Jump to content

DNF


btrodrigues

Recommended Posts

Já muito se falou sobre isto, mas tenho esta comichão aqui e esta vontade de escarafunchar o tópico.

 

Um gajo faz 30Km de carro para procurar uma cache. O GPS foi em auto-routing até ao estacionamento, tirou-se a mochila com o material para a troca, a máquina fotográfica e o GPS na mão em modo "setinha". 300 metros, 200 metros, 100 metros e está um muggle daqueles grandes sentado em cima do sítio onde a cache está. Ou então está muita gente à volta e não dá para procurar decentemente a cache. E não deslargam nem mandam vir, portanto a caçada tem que ficar para o dia a seguir.

 

Não meteram a mão na coisa. Não a viram. E vocês, tenrinhos, logam uma nota? Uma nota?

 

Fizeram 30Km e 200 metros com o "found" na cabeça e tem a lata de meter uma nota e dizer "ah, nem sequer a procurei, portanto não é um DNF?"

 

Gimme a break!

 

Sou um purista da coisa de agora em diante. Notas é para dropar TB e GC e para dizer que o dono tem a cabeça ôca e a mania da perseguição. Found se tive com a coisa na mão. Se não a tive na mão, quer ela estivesse lá ou não, um DNF.

 

Cambada de maricas!

 

:unsure:

Link to comment

eheh :unsure:

 

O pessoal tem medo dos DNFs! Fogem deles "como o diabo da cruz"! :)

 

Até já reparámos que os DNFs tendem a acontecer por "vagas", principalmente nas caches chamadas "urbanas"! A cache está sem visitas logadas durantes uns tempos... Estranha-se o "silêncio"... Depois de repente aparece um "atrevido" qualquer e loga um DNF porque a cache não estava lá! É quase certinho que logo de seguida vem uma avalanche de DNFs, porque subitamente há uma grande quantidade de "tímidos" que acham que um DNF quando a cache não está lá é muito menos "vergonhoso" do que um DNF com a cache lá! :P

 

É um comportamento de massas como outro qualquer! :)

Link to comment

É pena que muitos encarem o log de um DNF com vergonha. Mas há que ter vergonha de quê? O não encontrar uma cache que pode ou não estar lá quer dizer algo sobre a performance de cada um como geocacher?

 

Como owner, aprecio os logs de DNF tanto como os founds. São os DNF que nos avisam de um potencial desaparecimento, de ajustes a fazer, e os contactos posteriores com esses geocachers acabam por nos esclarecer se a cache efectivamente está lá ou não (pelo menos, conseguimos ter alguma certeza...).

 

Já tivémos caches que tem alguma frequência de founds e que subitamente acalmaram... Só passados alguns meses, um "corajoso" decide logar um DNF. Efectivamente, a cache já teria desaparecido há mais tempo. Quanto mais depressa soubessemos, mais depressa estaria uma nova no seu lugar. É por este tipo de acções que valorizamos esse tipo de logs e de postura.

 

Como geocachers, fazemos logs de DNF quando efectivamente andamos de volta da cache, a tentar ver (com as mãos) onde ela está escondida, etc.

 

Quando, por exemplo, chegamos ao local, mas por alguma razão não há uma busca efectiva, por algum motivo, deixamos uma nota.

 

Era bom que houvesse mais relatos (sejam DNF ou notas) nas caches.

Link to comment

Efectivamente, a cache já teria desaparecido há mais tempo. Quanto mais depressa soubessemos, mais depressa estaria uma nova no seu lugar. É por este tipo de acções que valorizamos esse tipo de logs e de postura.

 

Ora aí está!

Há que ver o DNF como um dever de informação ao owner! Se a cache desapareceu é bom para todos que seja reposta o mais rápidamente possível, no entanto isso só será possível se essa informação for devidamente veiculada, por isso o DNF é um dever, mesmo não sendo obrigatório.

 

Também nós no início, da nossa actividade (passatempo) como geocachers falhámos um ou dois pares de DNFs, na maoioria das vezes por esquecimento, por estarmos muito preocupados em logar founds e menosprezar os DNFs, e por achar-mos que não eram importantes. Nada mais errado! O DNF faz parte do jogo, e pode ser mesmo aplicado como forma de protesto ou para chamar a atenção do owner. O DNF É IMPORTANTE!

