Jump to content

btrodrigues

Moderators
  • Posts

    393
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by btrodrigues

  1. Depois do geocaching-pt.net ter sido eclipsado pelo geopt.org e de ambos terem sido eclipsados pelos grupos de FB, até mesmo estes últimos começam a perder a tracção.

     

     

    o último post na página principal do geocaching-pt tem data de 2018

    o geopt continua acessível em http://geopt.org/ - confirmo que parecem haver problemas com o login e a recuperação de password.

     

  2. On 1/22/2021 at 5:03 PM, al bano said:

    Duvida?

    Caches mistério começam  a aparecer  sem fotos como proceder sendo impossível resolver o mistério

    O que fazer e já são muitas

    obrigado

    Olá al bano

     

    Deves reportar essas geocaches através de um registo "Needs Archived" com essa indicação - que as imagens necessárias para a resolução estão inacessíveis. A equipa de revisão deverá então desactivar a geocache para que o owner possa fazer as alterações necessárias.

     

    Obrigado

  3. Olá!

    Bem vindo!

     

     

    Sou capaz de ser suspeito por um número variado de razões, mas nos concelhos de Mafra e Sintra há inúmeras boas escolhas associadas muitas vezes a pequenas rotas existentes, como por exemplo:

     

    Sintra/PR8 (14km): https://www.geocaching.com/geocache/GC55CR0_001pr8snt-a-adega

    Enxara do Bispo (24km) : https://www.geocaching.com/geocache/GC59HED_001-geocaching-trail-enxara-do-bispo

    Ericeira (24km) : https://www.geocaching.com/geocache/GC4M2R9_fs01-geotrail-falso-d-sebastiao-da-ericeira

     

    Uma breve consulta ao mapa (como por exemplo aqui: https://www.geocaching.com/map/default.aspx#?ll=38.942021,-9.330006&z=12) decerto evidenciará aglomerados de caches que correspondem a percursos como os que indicas.

  4. Para além do que o Rui indicou, é possível também pedir a algum membro premium para lhe "oferecer" (em troca da quantia devida) uma extensão/adesão por um ano da adesão Premium. Nesse caso, não será renovada.

    • Upvote 1
  5. Hi usyoopers

     

    It's been a while since the topic was created and the data updated, but we're still here. The overall context is the same (Portugal is still a beautiful country filled with places worth visiting) but it might have changed a little in what regards the best caches to go out and find.

     

    Let us know about your plans further close to your trip date, ok?

     

    Best regards

  6. Bom dia. Mandei 6 caches para revisão no último dia 7/9, e um evento no dia 10/9.

    O Evento e 4 caches foram revisados e publicados, mas dois ficaram parados e sem nenhum questionamento do revisor.

    É algum limite de caches a serem colocados em um período? Ou só dei azar destes dois caírem para um revisor que está tendo dias bem ocupados?

    abraços

     

    Olá Slhugu

    Existem neste momento 111 eventos e caches pendentes de análise da equipa de revisão.

    Estou confiante que nos próximos dias serão analisados e, caso esteja tudo bem, publicados.

  7. Toninho:

     

    A lista de políticas locais para Portugal surgiu como forma de concentrar toda a informação recolhida (e de certa forma formalizá-la e torná-la pública num local conhecido) no que toca a excepções e/ou adendas às linhas de orientação geral. O seu conteúdo foi aparecendo e sendo publicado à medida que foi sendo dado a conhecer pelas autoridades relevantes, quando existiram casos particulares.

     

    As restantes entradas surgiram com a evolução crescente do geocaching em Portugal, para clarificar casos particulares do que é "causar dano" após análise a longo prazo de algumas geocaches ou para rectificar linhas de orientação para evitar surtos "locais" de abusos das mesmas.

     

    No que toca às autorizações, por exemplo: Todas as caches têm que ser autorizadas pelo proprietário/gestor do local. Em algumas situações é facilitado esse aspecto porque presume-se que não haverá qualquer problema e porque os locais são utilizados para outras actividades com o mesmo o ainda maior impacto. Mas se houver uma entidade que denuncia uma geocache ou que declara que determinado espaço é off-limits para a prática de geocaching, essa informação passará a fazer parte desta secção assim que chegar ao nosso conhecimento.

