Jump to content

Quanto vale um FTF?


RuideAlmeida

Recommended Posts

Qual é para cada um de nós o valor de um FTF?

A sensação que nos provoca?

Aquilo que nos atrai?

 

Suponho que estes conceitos terão sido de certo modo alterados a partir do momento em que as notificações por SMS ou email se generalizaram... ao ponto de ultimamente se ter criado um regime de "vale-tudo", com caches a serem logadas pela primeira vez, perante o olhar de muggles, enquanto geocachers mais conscienciosos que tendo chegado ao GZ primeiro e não querendo colocar a cache em risco, observam de longe tal heresia. Caches a serem visitadas e logadas após jantares com aprovadores (e já agora vamos lá publicá-la). FTF's por procuração, etc.

No início cheguei a logar FTF's na sequência de beta-tests... mas cumprindo integralmente tudo o que era pedido no enunciado da cache, que o owner não é de dar abébias... agora não o faria, optando talvez pelo bom exemplo de quem loga folhas adiante, deixando as iniciais para os próximos

 

Aquilo que mais me (nos) atrai num FTF é encontrar a cache sem ter a possibilidade de help-desk (se exceptuarmos o owner, obviamente)... e em contrapartida ter a possibilidade de ajudar os seguintes.

 

O nosso FTF mais marcante foi feito a 160km de casa e um mês após publicação da cache... duvido que hoje fosse possível

 

Digam de vossa justiça!

Link to comment

Bom tópico. Bem, eu atravessei diversas fases. Quando começei a fazer Geocaching havia tão poucas caches que um FTF era algo a roçar o impossível. Por outro lado era interessante ver uma nova criação, digamos, em Beja, e contar as duas semanas que faltavam por passar por aquelas bandas, na expectativa que o FTF seria ainda possível. E às vezes acontecia. Era uma emoção do caraças.

 

Depois, com a multiplicação de caches, mas ainda dentro de patamares bem abaixo do actual panorama, passei por uma fase de pico. Porque foi por essa altura que se começou a falar de FTF's, a valorizar a coisa. E assim como assim, iam nascendo caches a bom ritmo, e as probabilidads de assinar o logbook em primeiro lugar eram menores, mas era isso que dava pica. Foi uma fase de um saudável equilibrio, entre a dificuldade e a possibilidade do FTF, e talvez por isso foi a fase em que valorizava a coisa.

 

Finalmente, com a aproximação do actual estado de coisas, o interesse passou. Actualmente, é-me completamente indifirente e não mexo uma palha. Ainda no outro dia vi a publicação de uma cache em tempo real, a 90 m de minha casa, e nem me dignei sair. Tem tempo, tem tempo.

Link to comment

Quando o Lunchtime gang andava no seu auge dáva-nos um gozo brutal limpar os FTF's à hora de almoço, e ainda forma muitos! Agora já consegui fazer FTF's sem me apressar para encontrar as caches mas juntar-me aos maluquinhos que saiem de casa no meio da noite para chegarem lá primeiro, NUNCA!

 

Aliás, quantos mais lá forem antes de mim ainda melhor. Assim marcam bem o trinho até à cache e a pessoa não tem que inventar muito.

Link to comment

Na senda do verdadeiro espírito do Geocaching para nós o verdadeiro tesouro é o sitio onde a cache está. Agora se somos os primeiros, os segundos ou os últimos não tem a mínima importância. Para falar verdade acho que só uma ou duas vezes é que fomos os primeiros a chegar e o facto de nem saber quantas foram só por si demonstra a importância atribuída a esse detalhe. Adoramos, isso sim, a expectativa da aproximação, a adrenalina da procura, a história do local e/ou das pessoas que ali viveram ou estiveram, o saborear de uma paisagem, o partilhar de um legado (uma química especial acontece quando partilhamos o espaço de um dólmen ou outro monumento erigido por alguém há uns milhares de anos, quase como se estivéssemos todos presentes...). Em conclusão: Não. Não somos adeptos dos FTF's e por isso achamos que o valor de um FTF é rigorosamente o mesmo que o de um STF ou LTF. Nada.

Link to comment

Bem, na epoca da Wacky Races a unica maneira de dar pontos a propria moeda era fazer um FTF. Assim nos nos acostumamos a correr atras dos FTF. Na epoca ainda nao havia aviso por SMS e era sempre checar os emails. Os meninos estava tao treinados, que entre o email da publicacao ate estarmos vestidos, com mochilas prontos no carro nao demorava mais de alguns minutos.