 

Quanto ao problema base deste topico, chegar ao local e não poder fazer a busca, nunca nos aconteceu! (a nossa própria "Fernando Pessoa" é uma paródia a esse mito da "mugglaria", mas também faz parte do geocaching a arte de iludir o público, mesmo em situações algo desconfortáveis que acabam por ser engraçadas e memoráveis! Já a efermidade da cache fica a cargo do owner, naturalmente, e não é de bom senso dropar ali "trackable itens", mas lá está: É uma questão de bom-senso.

 

Já nos aconteceu, isso sim, chegar ao local da cache e dispôr de meia hora para a busca, o que por vezes não chega e dá direito a DNF!

Também é óbvia uma certa "pressa" nas caches! Muitos jogadores logam um DNF ao cabo de cinco minutos de buscas, talvez demasiadamente convictos das suas qualidades com "achadores de caches".

Instalou-se até uma certa crença de que as caches se podem comer ao pequeno almoço com uma bica, como os pasteis de nata, ou fazer à sobremesa do almoço num horário laboral comum, ou mesmo serem imaginadas para encaixar num programa pré-estabelecido de vinte caches naquele dia, onde feitas as contas fica uma margem de busca de dez minutitos por cache! Ora é óbvio que deste tipo de postura vão sair muitos DNFs injustificados!

Uma cache é uma "obra" de alguém, e deve ser respeitada como tal. Quem não tem tempo não pode ser um bom geocacher, porque o geocaching é um passatempo, e como tal, exige "tempo".

 

Dediquem mas é algum tempo e às caches, desenvolvam a arte de iludir o público quando existe, e tenham paciência em vez de ter vergonha de logar um DNF!

Link to comment

(...) por isso o DNF é um dever, mesmo não sendo obrigatório.

(...)

 

Este "mesmo não sendo obrigatório" do nosso post anterior pretende ser contextuado na ideia de que no Geocaching nada é obrigatório: Os DNFs não são obrigatórios da mesma forma que os Founds não são obrigatórios, e tão pouco é obrigatório andar no Geocaching!

 

Não há cá polícias ou agentes secretos atrás de nós sedentos de meter-mos a pata na poça (ou pelo menos não era suposto haver) :P .

Como em muitas outras actividades tudo se rege por um código de conduta, e óbviamente quem assumir uma postura reprovável o máximo que poderá sofrer são efeitos de ostracização por parte da comunidade.

(este termo "ostracização" é bonito, não é? andava à procura de uma oportunidade para o meter e acabei por achar que aqui não ia nada mal!) :huh:

Link to comment

Bom dia,

 

Quando me embrenho na busca de uma cache e não a encontro pq simplesmente não tive tempo de a procurar melhor, apenas coloco em causa a medicação que tomei logo pela manhã... :laughing: Não LOGO, a cache como "not found". Isto, pq até pode lá estar e eu é que não me dediquei suficientemente á causa!.... Acho que não vale a pena alertar o owner para algo de que eu própria não tenho a certeza.

Pelo que, o que habitualmente faço, é voltar num outro dia, com a medicação reforçada, e tentar encontrar a &%F da cache! :laughing:

 

Já agora gostaria de perguntar: Qual o interesse de indicar um DNF sem ter a certeza absoluta que a cache não está no dito sítio? Pq é que existem tantos DNF? Haverá mesmo necessidade disso?

 

Silvana & Co

Link to comment

Já agora gostaria de perguntar: Qual o interesse de indicar um DNF sem ter a certeza absoluta que a cache não está no dito sítio? Pq é que existem tantos DNF? Haverá mesmo necessidade disso?

 

Silvana & Co

 

O DNF só por si não é indicativo que a cache não está lá. Prefiro ser honesto e dizer "pois, estivemos para lá a olhar mas não pudemos ir até ao ponto zero porque estava lá um muggle de todo o tamanho". Isto não alerta o owner, pois não?

 

Se a cache não está no sítio (nos casos em que o esconderijo é bem-conhecido como aquela cache que está pendurada por um arame a um poste), então faz-se um "needs maintenance" e sim: isso alerta (devidamente) o owner.

Link to comment

Um DNF é um "Não encontrei", não é um "A cache não está mesmo lá!". Uns logs um pouco mais descritivos dão certezas ao owner se o geocacher esteve ou não perto de a encontrar. Mesmo que o log seja curto, por vezes os owners contactam com esses geocachers e são trocadas impressões sobre a cache.

 

É este feedback que aprecio como owner.

