Jump to content

As EarthCaches em Portugal


danieloliveira

Recommended Posts

Pessoalmente sempre encarei as Earthcaches, como caches de segunda. O facto de não haver uma cache física com log-book para assinar, fazía-me olhar para elas, apenas para cumprir calendário.

No entanto houve um Evento, que foi o Earthcaching Day - 2008, que mudou radicalmente a minha opinião e o meu interesse sobre as estas caches.

O facto de estar no terreno com um monitor que nos mostrou e explicou de forma simples e interessante cada um dos fenómenos a observar, estimulou o gosto pela Geologia, uma ciência que até aí me passava totalmente despercebida.

 

Quanto às melhores Earthcaches, gostei basicamente de todas as do Guincho, obviamente por ter tido as devidas explicações e melhor entendido os fenómenos, com especial ênfase na Earthcache do "X", embora tivesse ficado fascinado com a Earthcache das Tresminas em Trás-Os-Montes.

 

Partilho o slogan do "Earthcaching is Fun!"

Link to comment

É claro que é só para mais um foud :rolleyes:...

Agora a sério, desde o inicio me sinto atraido por este tipo de caches, simplesmente pelo facto de todas elas nos trazerem algo de util em termos de conhecimento. Não é que os outros tipos de caches não nos tragam conhecimento, mas as earthcaches obrigatóriamente são conhecimento... sim as palavras são mesmo estas "as earthcaches são conhecimento".

Sou um fã incondicional destas caches...

Obrigado Daniel por todo o empanho que colocas nas tuas / nossas earthcaches! :laughing:

Edited by mtrevas
Link to comment

Pessoalmente sempre encarei as Earthcaches, como caches de segunda. O facto de não haver uma cache física com log-book para assinar, fazía-me olhar para elas, apenas para cumprir calendário.

No entanto houve um Evento, que foi o Earthcaching Day - 2008, que mudou radicalmente a minha opinião e o meu interesse sobre as estas caches.

 

Até aqui estiveste quase, quase a levar um estalo :):D:D:D:D:D:D:D mas depois lá te endireitaste e safaste-te :laughing::rolleyes:;);)

Link to comment

Pessoalmente sempre encarei as Earthcaches, como caches de segunda. O facto de não haver uma cache física com log-book para assinar, fazía-me olhar para elas, apenas para cumprir calendário.

No entanto houve um Evento, que foi o Earthcaching Day - 2008, que mudou radicalmente a minha opinião e o meu interesse sobre as estas caches.

 

Até aqui estiveste quase, quase a levar um estalo :D:D:D:D:D:D:DB) mas depois lá te endireitaste e safaste-te :laughing::rolleyes:;);)

Uma no cravo, outra na ferradura :)

Link to comment

Tal como já disse no fórum do Earthcache, acho que tens feito um trabalho meritório neste campo. Também gostamos bastante do Earthcaching. Tanto que já andámos a sondar localizações para "colocar" uma. Falta, naturalmente, os conhecimentos técnicos para chegar ao nível das que já estão estabelecidas. A seu tempo, lá irá aparecer. Vamos é melgar-te para nos ajudares.

 

Por outro lado, e num registo mais sério, as Earthcaches podem bem vir a ser as únicas caches colocadas em zonas sensíveis, como parques naturais, por exemplo. Estamos ainda muito longe do que se passa nos EUA mas... provavelmente, um dia, lá chegaremos.

Link to comment

pessoalmente gosto bastante das earthcaches... Como é óbvio há umas melhores que outras, mas no geral gosto! Tal como o Prodrive, gostei imenso do Earthcaching Day 2008 e do Geologia+Geocaching=Earthcaching!! Foram dias que me fizeram ver algumas earthcaches que até já tinha visitado de outra forma!!!

 

Por mim podes continuar a "escondê-las"! :)

Edited by hulkman
Link to comment

Tal como já disse no fórum do Earthcache, acho que tens feito um trabalho meritório neste campo. Também gostamos bastante do Earthcaching. Tanto que já andámos a sondar localizações para "colocar" uma. Falta, naturalmente, os conhecimentos técnicos para chegar ao nível das que já estão estabelecidas. A seu tempo, lá irá aparecer. Vamos é melgar-te para nos ajudares.

