Jump to content

play mobil

+Premium Members
  • Posts

    22
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by play mobil

  1. Eu também quero acreditar nisso mas obviamente não consigo. :blink:

     

    Só tenho uma palavra: Abominável.

    Ainda não encaixei bem isto, embora soubesse de há muito que mais tarde ou mais cedo algo assim pudesse acontecer!

     

    Uma coisa é certa: Invejo-te a persistência e a capacidade de absorção perante algo assim. É notável e absolutamente louvável, e só por isso já mereces os nossos sinceros parabéns. Essa é a atitude certa, embora confesse que não teria a mesma capacidade de reacção se confrontado com algo que se pode facilmente apelidar de terrorismo geocachiano.

  2. Grande notícia! Politicamente correctíssimo!

     

    Seguramente somos unânimes na opinião de que foi uma escolha acertada e todos vão ganhar com isso. A tua postura ao longo do tempo não deixa espaço para dúvidas e estamos certos de que continuarás dignamente o excelente trabalho do Garri.

    Escolha muito acertada. Parabéns!

  3. Como é que é a cartografia disso?

    No 60CS e 60CSx a malta tem que comprar o Garmin City Navigator (ou lá o que é) para fazer navegação em estrada. E para o Colorado?

     

    É a mesma coisa!

    Aquilo dos mapas em 3D é tanga! Não se aplica aos 300. O mapa base tem realmente um DEM muito básico que na prática não serve para nada, e como as cores são escuras só incomoda, no entanto temos esperança que um dia haja um habilidoso que consiga explicar à malta como é que se "cozinha" o basemap com a DEM, já que qualquer coisa com a resolução similar aos dados SRTM é que ia ali mesmo a calhar, quanto mais não fosse pelo aspecto da coisa! Enfim... uma mariquice!

     

    De resto todos os mapas que temos experimentado têm funcionado muito bem, tanto os MG, CN ou BlueChart, NT ou não NT.

  4. Por acaso conhecemos desde há coisa de um mês a esta parte, quando um "azar" desses tipicamente urbanos nos fez perder todos os nossos "gadgets" associados ao geocaching e resolvemos então meter um Colorado "à experiência" já que tinha bom aspecto e era o supra-sumo e coiso e tal.

     

    Na verdade a adaptação não foi nada fácil. Por várias vezes o aparelho esteve para ser "despedido por incompetência" (que afinal era mais nossa). :)

    O aspecto "giro" do interface gráfico é ilusório. A "rodinha" é de facto muito prática e eficaz, mas a revolução na arquitectura do interface a que o fabricante nos tinha habituado fez com que perecesse que nunca tínhamos tido um receptor de GPS nas mãos. Felizmente fomos pacientes e lá nos acabámos por adaptar, e embora o produto ainda tenha arestas por limar, temos de reconhecer que a grande maioria das "disfunções" foram mesmo devidas à nossa ignorância, e claro que quando um gajo não sabe dançar a culpa é do chão que está torto! :(

     

    Se tratas por tu o interface da Garmin para produtos outdoor e dás-te bem com ele, prepara-te para algumas dores de cabeça valentes. Não tem nada a haver. Vais sentir que andas a cachar com um aparelho da série Nüvi ou algo assim. Se o Colorado veio substituir o 60Csx? Não nos parece. É demasiado diferente, e embora a nova arquitectura seja muito promissora, a velha série está muito mais testada e por isso foi muito mais amadurecida e é muito mais estável, mesmo não tendo as páginas das caches e as dicas e todas aquelas mariquices que fazem o Colorado aproximar-se de uma máquina de geocaching com algumas funcionalidades de um PDA artilhado para cachar mas muito mais robusto.

     

    Em suma, se tens um 60Csx pensamos que não te deves apressar em procurar um substituto para ele. A opinião publica parece unânime em afirmar que o 60Csx ainda é a máquina de orientação em outdoor mais eficaz e robusta que a civilização ocidental já criou, mas se tens um produto inferior ou tiveste um azar como nós, queres investir no "estado da arte" e estás disposto em sacrificar uma grande parte das funcionalidades de um PDA moderno por um produto mais robusto e vocacionado para andar no monte, então procura o melhor preço e vai buscar um Colorado! E porque não?... ;)

  5. Um DNF é um "Não encontrei", não é um "A cache não está mesmo lá!".

     

    Nem mais! Aliás, é literal.

    Além do mais, o "não tive tempo" esse sim, pode assumir uma tonalidade menos correcta no geocaching. Aquela postura tipo "estava parado no trânsito e resolvi estender o braço para tentar apanhar esta cache" não dignifica em nada o geocaching, mas mesmo assim pensamos que deve ser entendido como um DNF como qualquer outro, e é justo e correcto para todos que seja logado.

     

    Continuamos a não compreender qual é o problema que alguns têm com o pobre do "DNF"! Não faz parte do jogo? Não está nas guidelines? Então???

  6. (...) por isso o DNF é um dever, mesmo não sendo obrigatório.

    (...)

     

    Este "mesmo não sendo obrigatório" do nosso post anterior pretende ser contextuado na ideia de que no Geocaching nada é obrigatório: Os DNFs não são obrigatórios da mesma forma que os Founds não são obrigatórios, e tão pouco é obrigatório andar no Geocaching!

     

    Não há cá polícias ou agentes secretos atrás de nós sedentos de meter-mos a pata na poça (ou pelo menos não era suposto haver) :P .

    Como em muitas outras actividades tudo se rege por um código de conduta, e óbviamente quem assumir uma postura reprovável o máximo que poderá sofrer são efeitos de ostracização por parte da comunidade.