Link to comment

Um DNF é um "Não encontrei", não é um "A cache não está mesmo lá!".

 

Nem mais! Aliás, é literal.

Além do mais, o "não tive tempo" esse sim, pode assumir uma tonalidade menos correcta no geocaching. Aquela postura tipo "estava parado no trânsito e resolvi estender o braço para tentar apanhar esta cache" não dignifica em nada o geocaching, mas mesmo assim pensamos que deve ser entendido como um DNF como qualquer outro, e é justo e correcto para todos que seja logado.

 

Continuamos a não compreender qual é o problema que alguns têm com o pobre do "DNF"! Não faz parte do jogo? Não está nas guidelines? Então???

Link to comment

O DNF é um "dever", mas como já alguém referiu, o "dever" numa actividade deste tipo é um pouco relativo...

 

Sabemos de "fonte segura" que alguns geocachers amigos não logam os Not Founds... Vergonha?

 

A Brigada 51 loga-os, orgulhosamente! É uma ajuda para o owner e um incentivo para os próximos terem mais "pica" para achar a cache e provar que ela lá continua (ou não...)

Link to comment

Bom dia,

 

Quando me embrenho na busca de uma cache e não a encontro pq simplesmente não tive tempo de a procurar melhor, apenas coloco em causa a medicação que tomei logo pela manhã... :laughing: Não LOGO, a cache como "not found". Isto, pq até pode lá estar e eu é que não me dediquei suficientemente á causa!.... Acho que não vale a pena alertar o owner para algo de que eu própria não tenho a certeza.

Pelo que, o que habitualmente faço, é voltar num outro dia, com a medicação reforçada, e tentar encontrar a &%F da cache! :laughing:

 

Já agora gostaria de perguntar: Qual o interesse de indicar um DNF sem ter a certeza absoluta que a cache não está no dito sítio? Pq é que existem tantos DNF? Haverá mesmo necessidade disso?

 

Silvana & Co

 

Não concordo, porque se toda a gente fosse assim, os owners nunca saberiam se com a cache está tudo bem ou se já desapareceu, acho que se deve sempre logar os DNF´s.

Link to comment

Não sei se se poderá chamar de "vergonha". Durante algum tempo não logámos DNFs porque não sabiamos como os definir. Éramos novatos. Mais tarde, definimos o que entendiamos por DNF e logamos não só os subsequentes, mas todos os outros que tinhamos feito atrás.

 

No entanto, ainda temos muitas dúvidas sobre o que é mais correcto.

 

Vários exemplos:

 

- Fomos a Tomar à procura de uma cache. Estivémos a olhar para ela, mas não logámos pois tinhamos muggles com olhos em nós. Fizémos apenas uma nota. Deveriamos ter feito um DNF?

 

- Fomos a Avecasta e o GZ era parque de estacionamento de muggles. Foram muitos kms para nada. Logámos DNF, pelo menos para o owner saber que a cache é visitada. Bem, aqui não tenho dúvidas, se sai de Lisboa para fazer uma cache, logo sempre DNF ou found

 

- logámos DNF numa cache, no dia seguinte voltámos a procurar e a não encontrar. Deveremos logar outro DNF? nós só fazemos um DNF por cache (o primeiro), será que deviamos fazer todos? Isso aconteceu-nos com duas caches (já encontradas) e está a acontecer-nos com outra.

 

- foi ao GZ de uma cache, próximo de onde trabalho, vi demasiados muggles para me "apetecer" procurar. Não loguei nem fiz note. O que deveria ter feito.

 

Enfim, como digo, muitas vezes o problema é mesmo definir o que é um DNF e como deve ser utilizado.

 

Notas, gosto mesmo é daquelas que dão para comprar melões :(

 

João

Link to comment

Não sei se se poderá chamar de "vergonha". Durante algum tempo não logámos DNFs porque não sabiamos como os definir. Éramos novatos. Mais tarde, definimos o que entendiamos por DNF e logamos não só os subsequentes, mas todos os outros que tinhamos feito atrás.

 

No entanto, ainda temos muitas dúvidas sobre o que é mais correcto.

 

Vários exemplos:

 

- Fomos a Tomar à procura de uma cache. Estivémos a olhar para ela, mas não logámos pois tinhamos muggles com olhos em nós. Fizémos apenas uma nota. Deveriamos ter feito um DNF?

