o teu descontentamento. É verdade que sempre existiram caches menos felizes, mas de facto estas últimas esticaram-se um bocado...

.............................

Serve a consolação de volta e meia haver algum sal extra nessas caçadas menos estimulantes, seja pela companhia, por alguma pessoa que nos aborda, ou por alguma coincidência feliz que esse momento nos proporciona.

 

Tenho magníficas recordações de caçadas a caches manhosas, que ficarão para sempre na minha memória! (embora agora não me lembre de nenhuma :D )

 

Concordo com O Gustavo. Ainda aqui há tempos fiz uma xxxxxxxxxxxxxxx mas o que disse no log foi que a companhia elevou a cache de boa para excelent. Agora não me lembro é qual :D

Link to comment

Cá no Burgo quando as caches saem não tem motivação para as ir fazer logo de seguida... prefiro esperar e juntar um grupo de "macacos", ir abater um Hamburga à Monsanto, e depois de barriga cheia ir para umas horas de borga pela cidade. A verdade é que em ambiente urbano pouco ou nada há para mostrar nas grandes cidades e já são raras as situações que dizemos WOW a um local!

 

Já no Gerês a conversa é outra :laughing: Desde que as coloquem bem longe umas das outras, quando saem fico logo com formigueiro nos pés! Acho que em zonas como o Geres, Serra da Estrela, Arrábida, etc, a regra dos 161m deveria ser substituida por 2km. Isto porquê: O que acontece é que antes íamos fazer uma longa jornada para fazer uma cache... vinhamos todos satisfeitos com a fantástica cache! Hoje em dia vamos para fazer essa e mais 5 pelo caminho ou nas redondezas, e o resultado é que essa fantástica é apenas mais uma.

Link to comment

Tive essa sensação ao procurar a cache da Linha do Douro. Há um romantismo inerente a fazer uma caminhada de 28 kilómetros para procurar uma cache. Se pelo caminho, houvesse um Powertrail com 100 caches (e havia espaço suficiente para isso) perdia-se esse romantismo da caminhada de 28 kilómetros para resgatar one single f***in' found. Mas isto sou eu que estou a ficar velho...

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...