Jump to content

Sugestões


MAntunes

Recommended Posts

Receando que apareça aqui alguém a dizer, afinal o "Portuguese Speaking" não é muito diferente do "English Speaking" - só que falamos muito em peixe -, decidi criar este tópico em português

(No entanto, voltarei a escrever em inglês sempre que a situação se propiciar a tal como, por exemplo, responder a pedidos de ajuda de geocachers estrangeiros, criar tópicos que ajudem a dar boa imagem do Geocaching em Portugal, etc...).

 

Assim, aqui vai:

 

Agora que já temos moderadores, avanço com algumas sugestões que gostaria de submeter à discussão:

 

- A primeira, nem é uma sugestão minha mas apenas o concordar com a sugestão feita pelo "Equipo Geocaching.es", noutro tópico, de se criar a tradução das regras dos foruns de modo a colocá-la no topo desta secção. Se houver dificuldade de tempo, eu posso dar uma ajuda, sabendo, no entanto, que hà aqui pessoas mais qualificadas do que eu para isso. Mas o importante é, desde o início, publicitar as regras de funcionamento dos Foruns. Eu sei que quem vem aqui não tem problemas em ler a versão original das regras em inglês mas, tranduzindos-as para as diversas linguagens, reforça que elas existem e que hà alguém atento para que sejam cumpridas.

 

- A segunda sugestão, e copiando a ideia do forum dos nossos vizinhos, é a de colocar um tópico, que também ficaria destacado no topo da secção, onde seja publicitado o mapa de localização dos geocachers portugueses. Este mapa foi todo desenvolvido por um geocacher português e penso que está muito bom. Se ele aparecesse aqui, além do valor informativo que isso representa, iria talvez torná-lo mais apetecível e, assim, mais adptado pelo geocachers portugueses. Como esta nova secção se destina a geocachers que têm como língua principal o português, se aparecessem geocachers de outros países Lusófonos, penso que se poderia criar uma secção no frappr.com para cada país representado e os respectivos links adicionados ao tópico original que se chamaria "Mapas de Localização de Geocachers Lusófonos" ou algo parecido. Enviei, recentemente, mensagens a todos os Brasileiros que têm caches criadas no Brasil e tenho esperança que apareça por aqui algum a partilhar ideias, fazer sugestões colocar dúvidas ou, simplesmente, a dizer olá. Procurei noutros países Lusófonos mas não encontrei geocachers que me parecessem ser nativos desses mesmos países.

 

- A terceira sugestão, é a de deslocar para esta secção, os tópicos criados na secção "All Nations" porque não havia nenhuma dedicada à lingua de Camões mas que são tópicos 100% dentro do espírito da criação desta.

Estou a pensar específicamente nos primeiros 4 tópicos desta lista.

 

Se alguém souber de mais algum e concordar com a minha sugestão, é só colocar uma resposta a este tópico para acrescentar à lista.

 

E pronto, espero que estas sugestões tenham algum sentido e se alguma fôr discutida já ficarei muito satisfeito. Elas foram colocadas com a intenção de ajudar a melhorar este espaço que nos foi dedicado como reconhecimento, julgo eu, de que temos estado a a fazer um bom, ou pelo aceitável, geocaching.

 

Espero que saibamos usar este espaço da melhor maneira de modo a dar uma cada vez melhor imagem de nós e de Portugal.

 

Por fim, é óbvio que se alguém se lembrar de alguma outra sugestão que ache útil está convidado a adicioná-la aqui neste tópico, evitando assim a proliferação de tópicos com títulos diferentes mas fins ou objectivos similiares (uma das regras básicas de qualquer Forum).

 

Abraços a todos e lembrem-se; o Geocaching é um passatempo para nos dar prazer e colocar bem dispostos conosco, com os outros e com a natureza.

Link to comment

Manuel, as tuas sugestões são muito boas. Acho que faz todo o sentido traduzir-se o tal tópico das regras, assim como as outras que falas.

 

Estiveste muito bem a fomentar o contacto com os geocachers lusófonos.

 

Acho que para além das coisas que falas, seria importantíssimo ter uma discussão "sticky" com os recursos web do geocaching português (@pt, mailing list e as stats).