 

Aposto que sei qual é. Terá a sua graça :D

 

- Fomos a Avecasta e o GZ era parque de estacionamento de muggles. Foram muitos kms para nada. Logámos DNF, pelo menos para o owner saber que a cache é visitada. Bem, aqui não tenho dúvidas, se sai de Lisboa para fazer uma cache, logo sempre DNF ou found[/color]

 

- logámos DNF numa cache, no dia seguinte voltámos a procurar e a não encontrar. Deveremos logar outro DNF? nós só fazemos um DNF por cache (o primeiro), será que deviamos fazer todos? Isso aconteceu-nos com duas caches (já encontradas) e está a acontecer-nos com outra.

 

Como faço questão nesses casos de a encontrar faço log e vou fazendo updates. Á terceira passa a DNF ou Found consoante o caso

 

- foi ao GZ de uma cache, próximo de onde trabalho, vi demasiados muggles para me "apetecer" procurar. Não loguei nem fiz note. O que deveria ter feito.

 

Devias ter mandado parar o trânsito. Chamavas reforços, tipo o gang, que se encarregavam de fazer uma barreira visual (não é preciso muito :D:D ) e aí já não tinhas desculpa

 

Enfim, como digo, muitas vezes o problema é mesmo definir o que é um DNF e como deve ser utilizado.

 

Notas, gosto mesmo é daquelas que dão para comprar melões :D

 

essa é aonde

 

João

Link to comment

é bom ver que a thread ainda "vive". todo o log deve ser acompanhado de um texto explicativo que detalhe a história da caçada.

 

hoje fiz um DNF, ia caçar com o vsergio. ficámos na palheta com as miúdas depois de um grande cozido à portuguesa. e pronto. acho que estivemos a uma distância de 5 Km da cache :D

Link to comment

Não sei se se poderá chamar de "vergonha". Durante algum tempo não logámos DNFs porque não sabiamos como os definir. Éramos novatos. Mais tarde, definimos o que entendiamos por DNF e logamos não só os subsequentes, mas todos os outros que tinhamos feito atrás.

 

Essa é uma situação normal. Aconteceu também connosco. Não é vergonha. ;)

 

- Fomos a Tomar à procura de uma cache. Estivémos a olhar para ela, mas não logámos pois tinhamos muggles com olhos em nós. Fizémos apenas uma nota. Deveriamos ter feito um DNF?

 

Opinião pessoal apenas: Eu fazia um log de DNF. Não levava à letra o "Did Not Find - Não Encontrei". De facto, olhaste para a cache, mas não assinaste o logbook, logo não podes reclamar um found. Por exclusão de partes, fazia o log de DNF.

 

- Fomos a Avecasta e o GZ era parque de estacionamento de muggles. Foram muitos kms para nada. Logámos DNF, pelo menos para o owner saber que a cache é visitada. Bem, aqui não tenho dúvidas, se sai de Lisboa para fazer uma cache, logo sempre DNF ou found

 

Depende. Fica mesmo ao critério de cada um.

 

- logámos DNF numa cache, no dia seguinte voltámos a procurar e a não encontrar. Deveremos logar outro DNF? nós só fazemos um DNF por cache (o primeiro), será que deviamos fazer todos? Isso aconteceu-nos com duas caches (já encontradas) e está a acontecer-nos com outra.

 

Foram situações diferentes? Porque não? Vê a "Castelo dos Mouros" ou a "Where are you?". :huh:

 

- foi ao GZ de uma cache, próximo de onde trabalho, vi demasiados muggles para me "apetecer" procurar. Não loguei nem fiz note. O que deveria ter feito.

 

Eu nao colocaria um DNF. Talvez uma nota, no limite.

 

Enfim, como digo, muitas vezes o problema é mesmo definir o que é um DNF e como deve ser utilizado.

 

Tantos posts depois e ainda estamos a analisar situações. E se procurares discussões no fórum geral sobre DNF tens pano para MANTAS!

Link to comment

deixa definir então. pano para mantas é muuuuito mais que pano para mangas, right?

 

Depende de a quem pertence a manga e quem pertence a manta. :santa:

 

Sobre o assunto em discussão;

 

(TeamGeo2CV @ Nov 29 2007, 12:08 PM) *

 

- Fomos a Tomar à procura de uma cache. Estivémos a olhar para ela, mas não logámos pois tinhamos muggles com olhos em nós. Fizémos apenas uma nota. Deveriamos ter feito um DNF?