    (este termo "ostracização" é bonito, não é? andava à procura de uma oportunidade para o meter e acabei por achar que aqui não ia nada mal!) :huh:

  7. Efectivamente, a cache já teria desaparecido há mais tempo. Quanto mais depressa soubessemos, mais depressa estaria uma nova no seu lugar. É por este tipo de acções que valorizamos esse tipo de logs e de postura.

     

    Ora aí está!

    Há que ver o DNF como um dever de informação ao owner! Se a cache desapareceu é bom para todos que seja reposta o mais rápidamente possível, no entanto isso só será possível se essa informação for devidamente veiculada, por isso o DNF é um dever, mesmo não sendo obrigatório.

     

    Também nós no início, da nossa actividade (passatempo) como geocachers falhámos um ou dois pares de DNFs, na maoioria das vezes por esquecimento, por estarmos muito preocupados em logar founds e menosprezar os DNFs, e por achar-mos que não eram importantes. Nada mais errado! O DNF faz parte do jogo, e pode ser mesmo aplicado como forma de protesto ou para chamar a atenção do owner. O DNF É IMPORTANTE!

     

    Quanto ao problema base deste topico, chegar ao local e não poder fazer a busca, nunca nos aconteceu! (a nossa própria "Fernando Pessoa" é uma paródia a esse mito da "mugglaria", mas também faz parte do geocaching a arte de iludir o público, mesmo em situações algo desconfortáveis que acabam por ser engraçadas e memoráveis! Já a efermidade da cache fica a cargo do owner, naturalmente, e não é de bom senso dropar ali "trackable itens", mas lá está: É uma questão de bom-senso.

     

    Já nos aconteceu, isso sim, chegar ao local da cache e dispôr de meia hora para a busca, o que por vezes não chega e dá direito a DNF!

    Também é óbvia uma certa "pressa" nas caches! Muitos jogadores logam um DNF ao cabo de cinco minutos de buscas, talvez demasiadamente convictos das suas qualidades com "achadores de caches".

    Instalou-se até uma certa crença de que as caches se podem comer ao pequeno almoço com uma bica, como os pasteis de nata, ou fazer à sobremesa do almoço num horário laboral comum, ou mesmo serem imaginadas para encaixar num programa pré-estabelecido de vinte caches naquele dia, onde feitas as contas fica uma margem de busca de dez minutitos por cache! Ora é óbvio que deste tipo de postura vão sair muitos DNFs injustificados!

    Uma cache é uma "obra" de alguém, e deve ser respeitada como tal. Quem não tem tempo não pode ser um bom geocacher, porque o geocaching é um passatempo, e como tal, exige "tempo".

     

    Dediquem mas é algum tempo e às caches, desenvolvam a arte de iludir o público quando existe, e tenham paciência em vez de ter vergonha de logar um DNF!

  8. eheh :unsure:

     

    O pessoal tem medo dos DNFs! Fogem deles "como o diabo da cruz"! :)

     

    Até já reparámos que os DNFs tendem a acontecer por "vagas", principalmente nas caches chamadas "urbanas"! A cache está sem visitas logadas durantes uns tempos... Estranha-se o "silêncio"... Depois de repente aparece um "atrevido" qualquer e loga um DNF porque a cache não estava lá! É quase certinho que logo de seguida vem uma avalanche de DNFs, porque subitamente há uma grande quantidade de "tímidos" que acham que um DNF quando a cache não está lá é muito menos "vergonhoso" do que um DNF com a cache lá! :P

     

    É um comportamento de massas como outro qualquer! :)

  9. Acompanhámos esta história com alguma consternação, mas é a isto que se chama um "final feliz". :laughing:

    Parabéns pelo gesto magnânime e principalmente por ter calhado a quem realmente precisava! :laughing:

  10. "Injury" just may have lost something in the translation. Perhaps "affect" would have been a better word.

     

    eheheh! :huh:

     

    ok! You are absolutely right! Ther's no "physical damage" of course, if is wath you ask. Maybe "affect"! Many thanks for the correction.

    In another way: as the owner, you would like it to keep a nice and "right" history about your itens, and is your right and duty to keep them as well, as long ad this is a game and ther's a lot of other people playing around!

    In fact, if the log is physicaly in your log book, the web-log was done once and we can't delete the past, is not exactly a elegant step to just delete the log(s) "no mather why"!

    In this exactly case, the reason to delete two months of geocaching history thre's nothing about me or geocaching activity (sport, game, etc). So, in my opinion is ok if you want to change the log or the log history (most of the times is for a better version, anyway), but in geocaching, once you found it, you found it (remember you go to the cache by your feet), and in the TB the delete of the retrieved or drop of the item is particulary maleficent, once after that you have a TB "drop here" and "retrieved there".

    By one respect question, even if thre's a lot of point of views about it, there's no right to do that, once thre's no a connection between this act and the other players/users.

     

    Of course, in your experience as geocachers and forum users, you are naturally cautious with this history. Even we do when we see the facts, but the user, when questioned about it, just argued not specified personal reasons without any kind of relation with the other players/users or geocaching. After that, when we do some pressure for a logical or just satisfactory answer, the user (not so player) just tell "ok! if the Groundspeak put a button to delete, so, I just use it! That's all!" We just don't think this is likeable! :)

     

    I'm sorry for my bad english! :unsure:

  11. A user have the right to completly delete found logs in caches visited in the past, or TB movements that he was made, just because he want to delete her recent past in the geocaching?

    We are talking about twenty or more caches and some five or six TB movements. It is not a isolated case.

     

    Please be gentle and consider the injury made in the itens history before do this.

    Have you a opinon abou it?

×
×
  • Create New...