Jump to content

bgravato

+Premium Members
  • Posts

    93
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by bgravato

  1. Also, we’re happy ti discover everything that is local, sights, customs, cuisine, drinks and people.

    Portuguese cuisine is very rich. Every little village you visit will probably have its traditional dishes... (you'd need a month here to taste a bit of everything :))

    You'll also find a wide variety of landscapes very close to each other.

     

    Probably we’ll start the hunt right at the airport exit – whereever the closest cache is then head towards the centre of Porto. On our last day we probably will be caching in Lisbon. And in between? I dunno. Possibly will travel with Interrail passes and might spend a night somewhere in the eastern bit of the country, just to experience something less touristy, less rapid but still decent! And also, to leave some of my pennies there, not only to boost the large settlements’ market. Perhaps you’d give us some tips on where to go?

    In the west coast is very easy to travel by train between Porto and Lisbon. If you want to go inland/countryside train-travelling will be... "less-easy".

     

    Could you offer some sites for bike rental?

    I don't know about Porto and Lisbon, but in Aveiro (70km south of Porto) you have free riding bikes (well at least there used be... most were probably stolen... I hope some might have survived...), but you can't get out of the city boundaries with them.

     

    Do you know any geocachers who are on Couchsurfing as well?

    I have a friend who used to be on couchsurfing (dunno if he still is...) but he's not a geocacher.

     

    What is the best website through which I can learn some basic Portuguese? Not only writing but also the way locals say words...

    Can't think of any at the moment... But don't worry many ppl can speak english specially the younger (under 35 or so).

     

    Do you know any cafés with free wifi in Lisbon and in Porto?

    None in particular, since I'm don't live in either of those cities, but many do, so probably won't be hard to find one. Some shopping centers also have (or used to have) free wifi.

     

    Where can I look up weather forecasts? I use dmi.dk when I go abroad but it’s always handy to have a local one at hand.

    The portuguese oficial weather forecast website is www.meteo.pt but you can also find forecasts in weather.com and accuweather.com

    windguru.cz also has some good forecasts for places near the sea.

     

    Which kind of geocaches do you prefer? Traditional? Multi? Small, quick, drive-in type, inside cities? Or remote ones requiring longer walks and some hiking/trekking into the wild?

     

    I hope you enjoy your staying in our country :)

  2. Por acaso... (e só para meter nojo e complicar mais um bocadinho... :)) lembrei-me de uma situação que acho que ainda não vi aqui abordada...

     

    Quando se fala de 160m de distância, estamos a falar de caches colocadas num mesmo plano em termos de altitude correcto? Isto é a distância entre as coordenadas projectadas num plano a 0m de altitude ou coisa que o valha...

     

    Vamos supor que temos um precipício com 200m de altura. É possível ter uma cache no topo do precipício e outra na base, sendo que a distância das coordenadas projectadas no mesmo plano seja apenas 100m?

  3. Só não concordo com a obrigatoriedade...

     

    Eu parto do pressuposto que quem coloca uma cache quer que o maior número de pessoas visite a sua cache. Para isso deve torná-la atractiva. Colocar a informação em inglês é um passo nesse caminho...

     

    Os cafés e restaurantes não são obrigados a ser bonitos e ter bom aspecto, nem a ter a ementa em inglês... No entanto, se tiverem, provavelmente vão atrair mais pessoas... Acho que o mesmo se passa com as caches, quem as coloca é que tem o interesse maior que as visitem e deve fazer por torná-las mais atractivas.

     

    Eu se vou "lá fora" e me deparo com caches que estejam numa língua que não entendo, provavelmente não as tento fazer... é o meu "castigo" para quem publicou a cache.

  4. Olá! Acho que teria mais visibilidade se colocasses num dos fóruns portugueses...

    Nem toda a gente tem a cache de Drave na Watchlist e são poucos os utilizadores deste fórum da Groundspeak. Mas isso sou só eu a dizer...

    Vou ficar atento a este.

    Abraço

    Não estou registado, nem sigo, mais nenhum forum além deste.

    Mas se mais alguém quiser divulgar noutros foruns não tenho nada contra. :blink:

  5. A minha sugestão de data tinha sido 3 ou 4 de Julho pois estava a pensar organizar uma caminhada para essa altura até Drave, mas penso que já será uma data muito próxima para organizar um evento.