 

Eu penso que o DNF é um alerta para um possível desaparecimento da cache e, por isso, uma fonte de sobressalto para o owner e um possível desmobilizar de outros para procurarem a cache.

 

Se não loguei a cache porque não pude por motivos que não têm a haver com a minha incapacidade de a encontrar, logo uma Note. Nesta situação referida acima não concordo com o DNF até porque "Estivémos a olhar para ela". Ou seja, encontraram-na! Apenas não puderam praticar o acto burocrático de a assinar.

 

(TeamGeo2CV @ Nov 29 2007, 12:08 PM) *

 

- Fomos a Avecasta e o GZ era parque de estacionamento de muggles. Foram muitos kms para nada. Logámos DNF, pelo menos para o owner saber que a cache é visitada. Bem, aqui não tenho dúvidas, se sai de Lisboa para fazer uma cache, logo sempre DNF ou found

 

Pelas mesmas razões adiantadas acima, eu logo uma Note que também serve para dar a conhecer ao owner que tentei encontrar a cache.

 

Eu como owner de várias caches e conhecedor, por experiência própria, da angustia que é receber o mail do DNF tento sempre usar esse tipo de log apenas e quando, efectivamente, procurei a cache e não a encontrei. Se a procurei várias vezes e não a encontrei, são vários DNFs mas se não a procurei, ou não logo ou é uma Note.

Link to comment

Viva,

 

eu acho que não é problema nenhum ter DNF nos nossos registos.

Por um lado este registo também mostra a nossa participação no GC o que é formidável, no meu entender, a pesar de muitas vezes por este motivo ou aquele não conseguir-mos colocar «a mão na coisa» como foi dito :)

 

Eu, registo tudo, se fiz n km ou x cms e encontre ou não encontre, ora toma lá de um registo :D

 

...andarei por ai.

fpaulos :D

Link to comment

Curioso, nunca tinha pensado do ponto de vista do owner

 

De vez em quando venho a este tópico para me inspirar, ou não, quando tenho de escrever DNFs ou notes. Desta vez foi a argumentação do MAntunes que falou mais alto e vou apenas fazer uma note, já que se trata de uma cache, próximo de casa, que ainda não consegui procurar devido ao elevado número de muggles por perto :laughing:

Link to comment

Este é a minha primeira posta aqui, pois acho este assunto interessante.

Embora tenha começado em 2005 no geocaching, podem-me considerar um geocacher de fim de semana, pois tenho muito poucas caches encontradas

 

Até agora, tenho-me safado e encontrado todas as que me meto a isso. Quase todas.

Uma que não encontrei foi logo no inicio, quando me iniciei no geocaching, e era uma multi-cache. Achei todos os pontos e chegado ao final, não consegui achar a final. Depois de muito procurar, desisti. Não fiz DNF pois o Perfil do owner mostrava que ele morava longe da cache e não queria fazer o DNF, obrigar o dono a ir verificar a cache e ela estar lá. Esperei uns tempos e logo alguém a achou, o que me levou a confirmar que eu sou um bocado nabo. Ainda tenho que lá ir procurar melhor....

 

Agora com o tempo dedicado a isto, já percebo que as coisas não funcionam assim... Devia ter logado DNF e pronto.

Ainda ontem loguei um DNF pois não encontrei a cache que segundo os log's era óbvia. Epa, não encontrei, DNF. Com o tempo aprendi isso. Logo que tenha hipótese, volto à carga a estas que me ficaram.

Link to comment

Eu penso que o DNF é um alerta para um possível desaparecimento da cache e, por isso, uma fonte de sobressalto para o owner e um possível desmobilizar de outros para procurarem a cache.

 

Bem, um DNF é um DNF. Como sabemos, significa Did Not Found. Daqui, só vejo um entendimento: Did Not Found. Sendo que Did significa algo como "fazer", "not" significa algo como "não", e "found" significa algo como "encontrado". Portanto, não compreendo, nem por um instante, a dúvida. É juntar as três palavrinhas. Se encontrou é um Found. Não encontrou? Did Not Found. Agora vem o elemento de excepção: e se encontrou mas não pode assinar o logbook? Ai consigo concordar com duas linhas de acção, o DNF e a Note.

 

Um DNF não pode ser uma fonte de sobressalto para um owner. Não lhe pode dizer, nem diz, mais do que significa. Que alguém procurou uma cache e, seja lá porque razão for, não a encontrou. Talvez 5% dos DNF nas minhas caches significaram que a cache tinha desaparecido. Não é razoável um sobressalto com uma incidência destas.