 

Mãos à obra? :rolleyes:

 

Quanto à tradução, posso começara fazê-la ainda hoje. Não me parece complicado traduzir tudo. Posso depois colocar aqui para verificarem se está tudo correcto.

 

Os tópicos que estão no All Nations só podem ser movidos por um moderador geral. Vou fazer alguns contactos para ver se tal acontece.

 

Quanto ao mapa, queres tratar?

 

Posso começar desde já a enumerar os recursos web do Geocaching em Portugal:

 

Geocaching@PT

Site da Comunidade Portuguesa de Geocaching. Ao visitar ficará por dentro das últimas notícias e discussões sobre o geocaching em Portugal.

Portuguese Geocaching Community Website. This is the place where you can find the latest news and discussions about Geocaching in Portugal.

 

Mailing list of Geocaching in Portugal.

Para além de ser uma mailing list com mais de 450 membros, há ainda uma secção muito interessante com ficheiros relevantes para o geocaching.

Besides the mailing list with over 450 members, there's a valuable section with loads of interesting files.

 

GeoStats

Neste site estão disponibilizadas muitas estatísticas e números sobre o Geocaching em Portugal. É possível verificar quais foram os últimos logs nas caches portuguesas, ver o Top10 de caches e de geocachers e ainda ver onde residem alguns geocachers portugueses.

If you're looking for numbers and all sort of information regarding Geocaching in Portugal, check this site, it has everything. Check the Latest Logs on portuguese caches, find out the Top 10 caches and cachers and find out where are all portuguese caches placed.

 

Temos algo mais para colocar aqui?

Edited by SUp3rFM & Cruella
Link to comment
Os tópicos que estão no All Nations só podem ser movidos por um moderador geral. Vou fazer alguns contactos para ver se tal acontece.

 

Talvez contactar também os iniciadores dos tópicos. Penso que não haverá resistências mas será melhor prevenir do que começar a ter-se problemas logo no início.

 

Penso que faz todo o sentido mudar aqueles tópicos para esta secção dos Foruns, até para servirem como exemplo da utilidade que ela poderá ter e assim encorajar outros geocachers estrangeiros a aparecerem por aqui a pedir ajuda ou informações sobre Portugal ou o geocaching por cá.

 

 

Quanto ao mapa, queres tratar?

 

Ôpaaa... eu sou melhor a dar sugestões do que a pô-las em prática... <_<

 

Agora a sério, se aparecerem por aqui os geocachers brasileiros, sim, faz todo o sentido criar-se esses mapas no Frappr e divulgá-los por aqui. Caso contrário, não vale a pena criar esse recurso se depois não aparece ninguém. Fica como uma ideia que poderá ou não ser aplicável no futuro.

 

Quanto ao mapa de localização dos geocachers portugueses já existe (e está muito bom) e, uma vez que sugeres a divulgação do GeoPorStats ele já lá está incluído e, por isso, não valerá a pena destacá-lo das outras funcionalidades das Stats. ;)

 

Assim, os tópicos que poderiam ficar destacados no topo da secção seriam a tradução das Regras dos Foruns e o tópico de enumeração/divulgação dos recursos web do Geocaching em Portugal.

Link to comment

Assim, os tópicos que poderiam ficar destacados no topo da secção seriam a tradução das Regras dos Foruns e o tópico de enumeração/divulgação dos recursos web do Geocaching em Portugal.

 

mesmo assim, acho que às vezes há features das GeoPorStats que ficam "escondidas" no meio de tanta coisa. não há mal nenhum na redundância...

Link to comment

Cá vai o primeiro draft da tradução das regras:

 

É com prazer que a Groundspeak publica as Regras do Fórum da Groundspeak. A única alteração às regras é o facto destas agora estarem escritas, portanto sabemos todos o que esperar. Contamos também com a ajuda de alguns membros da comunidade para funcionarem como moderadores.

 

~Heidi

 

Regras do Fórum da Groundspeak

 

O objectivo deste fórum é promover o Geocaching e o uso do GPS. É um fórum aberto patrocinado pela Groundspeak Inc. para discutir assuntos relativos a Geocaching, procura de Benchmarks, uso de GPS e jogos da Groundspeak relacionados com GPS.

