Jump to content

Waymarking em Portugal


SUp3rFM & Cruella

Recommended Posts

Não sei se repararam, mas o Waymarking começou a ganhar mais alguns adeptos entre nós. Os primeiros que aderiram creio que foram o MAntunes e o PauloJota. Recentemente, eu, o NFreitas e o manchanegra começámos a "waymarkar" as coisas que vemos por aí.

 

O jogo tem piada, sobretudo nas categorias mais interessantes. Há outras que, na minha opinião, são quase dispensáveis e tornam o jogo banal.

 

E vocês? Já pensaram em aderir?

Link to comment

O jogo tem piada, sobretudo nas categorias mais interessantes. Há outras que, na minha opinião, são quase dispensáveis e tornam o jogo banal.

 

Tal como nas antigas Locationless caches. :P

 

No Waymarking temos: "Categories", "Waymarks" e "Visits".

 

Nas LLs tinhamos a Cache virtual e as visitas/logs.

 

Uma Category corresponde à locationless cache,

um Waymark corresponde a um antigo log respeitante a um local/objecto,

e, agora, existe a visita ao Waymark, o que permite que outros (além do primeiro) visitem um determinado local/objecto e façam o log a partilhar a sua visita.

 

Penso que, o que falta ao Waymarking é o quadro estatístico (que apareceu recentemente) ser colocado junto das outras estatísticas do Geocaching, mesmo que num separador diferente mas no mesmo ecrán (as contas de utilizador são as mesmas), como acontece com os nrs. das locationless caches.

 

Quando isso acontecer, o Waymarking terá tanta aceitação como tinham as Locationless caches. Consigo afirmar isto porque, ao fim de 1 ano e quase 3 meses de observação, verifico que geocachers que antes tinham uma actividade regular nas LLs, agora não ligam ao Waymarking.

 

( Epah... Se calhar, em vez de ajudar, desajudei... :( )

Edited by MAntunes
Link to comment

Pessoalmente não encontro qualquer interesse especial no Waymarking e, para já, nõ antevejo que alguma vez irá aderir a este jogo...

 

Não entendo porque é que um tipo de "caches" que não tinha qualidade suficiente e teve de ser banido do geocaching há-de ser muito interessante num site sucedâneo.

 

Ao terem optado por banir alguns dos tipos de caches do geocaching, para mim, elas deixaram de fazer parte do jogo. Não estou minimamente interessado em jogar dois jogos similares em simultâneo.

 

Felizmente a Groundspeak resolveu voltar atrás com a exclusão das Earthcaches, aquelas que mais me custaram ver desaparecer. Já é um primeiro passo mas, depois do investimento feito na criação do Waymarking, não creio que voltem completamente atrás com esta opção. Também acho que já não me importo muito com isso. O Geocaching ficou mais pobre, pronto. São opções... Agora não me venham tentar convencer que estas "caches" são muito boas aqui e muito más ali.

 

Quanto à opção pessoal de cada um aderir a este segundo jogo, obviamente cada um é livre de tomar as suas opções, e eu não o criticarei por isso. Posso não gostar do jogo, mas compreendo perfeitamente que outros gostem. Afinal, "o que seria do amarelo se não fosse o mau gosto"... :blink:

Link to comment

Opiniões são opiniões e, diz a experiencia, gostos não se discutem.

Afinal, no Geocaching tn há quem não goste de micros, de caches mistério, de sacos de plastico, etc...

Pessoalmente, estou a curtir o Waymarking e vejo-o como não como um substituto das locationless mas sim das caches virtuais.

Há categorias bastante interessantes e educativas como por exemplo os Sitios Patromónio Mundial e outras que são uma grande tanga como os Sinais azuis ou as Cabines Telefónicas (das normais. Nem sequer são antigas ou tem uma qualquer caracteristica especial).

No entanto, mais uma vez, gostos são gostos. Acho que o facto de catalogar as coisas de uma ou outra forma pode facilitar a localização de potenciais locais de interesse numa viagem.