     

    Valerá a pena iniciar o esforço no sentido de contactar tudo e todos, se o volume de geocaches é tão reduzido, o número de casos particulares de denúncia/proibição de colocação de geocaches é nulo e a área geográfica do Brasil e o número de entidades é tão grande?

  8. As regras permitem que seja recuperada uma cache recentemente arquivada?

     

    Obrigada

     

    Olá!

    A pergunta já foi respondida aqui: http://forums.Groundspeak.com/GC/index.php?showtopic=233179&st=50&p=4204828entry4204828

     

    Actualmente, o limite máximo são os dois meses mas o processo reveste-se de um número considerável de nuances:

     

    Cabe ao owner o pedido para desanuviar a cache.

    A cache não pode ser desarquivada para ser dada para adopção.

    O processo de desarquivar a cache terá associado todo a lógica de verificação da concordância com as guidelines como se de uma nova cache se tratasse.

  9. Bom dia,

    Tenho uma cache arquivada, a qual pretendo ativar.

    Segui os procedimentos solicitados no passado domingo, a minha questão é saber se estes casos tem mesmo tratamento em termos de ordem que uma nova cache!

    A cache em questão:GC51GAC.

     

    Agradecido,

     

    Olá

    Contacta directamente o revisor que arquivou a cache, expressando o interesse em desarquivar a cache.

  10.  

    Your local reviewers will most likely look at these caches the next time they sweep the country looking for, well, caches disabled for more than X weeks.

     

     

    Maintenance requests are originated towards the cache owners. Some geocachers don't consider them critical. Some geocachers ignore them. Some geocachers filter all the automated messages coming from Geocaching.com. Have you tried contacting each and every owner of these caches? Offer a hand?

     

    The local reviewers know about it and did nothing... Like some said before: "Brazil is the wild west of geocaching!"

     

    No, the local reviewers only know about the caches for which you post SBA logs. All the other caches, unless specifically pointed out, do not raise any kind of "alarm".

  11. Hi Rixu

     

    I only managed to see this right now, so you're probably around here already. Sintra is definitely one of the mandatory sights while you're here. The castle and the palace on top of the hill will take you some time, there will be a few caches around for sure. While you're at it and if you manage to get a transfer, have a look at Cabo da Roca. It's the westernmost point of the european mainland.

     

    There should be plenty of time for you to do some caching and some sightseeing if you manage to get out of the training at 16. It won't get dark until 19:30 and it's perfectly possible to get a table for dinner somewhere even at 22:00. I'd recommend you take the subway and have a look at Parque das Nações (around GC8C23), Rossio and the whole downtown area (GC1RF71) and then the Belém area (for which you'll have to take a bus, the train or a tram, as the subway doesn't reach it: GC339B5). I'll leave up to you to choose the caches (I might be biased) and recommend those with the highest score of favourite points.

     

    I hope you enjoy you week around here. Lovely weather forecasts :D

  12. Viva,

     

    Antes de mais obrigado pela disponibilidade para ajudar o geocaching, não só como revisor mas pela abertura deste tópico.

     

    Faço parte de uma associação ambiental que todos os anos, no fim do verão, organiza um caminhada nas margens do rio paiva com o objectivo de recolher o lixado deixado nas margens pelos veraneantes.Este ano lembrei-me que seria interessante criar um CITO de forma a atrair geocachers para ajudar e para conhecer a zona.

     

    Andei a pesquisar sobre a coisa a info que encontrei diz que os eventos devem ser criados por geocachers e para geocachers, e não devem ser promovidos por associações.

     

    A minha questão é até que ponto estas guidelines são rígidae, ou seja eu como geocacher posso criar um CITO associado ao evento da associação? Ou para o fazer terá sempre que ser tratado como um evento completamente distinto do organizado pela associação, i.e não posso por na listing nenhuma referência a associação)?