 

De toda esta polémica, o DNF mais ridiculamente não assumido que me recordo derivou da incapacidade de um geocacher de, uma vez parqueada a viatura, encontrar o acesso correcto até ao ponto zero. Parece que antes de mais, esta é a génese do Geocaching: não é usar 60 minutos da nossa vida a levantar pedras, ou 40 minutos a olhar para uma árvore à procura de não se sabe bem o quê mas que se acaba por revelar uma pinha falsa. É ter um GPS na mão e conseguir chegar ao local que ele nos aponta. Perante isto, como disse, alguém deixar o carro onde entendeu por bem, tentar chegar ao local e, nessa impossibilidade (provocado apenas pela sua falta de inspiração) ir depois assinar uma Note, não assumindo que DID NOT FOUNDOU a cache é o cúmulo do absurdo em toda esta problemática.

 

Há uns tempos era mais comedido nos DNF. Se não encontrava uma cache mas planeava lá voltar dai a uns dias (ou umas semanas) não fazia log. Considerava que só tinha consumado o primeiro acto da peça, e deixava para o final o log, fosse found ou não. Também não fazia DNF's em situações em que o não achamento me fazia chegar a mostarda ao nariz. Agora não. Leva tudo log. Found ou DNF. Note, em casos muito excepcionais, em que não consigo definir se se trata de um Found ou de um DNF, como aquela cache colocada lá a dois metros e muitos de altura, em que o português um nico abaixo da estatura média olha, olha, mas não consegue alcançar. A cache foi encontrada. O verbo é Found e não Reach. Mas não tá lá assinatura. Portanto também não é um Found real.

Link to comment

O problema com os casos excepcionais é a definição da sua fronteira. Dependerá sempre de cada um. Ou seja, cada um vai ter a sua 'fronteira. Já me faz lembrar o tempo em que cada cidade europeia importante tinha o seu meridiano.

 

Neste, como noutros casos, parece-me óbvio que não haverá uma concordância generalizada sobre este assunto mas reconheço mérito a este tópico porque já levou alguém a considerar outras facetas do assunto que não lhes tinha ocorrido inicialmente.

 

Para mim é impensável fazer um DNF se vi a cache mas não a pude logar ou se cheguei ao local e não a pude procurar ou se não cheguei ao local por qualquer razão que seja. Só logo DNF se a procurei e... Did Not Found. :-)

 

Quanto ao sobressalto, é o que me sucede a mim. Uma vez o 2 Cotas gozou comigo dizendo que só se começava a preocupar ao fim de 4 DNFs e até foi fazer um DNF na minha cache do 'Pulo do Lobo', sem sair da secretária ali na Baixa de Lisboa. Na sua maneira característica de dizer as coisas a brincar, passou-me a mensagem de que eu me preocupo de mais mas ...sou assim e por isso tento evitar sobressaltos desnecessários aos outros.

Link to comment

E minha opinião ( e é assim que tenho procedido ):

--> Loga-se = Find It

--> Não se loga = Didn't Find it.

 

Na minha primeira cache em 2006 aconteceu que estivemos com o container na mão, vimos o que estava lá dentro, estivemos com logbook na mão, mas chegamos lá saltando um passo necessário para encontrar a cache. O que fiz foi logar um DNF e explicar a razão.

Link to comment

claro é difícil definir o que é um DNF. Para mim, basta que tenha procurado (pouco ou muito que considero um DNF) os que valer a pena procurar novamente adiciono à minha lista de DNFs try again ;)

Mesmo que o DNF tenha sido porque andavam lá muitos muggles considero que seja util.

Às vezes um owner coloca uma cache numa hora do dia em que não há muggles e nem coloca o alerta na cache. A Ppartir do momento em que isso começa a aparecer nos logs pode ajudar os próximos a escolher melhor uma hora...

Claro que considero que um DNF deva vir acompanhado de uma boa descrição.

Tudo o que não tenha directamente que ver com a procura considero que seja uma nota.

Link to comment

 

"condicionantes vários" = ?

<_<

 

= Tudo o que me impeça de procurar.

 

define "procurar"

 

Em Infopedia.pt

 

procurar

verbo transitivo1. fazer diligências para encontrar; buscar

2. esforçar-se por descobrir por um esforço do pensamento; reflectir; indagar; pesquisar; examinar; analisar

3. desejar encontrar-se com

4. dirigir-se para

5. pretender

6. tratar de

7. tentar conseguir; diligenciar

8. tentar obter

9. proporcionar

Link to comment

Para mim DNF terá que estar sempre relacionado com a existência da cache.