     

    Depois disso, provavelmente já tenho os fins-de-semana todos ocupados até Agosto (falta-me confirmar se estarei ausente na última semana de Julho).

     

    Em Agosto, neste momento, ainda não consigo prever quais os fins-de-semana que estarei disponível.

     

    Edit: se for em dias da semana a minha disponibilidade é maior... não sei até que ponto será boa ideia ou não marcar um evento destes para um dia da semana... visto ser verão e muita gente estar de férias acho que também é uma possibilidade...

  6. Estou a criar este tópico para discutir a organização de um CITO em Drave (Serra da Freita, Arouca).

     

    A ideia foi lançada por mim na sequência de alguns comentários nos logs da cache GC1W2Z3.

     

    Aqui fica um resumo das notas colocadas nos logs da cache:

     

    Geocirema:

    Mesmo assim, e não sei o que fazem por lá os escuteiros, vê-se por lá bastante lixo, mesmo próximo de algumas casas. Os escuteiros já não são o que eram e as boas acções são mais de haver do que dever.

     

    bgravato:

    Não sei se o lixo terá sido deixado por escuteiros se por outros visitantes (aposto mais na segunda hipótese, pois há muitos não-escuteiros que também visitam esta aldeia, e que se calhar não sabem, ou fingem que não sabem, que aqui não há recolha de lixo...). De qualquer das formas estou a pensar organizar uma caminhada com alguns amigos até Drave para breve. Ainda não sei se pelo PR14 (onde tenho uma cache minha) se por outro caminho. Mas, dado os já vários relatos de lixo existente na zona, acho que uma ideia interessante seria organizar aqui um evento CITO.

    Mais alguns voluntários para a organização do evento?

    Estava a pensar agendar a minha actividade para dia 3 ou 4 de Julho. Não sei se a data é já demasiado próxima para marcar um evento, mas também se pode pensar em outras alternativas...

     

    daraopedal:

    Acho uma boa ideia. Ainda não sei se posso nessa data, mas força aí com o CITO que se puder alinho. E se for necessário uns contacto oficiais também posso ajudar.

     

    Napoleão:

    Noutra data, pois nesses dias já tenho programa, se estiver livre ajudarei; será um prazer.
  7. Cantei vitória cedo demais...

     

    500 - Internal server error.
    There is a problem with the resource you are looking for, and it cannot be displayed.

     

    É o que dá quando tento fazer download das pocket queries disponíveis para download... Bem... é esperar que o update de logo também resolva isto... :)

  8. Bruno, não estará na página das Pocket Queries, no tab "Pocket Queries Ready for Download"?

    Está :unsure: Por acaso nunca tinha reparado nesse tab... :)

     

    Obrigado.

     

    Abraço,

    Bruno

     

    PS: também não recebi email de notificação de respostas neste tópico, apesar de o ter subscrito... (mas tenho recebido outras notificações do geocaching.com) Parece-me que haja aqui qualquer falha que esteja a ocorrer nas notificações por email... esperemos que a coisa se resolva com o update de mais logo...

  9. Viva!

     

    Ontem adicionei à queue das pocket queries os "my finds", como já fiz muitas vezes... Normalmente recebo o email rapidamente... mas desta vez já passaram várias horas e até agora nada... apesar de no site dizer que já foi gerado há umas horas atrás...

    O email que uso é do gmail, e até hoje, nunca tive problemas em receber emails da Groundspeak (não, tb não está na pasta de spam).

     

    Será problema do gmail ou da Groundspeak? Já aconteceu a mais alguém? E agora terei que esperar 1 semana para poder pedir novo query dos my finds ou há alguma forma de pedir uma "2ª via" deste?

     

    Obrigado,

    Bruno

  10. Agora estás a perder coisas muito boas que estão a acontecer nos outros foruns (deixando de lado as novelas...), nomeadamente produzidas por alguns dos frequentadores e defensores deste.

    Tais como? (se a resposta for "tens de ir lá para ver", posso desde já adiantar que esse tipo de 'teasers' não funciona comigo...)

  11. Ide cachar... gastai o latim nos logs.

    clap! clap!

     

    Não sei de que guerras falam... tal coisa passa-me ao lado... E futebol também não ligo puto...