 

Existem algumas regras que devem ser do vosso conhecimento antes de colocarem mensagens no Fórum. É importante que existam algumas regras básicas de comportamento. A maioria dos utilizadores é simpática e educada; Outros indivíduos optam ser mal educados e irresponsáveis. Ao contrário de outros fóruns de discussão públicos, a Groundspeak tomará as medidas necessárias para assegurar que a discussão se mantém dentro destas regras e do bom gosto.

 

Geralmente, deixamos que você e a comunidade se vigiem mutuamente. Trate os outros membros com respeito. Lembre-se que esta é uma área pública lida por muita gente das mais variadas origens. Se tem algum problema com alguma mensagem, clique sobre o icone "report this post", no canto inferior direito.

 

Entenda que não tentaremos censurar mensagens ou opiniões, mas este é um fórum moderado. Queremos apenas preservar o espiríto aberto e saudável, mantendo as discussões num nível sem ofensas aos participantes. Significa que nós (Groundspeak e seus voluntários) temos o direito de editar/remover mensagens inapropriadas ou de encerrar uma discussão. Antes de tomar uma destas decisões, um moderador tentará orientar a discussão de volta à sua ideia original, se for possível e apropriado. O passo adicional de editar ou apagar uma participação só será tomado em circunstâncias especiais; mais uma vez, a intenção não é censurar discussões legítimas ou modificar o sentido das participações. Se editarmos uma participação sua e você não gostar, avise-nos que apagaremos. O tipo de participações que poderão ser editados ou apagados contém linguagem abusiva, mensagens em esquema de corrente ou outro tipo de mensagens com spam, mensagens que revelam abertamente os números dos Travel Bugs/Geocoins da Groundspeak ou participações que revelam informação privada relativa a outros membros da comunidade.

Os outros exemplos são tratados da seguinte forma:

 

Tenha em mente algumas destas questões aquando da sua participação:

 

Respeito: Respeite as regras do fórum e do website. Respeite a Groundspeak, os seus colaboradores, voluntários, a si mesmo, os membros da comunidade, e os convidados neste fórum. Não importa que um membro tenha 5 mil participações ou apenas uma, todos merecem o mesmo respeito.

Linguagem e imagens abusivas não são toleradas. Este site é orientado e visitado por famílias, logo todos os seus membros e suas participações devem respeitar esta orientação.

 

Ataques pessoais e provocações não são toleradas. Se deseja elogiar ou criticar, dar exemplos porque é bom ou mau, promover um ataque pessoal ou a alguma ideia não será tolerado.

 

Contas fantasma não são permitidas. Uma conta fantasma é aberta por alguém, já membro desse fórum de discussão, com o objectivo de deixar uma participação de forma anónima. Utilize sempre a sua conta para deixar a sua posição pessoal sobre determinado assunto. É possível verificar participações originadas de contas fantasma. Estas serão apagadas. Tanto a conta fantasma como a conta original podem ser banidas da utilização de serviços da Groundspeak.

 

Mantenha-se no tópico: As respostas a determinada discussão devem manter-se sempre dentro da ideia original. Os utilizadores devem criar uma nova caso queiram discutir um outro assunto. As discussões que se mantenham fora do tópico podem ser encerradas pelos moderadores.

 

Discussões privadas: Algumas vezes, uma discussão acaba num diálogo amigável ou num debate mais aceso entre um reduzido número de utilizadores. Para esses casos, aconselha-se a utilização de outros meios, como envio de mensagens privadas recorrendo ao correio electrónico. As discussões públicas devem ser reservadas para assuntos do interesse geral da comunidade.

 

Colocação de mensagens: Colocar a mesma mensagem em vários tópicos ou foruns é considerado spam. Mensagens em duplicado serão apagadas ou consolidadas pelos moderadores. Por favor, tente colocar as novas discussões no fórum apropriado. Os moderadores poderão mover tópicos incorrectamente colocados noutros fóruns.

 

Mensagens comerciais não são permitidas: Conteúdo comercial colocado de forma directa ou indirecta (de forma intencional ou não) para tentar angariar clientes através de uma participação no fórum será editado ou apagado. Por outro lado, a Groundspeak reserva o direito de incluir informação comercial neste Fórum.

 

Os classificados são permitidos no fórum "GPS Garage Sale". (O site não está envolvido nestas transacções)

Os casos de abuso neste fórum não serão tolerados.