Para já, tenho-me entretido a criar vários waymarks de locais que considero interessantes, e, vou continuar.

Se vai ter ou não interesse para uma comunidade mais alargada desconheço.

 

A ver vamos, como diz o cego.

 

Abraço

AS

Link to comment

Quando o Waymarking nasceu, fiquei entusiasmado! Marquei logo dois castelos portugueses, para dar o meu contributo inicial. Mas quando comecei a ver o caos a que a criação de categorias foi entregue, desanimei rapidamente, e, creio, aconteceu o mesmo a muita gente, tendo em conta o fracasso que o projecto aparenta ser neste momento.

 

Nunca vi o Waymarking como um jogo, como o Geocaching, mas sim como uma brutal base de dados de waypoints, ou, mais adequadamente, de Points of Interest. Só que a ausência de uma estruturação coerente e ponderada das categorias por parte da Groundspeak deitou tudo a perder. Acho que resultou num projecto rídiculo.

Link to comment

Quando o Waymarking nasceu, fiquei entusiasmado! Marquei logo dois castelos portugueses, para dar o meu contributo inicial. Mas quando comecei a ver o caos a que a criação de categorias foi entregue, desanimei rapidamente, e, creio, aconteceu o mesmo a muita gente, tendo em conta o fracasso que o projecto aparenta ser neste momento.

 

Nunca vi o Waymarking como um jogo, como o Geocaching, mas sim como uma brutal base de dados de waypoints, ou, mais adequadamente, de Points of Interest. Só que a ausência de uma estruturação coerente e ponderada das categorias por parte da Groundspeak deitou tudo a perder. Acho que resultou num projecto rídiculo.

 

Pois, confesso que a parte do caos nas categorias é o que me incomoda mais, mas, pode-se sempre ignorar, e, o que é certo é que há coisas que cabem em mais que uma categoria. O ideal mesmo era que o memso ponto pudesse ser associado a várias categorias, mas, isso deve colocar vários problemas pois é impossivel validar essas coisas á distancia.

 

De qq maneira, vamos ver como é que as coisa correm. Eu acho que tem potencial.

 

Abraço

AS

Link to comment

Quando o Waymarking nasceu, fiquei entusiasmado! Marquei logo dois castelos portugueses, para dar o meu contributo inicial. Mas quando comecei a ver o caos a que a criação de categorias foi entregue, desanimei rapidamente, e, creio, aconteceu o mesmo a muita gente, tendo em conta o fracasso que o projecto aparenta ser neste momento.

 

Nunca vi o Waymarking como um jogo, como o Geocaching, mas sim como uma brutal base de dados de waypoints, ou, mais adequadamente, de Points of Interest. Só que a ausência de uma estruturação coerente e ponderada das categorias por parte da Groundspeak deitou tudo a perder. Acho que resultou num projecto rídiculo.

 

Pois, confesso que a parte do caos nas categorias é o que me incomoda mais, mas, pode-se sempre ignorar, e, o que é certo é que há coisas que cabem em mais que uma categoria. O ideal mesmo era que o memso ponto pudesse ser associado a várias categorias, mas, isso deve colocar vários problemas pois é impossivel validar essas coisas á distancia.

 

De qq maneira, vamos ver como é que as coisa correm. Eu acho que tem potencial.

 

Abraço

AS

 

Falas como se aquilo tivesse sido criado agora. Eu acho que o Waymarking foi um tiro falhado. Dá-me a clara sensação que não tem salvação. É daquelas coisas que se não arrancar logo com uma massa de contribuições sólidas, fica condenado, e na minha opinião a anarquia intencionalmente instituida pela Groundspeak revelou-se a sentença de morte (lenta) do projecto. No que me toca, não contém comigo. De cada vez que por alguma razão lá vou, lembro-me do porquê do meu asco. Ainda agora fui dar uma espreitadela. De facto, ter na primeira página, abaixo da grande categoria "Animais" uma sub-categoria chamada "The Great Florida Birding Trail" ....

