Jump to content

Caches em Muros de Pedra


prodrive

Recommended Posts

O assunto já não é novo, mas continua na ordem do dia.

 

Este log ilustra bem o cenário de guerra provocado por uma cache escondida num muro de pedra.

 

Incúria de quem procura, ou inconsciência de quem esconde?

 

Uma coisa é certa, os muros e os seus proprietários não têm culpa do Geocaching e acabam por ser vítimas inocentes desta actividade.

 

Recomenda-se moderação, quer na busca quer na colocação, já para não ser mais drástico e dizer, caches em muros: Não, obrigado!

Link to comment

Se pesquiseram por "Dry Stone Walls" aqui, no fórum da Groundspeak, vão encontrar inúmeras discussões sobre o assunto.

 

Para mim, a questão é clara. A culpa é do owner.

 

No entanto, há casos e casos. Há muros de ruínas sem qualquer interesse e outros, não - como por exemplo, em castros antigos, etc. A intervenção dos geocachers, que até podem ser muito cuidadosos, vão sempre resultar na destruição lenta (ou rápida) do muro.

 

Neste momento, temos duas caches colocadas em muros de pedras. Um está perfeitamente cimentado, o outro está ao completo abandono e consolidado, também. A única "aberta" é onde está a cache. Não deixa dúvidas.

 

Apesar de não haver uma guideline escrita, esta questão faz parte do "código de conduta" do geocaching. Naturalmente que gostaríamos de a ver seguida.

Link to comment

Concordo absolutamente, a culpa será sempre do owner, uma vez que um geocacher não vai escarafunchar num muro se alguém não tivesse lá escondido uma cache...

Claro que o pode tentar fazer sem destruir o muro, mas como? Há que tentar puxar as pedras... Umas saiem outras não, umas quase que saiem e força-se mais um bocadinho porque podia estar mais bem encaixada pelo último visitante...

 

Pessoalmente já fiz um DNF devido a uma micro estar num muro e não querer remexer em todas as pedras. Depois já lá voltei como curiosidade e, obviamente, o muro está em muito piores condições... Ainda bem que não me pesa na consciência ter contribuído para aquilo... Contactei o owner e aceitaram a minha observação de alterar para outro local... Espero que o façam rapidamente...

 

Também tenho uma cache escondida num muro... de uma barragem romana! A primeira coisa que me ocorreu foi esse mesmo problema, e como o resolvi? Descrevo completamente o local onde está a cache (que até é de uma dimensão considerável) de modo a que unicamente movam as pedras que já estavam soltas. Resultados perfeitos! O local é muito obvio e, apesar de ser a minha cache com mais visitas os estragos patrimoniais são praticamente inexistentes. Espero que assim continue senão terei que mudar para outro lado...

 

É uma questão de bom senso... como grande parte das coisas.

Link to comment

Há duas faces da questão.

 

Se o muro tiver uma cache vai ser mais simples a vandalização, embora eu tenha exemplos de caches onde é claramente referido que não estão no muro e já tive que o montar de novo duas vezes (é caso para perguntar qual é a parte de não está no muro que não perceberam).

 

Eu coloquei uma cache fora de um moinho (que eu queria mostrar) e a cache do lado de fora cumpre na mesma a sua função e assim não se destroi o moinho.

Há no entanto um dos casos onde tenho uma cache numa parede e devido ao local ninguém partiu nada (apesar de ser uma ruina). Claro que o local onde a cache pode estar é inequivoco.

 

Há uma questão de atitude também em quem procura.

 

"não pisem os canteiros que não é necessário" e ao fim de algum tempo inevitávelmente os canteiros estão destruidos.

"não destruam o muro" e o muro quase que cai com a procura fernética.

 

Passa tudo por começar a colocar na página da cache indicações de que não é necessário destruir e depois mais dificil) convencer alguns "apressados" a ler.

 

Passa tudo por uma questão de bom senso (de quem coloca e de quem procura)

Edited by papaleguas
Link to comment

Concordo que deverá ser o owner a ter mais cuidado nesta situação.