 

Por outro lado, e num registo mais sério, as Earthcaches podem bem vir a ser as únicas caches colocadas em zonas sensíveis, como parques naturais, por exemplo. Estamos ainda muito longe do que se passa nos EUA mas... provavelmente, um dia, lá chegaremos.

 

Quando precisarem de ajudas para uma, duas ou mais EC's é só dizer. Será um prazer ajudar.

Link to comment

Eu também gosto muito... e não é para dar graxa.

É surpreendente o que Terra tem para nos mostrar, e as ECs que têm surgido têm nos revelado aspectos muito curiosos que de outra maneira ou nos passariam despercebidos ou que nunca iríamos perceber porque é que aquilo está de ladecos.

Eu no secundário ponderei seguir a Geologia, porque já na altura achava interessantíssimo, nomeadamente o estudo dos fenómenos... depois começaram a aprofundar o estudo dos calhaus que tem isto e aquilo e feldspato e mica e o camandro e tornou-se maçudo.

Muito maçudo.

Mas acredito que foi por falha da professora, que apesar de ser um naco, não nos incutia o gosto pelos calhaus como este nosso amigos geólogos geocachers (Daniel, PH e Fonseca) o fazem... apesar de serem feios para cacete!

É muito giro e divertido ouvir inloco as explicações dos entendidos. E, apesar de me ter baldado aos últimos eventos de Earthcaching, já aconteceram várias vezes apanhar com os Srs Professores a darem-nos belas lições nessas caches espalhadas por aí... como foi o caso por ex. das formações graníticas da serra do Gerês, ou da formação das espantosas duas colunas rochosas da Far Away So Close.

Eu gosto.

Link to comment

Com a forma que o Daniel nos prende com as suas explicações, e a forma como tem dinamizado as EC's, para além de já ter "viciado" alguns de nós para lhe seguirem os passos, que mais há a dizer ?

Cada uma das EC's que tenho feito, têm sido uma lição e já tenho reparado que começo a reparar em coisas que não reparava ( A repetição é propositada, já que penso que o objectivo destas caches é mesmo esse - Reparar)

Outro aspecto que quero salientar é também o empenho colocado no dia das EarthCaches Day, eventos que cada vez atraem mais pessoal e que são cada vez melhores.

Ao pessoal das EC's, só tenho uma palavra - Obrigado.

Quanto à melhors EC - TODAS.

Edited by lamas
Link to comment

Já repararam que há mais 3 EC's novinhas em folha?

 

Granitic Pegmatites no Alto de S.Bento (Évora) do nosso amigo BTRODRIGUES :laughing:

 

This Was Wood 140 Millions Years Ago !! na Pederneira (Nazaré) dos Larke&Calcopirite :D

 

e mais uma do chato do costume:

 

Beds. NOT the linen type - DP/EC34 na Praia da Torre em Oeiras.

Edited by danieloliveira
Link to comment

:D Já estavam à espera desta não estavam? :D

Não consigo passar muito tempo sem falar das EarthCaches....... mas gostava de ouvir a opinião de quem as faz e cria.

- Têm algum gozo em fazê-las?

- servem para alguma coisa? ou é só mais um found?

- Qual a vossa melhor que fizeram até hoje? Seja em Portugal ou no estrangeiro.

 

Com toda a honestidade....

 

1) Acho que o Geocaching não devia priviligiar a Geologia (creio que o conceito de Earthcache ultrapassa o limite da geologia, mas em termos prácticos nem por isso) abrindo excepção para a criação de caches virtuais. Porquê Earthcache e não Historycache ou Zoocache?

 

2) As Earthcaches que conheço baseiam-se numa pipa de teoria, maçuda, aos moldes dos velhos compêndios escolares. Creio que toda a gente ficaria a ganhar se a informação fosse apresentada de forma ligeira e de fácil digestão. Se calhar digeria-se mesmo e a mente alimentava-se. Assim, dá-me a ideia que o pessoal vai directo ao assunto e poucos aprendem. Conhecem o sketch dos Gato Fedorento chamado O Maçador de Toiros?

