Jump to content

camoura

+Premium Members
  • Posts

    40
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by camoura

  1. Hi,

     

    Two weeks ago I traveled to another city to grab some caches and found that the iPhone Geocaching app were not showing the local geocaches at the map.

    The only way to work was to use a off line list that I generated for my garmin gps.

     

    I saw that when I place the map near home the caches were showed correctly.

     

    Now I'm far from home again ( more then 300 miles ) and this issue is happening again.

     

    Could someone help me?

     

    Thanks

     

    Carlos Moura from Brazil

  2. Hi Moss2s,

     

    We will be glad to receive you here in São Paulo.

    What to you think of arranging a meeting here where we could get together and talk about geocaching, show and see TBs and GCs, etc.

    We are a group of Brazilian geocachers that are allways promoting meetings and trying to help our beloved game down here.

     

    Please let us know when you will be here in São Paulo ( and have a couple of hours ) so we can create a meeting at the Ibirapuera Park or some other place.

     

    Best regards,

     

    Carlos Moura

  3. Oi André! Não é não!

    Estamos aqui.

    O que acontece é que não tem sobrado muito tempo pois ainda nãp terminamos nossa mudança, e além disso tenho trabalhado bastante. ( estou nesse momento no nosso hosting fazendo manutenção nos servidores! ).

    E como agora estamos esperando o banco de dados replicar, sobrou um tempinho para dar uma olhada no Geocaching.

     

    Mas aguarde, logo logo voltaremos a ativa!

     

    Abraço,

     

    Carlos

  4. O meu cache preferido é o Piri Reis Navigators, em Brasília, devido ao desafio para solucionar as charadas muito bem elaboradas pelo Miguel Netto.

    Mas existem muitos outros que gostei bastante, como o Project Ape ( grande aventura), o Dia dos Pais, do Renato ( melhor esconderijo ), o Patriarca ( a Àrvore vale a visita! ), o Shore Path em Bar Harbor ( que vista! ), o Pedra Grande ( outra vista demais!!! e perto de casa! hehe! ) entre muitos outros.

    Abraço,

     

    Carlos

  5. Victor,

     

    A maioria dos caches urbanos são micros ou até nanos ( como os últimos que criamos ), por razões obvias.

    É difícil achar lugares para se esconder um cache de tamanho grande dentro da cidade, mas até existem lugares onde esse tipo de cache pode ser colocado, como em parques e bosques.

    Você vai achá-los em São Paulo, na serra da cantareira ( passeios muito bonitos e interessantes ). O da Pedra Grande é imperdível.

     

    O maior cache que já achamos foi o Project APE, que é uma caixa de munição do exército americano de uns 60X30X20cm.

     

    O ruim dos micros e nanos é que não há como colocar geocoins e tbs neles! :-(

     

    Abraço,

     

    Carlos

  6. Olá Victor,

    Bem vindo ao mundo do geocaching!

    Conheci o Altino há uns 15 anos, por causa da NovelL. Ambos éramos "fanáticos por redes e pela própria Novell".

    Além disso fizemos várias trilhas e viagens de jipe.

     

    Desde que conhecemos o geocaching gostamos muito e não paramos mais, pois une várias coisas muito boas, como viagens, possibilidade de conhecer lugares que nem sonhávamos, aventura, desafios, natureza, e principalmente fazer novas amizades.

     

    Vamos ver se o Altino começa também a se interessar! :-)

     

    Abraço,

     

    Carlos

  7. Olá VIctor,

    Começamos com o iPhone 3G, e o aplicativo da Groundspeak mas a precisão é ruim.

    Depois de "penar" por alguns dias, resolvemos comprar um GPS de verdade.

    Após algumas pesquisas, escolhi o Garmin 60CSX que, na época era o que tinha mais sensibilidade e precisão,além de ter uma função específica para geocaching.

    O Garmin é resistente a impactos e à agua, e tem também navegação rua a rua com mapas do Brasil ( que é muito útil na busca dos caches ).