Não é que todos os muros sejam problemáticos, mas os que são é natural que sofram a acção muitas vezes descuidada daqueles que a procuram, na ânsia de encontrar o contentor.

Eu admito que a que eu tenho escondida no Forte de S. Vicente, em Torres Vedras, estará a provocar a decadência da muralha, se bem que coloquei um Spoiler e dicas claras, que é o que acho que se deve fazer no caso de haver caches escondidas em sítios melindrosos.

Vou ponderar a recolocação da ache do Forte... não me tenho sentido bem com a situação, se bem que já reparei que o muro não tem sofrido muito para além daquilo que já havia sofrido no passado.

 

Bom tópico este.

Link to comment

Que tal, nestes casos, ser o mais claro possível?

 

Isto é, se não houver outro local capaz de albergar a cache. Se a única possibilidade é colocar no muro, que tal abrir o jogo por completo e na descrição indicar onde está a cache?

 

Nem é preciso ser na dica, até porque há geocachers relutantes em ler as mesmas. Dizer, preto no branco, que está no muro, por cima daquela pedra com o formato X, a 1mt de altura do chão. Não?

Link to comment

A culpa será só dos owners? Será que quem procura em muros e retira uma pedra se dá ao trabalho de a colocar no mesmo local? Se calhar o maior problema é esse... é mais facil tirar a pedra e atira-la para o chão... assim como é mais facil deitar os papeis ao chão em vez de os colocar no lixo... :laughing:

Link to comment

A culpa será só dos owners? Será que quem procura em muros e retira uma pedra se dá ao trabalho de a colocar no mesmo local? Se calhar o maior problema é esse... é mais facil tirar a pedra e atira-la para o chão... assim como é mais facil deitar os papeis ao chão em vez de os colocar no lixo... :unsure:

 

Uma característica comum aos muros de pedra mais antigos, é a ausência de cimento ou de outro aglomerador resistente. Os muros foram tipicamente construídos empilhando pedras sucessivamente, obviamente de baixo para cima, eventualmente usando alguma lama ou barro, para melhorar a estabilidade.

 

A estabilidade deste tipo de muros, está fortemente dependente da manutenção da sua estrutura inicial. Ao retirar uma pedra do meio do muro, estamos já a enfraquecê-lo.

 

Na prática, é como jogar um jogo de "Tumble":

tn_hitower_2.jpg

 

mas com uma diferença importante. Ao retirar a pedra, retira-se a pouca lama que melhorava a sua estabilidade e altera-se o equilíbrio de todo o muro. E embora a recolocação da pedra reduza os estragos, não os repara completamente.

Eventualmente, eles serão suficientes para que o muro se desagregue e desabe.

 

peradins%20wall.JPG

 

Nuno

Rifkindsss

Link to comment

Num mundo perfeito a questão do bom senso seria suficiente.

Se ele existir e prevalecer nos que procuram a cache, nada de errado sucederia com o muro.

Ora como o mundo não é perfeito, na minha opinião, a questão fulcral é mesmo não

esconder nada em sítios críticos como por exemplo muros.

Há pessoal que não conhece as guidelines, não lê as páginas das caches, não vê spoilers, não lê hints, nem os tais avisos, logo, está criada uma receita para a desgraça.

Para quê o owner arriscar e ficar de consciência tranquila colocando avisos à navegação se o resultado final é a destruição de um muro que resistiria mais um tempo se alguém não lhe tivesse enfiado lá uma cache ?

Link to comment

Curioso este tema. Esta é uma das coisas que mais comichões nos provoca. Muitos dos nossos DNF resultam de caches que estão escondidas em muros ou "na vegetação". Como nos recusamos a desmontar os legos, das duas uma, ou as caches aparecem à luz da lanterna, ou então fazemos DNF. Um caso houve em que avisámos o owner que a cache estava a conduzir à destruição do muro (Mosteiro do Sousa?? será?) e o owner acabou por fazer os necessárias alterações. Caches houve em que fizémos DNF para não mezer no muro e quando regressámos o GZ parecia ter feito parte de um cenário de guerra.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...