 

 

Aquilo chegando ao 2:06 faz-me mesmo lembrar os textos de algumas Earthcaches.... Teremos os Maçadores de Geocachers ? :-)

Edited by Torgut
Link to comment

:) Já estavam à espera desta não estavam? :blink:

Não consigo passar muito tempo sem falar das EarthCaches....... mas gostava de ouvir a opinião de quem as faz e cria.

- Têm algum gozo em fazê-las?

- servem para alguma coisa? ou é só mais um found?

- Qual a vossa melhor que fizeram até hoje? Seja em Portugal ou no estrangeiro.

 

Com toda a honestidade....

 

1) Acho que o Geocaching não devia priviligiar a Geologia (creio que o conceito de Earthcache ultrapassa o limite da geologia, mas em termos prácticos nem por isso) abrindo excepção para a criação de caches virtuais. Porquê Earthcache e não Historycache ou Zoocache?

 

2) As Earthcaches que conheço baseiam-se numa pipa de teoria, maçuda, aos moldes dos velhos compêndios escolares. Creio que toda a gente ficaria a ganhar se a informação fosse apresentada de forma ligeira e de fácil digestão. Se calhar digeria-se mesmo e a mente alimentava-se. Assim, dá-me a ideia que o pessoal vai directo ao assunto e poucos aprendem. Conhecem o sketch dos Gato Fedorento chamado O Maçador de Toiros?

 

 

Aquilo chegando ao 2:06 faz-me mesmo lembrar os textos de algumas Earthcaches.... Teremos os Maçadores de Geocachers ? :-)

 

Obrigado Ricardo.

Link to comment

Texto de AM Galopim de Carvalho, retirado DAQUI

 

 

PADROEIRA DOS MINEIROS, era bom que Santa Bárbara intercedesse em defesa da Geologia e da profissão de geólogo em Portugal.O nosso sistema de ensino sempre subalternizou a Geologia. Neste contexto, a maioria dos portugueses viu e ainda vê no estudo dos minerais, das rochas e dos fósseis algo de desinteressante e enfadonho, a cumprir para efeitos de avaliação escolar e, de seguida, lançar no caixote do esquecimento. Uma tal realidade, vinda de muito longe e que, só mais recentemente, mostra alguma tendência a inverter-se, não tem conduzido ao despertar de vocações em número suficiente, nem tem criado condições que fizessem sentir a necessidade de criação de aberturas profissionais e correspondentes postos de trabalho. Em consequência, o número de geólogos portugueses é francamente baixo face à importância da sua especialização profissional numa sociedade em franca transformação, carente de desenvolvimento, necessariamente sustentado, compatível com os valores da natureza. Neste domínio do conhecimento não se erra ao dizer que, em Portugal, o cidadão médio, ou não teve qualquer aprendizagem nesta área do saber, ou esqueceu o muito pouco que aprendeu, num desinteressante e tantas vezes ineficaz ensino destas matérias, como tem sido, infelizmente, característica notada do nosso sistema escolar.

.

Contam-se pelos dedos de uma mão as Câmaras Municipais que incluem um geólogo nos seus quadros. Juristas, economistas, arquitectos paisagistas têm que lhes chegue, mas geólogos, praticamente, nenhuns. Algumas dão emprego a arqueólogos, e bem hajam por isso, mas paleontólogos, zero. Esta realidade está na base de uma manifesta inexistência de cultura geológica nacional, a começar pela maioria dos responsáveis políticos e da administração a todos os níveis. Uma tal carência está patente na pobreza de terminologia geológica usada nos escassos diplomas legais onde se pode encaixar a protecção do património geológico. Nos vários domínios das Geociências, e com as excepções que é justo acautelar, a cultura geológica dos portugueses, praticamente, não existe, mesmo entre a maioria dos nossos cidadãos mais letrados, incluindo os nossos agentes de cultura e jornalistas, que insistem em tratar-nos por arqueólogos Não admira, portanto, que a geodiversidade e a geoconservação não estejam nas suas preocupações.