     

    Quanto a foruns não sei quantos mais existem, mas eu apenas participo neste... é o oficial e o login é o mm do site do geocaching... já são tantos logins para tantos sites diferentes (não relacionados com geocaching) que quantos menos melhor... e não vejo necessidade de criar mais nenhum para o geocaching...

     

    Este forum é o único em que participo e em que irei continuar a participar de futuro...

     

    Aqui ninguém é obrigado a participar e quem quiser fazer malas e partir para outro lado, tb é livre de o fazer... não vou ficar nem mais triste nem mais feliz... (se calhar até fico feliz, se houver menos movimento por aqui mais fácil será de seguir os tópicos em discussão)

     

    Para novelas já me chegam as da "vida real" a que não me posso esquivar... dispenso qualquer outra...

  12. Lembro-me ainda no tempo do Garri de um tipo estrangeiro que escondeu de uma assentada, meia dúzia de caches de férias nos Açores.

     

    Se não estou em erro, alegou que tinha uma prima chamada Diana que iria assegurar a sua manutenção. Ao fim de algum tempo, não muito (um par de meses), uma das caches necessitou de intervenção, e o raça da prima não deu sinal de vida...

     

    As caches foram todas arquivadas de uma assentada.

     

    Moral da história: nenhuma!

    Isto faz lembrar algo que tenho visto muito ultimamente... Novos geocachers que entram na febre do geocaching e põe-se para aí a esconder caches a torto e a direito, por tudo quanto é sítio... Passado pouco tempo metade já desapareceram...

     

    Eu sou geocacher registado há quase 1 ano e ainda só coloquei uma cache (com uma segunda prevista para daqui a 2 semanas se a chuva não me trocar as voltas...), que pelos logs parece continuar de boa saúde, mesmo assim, faço tenções de lá passar mais pelo verão para fazer a devida manutenção...

    Já passei por alguns sítios que achei que mereciam ter uma cache... mas como ficavam bastante fora de mão e sabia que não podia assegurar a devida manutenção nem sequer pus a hipótese de lá deixar um "tupperware"...

     

    Acho que, como em quase tudo na vida, também aqui, deveria imperar o que muita gente (cada vez mais) carece: bom senso!

  13. Outra coisa que me apercebo pela sequencia de logs em certas caches é que esses novos geocachers, e não sou propriamente um veterano, usufruem do prazer da descoberta mas depois esquecem-se de repor a cache tal como estava, comprometendo assim a sua sobrevivencia.

    E há aqueles que fazem o oposto... acham que o sítio da cache não é o melhor então resolvem ir "esconder melhor" noutro sítio...

     

    escondendo por exemplo o tamanho da cache, quando esta está dentro dos tamanhos disponibilizados (entre outras coisas).

    Numa cache publicada recentemente o tamanho da cache estava como "other" e depois na descrição da cache o owner dizia que o tamanho estava entre "micro" e "small". Outras que me fazem confusão são as nano-caches...

     

    Na minha opinião, os tamanhos existentes "micro, small, regular e large" são mais que suficientes para descrever practicamente todos os tipos de containers que se possam imaginar... (à excepção de alguns, raros, com formas bizarras) Uma cache por mais pequena que seja, na minha opinião, é sempre uma micro... Esta invenção das "nano" acho que é mais um preciosismo dos owners que acham que a sua cache é especial (todas são para os seus owners) e querem que pareça ainda mais especial e diferente das outras... E uma cache se é grande demais para ser uma micro então é small. (ponto)

     

    É claro que depois temos aquele pessoal que cria caches o mais dificeis possivel, não para as esconder dos muggles, porque até tão no meio do mato, mas sim para terem DNF's com fartura na cache

    Esta parte já não concordo... Não acho que algumas caches estejam mais dificeis de encontrar com o objectivo primário de ter mais DNFs... mas sim para aumentar o desafio... No caso do maxado, provavelmente gosta mais de caches que sejam fáceis de encontrar e aprecia mais o acto de chegar até ao local da cache e apreciar as vistas... por outro lado há pessoas que gostam mais do desafio de encontrar o container e que até preferem caches difíceis de encontrar, pelo desafio acrescido... Por isso existe um parâmetro "dificuldade" nos atributos da cache que, se correctamente atribuido, permitirá aos outros geocachers decidirem se esta cache lhes interessa ou não...