     

    Agora estou com um Xperia X10, que surpreendentemente é tão preciso quanto o Garmin.

    Uso nele o programa Geobeagle e o aplicativo oficial da Groundspeak.

    O geobeagle lê os arquivos GPX e pode ser usado offline ( muito importante ) e é integrado ao Google Maps para navegação e visualização de mapas e imagem de satélite. ( outro recurso que ajuda muito ).

     

    Qual o seu iPhone?

    Ví que o iPhone4 teve melhoras no GPS e estou pensando em testá-lo.

     

    Abraço,

     

    Carlos

  8. Oloco, tá difícil aqui...

     

    Quanto mais eu tento entender, mais parece que eu não entendo nada!!!

     

    Acho que seria legal se conseguissemos postar um passo a passo aqui, explicando melhor as guidelines e dando dicas para facilitar a vida dos próximos aventureiros no mundo earthcachistico, tanto na escolha dos locais, como das perguntas...

     

    Vamos ver se eu consigo exemplificar quais estão sendo minhas duas maiores duvidas:

     

    1- O principal requisito para um Earthcahe, é que o lugar escolhido para ele, seja de relevante importância para a Geociência. Deve fornecer informações importantes para os cachers que os visitem. Lugares de interesse biológico, ecológico e até arqueológico/paleontológico não contam..

     

    Duvida 1- Está lá André Gehringer dirigindo seu carrinho pela estrada quando encontra uma verdadeira escultura de pedra, imaginem que naturalmente esta formação rochosa adquiriu a forma de um berimbau, por exemplo...

     

    Eu olho para ela e digo este é um bom lugar para um EC!!! Pego as coordenadas e.... .... .... e agora???

     

    Eu sou leigo, não sei se aquilo é formado de basalto, cobalto, asfalto, peridoto, antídoto, muito menos se se formou no período mesozóico, paleozóico ou gasozóico... Então como poderia eu ensinar alguma coisa para alguém???

     

    Neste caso, eu posso apenas indicar o local para alguém por ser um lugar bonito e curioso, ou eu primeiro vou ter que estudar a história da formação para colocar como curiosidade na descrição do cache???

     

    >> Olá André,

    >>no começo parece difícil mas depois que vamos entendendo ( fica mais difícil ainda! hehe ) brincadeira!

    >>O objetivo do earthcaching é mostrar detalhes interessantes da natureza geografica e geológica do planeta, incentivar a visita a lugares onde existam essas características interessantes e ensinar sobre o assunto.

    >>E não só para quem vai caçar o cache mas também para quem os cria.

    >>Nós temos, depois de escolher o local, que aprender sobre ele suas características, história, etc, para depois preparar o material que será publicado ( que transmita conhento específico ) e formular perguntas para o log.

    >>Deve haver perguntas que façam com que se observe o local e que seja adquirido mais conhecimento para respondê-las, incentivando sempre a educação, e também perguntas que confirmem a visita, como por exemplo: Quantas rachaduras >>horizontais tem o cabo do berimbau? ou: Com que se parece o berimbau olhando-o das coordenadas do GZ ( não vai parecer como um berimbau! )

     

    2- Com relação às perguntas: Devem ser do nível que um estudante de 14 anos possa responder, isto quer dizer que devem obrigatoriamente ser relacionadas ao tema??? Mais uma vez utilizando o exemplo anterior, eu deveria perguntar sobre a data e a origem da formação, ou eu poderia perguntar quantas ranhuras tem no cabo e quantas outras pedras existem próximas ao berimbau??? Vale lembrar que podemos soliciatr fotos do cacher no local como complemento do log, mas não como único requisito para fazê-lo...

    >>> As perguntas devem ser relacionadas ao tema. Como disse acima, podem também ser formuladas perguntas para confirmar a visita, perguntando sobre detalhes que só podem ser vistos se estivermos no local.

    >>>Outro tipo de pargunta válido e que além de ensinar, confirma a presença é relativa a fenomenos que acontecem sazonalmente ou periódicamente que afetam o ambiente, como por exemplo: Tire 2 fotos que mostrem o nível da água com intervalo >>>de 6 horas para mostrar a diferença causada pela maré.