.

Para além da sua dimensão científica e tecnológica, as Geociências não podem deixar de ter uma dimensão cultural ao dispor de toda a gente. Os professores devem ter consciência desta realidade. Ao cumprirem, na aula, o programa obrigatório, devem ter presente que não estão só a fornecer bases para eventuais licenciados em Geologia (sempre raros ou inexistentes numa qualquer turma escolar), estão, sobretudo e na maioria dos casos, a formar cidadãos para quem essas bases são fundamentais em termos de preparação global. Assim, o ensino do programa oficial deverá ser tornado atraente com elementos culturais ligados ao quotidiano dos alunos. As amarras do programa oficial e o obediente e acrítico manual escolar contrariam qualquer acção dos bons professores, no que toca o ensino vivo desta disciplina. Porque não um programa mais flexível? Um programa que deixe, por exemplo, às escolas dos Açores ensinar vulcanismo a sério, sabendo-se, como se sabe, que qualquer das ilhas é um laboratório de extrema utilidade pedagógica, completamente desaproveitado. Um programa que permita aos professores, em geral, fomentar o gosto por este tipo de saber, iniciando os alunos na geologia, na geomorfologia ou na paleontologia da sua própria região: os granitos e os xistos, no norte e centro do País; as pirites e as sequências vulcânicas e sedimentares da Faixa Piritosa e os mármores, no Alentejo; as Serras de Sintra e da Arrábida e toda a sua riquíssima diversidade geológica, o sal-gema de Loulé e o seu significado geológico, a sismicidade na região de Lisboa, etc.. E porque não ligar estes conhecimentos às nossas origens como território e à sucessiva ocupação deste por outros povos e civilizações, em busca do ouro, do cobre, do estanho?

 

Se há domínios onde a regionalização faz sentido, o conhecimento geológico é certamente um deles. Devia dar-se às escolas e aos professores desta disciplina liberdade e tempo curricular para, em cada local e em cada oportunidade, escolherem a melhor via formativa, o que não exclui a obrigatoriedade de cumprir um programa mínimo, criteriosamente escolhido, por quem tenha competência, não só pedagógica mas também científica, para o fazer.

 

A extinção, pelo governo do Primeiro Ministro Durão Barroso, em 2003, do Instituto Geológico e Mineiro (antigos Serviços Geológicos de Portugal), com século e meio de volumoso, notável e valioso trabalho realizado, onde laboraram geólogos de grande prestígio nacional e internacional, reflecte o grave desinteresse por este domínio do conhecimento científico e tecnológico, por parte dos responsáveis por esta infeliz, triste e lamentável decisão. Por outro lado, a não reparação desta indignidade causada às Geociências portuguesas e aos seus cultores, pelo governo do Primeiro Ministro José Sócrates, põe em relevo a falta de cultura destes senhores neste domínio do saber e, daí, o não avaliarem convenientemente a sua verdadeira importância e o respeito que lhes é devido.

 

A recente mudança do nome do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) para Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) foi uma decisão infeliz dos seus mentores e das respectivas tutelas que, talvez distraídas, a consentiram. Foi, ainda, uma decisão teimosa, desnecessária, redundante e ridícula, que denuncia a pouca atenção que estes responsáveis dedicam à geodiversidade, sem a qual (talvez eles andem esquecidos) não poderia ter havido biodiversidade. Nem a que nos acompanha à superfície do planeta, nem a que só nos chega através das imagens colhidas nos campos hidrotermais das profundidades oceânicas.

.

Valha-nos Santa Bárbara!

Link to comment

Parte da minha motivação para criar uma earthcache foi essa mesmo. Para ter um desafio diferente. A cache foi criada com o intuito de "educar" para o fenómeno, também. :ph34r:

 

De qualquer modo, e entrando já pelo offtopic... Não será as EC as novas virtuais e couch potato caches? Especialmente aquelas em que se sabe a resposta, em que mais nada é pedido, como uma foto no local, etc. Acho que dava pano para mangas esta discussão.