  14. Eu tenho paypal, posso-te fazer isso... basta que transfiras para a minha conta o valor da membership + 20 euros de comissão :)

     

    Agora fora de brincadeiras... Se tens conta num banco pensa na hipótese de aderir ao mbnet...

     

    Eu já tive cartão de crédito durante muitos anos, mas praticamente só usava para compras online e quando me começaram a cobrar anuidade cancelei e passei a usar mbnet e até agora só tive problemas 1 vez com uma loja inglesa, por causa das políticas agressivas anti-fraude deles (queriam uma cópia do extracto bancário com o número do cartão e a minha morada), mas acabei por resolver a coisa pagando através do paypal (e com o paypal funciona bem, a única parte chata é teres que adicionar um cartão novo sempre que quiseres fazer uma compra...)

     

    O paypal, pelo que já li no site deles, tb permite fazer transferências bancárias para a conta do paypal, mas pareceu-me um processo um pouco complexo e moroso...

     

    Informa-te no teu banco sobre o mbnet e pensa em aderir. Não tem qualquer anuidade nem nenhum outro custo extra associado...

  15. Uma Letterbox poderia ser assim:

     

    Diriga-se às coordenadas indicadas: N 39 34.101 W 008 01.571

     

    Chegando ao local, procure o guia que o ajudará a levar até aos pontos intermédios e... finalmente, ao tesouro final!

     

    Lá se encontra o mapa, ou um conjunto de pistas (um papel com um vire depois do moinho, suba os degraus, etc).

     

    Finalmente, seguindo essas pistas encontramos o container final. Este tem o carimbo (que serve para utilizarmos no nosso "passaporte" ou livro de letterboxes) e o logbook final.

     

    Como se vê, só houve o uso do GPS num dos pontos da cache - pode ter mais, pode ter menos. Isto e o carimbo distinguem este tipo de cache de todas as outras.

     

    Caríssimo Sr. Revisor, (pun intended :))

     

    Suponhamos que quero publicar uma cache em que se verificam todas as condições acima descritas, à excepção do famigerado carimbo, qual o tipo de cache que devo seleccionar: multi ou letterbox? (ou simplesmente devo deixar de ser totó preguiçoso e arranjar a porra do carimbo? :D)

  16. Decididamente os CITO's não conseguiram granjear muita popularidade em Portugal. Apenas um Evento publicado na sua data comemorativa :)

    Talvez falte é haver iniciativa de quem organize...

     

    Na praia de Árvore (Vila do Conde) já houve pelo menos 2 CITO's que, pelos comentários, parecem ter sido um sucesso... (infelizmente não pude estar presente em nenhum... o primeiro pq na altura ainda não estava registado no geocaching e, por isso, não soube da sua existência; o segundo por motivos de conflitos de agenda...)

     

    Estou crente que se houvesse mais gente com a disponibilidade e força de vontade para tomar a iniciativa muita gente iria aderir... mas não fossemos nós portugueses e não estivessemos sempre à espera que sejam os outros a "chegarem-se à frente" (eu por mim falo!)

  17. Por acaso ainda não me tinha apercebido da questão dos carimbos nas letterboxes...

     

    Até hoje acho que só fiz uma e não me recordo de ter visto carimbo, mas também não fui à procura dele, se calhar estava lá e não vi...

     

    No entanto, a minha intuição diz-me que em portugal provavelmente a maioria das letterboxes não tem carimbo... ou porque o owner não pôs, ou pq entretanto já lá foi alguém que não sabia para que era o carimbo e o levou como troca...

     

    Das caches que tenho visto, fiquei com a sensação que a malta, pelo menos cá pelo burgo, tem a ideia de que uma letterbox é uma cache em que as coordenadas levam a um ponto inicial e depois a partir daí se segue um conjunto de pistas que não necessitam do gps para chegar ao ponto final... mas, pelo que aqui foi dito, esse tipo de caches deveriam ser multis, correcto?

  18. Penso que não existe tal coisa... mas podes receber notificação por email. Se tiveres um telemóvel com 3G e ligação à net no telemóvel, recebes os emails no telemóvel e é "quase" como se fosse sms :P Penso que será assim que os papa-FTFs actuam :D

×
×
  • Create New...