    >>>

    >>>Earthcaching é bem legal por que nos faz aprenteder sobre nosso planeta, além de tudo que o geocaching proporciona.

    >>>

    >>>Abraço,

    >>>

    >>>Carlos

     

    Bem, vou parando por aqui, para não me alongar demais. Aguardo respostas!!!

     

    André Gehringer

  9. Pessoal,

     

    De acordo com o próprio site do Earthcache ( www.earthcache.com ):

     

    "Visitar um Eartcache é uma ótima maneira de aprender sobre o nosso maravilhoso mundo. Ele te leva a muitos lugares que você normalmente não visitaria, e te ensina porque esses lugares são especiais e únicos.

    Earthcaches também ensinam a você e sua família importantes habilidades como navegação e leitura de mapas. Existe melhor maneira de aprender do que se divertir nesse maravilhoso paneta que nós chamamos Terra?"

     

    Então!

     

    No Brasil temos apenas 6 earthcaches!

     

    Como pode???

    Nosso país é gigante e riquíssimo em recursos naturais e lugares maravilhosos!

    Não podemos continuar a não dar valor ao que temos!

     

    Temos que ajudar a divulgar e incentivar a visita e esses lugares especiais! ( como fazemos com o geocaching! )

    Afinal são ínumeras possibilidades pelo Brasil a fora.

     

    Se criassemos earthcaches em 10% desses locais especiais, teríamos mais earthcaches do que qualquer outro lugar do planeta.

     

    Portanto posto aqui um desafio: 100 Earthcaches até 31 de Dezembro de 2011!

     

    Será que é pensar grande demais? Acho que não! Temos que ser otimistas, sonhar com alguma coisa e agir com todas as forças para que nossos sonhos se concretizem!

     

    Pensem nisso e vamos lá!

     

    *** Lembro que apesar do site earthcache.com estar em inglês, a criação é feita no site www.geocaching.com mesmo. Se precisarem de ajuda com dúvidas sobre como fazer um earthcache e na tradução para o inglês, tanto para o texto do cache como na comunicação com o revisor, me mandem um email. Estou a disposição para colabarar a qualquer hora.

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura - CAMOURA

  10. Olá pessoal,

    Já falei isso, mas só para relembrar: O desenvolvimento do Geocaching no Brasil é muito lento e ainda não alcançamos massa crítica para que ande sózinho. Por isso ainda temos ciclos que variam de alguma atividade para momentos sem nenhuma movimentação.

    Seria um grande desperdício separar os geocachers brasileiros da comunidade mundial fazendo um jogo só brasileiro. Em primeiro lugar estaríamos indo totamente contra as tendências de globalização e integração entre todos os povos.

    Em segundo e principalmente, precisamos dessa integração pois estando integrados, temos a colaboração de cachers de outros países que frequentemente visitam o Brasil em busca de nossos caches, compartilhando experiências e ajudando a movimentar nossos caches, trazendo novidades, travel bugs, geocoins e possibilitando até que novas amizades apareçam.

    No pouco tempo que estamos praticando geocaching, já fizemos amizade com cachers da Portugal, Alemanha, Hawaii, Republica Checa, além é claro de vários lugares do brasil. Tivemos até a participação de um alemão no ultimo Meeting.

     

    Conseguimos, através do nosso amigo Hugo, grandes avanços para superar barreiras que dificultavam e até impediam o acesso de grande parte dos brasileiros no nosso esporte, como o idioma. Hoje o site está praticamente todo traduzido para a língua portuguesa e continuam os ajustes. Com o mesmo intuito de concentrar os esforços, pois notamos locais variados onde cachers se encontram para trocar experiências como orkut, blogs, forums, etc, sugerimos a criação de uma àrea só para nós, brasileiros, e graças ao Hugo, ela está aí.

     

    Portanto, vamos continuar nossa luta para que o nosso esporte se desenvolva sempre, mundialmente e especialmente no Brasil, onde ele precisa muito de nossa atenção e esforços.