 

De qualquer modo, não me vejo a criar outra EC. Não sei para tanto, apesar da tua inexcedível ajuda para o que quer que seja. :unsure:

Link to comment

Criei à pouco a minha primeira e confesso que gostei bastante da procura do local, da procura do tema, das perguntas, etc.

 

Porém, esbarrei na burocracia na altura de publicar, não fosse a fantástica ajuda do daniel ainda hoje andava à procura de texto que satisfizesse as condições de aceitação da listing. É bastante educativo e interessante, um sossego para quem quer levar malta a conhecer um local e não se preocupar com containers e afins, mas muito complicado para quem como eu não tem as bases de conhecimento necessárias sobre a matéria.

 

Continuo à procura de locais para poder mostrar, mas depois lá vou ter de melgar o "xor dotor" para me ajudar no tema e no inglês! :laughing:

Link to comment

Submeti a minha primeira EarthCache. A motivação principal, foi dar a conhecer um magnífico miradouro com inegável valor geológico sobre a Lagoa das Sete Cidades nos Açores (Ilha de S. Miguel).

Mais do que o interesse geológico, agrada-me o facto de não ter que fazer manutenção ao container, embora não me importasse rigorosamente nada de lá voltar a cada 3 meses.

Não faz o meu estilo pactuar com caches logadas a partir do sofá, por isso, mais importante de que que responder acertadamente às simples perguntas (que poderão ser encontradas no conforto da internet), é fundamental a publicação de uma foto com GPS nas coordenadas.

Afinal, o Geocaching é isso mesmo, um jogo outdoor, com recurso a GPS. Tudo o resto são meras fantasias frustradas :huh:

Link to comment

Parte da minha motivação para criar uma earthcache foi essa mesmo. Para ter um desafio diferente. A cache foi criada com o intuito de "educar" para o fenómeno, também. :wacko:

 

De qualquer modo, e entrando já pelo offtopic... Não será as EC as novas virtuais e couch potato caches? Especialmente aquelas em que se sabe a resposta, em que mais nada é pedido, como uma foto no local, etc. Acho que dava pano para mangas esta discussão.

 

De qualquer modo, não me vejo a criar outra EC. Não sei para tanto, apesar da tua inexcedível ajuda para o que quer que seja. B)

 

E porque não? Never say never.

 

Criei à pouco a minha primeira e confesso que gostei bastante da procura do local, da procura do tema, das perguntas, etc.

 

Porém, esbarrei na burocracia na altura de publicar, não fosse a fantástica ajuda do daniel ainda hoje andava à procura de texto que satisfizesse as condições de aceitação da listing. É bastante educativo e interessante, um sossego para quem quer levar malta a conhecer um local e não se preocupar com containers e afins, mas muito complicado para quem como eu não tem as bases de conhecimento necessárias sobre a matéria.

 

Continuo à procura de locais para poder mostrar, mas depois lá vou ter de melgar o "xor dotor" para me ajudar no tema e no inglês! :lol:

 

Foi um prazer e a tua cache tem uma tema delicioso.

 

Submeti a minha primeira EarthCache. A motivação principal, foi dar a conhecer um magnífico miradouro com inegável valor geológico sobre a Lagoa das Sete Cidades nos Açores (Ilha de S. Miguel).

Mais do que o interesse geológico, agrada-me o facto de não ter que fazer manutenção ao container, embora não me importasse rigorosamente nada de lá voltar a cada 3 meses.

Não faz o meu estilo pactuar com caches logadas a partir do sofá, por isso, mais importante de que que responder acertadamente às simples perguntas (que poderão ser encontradas no conforto da internet), é fundamental a publicação de uma foto com GPS nas coordenadas.

Afinal, o Geocaching é isso mesmo, um jogo outdoor, com recurso a GPS. Tudo o resto são meras fantasias frustradas <_<

Ai o malandro. Concorrência directa :laughing:

Link to comment

Submeti a minha primeira EarthCache. A motivação principal, foi dar a conhecer um magnífico miradouro com inegável valor geológico sobre a Lagoa das Sete Cidades nos Açores (Ilha de S. Miguel).