 

Acerca dos nossos moderadores: Os moderadores do forum são voluntários da comunidade que dão o seu tempo para tentar ajudar a construir uma melhor comunidade. Estes vão tentar assegurar que as discussões se mantenham sobre as ideias originais e assegurar que as regras são cumpridas. Os moderadores tem ainda a possibilidade de editar/apagar participações, movê-las, fechar ou apagar discussões, e de temporariamente moderar participações de utilizadores. Os nossos moderadores estão equipados com coletes de Kevlar e uma quantidade inesgotável de tijolos (para não falar da extensa variedade de peixe). Não tente entrar em combate directo.

 

Nota: Qualquer mensagem que deixará, ficará visível até que o fórum fique inactivo. Por favor, seja cuidadoso. Assim que deixar uma mensagem, ela permanecerá no fórum. Não vamos editar o conteúdo desde que este não seja contra as regras. Se editarmos uma participação e se você não gostar das mudanças, avise-nos para removê-la.

Se alguém colocou conteúdo com direitos de autor ou conteúdo ilegal, por favor avise a Groundspeak para que seja removido.

 

Queixas: Se tiver algum problema com uma participação/discussão neste fórum, utilize a funcionalidade "report a post". Iremos analisar a participação e editaremos ou apagaremos a mensagem, se necessário. Qualquer comentário sobre os colaboradores da Groundspeak ou seus voluntários, deve ser enviado para contact@Groundspeak.com.

 

Termos adicionais: Os Fóruns da Groundspeak são regulamentados pelos TERMOS DE UTILIZAÇÃO DO GEOCACHING.COM. Os termos que aqui são referidos são também incorporados nestas regras como referência. Os Termos de Utilização estão disponíveis aqui: http://www.geocaching.com/about/termsofuse.aspx

 

 

Fica para vossa apreciação. (deve haver alguns erros por aí <_<)

 

--

 

Quanto à questão das Stats, acho que merecem bastante destaque. Não só pelo trabalho que deram à equipa, como também pela sua importância capital... Especialmente para quem é doido por números e estatistícas.

 

EDIT: O btrodrigues já corrigiu o que não estava correcto. Mais sugestões?

Edited by SUp3rFM & Cruella
Link to comment

Apenas uma ou duas picuinhisses: <_<

 

Questões de tradução:

 

- "Existe algumas regras" passar para o plurar: "Existem algumas regras".

 

- "Mantenha-se no tópico: As respostas a determinada discussão devem-se sempre manter dentro da ideia original. " colocar o "-se" no verbo "manter" que é este o verbo principal da frase e trocá-lo de posição, ficando "devem manter-se sempre".

 

Questões de conteúdo;

 

- "mensagens que revelam abertamente os números dos Travel Bugs da Groundspeak". Penso que o documento original deveria referir também as Geocoins. O documento é anterior ao boom das Geocoins.

 

- Esta é muito importante:

"Os nossos moderadores estão equipados com coletes de Kevlar e uma quantidade inesgotável de tijolos. Não tente entrar em combate directo." Substituir "tijolos" por "peixe". Está mais de acordo com os nossos hábitos e a mensagem passaria de uma forma mais vincada. ;)

Link to comment

Sugestão: criação de um topic "stinky" para entrada de sugestões de caches a criar.

 

Exemplo: estou em Tomar, não posso criar uma cache aqui porque não tenho condições de prestar uma manutenção atempada, mas gostava de sugerir e encorajar a criação de uma cache aqui, podendo ajudar com sugestões detalhadas uma vez que até conheço bem a cidade.

 

Isto é apenas um exemplo. Creio que é uma situação recorrente e pertinente, isto de se conhecer locais onde não podemos deixar uma cache mas cuja criação gostariamos de sugerir a quem para tal tivesse condições.

Link to comment

Torgut, essa ideia é muito positiva, creio eu. Acho que pode ser uma ajuda para quem quer colocar caches e ainda não encontrou um sítio ideal. Queres criar esse tópico?

 

Sugiro outra. Que tal avançar-se com a tradução de alguns elementos das caches (informação elementar + dica) para inglês e colocar para que os estrangeiros nos possam ler sem problemas?