     

    Vamos nos unir e colaborar!

     

    Abraço a todos,

    Carlos Moura - CAMOURA

  11. Eu uso o Geobeagle e comprei agora o da Groundspeak.

    Como estou acostumado com o primeiro, ainda o uso para para ler as informações e navegar, mas uso também o da Groundspeak para ver as fotos.

     

    Pergunta: Porque o aplicativo da Groundspeak demora para mostrar as informações dos caches mesmo eu tendo baixado o GPX?

    Ele baixa novamente do site?

     

    Abraço,

     

    Carlos

  12. Pessoal,

    Achei uma matéria sobre geocaching que fala sobre uso do geocaching por orgãos oficiais.

     

    Vejam parte da matéria ( copiada do site ):

     

    Estados Unidos e Alemanha lideram a atividade, seguidos de República Checa, Canadá e Reino Unido. Mas, agora, alguns escritórios oficiais de turismo, como o de regiões espanholas e francesas, aproveitaram o jogo para dar mais graça aos seus roteiros.

     

    O mais famoso é o Caminho de Santiago, que percorre parte da Espanha. Para comemorar o ano do jubileu, o órgão responsável pelo turismo da Província de Castilla y León espalhou tesouros por duas das principais rotas que passam pela região, o Via da Prata e o Caminho Francês, entre cidades como Burgos, León, Salamanca e Zamora.

     

    O turista que quiser caçar tesouros enquanto percorre esses trajetos deve procurar os guichês de informação turística, onde receberá um caderno de viagem, que funciona como um passaporte. Ali estarão as coordenadas da localização do cache no primeiro trecho da caminhada, além de outras pistas.

     

    Na caixa de cada presente escondido haverá selos para "carimbar" o passaporte do viajante. Ao completar o caminho e colar todos os selos correspondentes no caderno, o turista ganha, enfim, seu diploma. Nesse caso, o maior tesouro. "

     

    Retirado de: http://turismo.ig.com.br/noticia/2010/10/2...ch+9892062.html

     

    Já ví aqui no Brasil algumas iniciativas do tipo, e achei uma maneira bastante interessante de ajudar na divulgação.

    Vamos ver se conseguimos algum sucesso dessa maneira!

     

    Abraço, Carlos Moura

  13. Olá André,

    Sua preocupação tem fundamento sim.

    Acho que temos que colocar o maior número de caches possível para incentivar a busca. Basta ver o que acontece na sua região. Devido à pequena quantidade de cachers, poucos caches novos aparecem, e como não há caches para buscar, os cachers desanimam. Bastou vc colocar algus caches que o pessoal voltou a pegá-los.

    Acho que não devemos colocar caches em lugares sem graça, pois isso desestimula. Mas existem muitos lugares interessantes! O que importa é incentivar as pessoas a conhecer lugares que tenham algum atrativo, desde uma pracinha agradável em nosso bairro, até uma atração histórica ou turística, uma trilha com um visual incrível, e até um earthcache, que mostra e ensina algo sobre geologia e geografia.

    E um detalhe, nossos caches são tão ou mais interessantes que os que achamos nos Estados Unidos e Canadá.

     

    Além disso existe o lado da caçada em sí que é bastante estimulante. Os caches enígma e multi, quando bem feitos, proporcionam momentos de aventura e descoberta muito legais e podem ser praticados em família ou por grupos de amigos.

     

    Quanto à manutenção, elaborando bem os caches e pensando bem onde os colocar, não vão exigir muito trabalho para mantê-los.

    Eu estou com 45 caches colocados. Na maioria das vezes em que recebo comunicados sobre caches sumidos é alarme falso de cachers que não procuraram direito, ou que tiveram algum problema de sinal no GPS.

    De vez em quando algum some, mas se pensarmos na média, é raro.

    Temos caches até em Ribeirão Preto. E um na praça em frente ao Pinguim, que está lá a quase um ano.