     

    Obrigado

     

    Olá

    Será preferível organizar um evento exclusivo de geocachers para geocachers, não integrando ou associando ao evento já existente da associação.

  13. Obrigado pela resposta Vitor!

    Ainda não submeti a cache mas a minha solução antes de ler a sua resposta tinha sido alterar o tipo de cache, ou seja, em vez de escolher cache mistério, escolher "multi-cache", (apesar de não ter outra cache sem ser no ponto final) o que já não me dá o aviso de distância superior a 3,2 kms! Acha que posso fazer dessa forma? já vi outras "multi-cache" só com cache no destino final, o que não me parece o mais correcto mas pronto... É que a distância entre as coordenadas (verificadas em mais de um programa e obviamente no terreno) é de 0,53kms!!!! Daí a 3,2 kms vai uma diferença enorme!!!! Hoje á tarde tratarei disso...

     

    O tipo de cache a especificar tem que fazer sentido face ao projecto de cache que está a criar.

    Como regra de referência, se a cache envolve resolver um puzzle ou charada descrito na página da cache para obter as coordenadas - o tipo de coisa que se faz com alguma paciência e umas pesquisas no google, estaremos a falar de uma cache mistério - e nesse caso terá que cumprir a distância entre a coordenada publicada e a coordenada final (os tais 3.2Km)

     

    Se a cache envolve a visita (física) a um ou mais pontos para recolher dados para obter as coordenadas, estamos a falar de uma multi-cache - que não está associada a esta distância entre pontos publicados e pontos finais.

     

    Alterar o tipo de geocache "porque sim" e "porque dá e deixa de chatear com isto dos 3.2km" envolve alterar o fluxo de páginas por onde terá que passar para criar a página da cache - levando a erros mais graves.

     

    De qualquer das formas, durante o processo de revisão, os revisores poderão orientar de forma a ficar tudo em ordem.

  14. Sandro

     

    É pouco provável que um revisor o tenha advertido para isso estando errado, uma vez que as ferramentas a eles disponíveis assinalam automaticamente essas situações.

     

    Verifique de novo as coordenadas introduzidas e procure erros comuns como algarismos trocados ou diferenças na notação utilizada.

     

    Pode utilizar ferramentas online como http://boulter.com/gps/distance para verificar a distância entre os pontos. Existem também aplicações para Windows como o FizzyCalc que podem dar esses dados.

  15. Hi all

     

    Me and Peter are off on our holiday to the Algarve at the end of August - any recommendations for caches in this beautiful area would be much appreciated. I am also after a link to download a map to my GPS - a Garmin etrex 20.

     

    Many thanks

    Marina

     

    Hi Marina and Peter

    I'm not really sure about which caches are best and suitable for you - it's been a long time since I've last been on a caching spree around the area, but I'd say you should look for caches with many favorite points (thank you, captain obvious). If you get a chance to visit the west coast, facing the Atlantic Ocean, that's where most of my personal favorite caches are: http://coord.info/GCED51 and nearby caches are quite challenging and worth all the time you can devote to them.

     

    Regarding the maps, have a look at http://mapas.alternativaslibres.es/ - they create maps based on OpenStreetMaps - they're free to download and offer good coverage and turn-by-turn routing information. Let me know if you need any help with the translation.

  16. Já há algum tempo que não se fazia uma actualização :D

     

    Estado dos projectos: *

     

    Geocaching.com: 100% completo (7567 strings).

     

    iPhone: 100% completo (816 strings).

     

    Android: 100% completo (632 strings).

     

    Windows Mobile: 100% completo (683 strings).

     

    iPhone intro: 100% completo (296 strings).

     

    Android intro: 100% completo (193 strings).

     

    * à data de hoje, correspondente aos conteúdos disponíveis para tradução.

  17. E eu tenho uma submetida no dia 4 de Setembro (à qual já obtive resposta e já fiz as alterações solicitadas) e ainda estou a aguardar.

    Tenho outra, mas ainda só passou uma semana...