 

Se estava um "civil" (não uso a palavra "muggle" nem "cachada" por princípio próprio) sentado em cima da cache meto DNF para que se saiba que a zona é frequentada. Se não pude procurar o bastante, por não me apetecer dispender mais energia ou se fui interrompido ou qualquer outra coisa, é sempre DNF.

 

Se por acaso for na estrada e a Diana Chaves me pedir boleia, aí nem há DNF, e quero lá saber da cache...

Link to comment

Parece que agora apareceu uma nova especie de geocachers, aqueles que até podem ter visto a cache mas que por causa dos muggles não a logaram. E o que registam? Nem Note, nem DNF... Registam Found It!!

 

O que fazer? Apagar o log? Para quê? O fulano ainda fica chateadito e vai lá dar cabo da cache!

Link to comment

Compreendo a opção mas eu não deixaria de fazer o que entendo ser correcto só para a cache não sofrer possíveis represálias.

 

Eu, se me acontecer uma situação dessas, impeço ou apago o log online.

 

Se a cache sofrer represálias, paciência, desisto dela.

Link to comment

Isto já chegou ao ponto das caches sofrerem represálias por se negar um registo de achamento ilegitimo? Parece-me bastante ridiculo, mas também não estou muito admirado, num meio em que muita gente não tem a coragem e não quer fazer o esforço de resolver os seus problemas olhos nos olhos e por um ponto final em desavenças ridiculas e muitas vezes fúteis, estes e outros comportamentos censuráveis tem terreno fértil, o que é muito mau.

Link to comment

Parece que agora apareceu uma nova especie de geocachers, aqueles que até podem ter visto a cache mas que por causa dos muggles não a logaram. E o que registam? Nem Note, nem DNF... Registam Found It!!

 

O que fazer? Apagar o log? Para quê? O fulano ainda fica chateadito e vai lá dar cabo da cache!

 

Nova espécie? A espécie não é nova. A primeira vez que vi tal acontecer foi em 2006. :)

Link to comment

Parece que agora apareceu uma nova especie de geocachers, aqueles que até podem ter visto a cache mas que por causa dos muggles não a logaram. E o que registam? Nem Note, nem DNF... Registam Found It!!

 

O que fazer? Apagar o log? Para quê? O fulano ainda fica chateadito e vai lá dar cabo da cache!

 

Nova espécie? A espécie não é nova. A primeira vez que vi tal acontecer foi em 2006. :)

Se procurares um pouco mais para trás, és capaz de ficar surpreendido :D

Link to comment

Parece que agora apareceu uma nova especie de geocachers, aqueles que até podem ter visto a cache mas que por causa dos muggles não a logaram. E o que registam? Nem Note, nem DNF... Registam Found It!!

 

O que fazer? Apagar o log? Para quê? O fulano ainda fica chateadito e vai lá dar cabo da cache!

 

Nova espécie? A espécie não é nova. A primeira vez que vi tal acontecer foi em 2006. :)

Se procurares um pouco mais para trás, és capaz de ficar surpreendido :D

 

Olha que não fico... Sabes bem qual é a minha posição sobre este tipo de situações. Todas já aconteceram. TODAS. Aconteceram em menor número, poucos souberam, etc. Agora é capaz de acontecer mais, mais sabem, certamente. :D

Link to comment

Sim, partilho essa opinião. As incidências aumentaram na mesma proporção em que o jogo cresceu. Há muitos mais Geocachers, há muitas mais caches e muitas mais visitas a caches, logo a probabilidade de acontecerem estes casos é muito maior.

 

Creio contudo que essas situações menos lícitas são uma percentagem residual de toda a actividade.

Link to comment

Outra coisa que me apercebo pela sequencia de logs em certas caches é que esses novos geocachers, e não sou propriamente um veterano, usufruem do prazer da descoberta mas depois esquecem-se de repor a cache tal como estava, comprometendo assim a sua sobrevivencia.

 

Oh jchristopheferreira, estás toldado por um sentimento de "novidade", na minha opinião. Mais uma vez, não é uma situação nova, nem exclusiva dos novos geocachers. É algo que acontece. E, espante-se, não é algo exclusivo do geocaching Português. :)

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...