    Pretendo colocar muitos mais! :-)

     

    Portanto, acho que vcs devem colocar muitos caches sim. Todos os seus caches são bem elaborados e os locais muito bem escolhidos.

     

    Precisamos alcançar massa crítica para fazer com que o geocaching ande sózinho, como acontece lá fora.

     

    Abraço,

     

    Carlos e Carla

  14. Que bom!!! Estamos querendo ir até aí pegar uns caches.

    Para visualizar quantos caches existem no Brasil, vá ao site geocaching.com e selecione "Esconder e Procurar" no lado esquerdo ( se vc escolher o site em português ).

    Escolha busca por país e selecione Brasil.

    Deixe a opção estados como "Todos os estados" e clique em procurar caches.

    Vc terá a lista de todos os caches brasileiros com o total.

     

    Abraço,

    Carlos

  15. Olá pessoal,

     

    Recentemente troquei meu celular HTC HD2 por um Sony Experia X10 e a primeira coisa que fiz ( aliás, antes de comprar ), foi procurar por ferramentas para Geocaching.

    Assim que peguei o celular instalei o GeoBeagle e o Turbo GPS, e comecei a testar.

    Logo que comecei a usá-lo, me surpreendi. Sempre usei o celular para consultar as informações, dicas e fotos do cache, mas na hora de procurá-lo mesmo usava o GPS Garmin, devido à sensibilidade e precisão.

    Mas o X10 com o Geobeagle realmente surpreenderam. A precisão é muito próxima à do Garmin ( a diferença é quase imperceptível ).

    '

    O aplicativo GeoBeagle é fácil de usar e permite que vc baixe o arquivo GPX com a lista de caches via email, que são visualizados na tela e podem ser organizados por distância das coordenadas atuais.

    Selecionando o cache é mostrada a bussola com o ponteiro mostrando a direção onde está o cache, além de sua distânciá. É possível também ler a descrição e as dicas do cache selecionado.

     

    O GeoBeagle também permite que se acesse o site Geocaching.com para consultar online os caches mais próximos, baixar suas coordenadas instantâneamente e navegar para ele. ( Inclusive usando a navegação Rua a Rua da Google " ainda em versão beta no Brasil ").

     

    Se alguém quiser mais dicas sobre o Android e o GeoBeagle é só falar.

     

    Também, alguns sites informam que a Groundspeak vai lançar o aplicativo oficial do Geocaching na versão para android. Vamos aguardar.

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura

  16. Já temos 600 caches!!! E novos caches surgirão em breve!

    Vamos lá, rumo aos 700 caches!!!!

     

    E o mais legal é que o crescimento tem acontecido em vários lugares diferentes, como Goiás, Paraná, Bahia, Minas Gerais, etc.

     

    Parabés a todos os geocachers que estão criando novos caches!

    Essa é a melhor maneira de incentivar o nosso esporte!

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura

  17. Amigos;

    Boa tarde.

     

    Como novo usuário, umas das primeiras coisas que fui buscar foi o fórum para me informar melhor sobre o assunto. Infelizmente ainda não tenho muito o que compartilhar e participar! rsrsrs

     

    A propósito, fiquei na dúvida sobre qual é a relação do site "www.brasilcaching.com.br" com o Geocahing.com, pois pelo que percebi eles importaram os caches daqui para lá. Como todo o material do site é copiado daqui fiquei meio confuso.

     

    Alguém sabe dizer?!

     

    Obrigado e grande abraço!

     

    Olá Diogo,

     

    O brasilcaching não tem nenhuma relação com o geocaching.com.

    Esse e outros que apareceram, foram tentativas de criar algo paralelo ao site oficial. Isso não funciona, pois ao contrário de incentivar o geocaching, tem o efeito contrário pois divide os esforços, limitando-se somente ao Brasil.

    O Geocaching.com é global, fazendo com que haja uma interação entre cachers de todos os lugares.

    Grande parte do movimento aqui no Brasil deve-se aos cachers de outros países, que nos visitam, trocando experiências, além de Geocoins e Travel Bugs.