     

    Aguenta coração :blink::) :) :) :) :) :) :)

     

    Existe efectivamente um número anormal de processos pendentes.

     

    O processo de revisão de geocaches é da responsabilidade de uma equipa de voluntários no seu tempo livre. São pessoas (aparentemente) normais que não hesitam em dar prioridade à família, ao emprego e à saúde e bem estar sobre todos os outros assuntos. Tendo isto em conta, é normal que o processo de revisão de uma geocache possa demorar um pouco mais do que o esperado, especialmente em alturas como a actual, em que há uma quantidade invulgarmente elevada de caches submetidas.

     

    As vossas caches, de entre as centenas de caches submetidas recentemente e/ou que tem o seu processo de revisão em curso serão concerteza revistas em breve. No entanto, de forma a garantir que o processo de revisão da sua cache seja mais rápido assim que um voluntário a possa começar a analisar, revejam por favor os seguintes pontos:

     

    1. a cache está colocada no local e pronta a ser procurada

    2. forneça ao revisor todas as indicações relevantes de como e onde as caches estão escondidas (anexando fotografias da cache, da localização e da envolvente, caso possível)

    3. os níveis de terreno e dificuldade são adequados - utilize este método como guia: http://www.geocaching.com/hide/rate.aspx

    4. os atributos da cache estão correctamente especificados

    5. todos os pontos adicionais (físicos ou virtuais) estão correctamente especificados nos "Additional Waypoints"

  18. Obrigado btrodrigues, I'm coming to Lisbon 31 Oct - 3 Nov with my Brazilian wife and our cache-crazy son. I'll print off your information. Looking forward to our first visit to Portugal (Lisbon Airport on the way to Recife doesn't count, really...), falando um pouco de portugues (brasileiro!!!) and getting at least one cache for the sake of a new country. It'll be furthest S & W for OS Junior too (mine are in Vegas).

    Any tips on the best safe area to choose for self-catering accommodation, much appreciated.

     

    Uh.

    I believe most of the information on this topic is outdated now. It's been two years since we touched it.

     

    To be honest, there are far too many caches in Lisbon now (and they get published and archived much quicker than I can find them in order to update the bookmark). I'd say to try and look at caches with the most favorite points.

     

    Is an event out of the question? I believe that would be the perfect way to get in touch with a few geocachers and get some pointers on where to go next. Or head on a small group city tour searching for some caches.

  19. Well one of the mods kindly added the link to this thread to the cache notes and called my attention to the subject. I am the reviewer who took over both caches of the OP and who denied the caches for the mentioned reasons. The OP clearly thought there was a problem with the reviewer so he asked for a new one, which was carried away almost immediately, just to have the other reviewer basically saying the same things AND disabling the cache until all of the problems were fixed.

     

    I'm ok with the "my reviewer sucks" things. No need to ban or warn the user. I'm used to this feedback, sometimes cloaked under false smiles and fine irony. I just hope the CO finds this thread and the feedback he got educational.

  20. Regras e recomendações para Trackable Hotels

     

    São frequentes as perguntas relativamente aos TB hotels e às "normas" que devem seguir. Em relação a essa assunto, deixo uma réplica do post do Sup3rFM no geopt.org (http://geopt.org/index.php?option=com_content&view=article&id=436:esclarecimento-sobre-os-tb-hoteis&catid=903:ponto-zero&Itemid=409) que deverá servir de referência para todos:

    Com o estranho aparecimento de mais TB Hotéis (até porque o fenómeno tem tendência a morrer, tal como aconteceu noutros países com um geocaching mais amadurecido), convém explicar uma ou mais situações sobre este assunto. É algo que acaba por gerar alguma polémica, apenas por desconhecimento. É fácil encontrar discussões sobre este tipo de caches, particularmente nos Fóruns da Groundspeak, onde os TB Hotéis são chamados de Prisões de TBs. Experimentem pesquisar por "Travel Bug Prison" e verão os argumentos.

     

    Tenham em consideração as seguintes afirmações sobre este tipo de caches e seus habituais habitantes.