Nos gostamos dos FTF, da adrenalina de la’ estar antes do outros. Do logbook branquinho. Ou da chance em encontrar outros geocachers.

Aqui agora e’ diferente, existem muitas caches novas a cada dia. Sao poucos os que correm atras do FTF. Ainda esta semana fizemos em um so’ dia 5!!! E so’ paramos por que como eram de uma serie, e esta serie nao teve muito de espetacular faltou o animo para correr pelos outros 3 FTFs.

Confesso que ao receber o amil, sempre sinto uma cossega para sair correndo. Mas agora paro e pondero. Tem de ser mesmo muito proxima para irmos.

Link to comment

Bem, na epoca da Wacky Races a unica maneira de dar pontos a propria moeda era fazer um FTF. Assim nos nos acostumamos a correr atras dos FTF. Na epoca ainda nao havia aviso por SMS e era sempre checar os emails. Os meninos estava tao treinados, que entre o email da publicacao ate estarmos vestidos, com mochilas prontos no carro nao demorava mais de alguns minutos.

Nos gostamos dos FTF, da adrenalina de la’ estar antes do outros. Do logbook branquinho. Ou da chance em encontrar outros geocachers.

Aqui agora e’ diferente, existem muitas caches novas a cada dia. Sao poucos os que correm atras do FTF. Ainda esta semana fizemos em um so’ dia 5!!! E so’ paramos por que como eram de uma serie, e esta serie nao teve muito de espetacular faltou o animo para correr pelos outros 3 FTFs.

Confesso que ao receber o amil, sempre sinto uma cossega para sair correndo. Mas agora paro e pondero. Tem de ser mesmo muito proxima para irmos.

 

É sempre um prazer ler notícias vossas Gabby!

Como vão as coisas por aí... para além dos FTF ensonsos? :laughing:

Link to comment
On 2/10/2009 at 11:05 AM, RuideAlmeida said:

Qual é para cada um de nós o valor de um FTF?

A sensação que nos provoca?

Aquilo que nos atrai?

 

Suponho que estes conceitos terão sido de certo modo alterados a partir do momento em que as notificações por SMS ou email se generalizaram... ao ponto de ultimamente se ter criado um regime de "vale-tudo", com caches a serem logadas pela primeira vez, perante o olhar de muggles, enquanto geocachers mais conscienciosos que tendo chegado ao GZ primeiro e não querendo colocar a cache em risco, observam de longe tal heresia. Caches a serem visitadas e logadas após jantares com aprovadores (e já agora vamos lá publicá-la). FTF's por procuração, etc.

No início cheguei a logar FTF's na sequência de beta-tests... mas cumprindo integralmente tudo o que era pedido no enunciado da cache, que o owner não é de dar abébias... agora não o faria, optando talvez pelo bom exemplo de quem loga folhas adiante, deixando as iniciais para os próximos

 

Aquilo que mais me (nos) atrai num FTF é encontrar a cache sem ter a possibilidade de help-desk (se exceptuarmos o owner, obviamente)... e em contrapartida ter a possibilidade de ajudar os seguintes.

 

O nosso FTF mais marcante foi feito a 160km de casa e um mês após publicação da cache... duvido que hoje fosse possível

 

Digam de vossa justiça!

 

Um velhinho post... com uma temática tão interessante e sempre atual.

Tem noites que não dormimos. 

Tem noite que nós levantamos da cama e só tenho tempo de colocar a mochila as costas e procurar as chaves do cachemobil.

 

O que nós atrai é ter a possibilidade de ser mesmo os primeiros a desembrulhar o tesourinho.

E sofrer na pele com as coordenadas ao lado, recipiente não estar no esconderijo, dificuldades e terreno desajustados...contingências de quem gosta de ser o primeiro a encontrar.

 

Séro? FTF´s por procuração...  em pleno ano 2020 tão atual. atualmente existe as lojas de cidadão que agilizam este processo com "abébias" dos owner.

 

Quanto ao FTF mais marcante temos alguns marcantes.

Numa pesquisa rápida... 

Agastamento

Limite Vertical

eXTReMe CHaLLeNGe [UTSF]

The New Island

 

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...