Mais do que o interesse geológico, agrada-me o facto de não ter que fazer manutenção ao container, embora não me importasse rigorosamente nada de lá voltar a cada 3 meses.

Não faz o meu estilo pactuar com caches logadas a partir do sofá, por isso, mais importante de que que responder acertadamente às simples perguntas (que poderão ser encontradas no conforto da internet), é fundamental a publicação de uma foto com GPS nas coordenadas.

Afinal, o Geocaching é isso mesmo, um jogo outdoor, com recurso a GPS. Tudo o resto são meras fantasias frustradas :P

 

Eu acho que se devia abraçar a lagoa.

Link to comment

Já escrevi, logo no início deste tópico, o que pensava deste tipo de caches. E no outro dia vi uma, no estrangeiro (infelizmente esqueci-me de qual era), que prova que se podem fazer as coisas de outra forma.

 

Em vez de parecer saída de um compêndio, esta cache explicava as coisas por palavras simples, "normais", diria mesmo. De forma a que o leitor aprenda efectivamente, em vez de olhar para o texto na diagonal, assustado e aborrecido pelo tecnicismo patente, em busca do que é necessário para registar a cache.

 

Ah! Encontrei! É em Malta:

http://www.geocaching.com/seek/cache_detai...25-dc606ddf2d07

Link to comment

Já escrevi, logo no início deste tópico, o que pensava deste tipo de caches. E no outro dia vi uma, no estrangeiro (infelizmente esqueci-me de qual era), que prova que se podem fazer as coisas de outra forma.

 

Em vez de parecer saída de um compêndio, esta cache explicava as coisas por palavras simples, "normais", diria mesmo. De forma a que o leitor aprenda efectivamente, em vez de olhar para o texto na diagonal, assustado e aborrecido pelo tecnicismo patente, em busca do que é necessário para registar a cache.

 

Ah! Encontrei! É em Malta:

http://www.geocaching.com/seek/cache_detai...25-dc606ddf2d07

 

De facto simples, sem dúvida mas a história está incompleta:

- Não sabes que tipo de rocha é.

- Não sabes a sua idade.

- Não sabes como se formou o arco.

- Não sabes que tectónica acompanhou a formação.

Portanto só um "found" fácil que até dá para fazer sem lá ir.

 

As EC's estão neste momento a sofrer uma revisão. Foi formada uma equipa e distribuída a essa equipa cerca de 900 caches a cada um precisamente para detectar falhas como estas. Esta não me calhou a mim :unsure:

Link to comment

Já escrevi, logo no início deste tópico, o que pensava deste tipo de caches. E no outro dia vi uma, no estrangeiro (infelizmente esqueci-me de qual era), que prova que se podem fazer as coisas de outra forma.

 

Em vez de parecer saída de um compêndio, esta cache explicava as coisas por palavras simples, "normais", diria mesmo. De forma a que o leitor aprenda efectivamente, em vez de olhar para o texto na diagonal, assustado e aborrecido pelo tecnicismo patente, em busca do que é necessário para registar a cache.

 

Ah! Encontrei! É em Malta:

http://www.geocaching.com/seek/cache_detai...25-dc606ddf2d07

 

De facto simples, sem dúvida mas a história está incompleta:

- Não sabes que tipo de rocha é.

- Não sabes a sua idade.

- Não sabes como se formou o arco.

- Não sabes que tectónica acompanhou a formação.

Portanto só um "found" fácil que até dá para fazer sem lá ir.

 

As EC's estão neste momento a sofrer uma revisão. Foi formada uma equipa e distribuída a essa equipa cerca de 900 caches a cada um precisamente para detectar falhas como estas. Esta não me calhou a mim :blink:

 

Ok Daniel, também concordo que é simples em excesso, mais uma cache virtual à moda antiga do que uma EC, mas a ideia mantém-se. Dentro do estilo do texto com toda a facilidade se incluiam as questões em falta que indicaste.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...