Link to comment

De encontro a proposicao de "Geocaching in Portugal and other Portuguese speaking areas", vinha sugerir o logotipo da CPLP como "icone" do Forum:

 

cplp_logo_pequeno.jpg

 

Uma versao de elevada resolucao pode ser obtida em:

http://www.cplp.org/logotipo.asp

http://www.cplp.org/fotos/CPLP_LOGO.jpg

 

Homepage da Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa:

http://www.cplp.org/

 

Cumprimentos,

HDV

Edited by HDV
Link to comment

Boas

 

Com a recente onda de utilização deste fórum e a continuar essa utilização, não será possivel fazer algumas"pastas" onde organizar os tópicos?

 

Isto porque com a abertura de novas treads os tópicos andam a navegar pela página tornando dificil a sua localização.

Se for possivel pode-se criar uma àrea de "eventos" outra de "stats" uma "geral". Penso que seria suficiente para começar.

Daria para colocar as coisas mais organizadas.

 

Papaléguas

Link to comment

Eduardo, o espaço dedicado a Portugal é um sub-fórum dos fóruns dedicados aos países que estão no grupo "Geocaching Groups by Country".

 

Não é possível abrir mais sub-fóruns abaixo deste. Sinceramente, creio que a navegação não vai ser assim tão complicada. Uma prova disso, é o facto do fórum inglês ter mais de 13 mil threads abertas... :-)

 

Creio que é necessário utilizar os recursos de um modo mais equilibrado. Por exemplo, passar a utilizar mais a função de pesquisa para se encontrar aquilo que se quer.

 

Por outro lado, uma questão sobre o mal funcionamento de um GPS pode ser colocada no fórum "GPS Related Topics". Em vez de termos apenas a comunidade portuguesa a olhar para esse problema, temos os milhares de utilizadores de todo o mundo a olhar para a questão. Convém que seja escrita em inglês, claro. Mas a vantagem é bastante grande. Passamos a falar para um universo gigantesco em vez do círculo habitual.

 

Podemos, eventualmente, criar threads dedicadas a certos temas e alimentá-la à medida que surgem factos novos. Ou não. Veremos como funciona. :-)

Link to comment

Com a recente onda de utilização deste fórum e a continuar essa utilização, não será possivel fazer algumas"pastas" onde organizar os tópicos?

E que tal importar do Forum velho apenas as ideias boas?

Sei que é uma sugestão bem intencionada, principalmente vinda de quem vem :cute: , mas pessoalmente a única "vantagem" que vejo, é ter constantemente o fantasma de um moderador com "o dedo a tremer no gatilho" com ameaças de mudança da thread sempre que o assunto principal são azeitonas e por cambalhotas e devaneios da conversa descamba, imagine-se lá... em azeite :)

Link to comment

Com a recente onda de utilização deste fórum e a continuar essa utilização, não será possivel fazer algumas"pastas" onde organizar os tópicos?

E que tal importar do Forum velho apenas as ideias boas?

Sei que é uma sugestão bem intencionada, principalmente vinda de quem vem :cute: , mas pessoalmente a única "vantagem" que vejo, é ter constantemente o fantasma de um moderador com "o dedo a tremer no gatilho" com ameaças de mudança da thread sempre que o assunto principal são azeitonas e por cambalhotas e devaneios da conversa descamba, imagine-se lá... em azeite :)

 

Gustavo:

 

Na sua origem, o papel deste forum não é substituir seja que forum for, sob qualquer que seja o motivo. O objectivo é complementar ou delegar, fazer chegar a um público potencialmente mais vasto, centralizar num só ponto todas as nações e o seu interesse pelo geocaching. Dou-te alguns exemplos:

 

- turistas estrangeiros que vem visitar Portugal e que querem saber mais sobre o país ou pedir ajuda ou companhia para determinada caçada.

- portugueses que tomam conhecimento do geocaching através do site geocaching.com e que vem à procura da "delegação" portuguesa ou actividade de portugueses no forum.

- assuntos de interesse "global" como eventos abertos à comunidade estrangeira.

- pedidos de ajuda para localizar geocachers ou trackables em Portugal.

 

Sendo assim, "importar do forum velho apenas as ideias boas" tem alguns erros crassos:

- o forum @PT não é velho.

- o forum @PT não está morto.