     

     

    Os Trackables, sejam Geocoins ou Travel Bugs, tem por missão, dada pelos seus proprietários, movimentar-se. Seja com um destino pré-definido, seja com o objectivo de visitar qualquer cache que apareça pelo caminho;

    NENHUM proprietário de uma cache, seja ela qual for, deve ditar regras sobre a movimentação dos Trackables. Até porque não lhes pertence, nem tem o direito de os "aprisionar" em determinada cache só porque assim quis, só porque exige que fiquem certo número de Trackables na cache;

    Os Trackables NÃO são items de troca normais. Ninguém está obrigado a fazer a troca de um TB por outro TB ou ainda de colocar algo na cache, como um brinquedo, e retirar um TB;

    Os Trackables devem ser movidos SEMPRE por geocachers que os possam ajudar nas suas missões, sejam elas simples ou movimentadas. Logo, se visitarem um TB Hotel ou outro tipo de cache que contenha cinco Trackables e que os possam ajudar a todos PODEM perfeitamente tirar os cinco e não colocar nenhum ou ainda um brinquedo, um pin ou outra coisa qualquer. O objectivo é movimentá-los;

    A ética com os Trackables é simples: Movimentem-nos, sempre com o objectivo deles em mente, no prazo de 14 dias após os apanharem. Seja um, dois ou 23. Ajudem-nos. Estão a ajudar os seus proprietários;

    Não utilizem os Trackables como chamariz para as vossas caches, particularmente como "presente" para os primeiros. Se não efectuaram um bom trabalho de casa sobre o local da cache, há forte probabilidade de cache desaparecer no primeiro instante e assim se vai mais um Trackable;

     

    Os TB Hotéis surgiram há muitos anos atrás, colocados junto de interfaces de transporte. Tipicamente, eram encontrados às portas das cidades, nos arredores de aeroportos, junto de cruzamentos de auto-estradas, etc. Por estarem mais longe, eram escondidos contentores maiores, até porque a localização era também mais segura. Como o geocaching nessas cidades estava "refém" de contentores micro, seria difícil alguém deixar um Trackable normal numa dessas caches. Daí esperar pela oportunidade para deixar o TB ou Geocoin nesse Hotel. No entanto, com o evoluir do Geocaching, começaram a aparecer nessas mesmas cidades contentores grandes o suficiente para deixar esses mesmos Trackables. Por outro lado, com o apertar da segurança, deixou de ser possível encostar caches, com contentores de dimensões assinaláveis, junto dessas estruturas. Daí que o fenómeno tenha caído em desuso. Neste momento, assistimos a um comportamento desviante deste tipo de caches. Um TB Hotel que se espera de acesso fácil, rápido, seguro, junto de um interface de transportes parece ser coisa rara. Agora é "comum" ver um TB Hotel publicado sob a forma de uma puzzle cache rocambolesca, colocada em terrenos 4,5 (se o objectivo é providenciar uma cache com trocas rápidas...), escondidos em zonas remotas, etc. A tudo isto, juntam-se os caprichos dos proprietários desses TB Hotéis, ao querer um número mínimo, a exigir uma troca igual, etc.

     

    Os Trackables são nossos. Imaginem um TB vosso aprisionado num TB Hotel que exige a troca de um por um, escondido sobre a forma de Puzzle Cache, terreno 4,5, dificuldade 4, juntamente com mais seis. Imaginem que os próximos visitantes fazem sempre as trocas com os outros cinco e o vosso continua por lá. Ficariam satisfeitos?

     

    Sejam razoáveis. Percebo a confusão no conceito, mas pensem nos nossos e vossos Travel Bugs e Geocoins.

     

    As notas acima referidas são meros conselhos e por vezes encontram-se restrições nos TB Hotels que roçam o ALR (Additional Logging Requirement) e que não são permitidas.

     

    Assim, quem encontra a cache NÃO PODE ser obrigado a trocar TBs ou geocoins em igual proporção. Caso encontre um TB ou geocoin que possa, com a sua ajuda, seguir o seu objectivo, este poderá e deverá ser transportado.

×
×
  • Create New...