     

    Nos últimos meses temos conseguido um crescimento nunca antes alcançado, criando caches novos, praticando o geocaching, divulgando e colaborando com o Geocaching.com.

    Agora temos uma seção exclusiva para o Brasil, além de uma versão do site em Português, que ajuda ainda mais a utilização por brasileiros, portugueses e em outros países que falam a nossa lingua, graças ao nosso amigo Hugo ( revisor da Groundspeak ).

     

    A formula é unir esforços e praticar o geocaching!

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura ( CAMOURA )

  18. Olá Felídeo,

    Parabéns pela iniciativa e conte comigo!

    Já estivemos em Itú e pegamos todos os caches do caminho. :)

    O Earthcache do Varvito é um dos caches mais interessantes que já conhecemos. É um lugar que vale a pena visitar e que mostra uma das grandes características do geocaching que é nos levar a lugares que nem imaginávamos existirem.

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura ( CAMOURA )

  19. Ola Diogo

     

    Bem vindo ao Geocaching!

    Como dizemos sempre, essa é uma atividade que leva vc a conhecer lugares interessantes que nunca imaginamos existirem. ( Estando eles do outro lado do mundo, ou a alguns metros da sua casa!

     

    Já andamos vendo os caches de Florianópolis, mas ainda não deu para buscá-los.

    Tinhamos planejado ir até aí no começo do ano mas acabamos indo somente até Curitiba. Mas assim que der iremos!

    ( Aí perto existem vários lugares interessantes, como Aparados da Serra, Serra do Rio do Rastro, além do litoral maravilhoso! )

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura

    camoura

  20. Olá Diogo.

    Bem vindo ao Geocaching!

     

    Realmente existem inúmeros locais interessantes para Earthcaches no Brasil.

     

    Para criar um Earthcache, algumas regras devem ser seguidas. Você pode consultá-las em:

    http://www.earthcache.org/

    Uma delas, diz que, para submeter um earthcache, você deve ter visitado o local do cache nos últimos 2 meses, para verificar condições de acessibilidade e segurança, entre outros detalhes.

     

    Você pode começar criando algum earthcache perto de onde vc mora, por exemplo.

     

    *** As coordenadas encontradas no Google Earth são precisas. ***

     

    Abraço,

     

    Carlos Moura

     

    Amigos;

     

    Primeiramente gostaria de partilhar minha frustração ao descobrir que só existem 5 Earthcaches para o Brasil inteiro, sendo tão inúmeros os locais possíveis!

     

    Segundo, gostaria da opinião dos amigos, se alguém souber, se é possível confiar nas informações de coordenadas do Google Maps, pois em alguns pontos, tenho conhecimento para escrever, mas não tenho como ir (pelo menos em breve) ao ponto para anotar as coordenadas.

     

    Caso não existam informações suficientes para publicar como um Earthcache, há alguma outra forma de informar um local de interesse para os demais usuários? Algo como um landmark ou Benchmark?

     

    Obrigado e Abraços!

  21. Olá Dalton,

    Bem vindo ao Geocaching!

    Só tem um cache em Marília? Que tal colocar alguns?

    Percebemos que é a melhor maneira de incentivar o geocaching!

    Temos colocado vários caches e isso tem feito com que o interesse aumente e incentive outras pessoas a colocar e buscar caches!

    Em Ribeirão Preto tinha somente 1 e ficou assim por muito tempo.

    Colocamos mais alguns e já surgiram praticantes!

     

    Assim que vc colocar caches vamos dar uma passada por aí! hehe!

     

    Eu tenho um HTC HD2 ( WinMo 6.5 )

    Uso o GCZII e gosto muito. Dá até para logar online na hora.

    Uso também o Garmin Mobile XT para navegação rua a rua e quando preciso marcar coordenadas uso o Footprints ( que tira fotos georeferenciadas ).

     

    O único problema do HTC é que o GPS não é muito preciso, fazendo com que a busca seja mais trabalhosa.

    Mas dá para caçar geocaches numa boa!

     

    Abraço,

     

    Carlos

×
×
  • Create New...