- "importar apenas as ideias boas" é falta de respeito pelos utilizadores e moderadores do forum @PT e duplica conteúdo, a não ser que peças para bloquear artigos, que é apenas uma brutal falta de respeito.

- as ideias boas ou ideias más que estão no forum @PT foram contributo de todos os utilizadores, tu incluído. o forum @PT é o que tu (com cerca de 2000 posts) e todos os mais utilizadores fizeram dele nos últimos anos.

 

Existem equipas de moderadores nos dois foruns, com políticas diferentes mas com códigos e regras igualmente apertadas. Não queiras que comece aqui a enumerar uma dezena de coisas que seriam certamente permitidas no @PT e que aqui poderiam dar azo a medidas ligeiramente mais drásticas.

 

Um forum, seja ele qual for, deve ser um local de troca de ideias em ambiente amigável e de respeito mútuo. Está nas vossas mãos fazê-lo. Estão à espera de quê?

 

(edit: double quoted previous post)

Edited by btrodrigues
Link to comment

Percebi a impossibilidade de se criarem sub-fórums.

 

No entanto penso que libertaria alguma carga na leitura se se criassem então tópicos "pinned" para as coisas mais habituais: apresentações, eventos, geocoins e a "chilout" por exemplo.

 

A ideia surge-me depois de perceber que cada evento pode ter uma tread nova... Cada apresentação pode ter uma tread nova...

Eu sei que a função de procura é importante para assuntos por exempo relacionados com o tema "software" mas ninguém irá procurar a tread onde se apresentou o XPTO (não sei se o nick existe). Se estiver na molhada das apresentações o pessoal vai lendo a tread. Acho eu.

 

Quanto à existência de dois fórums: são duas coisas diferentes... Cada um com a sua função e cultura. Não concordo com importações de conteúdos. (embora possam existir conteúdos semelhantes nos dois).

Ao fim de algum tempo aprendi o fundamento de ter um fórum PT mesmo com os subsequentes defeitos que possa ter. Várias são as vezes em que altero mensagens também no sentido de não melindrar o pessoal mais sensivel. utras nem por isso.

 

Este fórum é a nossa presença internacional na actividade daí também se fundamentar a sua dinamização. Continuo a defender a existência dos dois até porque se olharmos bem para o PT... muita tinta já ali correu e muita gente já aprendeu algumas coisas por ali.

 

Eduardo (papaléguas)

Link to comment

De encontro a proposicao de "Geocaching in Portugal and other Portuguese speaking areas", vinha sugerir o logotipo da CPLP como "icone" do Forum:

 

cplp_logo_pequeno.jpg

 

Uma versao de elevada resolucao pode ser obtida em:

http://www.cplp.org/logotipo.asp

http://www.cplp.org/fotos/CPLP_LOGO.jpg

 

Homepage da Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa:

http://www.cplp.org/

 

Cumprimentos,

HDV

 

 

Esta sugestão ainda tem pernas para andar?

 

Terá sido esquecida ou não foi aceite?

 

Eu estaria na disposição de fazer uma nova ronda pelos diversos países da CPLP a convidar os nossos colegas de lá para aparecerem por aqui de vez enquando - tenho alguns contactos desenvolvidos no âmbito das IMCs - mas se calhar eles não se sentirão à vontade em considerar 'sua' uma secção dos Foruns que tem a bandeira portuguesa e não o logo da organização que junta os países de expressão oficial de língua portuguesa.

 

Não quer dizer que se mudarmos o logo eles aparecerão mas se não tentarmos nunca saberemos. ;-)

 

Entretanto, como os links deixados pelo HDV já foram mudados, deixo aqui várias possíveis alternativas, algumas bastantes coloridas. :-)

 

Penso que esta secção dos Foruns da Groundspeak ganharia a sua verdadeira dimensão e cumpriria a sua verdadeira missão (no meu entendimento, claro) se aparecessem por aqui outros geocachers que falam a língua de Camões.

Link to comment

Pessoalmente, não me agrada a ideia.

 

Este espaço foi criado para Portugal, não sendo um espaço fechado. Pelo contrário, entra qualquer um que esteja registado.

 

Tudo começou aqui. Um fórum para Portugal, sobre Portugal.