 

Depois, é o carácter altamente nacional, dos EUA, entenda-se, que tudo aquilo tem. Vejamos as sub-categorias da grande categoria Monumentos:

 

Monuments

9/11 Memorial Sites, American Civil War Monuments and Memorials, American Revolutionary War Veteran Graves, Blue Star Memorial Highway Markers, Dead Poets' Society Memorials, FIRST of its kind, Grave of a Famous Person, Medal Of Honor Resting Places, Megalithic Monuments, Monarchs of the World, Non-Specific Veteran Memorials, Occupational/Hobby Grave Stones, Out of Place Graves, Peace Poles, Pony Express Monuments

 

Mais de metade dizem respeito apenas aos EUA.

Link to comment

Quando o Waymarking nasceu, fiquei entusiasmado! Marquei logo dois castelos portugueses, para dar o meu contributo inicial. Mas quando comecei a ver o caos a que a criação de categorias foi entregue, desanimei rapidamente, e, creio, aconteceu o mesmo a muita gente, tendo em conta o fracasso que o projecto aparenta ser neste momento.

 

Nunca vi o Waymarking como um jogo, como o Geocaching, mas sim como uma brutal base de dados de waypoints, ou, mais adequadamente, de Points of Interest. Só que a ausência de uma estruturação coerente e ponderada das categorias por parte da Groundspeak deitou tudo a perder. Acho que resultou num projecto rídiculo.

 

Pois, confesso que a parte do caos nas categorias é o que me incomoda mais, mas, pode-se sempre ignorar, e, o que é certo é que há coisas que cabem em mais que uma categoria. O ideal mesmo era que o memso ponto pudesse ser associado a várias categorias, mas, isso deve colocar vários problemas pois é impossivel validar essas coisas á distancia.

 

De qq maneira, vamos ver como é que as coisa correm. Eu acho que tem potencial.

 

Abraço

AS

 

Falas como se aquilo tivesse sido criado agora. Eu acho que o Waymarking foi um tiro falhado. Dá-me a clara sensação que não tem salvação. É daquelas coisas que se não arrancar logo com uma massa de contribuições sólidas, fica condenado, e na minha opinião a anarquia intencionalmente instituida pela Groundspeak revelou-se a sentença de morte (lenta) do projecto. No que me toca, não contém comigo. De cada vez que por alguma razão lá vou, lembro-me do porquê do meu asco. Ainda agora fui dar uma espreitadela. De facto, ter na primeira página, abaixo da grande categoria "Animais" uma sub-categoria chamada "The Great Florida Birding Trail" ....

 

Depois, é o carácter altamente nacional, dos EUA, entenda-se, que tudo aquilo tem. Vejamos as sub-categorias da grande categoria Monumentos:

 

Monuments

9/11 Memorial Sites, American Civil War Monuments and Memorials, American Revolutionary War Veteran Graves, Blue Star Memorial Highway Markers, Dead Poets' Society Memorials, FIRST of its kind, Grave of a Famous Person, Medal Of Honor Resting Places, Megalithic Monuments, Monarchs of the World, Non-Specific Veteran Memorials, Occupational/Hobby Grave Stones, Out of Place Graves, Peace Poles, Pony Express Monuments

 

Mais de metade dizem respeito apenas aos EUA.

 

Aquilo não foi criado agora. Eu é que descobri aquilo agora.

A parte da amaricanização é outra que me desagrada realmente, mas, isso existe em todo o lado. É mais uma que vai para o ignore list. Os gajos tem tendencia para olhar apenas para o próprio humbigo. Claro que há excepções. De qq maneira, havendo abertura para a criação de categorias cabe a quem quiser criar as categorias que lhe interessem.

De qq maneira, parece-me que mais cedo ou mais tarde eles vão ter que restringir as categorias.

Deixa o barco navegar que logo se vê. Eu não estou preocupado com isso.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...