 

Tal como referi acima, qualquer um pode entrar. A organização dos fóruns da Groundspeak tende a ser regional, seja por países ou regiões.. Vejam como estão organizados.

 

> Groundspeak Forums > Geocaching Groups by Country > Portugal

 

Se os geocachers desses países estiverem dispostos, avançem com pedidos semelhantes.

 

A título de exemplo, é frequente ver posts de mexicanos no fórum espanhol. Falam todos a mesma língua. :-)

Link to comment

Por mim é assunto arrumado. O Hugo explicou perfeitamente porque a sugestão não andou para a frente - os Foruns aqui estão organizados por áreas geográficas.

 

Eu só retomei este assunto porque não sabia se ele tinha sido esquecido ou não.

 

Votos... aqui as polls estão desactivadas e não são mais permitidas desde hà uns anos. Abusos do pessoal que fazia polls por tudo e por nada e o Jeremias cortou o mal pela raiz.

Link to comment

E reparem que mesmo os fóruns organizados por regiões, englobando vários países, estão a ser "desmembrados" em fóruns individuais por cada país. Aconteceu recentemente com Espanha, por exemplo.

 

No entanto, o fórum é aquilo que a comunidade quer... dentro do limites que nos dão. :laughing:

Link to comment

Olá!Sou iniciante no geocaching e nem sei muito bem onde deixar este comentário. Pensei k aki seria indicado mas s nao for esta a ideia peço desculpa, mas espero k quem souber a quem passar a minha mensagem o faça por favor.

Hoje estava a fazer uma tour de geocaching quando encontro uma geocacher estrangeira que me esteve a contar que tinha vindo conhecer portugal e aproveitou o geocaching como metodo para conhecer pontos atractivos da cidade!Ela mostrou-se desiludida de estar a fazer caches tradicionais pois as multi caches nao tinham traduçao em ingles, logo ela so podia ter acesso a algumas.

Penso k sendo este um desporto internacional e considerando o ingles a lingua mais internacional possivel, penso k deveria ser obrigatorio a traduçao das descriçoes das caches para ingles.

Tambem n gostaria de ir a um pais fazer geocaching e nao poder tirar o maximo partido por limitaçoes linguisticas.

Sendo esta tambem uma optima maneira de dar a conhecer o nosso pais, penso k vale a pena o esforço e ter este respeito por qualquer visitante.

Eu pessoalmente faço sempre os logs em ingles (o que ja considero opcional) porque sempre pensei que ha gente que pode precisar de ajuda ou querer ter mais informaçoes e, como ja referi, sendo este um site/desporto/comunidade internacional penso que é importante ter esse tipo de cuidado.

Quem sabe um dia nao perdemos a cache das nossas vidas por problemas semelhantes.

Obrigada pela atençao

distarla

Link to comment

Boas Distarla

 

Não podia estar mais de acordo com a tua opinião. Ainda que nem toda a descrição da cache estivesse em inglês, pelo menos o essencial para a cache ser encontrada deveria estar em inglês também.

 

É um problema antigo já muito discutido nos forums mas que não tem solução global. Cabe a cada um estar sensibilizado para esse problema e resolvê-lo colocando a tradução nas suas próprias caches.

 

Creio que quem já procurou caches em países onde não domina a língua local e se deparou com o mesmo problema, estará mais sensibilizado para essa situação.

 

As minhas caches, têm todas pelo menos a hint em ambas as línguas, e a maioria tem uma descrição da caçada também em inglês.

Link to comment

Só não concordo com a obrigatoriedade...

 

Eu parto do pressuposto que quem coloca uma cache quer que o maior número de pessoas visite a sua cache. Para isso deve torná-la atractiva. Colocar a informação em inglês é um passo nesse caminho...

 

Os cafés e restaurantes não são obrigados a ser bonitos e ter bom aspecto, nem a ter a ementa em inglês... No entanto, se tiverem, provavelmente vão atrair mais pessoas... Acho que o mesmo se passa com as caches, quem as coloca é que tem o interesse maior que as visitem e deve fazer por torná-las mais atractivas.

 

Eu se vou "lá fora" e me deparo com caches que estejam numa língua que não entendo, provavelmente não as tento fazer... é o meu "castigo" para quem publicou a cache.

Link to comment

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...